Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    @1929
    Testei o WRT-300N, com um conector USB da linkSyS tb, obtive taxa de 120mb a 20 metros de distancia, outro teste que fiz foi de penetração, perdi o sinal do WRT-300N 6 paredes depois do meu ABOCON WR-254.

    @alexsuarezferreira
    Realmente esses Meraki não são bons para provedores, eles tb não repassam MAC, mas esse modelo novo que mostrei tem tudo que precisamos, esse sim podemos utilizar. Pena que é caro, deve chegar aqui por uns R$:6.000,00.


    Todos os testes que estou fazendo com 802.11N e MIMO em externa são em baixa altura, não pretendo utilizar isso em torres altas pq mataria a capacidade de reflexão do MIMO.
    Pretendo implantar uma rede MESH com esse tipo de equipamento para cobrir toda cidade, pontos baixos e proximos, assim elimino a necessidade de antenas externas em meus clientes, no maximo vou por um roteador dentro de uma caixinha plastica na parede externa do cara.

  2. #22

    Padrão

    O que pode ser feito tambem sao PC APS.
    Com FreeBSD consegui fazer uma rede mesh com 3 roteadores funcionando legal (mas nao funciona em N, funciona em A ).

    Saudações,

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    O que pode ser feito tambem sao PC APS.
    Com FreeBSD consegui fazer uma rede mesh com 3 roteadores funcionando legal (mas nao funciona em N, funciona em A ).

    Saudações,
    Nem precisa mais fazer isso, o MK já faz MESH!
    Mas eu cheguei a pensar em fazer isso com uma PCI MIMO, o lance do MESH é a banda estreita, com o protocolo N e o MIMO isso melhora absurdamente, por isso estou tão obsecado em arrumar uma mini-pci 802.11N MIMO que funcione no MK, mas como isso tá com cara de que vai demorar vou acabar adquirindo a solução da GI-LINK mesmo que na semana que vem eles vão começar a vender a solução embarcada em um radio SENAO que é homologado.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Nem precisa mais fazer isso, o MK já faz MESH!
    Mas eu cheguei a pensar em fazer isso com uma PCI MIMO, o lance do MESH é a banda estreita, com o protocolo N e o MIMO isso melhora absurdamente, por isso estou tão obsecado em arrumar uma mini-pci 802.11N MIMO que funcione no MK, mas como isso tá com cara de que vai demorar vou acabar adquirindo a solução da GI-LINK mesmo que na semana que vem eles vão começar a vender a solução embarcada em um radio SENAO que é homologado.
    Opa, tem informação nova no pedaço. Esta do Senao pode solucionar o problema da homologação. Coloca mais informações sobre isso.

    Quanto ao radio N passar tudo isso em 20metro , OK. Mas vencer 6 paredes já é um bom resultado.
    E parece mesmo que não dá para levantar muito mesmo. A não ser que você queira fazer um ponto a ponto com 2 deles. Será que passaria tudo isso.

  5. #25

    Padrão

    Estou vendo aqui com os caras oq da pra fazer, acho que dá até pra instalar o sistema em um Nano Station, parece que da pra instalar em qualquer coisa com chipset Atheros.

    Sim, a transferencia é realmente excelente, tenho relatos de transferencias melhores ainda de roteador para roteador, eu só pude testar de roteador para adaptador USB.
    Como falei anteriormente, eu só fiz teste de conexão ponto - multiponto, mas acho que usando um 802.11a com MIMO tu vai conseguir uma taxa melhor sim, com certeza piorar não vai.
    O problema todo é que vai ter que instalar 3 antenas de um lado e 3 do outro, olha a dor de cabeça ai.

  6. #26

    Padrão

    Mas o GI-link Mesh é Atheros?

    Acho que não.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas o GI-link Mesh é Atheros?

    Acho que não.
    Pelo que deu para entender é sim, pelo menos todos os dispositivos compativeis tem chip Atheros.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Pelo que deu para entender é sim, pelo menos todos os dispositivos compativeis tem chip Atheros.
    Não sei se eu entendi sobre a rede GI-link.
    Eu cadastrei uma rede no painel de controle do site.
    Marquei no mapa do google.
    Mas dá que o AP não foi reconhecido.
    Era um GTS com firm original que tem mesh.
    Mas o GTS é 8186 e não atheros.
    Vou experimentar com um atheros que tenho aqui.

