+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mobilidade

    Bom dia,


    Pessoal do forum, tenho observado, multo interesse em acesso móvel a internet, principalmente onde em alguns estados os governos vem presentiando Notebook ao seus servidores e com isso aumentando cada vez mais o interesse em Mobilidade.

    - Alguem conhece alguma solução pra oferecer internet movel aos seus clientes ?
    - Se alguem usa? pode comentar sua experiencia?
    - Será que o investimento é muito alto ?
    - Será o fim dos provedores wireless como conhecemos hoje (2,4 ghz ou 5,8 ghz, com antena no telhado cliente e etc...)


    Se existir alguem topico com esse tema, me desculpem não encontrei..


    Att.


    Elo

  2. #2

    Padrão

    Este é um tema que de vêz em quando volta a tona.
    Eu senti esta necessidade algum tempo atrás, mas parece que o consenso geral é que wi-fi não é muito bom para isso.

    Mas eu particularmente não estou convencido. Acho que deve ter uma saída.
    E penso numa rede mesh para suprir isso.
    Mas mesmo assim com alguns atrapalhos pelo caminho.
    Por ex. no Mesh quando troca de conexão por outro AP da rede, se o usuário estiver no MSN por ex. vai desconectar ele do MSN, apesar do notebook fazer o roaming entre os rádios, esta fração de tempo seria suficiente para desconecta-lo do msn.
    Mas para navegação de páginas vai tranquilo.
    Não é minha experiencia própria mas o que li, pesquisando.
    Mas isso só se o usuário estiver se movendo, o que não é tão criítico, pois a maioria já tendo a possibilidade de ter conexão com seu note lá no churrasquinho na casa de seu parente ou amigo, para ele já está muito bom.

    Outra solução é integrar vários POPs em WDS e deixar tudo em bridge. O usuário, tendo sinal vai conectar em qualquer um rádio ao alcance dele. Existe o perigo de ele conectar com sinal muito baixo e aí começar a prejudicar a rede.
    Além de que em WDS, cada AP tem um limite de rádios aos quais ele pode se conectar, senão perde o rendimento. A maioria dos fabricantes falam em 6 na tabela de wds, mas na prática parece que dois ou 3 .
    Eu fiz um teste com o notebook e ele realmente troca de ponto de acesso. É muito rápido, e não prejudica a navegação normal, mas não testei quando no MSN, pois ainda não tinha lido sobre esta deficiência.
    Pesquisando mais sobre mesh, encontrei alguma matéria no forum da mikrotik, onde se usaria dynamic wds para simular uma mesh, já que no caso do mk não usa diretamente um protocolo de mesh.
    Pelo que entendi, o wds dinâmico vai atualizando a tabela de MACs e sempre escolhendo aqueles que tem um sinal melhor para fazer a ponte.
    É mais ou menos isso que eu entendi. Mas não testei nada ainda.
    Tem alguns companheiros que já foram mais longe e talvêz apareçam e deem uma contribuição ao tópico.

  3. #3

    Padrão Wimax movel

    Elo, a solução que vc precisa e o wimax movel.

    ja teve algumas conversas sobre isso aqui no forum o que a maioria das pessoas nao entendem e que o wifi nao e uma tecnologia movel, ela nao foi desenvolvida pra vc poder se mexer nao tem os controles necessarios, por exemplo sem visada os pacotes podem chegar diversas vezes por causa do reflexo em lugares diferentes da sala, isso atrapalha o MIMO(Multiple In Multiple Out) resolve este problema mais outro problema ainda nao foi solucionado, que e a troca de home(casa) no sistema movel (wimax, GSM, HSPDA) vc recebe o sinal de mais de uma antena simultaneamente e as antenas conversão entre si para conversar com vc, se vc passa de uma antena pra outra o sistema como um todo sabe que vc ta andando e manda os pacotes que devem chegar a vc pras duas ou mais antenas que vc ta recebendo sinal, quando vc perde o sinal de uma continua na outra.

    Espero que tenha ajudado também o 1929, esta queda do MSN mesmo que vc citou e justo a falta de controle sobre os seus pacotes, quando vc troca de um home pro outro nesta situação seus pacotes se perdem por alguns milésimos de segundo porque o sistema não sabe onde vc esta, quando ele descobre que vc mudou de lugar ele manda os pacotes pra vc denovo, mais neste momento vc já perdeu pacotes importantes, se a latência que vc precisa e baixa talvez a conexão nem caia, mais no Voip por exemplo vc perde a conexão...

    O mesh so ajuda no roteamento não trabalha com múltiplos homes Mem com múltiplas entrados e saídas, so com múltiplos caminhos...