Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Sarg + Parent Proxy(Squid) = Endereço IP Incorreto

    Boa Tarde,

    O seguinte problema esta acontecendo:
    Em minha empresa possuo a seguinte topologia de rede:

    ADSL Bridge <-----> eth2 Mikrotik eth1 <-----> Intranet
    <-----> Squid + Samba Server (Debian - Kurumin 7)

    O Problema é o seguinte, ao gerar o relatório do sarg para o acesso das maquinas da intranet à internet, o access.log do squid esta retornando apenas o endereço IP do Mikrotik (192.168.0.40) e não o das máquinas (192.168.0.1 - 192.168.0.35).

    Vou Postar as Regras aplicadas:

    / ip firewall nat
    add chain=dstnat in-interface=Intranet src-address=!192.168.0.31 protocol=tcp \
    dst-port=80 action=redirect to-ports=3127 comment="Redireciona Intranet para Proxy MK" \
    disabled=no

    #
    / ip web-proxy
    set enabled=yes src-address=0.0.0.0 port=3127 hostname="proxy" transparent-proxy=yes \
    parent-proxy=192.168.0.31:3128 cache-administrator="webmaster" \
    max-object-size=65536KiB cache-drive=system max-cache-size=none \

    Sendo que as configurações do squid estão OK pois as mesmas funcionam quando o cache é feito direto para ele sem o Mikrotik!.

    Outra coisa que come~çou a acontecer e o SARG retornar erro de <erro no open do arquivo /var/www/squid-reports/23feb2008-23feb2008/users.

    Não consigo resolove-lo tambem.

  2. #2

    Padrão parent proxy

    vc tem que desativa o web proxy do mikrotik e usar somente o externo, troca o retirect por dst-nat e coloca o ip e porta do seu proxy externo.

    add chain=dstnat src-address=Faixa de ip dos seus clientes protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=ip do seu proxy externo to-ports=3128 \
    comment="NAT - Proxy" disabled=no


    em Manual :: MK-AUTH tem mais regras, para usar com PPPoE ou HotSpot se precisar...

    tudo de bom,
    Pedro Filho

  3. #3

    Talking Squid + sarg + zph

    Ola pedro

    A sua resposta pra questão foi perfeita resolveu aqui pra min pois estava com a mesma duvida do orionstation, agora me deparei com outro problema:
    Não encontrei solução estou seguindo um tutorial em :
    Linux: Instalando Squid 2.6 + patch ZPH no Debian Etch [Dica]

    Todas as instalações/configurações foram bem sucedidas no entanto esta ultima parte não rola pelo que entendi do processo este comando na cor azul cria os arquivos *.deb o que não esta acontecendo e pedido depois no ultimo comando(dpkg -i squid*) pra instalar estes pacotes que deveriam ser criados pelo comando em azul... tentei de tudo reinstalar, trocar o path, visitei o arquivo dpkg-buildpackage e dei uma olhada na linha 193 e não encontrei nada (falta conhecimento) vou postar a linha 193 do arquivo em vermelho.
    linha 193= "$@"
    So isto ai em cima ????

    Se tudo der certo teria que ter os seguintes pacotes .deb
    • squid_2.6.5-6_i386.deb
    • squid-cgi_2.6.5-6_i386.deb
    • squidclient_2.6.5-6_i386.deb
    • squid-common_2.6.5-6_all.deb

    Mas nada feito

    servidorproxy:/usr/src# ls
    rpm squid_2.6.5-6etch4.diff.gz squid_2.6.5.orig.tar.gz
    squid-2.6.5 squid_2.6.5-6etch4.dsc squid-2.6.STABLE2-ToS_Hit_ToS_Preserve.patch
    servidorproxy:/usr/src# cd squid-2.6.5
    servidorproxy:/usr/src/squid-2.6.5# dpkg-buildpackage -rfakeroot -uc -b
    dpkg-buildpackage: source package is squid
    dpkg-buildpackage: source version is 2.6.5-6etch4
    dpkg-buildpackage: source changed by Devin Carraway <[email protected]>
    dpkg-buildpackage: host architecture amd64
    dpkg-buildpackage: source version without epoch 2.6.5-6etch4
    fakeroot debian/rules clean
    /usr/bin/dpkg-buildpackage: line 193: fakeroot: command not found
    servidorproxy:/usr/src/squid-2.6.5#

    Se você tiver alguma ideia sobre esta questão ou conhecer outras formas de implementar o ZPH no debian por favor post aqui pra gente

    abraços

  4. #4

    Talking Continuando ..

    Ja tinha pensado em ativar essa regra e no teste funcionou legal assim pegando os IPs pelo SARG corretamente, mas como o MIKROTIK tem um controle de acesso mais facil e mais abrangente que o arquivo de configuração do Squid (Exemplo: somente algumas maquinas acessam alguns recursos. Ex: Diretoria acesso Todo, Outros PCS tem bloqueio Orkut, gateway.dll(MSN), Power.com, Meebo.com ... etc ... e por isso não poderia efetuar a migração das regras.