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não sei se eu entendi sobre a rede GI-link.
    Eu cadastrei uma rede no painel de controle do site.
    Marquei no mapa do google.
    Mas dá que o AP não foi reconhecido.
    Era um GTS com firm original que tem mesh.
    Mas o GTS é 8186 e não atheros.
    Vou experimentar com um atheros que tenho aqui.
    Parcerão não me leva a mau, mas acho que tu tá viajando na maionese, o radio MESH da GI-LINK é esse novo, esse que tu tem ai é o famoso RTL8186 que da pra colocar WAPPRO, APRouter e varios outros firmwares.
    Deixa v se consigo explicar, essa nova tecnologia MESH da GI-LINK, na verdade não é nem da GI-LINK, é uma parceria do hardware que eles tão fazendo com o firmware de uma empresa que agora não lembro o nome.
    Até agora só existe esse firmware em 2 equipamentos, equipamentos esses que aparem na aprecentação deles, esse PDF que foi vc mesmo que me mandou, o primeiro está na pagina 35 e é um radio com chip Atheros de 83mW, o outro está na pagina 36, tb um radio com chip Atheros de 100mW, esse é o WL-2432A, que não é comercializado no Brasil ainda.
    Mas como isso é um firmware eles estão testando em outros equipamentos e inclusive já testaram até em Nano Station como eu havia comentado anteriormente, pelo que me foi passado na tele conferencia, já se testou e aprovou o uso do firmware em um radio SENAO com 600mW q é homologado.
    Pelo que pude entender, vc não tem nem gerencia no radio, a unica coisa que se precisa fazer é ligar o equipamento a uma rede ethernet com saida para internet ou a uma rede GI-LINK MESH com saida para a internet que ele vai atraves do protocolo encontrar essa saida e irá lá no painel de controle da GI-LINK pegar as configurações que vc determinou para ele quando cadastrou o MAC dele no painel.
    E uma coisa super maneira, toda vez que tiver atualização de firmware o proprio radio baixa e instala quando estiver com baixa utilização.

    O sistema é fantastico, super simples de instalar os equipamentos, o painel de controle tem praticamento tudo que se precisa, até maneira de esconder o IP do ADSL tem como ser feito, eles usam um tunelamento para isso.
    Cobrança de varias formas, tem um programa que gera um certificado baseado no numero de série de varios componentes do computador do cliente para assim vc poder deixar a rede sem criptografia e fazer o controle de MAC x certificado.
    Tem como gerar numeros de cartões para cobraça da internet por horas utilizadas assim como hotspots pagos.
    Tem muita coisa boa e facil de se mexer e eles estão desenvolvendo muitas outras.

    Quem ver esse meu post vai pensar, "caramba o Warllock tá dislumbrado com a tecnologia", mas não estou, só relatei oq vi na apresentação.
    E eles ainda tem um grande problema pra vencer, largura de banda, o cara me relatou que nos testes que realizaram a tranferencia que conseguiram com os equipamentos a 100m um do outro foi de 3,5mb oq é pouquícimo.
    Por isso estou buscando um hardware compativel que seja N MIMO para amenizar esse problema, encontrando esse hardware, ai sim vou meter as caras no negocio e depois posto pra vcs os resultados.


  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Parcerão não me leva a mau, mas acho que tu tá viajando na maionese, o radio MESH da GI-LINK é esse novo, esse que tu tem ai é o famoso RTL8186 que da pra colocar WAPPRO, APRouter e varios outros firmwares.
    Deixa v se consigo explicar, essa nova tecnologia MESH da GI-LINK, na verdade não é nem da GI-LINK, é uma parceria do hardware que eles tão fazendo com o firmware de uma empresa que agora não lembro o nome.
    Até agora só existe esse firmware em 2 equipamentos, equipamentos esses que aparem na aprecentação deles, esse PDF que foi vc mesmo que me mandou, o primeiro está na pagina 35 e é um radio com chip Atheros de 83mW, o outro está na pagina 36, tb um radio com chip Atheros de 100mW, esse é o WL-2432A, que não é comercializado no Brasil ainda.
    Mas como isso é um firmware eles estão testando em outros equipamentos e inclusive já testaram até em Nano Station como eu havia comentado anteriormente, pelo que me foi passado na tele conferencia, já se testou e aprovou o uso do firmware em um radio SENAO com 600mW q é homologado.
    Pelo que pude entender, vc não tem nem gerencia no radio, a unica coisa que se precisa fazer é ligar o equipamento a uma rede ethernet com saida para internet ou a uma rede GI-LINK MESH com saida para a internet que ele vai atraves do protocolo encontrar essa saida e irá lá no painel de controle da GI-LINK pegar as configurações que vc determinou para ele quando cadastrou o MAC dele no painel.
    E uma coisa super maneira, toda vez que tiver atualização de firmware o proprio radio baixa e instala quando estiver com baixa utilização.

