+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão temos link dedicado, mas nao temos licença SCM

    Olá

    recentemente fechamos um contrato com embratel em link de 4Mb, inicialmente apenas para atender nossa necessidade atual um servidor asterisk.

    Surgiu uma oportunidade de comercializar link dedicado de 1Mb a um orgao publico "prefeitura" que fica a apenas 150 metros da sede da minha empresa, onde eu poderia levar o sinal pelo cabo RJ45.

    Poderá a minha empresa ter problemas futuros com fiscalização da ANATEL?

    Em meu contrato social, ha previsão para se trabalhar como provedor de telecomunicações, porem ainda nao trabalho nessa atividade e nem possuo licença SCM.

    o que me dizem


    Att
    Henrique

  2. #2

    Padrão Prestando serviço de provedor sem SCM?

    Certamente vc pode ter problema, já que esse serviço exige autorização para prestação do SMC.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adcarlos Ver Post
    Olá

    recentemente fechamos um contrato com embratel em link de 4Mb, inicialmente apenas para atender nossa necessidade atual um servidor asterisk.

    Surgiu uma oportunidade de comercializar link dedicado de 1Mb a um orgao publico "prefeitura" que fica a apenas 150 metros da sede da minha empresa, onde eu poderia levar o sinal pelo cabo RJ45.

    Poderá a minha empresa ter problemas futuros com fiscalização da ANATEL?

    Em meu contrato social, ha previsão para se trabalhar como provedor de telecomunicações, porem ainda nao trabalho nessa atividade e nem possuo licença SCM.

    o que me dizem


    Att
    Henrique
    Amigo,

    Com certeza você pode ter problemas, o negocio é: quanto a prefeitura vai te pagar por esse link? compensa? qual a duração do contrato? uma parceria está por volta de R$ 400,00.
    Iniciando com um cliente de peso como a prefeitura dá pra você pensar em fazer a parceria e começar um pequeno provedor.


    Abraço

  4. #4

    Padrão

    Não conheço a tal parceria que o povo ta mencionando, mas se a Anatel aparecer por ai e a tua empresa figurar no contrato como provedor de acesso, vc será autuado.
    Entendo que vc ficará ileso se o contrato for feito em nome do tal parceiro, restando a vc a figura de representante comercial ou algo do gênero.
    Tb não adianta firmar um contrato de parceria e a tua empresa contratar diretamente com os usuários....vc será autuado.

  5. #5

    Padrão

    Pois é, ainda nao trabalhamos como provedor de internet.

    Na cidade existe o seguinte senario, 3 provedores de internet, no qual apenas 2 destes possuem SCM, um desdes a licença é tipo "ALUGADA", esses provedores ja atuam no mercado desde 2005 e todos eles usam Radio Frequencia 2.4 e 5.8.

    A Agencia nacional ja visitou todos eles, e até o presente momento eles continuam oferecendo serviços sem qualquer problema, inclusive o que nao tem licença (diga-se de passagem o melhor em conectividade da cidade).

    Tenho 2 megas de sobra, e quero vender apenas 1 mega cheio a prefeitura, e a minha empresa apesar de nao oferta serviço de internet é a unica com todas as certidões negativa em dia.

    O valor do contrato vai ser pouco mais de R$ 1800,00 por contrato de 10 meses.

    Vale a pena arriscar, e de imediato solicitar a licença SCM.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adcarlos Ver Post
    Pois é, ainda nao trabalhamos como provedor de internet.

    Na cidade existe o seguinte senario, 3 provedores de internet, no qual apenas 2 destes possuem SCM, um desdes a licença é tipo "ALUGADA", esses provedores ja atuam no mercado desde 2005 e todos eles usam Radio Frequencia 2.4 e 5.8.

    A Agencia nacional ja visitou todos eles, e até o presente momento eles continuam oferecendo serviços sem qualquer problema, inclusive o que nao tem licença (diga-se de passagem o melhor em conectividade da cidade).

    Tenho 2 megas de sobra, e quero vender apenas 1 mega cheio a prefeitura, e a minha empresa apesar de nao oferta serviço de internet é a unica com todas as certidões negativa em dia.

    O valor do contrato vai ser pouco mais de R$ 1800,00 por contrato de 10 meses.

    Vale a pena arriscar, e de imediato solicitar a licença SCM.
    Tem algumas coisas no teu cenário que devem ser levadas em conta.

    Primeiro, a Anatel visitou todos eles. Dois estão documentados e um não. Como este um conseguiu permanecer atuando, não foi lacrado? Não te baseia no exemplo dele, porque isso não é normal acontecer.

    Segundo, se o órgão público vai comprar o serviço, vai ter que fazer licitação. E daí a legislação exige que quem fornece o serviço tenha plena habilitação para isso, senão o Tribunal de Contas vai travar tudo.

    Se está pensando em fornecer o serviço, quem sabe já pensa então em montar um provedor e entrar de vêz no mercado?

  7. #7

    Padrão

    Primeiro, a Anatel visitou todos eles. Dois estão documentados e um não. Como este um conseguiu permanecer atuando, não foi lacrado? Não te baseia no exemplo dele, porque isso não é normal acontecer.
    São coisas que acontece no meu estado. risos.

    A empresa que nao possui licença, atua em 3 cidades, e possui um bom contrato de link com a embratel 60Mb, enquanto os outros regular possuem contrato de apenas 4 Mb cada 1.

    Apesar dos outros estarem relgurar eles operam de forma errada com amplificadores varias repetidoras etc.

    Ja o sem licença, possui um unico ponto de tranmissao de sinal, que como falei, é o melhor provedor da cidade, em conectividade, porem o preço deles é mais caro que os licenciados.