    Mas mesmo assim agradeço a atenção...

    Aproveitando a deixa !!

    pedrovigia, eu ja enviei um e-mail à você perguntado sobre o MY - AUTH e citei até o exemplo do kurumin, mas ficou pendente a resposta sobre quantas maquinas eu poderia utilizar com uma licença.


  5. #5

    Padrão

    quantas maquinas clientes ou servidores?

    se for clientes é ilimitado e servidores a licenca é por hd

    Pedro Filho

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Ja tinha pensado em ativar essa regra e no teste funcionou legal assim pegando os IPs pelo SARG corretamente, mas como o MIKROTIK tem um controle de acesso mais facil e mais abrangente que o arquivo de configuração do Squid (Exemplo: somente algumas maquinas acessam alguns recursos. Ex: Diretoria acesso Todo, Outros PCS tem bloqueio Orkut, gateway.dll(MSN), Power.com, Meebo.com ... etc ... e por isso não poderia efetuar a migração das regras.

    Mas mesmo assim agradeço a atenção...

    Aproveitando a deixa !!

    pedrovigia, eu ja enviei um e-mail à você perguntado sobre o MY - AUTH e citei até o exemplo do kurumin, mas ficou pendente a resposta sobre quantas maquinas eu poderia utilizar com uma licença.


  6. #6

    Unhappy ok !!

    Uma coisa incrível que gostaria de comentar aqui.

    O bloqueio do site orkut pelo webproxy mikrotik ou do squid não é 100% valido pois ao acessar o dominio http:\\images.orkut.com o danado carrega a pagina, por isso que preciso do sarg ativo juntamente com o parent proxy para saber de qual maquina vem os acessos !

  7. #7

    Padrão

    Olá amigos

    Eu tenho mk 2.9.51, eu preciso ter o pacote web-proxy instalado no meu MK, ou posso apenas fazer o redirecionamento no nat para squid externemnte ?

    valew T+

  8. #8

    Padrão SObre Squid + MK 2.9.51

    Citação Postado originalmente por airtonveiga Ver Post
    Olá amigos

    Eu tenho mk 2.9.51, eu preciso ter o pacote web-proxy instalado no meu MK, ou posso apenas fazer o redirecionamento no nat para squid externemnte ?

    valew T+

    Não é necessário!

    Se tiver um Squid externo é so fazer o seguinte:

    Va em Ip -> Webproxy -> CLique no botão SETINGS

    Habilite a opção transparent proxy e coloque em parent proxy o endereço e a porta de seu squid externo.

    Ou simplesmente redirecionar via NAT.

    Você que escolhe !

    Prefiro redirecionar via webproxy do MK pois o controle de acesso é mais facil.

  9. #9

  10. #10

    Padrão Resolvido !

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Olá amigos,

    Não funciona o sarg corretamente:
    Sarg funciona corretamente:
    OK ! Agradeço a ajuda !

  11. #11

    Padrão

    Existe um botao chamado "agradecer", caso tenha lhe ajudado.

  12. #12

    Padrão -> Esta de ZOação néh! <-

    Citação Postado originalmente por O-Ren Ver Post
    Existe um botao chamado "agradecer", caso tenha lhe ajudado.
    Desculpe se você entender mal,

    Mas eu ser ler !

    Ok!

    Como tinha descrita sabia que fazendo o dst-nat direto para o squid funcionaria, perguntei se haveria algum modo de utilizar o sarg diretamente com o webproxy do mikrotik pegando o squid como parent !

    Agradecendo mas uma vez a ajuda de todos !

  13. #13

    Unhappy - > Novos Problemas

    Novos problemas surgiram !!!

    Tenho no PC-AP Mikrotik 2 placas eth 10/100 e 1 802.11b/g, na qual uma interface de rede é utilizada para a conexão com o link e a segunda eth e a 802.11b/g fazem bridge para a rede interna. O problema é o seguinte:

    O squid só dá acesso as maquinas da interface 802.11b/g(wireless), ficando as maquinas da internet com fio sem acesso.


  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Novos problemas surgiram !!!

    Tenho no PC-AP Mikrotik 2 placas eth 10/100 e 1 802.11b/g, na qual uma interface de rede é utilizada para a conexão com o link e a segunda eth e a 802.11b/g fazem bridge para a rede interna. O problema é o seguinte:

    O squid só dá acesso as maquinas da interface 802.11b/g(wireless), ficando as maquinas da internet com fio sem acesso.

    Ninguem sabe como ajudar ???

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Ninguem sabe como ajudar ???
    https://under-linux.org/f124004-prox...-rota-estatica

    Resolvido o problema

  16. #16

    Padrão

    A minha rede é LINKS --- ubuntu --- mikrotik
    LINKS porque tem balanceamento no ubuntu
    mantendo esta rede (sem tranferir os links para o mikrotik)
    tem como os IPs dos clientes no mikrotik aparecerem no squid/sarg?