    O sistema é fantastico, super simples de instalar os equipamentos, o painel de controle tem praticamento tudo que se precisa, até maneira de esconder o IP do ADSL tem como ser feito, eles usam um tunelamento para isso.
    Cobrança de varias formas, tem um programa que gera um certificado baseado no numero de série de varios componentes do computador do cliente para assim vc poder deixar a rede sem criptografia e fazer o controle de MAC x certificado.
    Tem como gerar numeros de cartões para cobraça da internet por horas utilizadas assim como hotspots pagos.
    Tem muita coisa boa e facil de se mexer e eles estão desenvolvendo muitas outras.

    Quem ver esse meu post vai pensar, "caramba o Warllock tá dislumbrado com a tecnologia", mas não estou, só relatei oq vi na apresentação.
    E eles ainda tem um grande problema pra vencer, largura de banda, o cara me relatou que nos testes que realizaram a tranferencia que conseguiram com os equipamentos a 100m um do outro foi de 3,5mb oq é pouquícimo.
    Por isso estou buscando um hardware compativel que seja N MIMO para amenizar esse problema, encontrando esse hardware, ai sim vou meter as caras no negocio e depois posto pra vcs os resultados.

    Sim, eu sabia que nao era o mesmo firmware. Mas queria testar para ver, ja que o gi-link nao estava homologado e eles nao estao a fim de fazer a homologacao.

    Se o Senao aprovar vai ser uma boa. Ja fica tudo prontinho.
    O sistema eu vi, e realmente uma beleza. So esta questao do trafego. Isso pode criar um gargalo muito perigoso. Mas parece que eles la usam com o conceito de ter varios links de saida, assim sempre tendo um perto para nao sobrecarregar a rede.

    Mas falando em novas opcoes, da uma olhada de novo no site da Wavion. Eles agora tem o WBS2400 Sector. Sao 3 radios e 3 antenas internas. Esse parece que vai superar as expectativas. Setorizado deve ser muito bom.

    Eles nao gostam muito de comparar com o protocolo N, mas acho que e puro N.
    Os mini-pci N na verdade sao 3 radios no mesmo cartao e tem 3 saidas de antenas.
    Partindo dai, volta aquela questao inicial? usar um AP N com 3 setoriais. Ainda nao tirei da cabeca

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, eu sabia que nao era o mesmo firmware. Mas queria testar para ver, ja que o gi-link nao estava homologado e eles nao estao a fim de fazer a homologacao.

    Se o Senao aprovar vai ser uma boa. Ja fica tudo prontinho.
    O sistema eu vi, e realmente uma beleza. So esta questao do trafego. Isso pode criar um gargalo muito perigoso. Mas parece que eles la usam com o conceito de ter varios links de saida, assim sempre tendo um perto para nao sobrecarregar a rede.

    Mas falando em novas opcoes, da uma olhada de novo no site da Wavion. Eles agora tem o WBS2400 Sector. Sao 3 radios e 3 antenas internas. Esse parece que vai superar as expectativas. Setorizado deve ser muito bom.

    Eles nao gostam muito de comparar com o protocolo N, mas acho que e puro N.
    Os mini-pci N na verdade sao 3 radios no mesmo cartao e tem 3 saidas de antenas.
    Partindo dai, volta aquela questao inicial? usar um AP N com 3 setoriais. Ainda nao tirei da cabeca
    Bem o lance do SENAO parece que está certo já, o cara falou comigo de uma maneira que deixou claro isso, e inclusive completou dizendo que o SENAO vai sair um pouco mais caro, vamos esperar pra ver quanto vai ser esse "um pouco".