    Tenho certeza que isso nao tem nada haver, mas um comentario feito por um dos provedores concorrente é que o dono do provedor pirata, possui uma amizade distante com o chefe de fiscalização da agencia.

    EITA BRASIL HEIN.

    Mas irei dar entrada no SCM para evitar qualquer problema futuro.

    Meu advogado falou que posso ganhar a licitação, mas quando o tribunal e contas julgar no fim do ano e a minha empresa nao tiver as qualificações necessaria para prestação desse serviço, a prefeitura e a minha empresa serão atuados pelo Ministério Publico para devolver o dinheiro aos cofres publicos.

  8. #8
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    O que o colega disse é verdade, prefeitura so pode fechar contrato sem licitação desde que não exceda 8 mil por ano, quanto a licença vc vai precisar sim, pois vc esta provendo acesso a dados, não precisaria se fosse um ponto a ponto entre matriz e filial, quanto a parceria é fria um dia eles acabam achando alguma coisa de errado com seus documentos, ja uma franquia seria mais interessante, porque vc se tornaria uma SVA (Serviço de valor Adicionado), o que é permitido pela anatel, e outra para trabalhar com voip vc tbm precisa de licença, eu sei porque tivemos que tirar para trabalhar com o nosso voip, em caso de dúvida tenho as normas da anatel aqui é so entrar em contato que paço para vc.

    Espero ter lhe ajudado.
    Renato Costa
    Gerente Técnico BUGBUG ONLINE.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adcarlos Ver Post
    ...
    A empresa que nao possui licença, atua em 3 cidades, e possui um bom contrato de link com a embratel 60Mb, enquanto os outros regular possuem contrato de apenas 4 Mb cada 1.
    ...
    Apesar dos outros estarem relgurar eles operam de forma errada com amplificadores varias repetidoras etc.
    ....
    Ja o sem licença, possui um unico ponto de tranmissao de sinal, que como falei, é o melhor provedor da cidade, em conectividade, porem o preço deles é mais caro que os licenciados.
    Adcarlos, parece então que os 3 estão irregulares, pois não adianta ter documentação e ter amplificador. Lacra igual.
    Agora eu entendi porque os outros que documentaram as bases não fazem nada para coibir o que não tem documento. Como ele tem um bom serviço os outros correram atrás e colocaram amplificador.
    E resolveram fechar a boca.

    Mas fugindo um pouco do tema, mas não dá para deixar passar. Voce disse que ele tem um só ponto de acesso para toda a cidade.
    Se só com este ponto ele já domina o mercado, deve ter algo diferente. Será que ele também usa amplificador? Como está a questão de interferências?
    Você já tentou descobrir o que ele tem? Pelo MAC já dá para ver pelo menos qual cartão ele usa. Uma boa foto já identifica qual antenas, e por aí vai.

  10. #10

    Padrão

    Mas fugindo um pouco do tema, mas não dá para deixar passar. Voce disse que ele tem um só ponto de acesso para toda a cidade.
    Se só com este ponto ele já domina o mercado, deve ter algo diferente. Será que ele também usa amplificador? Como está a questão de interferências?
    Você já tentou descobrir o que ele tem? Pelo MAC já dá para ver pelo menos qual cartão ele usa. Uma boa foto já identifica qual antenas, e por aí vai.
    o MAC do provedor pirata "00-02-6f-39-DC-96" em dos seu sinais.

    Eles usam 3 AP com antenas que cobrem 120 Graus (pelo menos as 3 antenas estão apontada um para cada lado)

    canais usados por eles 1, 6 e 11

    A Antenas deles estão em uma torre de emissora de rádio no ponto central da cidade

  11. #11
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    em questao da licença procure a LocalNEt eles prestam um otimo serviço de parceria, com valor de 350 reais por mes para vc estar licenciado,

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adcarlos Ver Post
    o MAC do provedor pirata "00-02-6f-39-DC-96" em dos seu sinais.

    Eles usam 3 AP com antenas que cobrem 120 Graus (pelo menos as 3 antenas estão apontada um para cada lado)

    canais usados por eles 1, 6 e 11

    A Antenas deles estão em uma torre de emissora de rádio no ponto central da cidade
    Este mac é de cartão Engenius Senao.
    Outra característica positiva é a distribuição dos canais.
    Aparentemente não tem nada de especial na transmissão.
    Mas você disse que ele tem 60mega de link. Deve trabalhar com folga e dar uma boa banda.
    E deve ter o servidor com proxy bem configurado.

    Por outro lado, eles estão na mesma torre de uma emissora de rádio. Mas deve ser emissora FM, não?
    Pois emissoras de Am tem torres monopolo e são energizadas.
    Taí mais uma prova de que configurações bem feitas e rádios bem calibrados, não devem interferir no serviço um do outro. São frequencias bem distantes e não podem tecnicamente interferir uma na outra.

  13. #13

    Cool

    EDITADO!!!!
    Última edição por NetoGO23; 03-03-2009 às 21:28.

  14. #14

    Padrão

    Infelizmente podem. Ter a licença ou mesmo o pedido dela não adianta. Precisa ter o registro da estação! E tal registro somente sai depois que sua licença é publicada no Diário Oficial...

    AdCarlos: Precisa de licença sim. Vendeu internet, necessita ser licenciado! O seu caso pode ser resolvido tanto com licença própria como com nossa solução. Caso queira maiores informações pode mandar email para o endereço abaixo.

    Temos diversos agentes que prestam serviços para as prefeituras de onde atuam sem problemas!

    Abraço
    Fabrício
    Última edição por FabricioViana; 15-04-2009 às 15:08.