    Já tentei varios modos propostos ai no forum e nenhum deu resultado.

  17. #17

    Smile

    Citação Postado originalmente por numlock Ver Post
    A minha rede é LINKS --- ubuntu --- mikrotik
    LINKS porque tem balanceamento no ubuntu
    mantendo esta rede (sem tranferir os links para o mikrotik)
    tem como os IPs dos clientes no mikrotik aparecerem no squid/sarg?

    Já tentei varios modos propostos ai no forum e nenhum deu resultado.

    Acompanha este post aqui ele deve te ajudar com esta duvida

    https://under-linux.org/forums/https://under-linux.org/b664-thunder-cache-cache-inteligente


    abraços

  18. #18

    Wink Resposta

    Citação Postado originalmente por numlock Ver Post
    A minha rede é LINKS --- ubuntu --- mikrotik
    LINKS porque tem balanceamento no ubuntu
    mantendo esta rede (sem tranferir os links para o mikrotik)
    tem como os IPs dos clientes no mikrotik aparecerem no squid/sarg?

    Já tentei varios modos propostos ai no forum e nenhum deu resultado.
    Após o mikrotik estão os clientes certo ?

    Você deverá criar duas redes, deixar o mikrotik somente como servidor de repasse, ou seja, as conexões teram que passar pelo mikrotik e acessaram diretamente o ubuntu, assim você deverá desabilitar o NAT no mikrotik e criar rotas estaticas no seu ubuntu para qe os clientes tenham acesso.

    Fiz uma mudança recente aqui na empresa onde trabalho para que os micros ficassem alocados em redes /30, para que nõ haja acesso entre eles sem conexão com o MK, no inicio usei o NAT como descrevi um Post aki mas o sarg so demonstrava o IP do MK. Depois de muito estudo implantei as rotas estaticas e tudo funciona perfeitamente.

    Exemplo:

    Debian Proxy (172.20.55.31) -----> (172.20.55.40)Mikrotik (172.20.53.1/30-172.20.53.253/30)
    < ----------> Micros clientes.

    Assim ao traçar a rota do cliente pra o mikrotik temos:

    1 1ms 1ms 1ms -> gw-172-20-53-1.########.com.br (172.20.53.1) Endereço GTW Mikrotik da rede 172.20.53.0/30
    2 1ms 1ms 1ms -> proxy-gw2-172-20-55-31.###########.com.br (172.20.55.31) DEBIAN PROXY

    E do proxy para o cliente

    1 1ms 1ms 1ms -> gw-172-20-55-40.##########.com.br (172.20.55.40) Endereço GTW Mikrotik da rede 172.20.55.0/24
    2 1ms 1ms 1ms -> user-172.20.53.2.##########.com.br (172.20.53.2) CLiente

    OBS: Temos somente 1 mikrotik na rede mas cm muitos endereços diferentes devido a se trabalhar com diversas subredes
    Entendeu ??

    Caso não tenha entendido é so falar qual e a sua duvida que estarei aki para ajudar.

    Última edição por orionstation; 22-04-2009 às 10:22.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Após o mikrotik estão os clientes certo ?
    é os clientes todos ligados ao mikrotik via lan e wlan da rb600A
    o mikrotik tem eth0, eth1, eth3 e as wlan1,2,3,4
    na eth0 está o ubuntu e em bridge as eth1 e wlan1,2,3,4 estão os clientes e por ultimo a eth3 esta desativada
    Como desabilitar o NAT só remover as regras na na aba NAT do firewall mikrotik?
    Desabilitando o NAT eu perderia o hotspot do mikrotik não é? (porque eu utilizo hotspot)

    E essas tuas rotas ta meio complicado não entendi essa tua sintaxe como ficariam elas escritas no linux ? aqui os clientes nao tem nomes é so ip mesmo (sem resolução de nomes).

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por numlock Ver Post
    é os clientes todos ligados ao mikrotik via lan e wlan da rb600A
    o mikrotik tem eth0, eth1, eth3 e as wlan1,2,3,4
    na eth0 está o ubuntu e em bridge as eth1 e wlan1,2,3,4 estão os clientes e por ultimo a eth3 esta desativada
    Como desabilitar o NAT só remover as regras na na aba NAT do firewall mikrotik?
    Desabilitando o NAT eu perderia o hotspot do mikrotik não é? (porque eu utilizo hotspot)

    E essas tuas rotas ta meio complicado não entendi essa tua sintaxe como ficariam elas escritas no linux ? aqui os clientes nao tem nomes é so ip mesmo (sem resolução de nomes).
    Desculpe minha embolação !!

    No caso seu hotspot usa o NAT ???

    Um momento que eu vou ter que analizar! Você utiliza qual versão do MK?