    Eu já conheço o sector faz tempo, é parece bom mesmo, mas comprar 3 pra fazer os 360º doi no bolso, na verdade vc está fazendo confusão entre o protocolo N e o MIMO, N não é MIMO e vice-versa, tanto é que vc encontra alguns equipamentos no mercado que são MIMO e G, não tem N.
    Realmente parece que os Wavion tem MIMO mas na verdade tem Beamforming que é melhor, e tendo 3 radios e emitindo 3 pulsos simultâneos não deixa de ser MIMO tb.
    O q eu sei é que não sei d nada.

  12. #32

    Question E agora ?

    Olá pessoal

    Passando aqui pelo forum vi que o MK 3.11 ja tem a opção Mesh.
    Mais ainda tenho uma duvida.

    Estou utilizando aqui 3 torres linkadas em 5.8 WDS distribuindo em 2.4 AP
    Sendo que em cada torre tenho um servidor HP rodando MK com placas PCI de 2.4 e 5.8
    Cada servidor é independente Gateway dos clientes deles e na base o link principal chega e tenho apenas as 3 tores como clientes

    Estas novas tecnologias pode melhorar ainda mais a minha estrutura ou vai bagunçar tudo?


    Obridago pela atenção!

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por georgebrite Ver Post
    Olá pessoal

    Passando aqui pelo forum vi que o MK 3.11 ja tem a opção Mesh.
    Mais ainda tenho uma duvida.

    Estou utilizando aqui 3 torres linkadas em 5.8 WDS distribuindo em 2.4 AP
    Sendo que em cada torre tenho um servidor HP rodando MK com placas PCI de 2.4 e 5.8
    Cada servidor é independente Gateway dos clientes deles e na base o link principal chega e tenho apenas as 3 tores como clientes

    Estas novas tecnologias pode melhorar ainda mais a minha estrutura ou vai bagunçar tudo?


    Obridago pela atenção!
    Mesh é uma organização de rede descentralizada, ao contrario da estrutura pop que vc tem, no mesh vc tem 1 equipamento wi-fi proximo um do outro, que atende ao cliente e passa essa informação ao proximo até achar o gateway.
    Suas torres atuais só serviriam para dar visada as areas onde está estruturando a rede mesh e usar como saida.

    Qualquer coisa me add no MSN.
    [email protected]

  14. #34

    Padrão

    o topico parou???? pessoal pesquisando um pouco achei esses equipamentos e preço no vizinho py

    para colocar nos clientes para formar a cobertura
    MK- ROUTERBOARD RB/411 CPE SUPPORT NIVEL 3 $55,00
    MK- MINI PCI CARD R52N 802.11A/B/G/N DUAL BAND $45,00

    para colocar em clientes com nolt
    W. ADAPTER USB SENAO/ENGENIUS EUB9701 WIRELESS N $39,00

    será que esse adaptador USB "fala" com o mk?
    Com o "kit" RB411+R52N por 100 doletas passar a ser uma solução interesante para o mesh com tecnologia N. Será que os amigos pensam como eu? pois na minha visão fica muito mais viavel.

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    o topico parou???? pessoal pesquisando um pouco achei esses equipamentos e preço no vizinho py

    para colocar nos clientes para formar a cobertura
    MK- ROUTERBOARD RB/411 CPE SUPPORT NIVEL 3 $55,00
    MK- MINI PCI CARD R52N 802.11A/B/G/N DUAL BAND $45,00

    para colocar em clientes com nolt
    W. ADAPTER USB SENAO/ENGENIUS EUB9701 WIRELESS N $39,00

    será que esse adaptador USB "fala" com o mk?
    Com o "kit" RB411+R52N por 100 doletas passar a ser uma solução interesante para o mesh com tecnologia N. Será que os amigos pensam como eu? pois na minha visão fica muito mais viavel.
    Não sei se no teu caso é importante, mas para mim cai novamente na questão homologação.
    Mas um dia quem sabe.
    Pela descrição do kit, parece que o caminho é esse mesmo.

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não sei se no teu caso é importante, mas para mim cai novamente na questão homologação.
    Mas um dia quem sabe.
    Pela descrição do kit, parece que o caminho é esse mesmo.

    porem não deve demorar muito para algem entrar com pedido de homologação do R52N, esse cartão foi muito esperado por todos

  17. #37

    Padrão

    eu axei ta
    OPÇAO WAN TEM Enable MESH (OLSRD)

  18. #38

    Padrão

    Da para fazer uma rede mesh legal com o bullet2 com omni de 8 dbi com o firmware open mesh?