+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalar clientes a 5 GHZ

    Pessoal, sempre tive meus clientes em modo 11B, pela estabilidade, conforto e materiais mais em conta. Agora uma prefeitura quer interligar todos seus postos de saude e algumas unidades dos bairros com ela, mas querem performance, e to pensando em botar o sistema em 5 ghz. Faria um ponto a ponto da pref. até a torre em WDS e na torre por um mikrotik e 2 ou 4 setoriais pros postos conectarem em modo cliente, todos a 5 ghz. Que vcs axam, vai funcionar legal? Que antenas p/ cliente e ap me indicam?

  2. #2

    Padrão

    Use Aquário ou Proeletronic de 25dbi nos clientes e AP Zinwell G-220. Só que em 5,8 GHz você deve ter certeza de que os clientes pegarão bom sinal sem obstáculos, já que essa frequência é mais sucetível a interferência de obstáculos. Você sacrificará um pouco de alcance do sinal também.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zepinguin Ver Post
    Pessoal, sempre tive meus clientes em modo 11B, pela estabilidade, conforto e materiais mais em conta. Agora uma prefeitura quer interligar todos seus postos de saude e algumas unidades dos bairros com ela, mas querem performance, e to pensando em botar o sistema em 5 ghz. Faria um ponto a ponto da pref. até a torre em WDS e na torre por um mikrotik e 2 ou 4 setoriais pros postos conectarem em modo cliente, todos a 5 ghz. Que vcs axam, vai funcionar legal? Que antenas p/ cliente e ap me indicam?
    Olá amigo, se quer performance na sua rede use nanostation. Já vi caso de uma distancia de 3km passar 22mbps full.

    Alem da comodidade de ser muito pequeno e fácil de trabalhar.

    Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão

    hum, vou dar uma pesquisada... com os nano station preciso de antena externa? Vou usar no max. a 5 km de distancia

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zepinguin Ver Post
    hum, vou dar uma pesquisada... com os nano station preciso de antena externa? Vou usar no max. a 5 km de distancia
    5km é muita coisa. Talvez você precise de uma repetidora. E os Nano não precisam de antena externa, não sei se nesse caso aí precisaria, nunca usei deles.

  6. #6

    Padrão

    quantos postos são, qual a distância de cada um da sua torre, têm visada ou não, quanto querem ou quanto vc quer que passe de tráfego? Seu post tá muito vazio pra vc receber dicas do que é melhor pra você. Pode ser que 1 ap básico e 1 omni 5.8 na torre resolvam teu problema. Aí vai de NS apenas nos clientes. Se você tiver postos de todos os lados da tua torre, vai ter que de cara meter 6 NS5, nada barato.

  7. #7

    Padrão

    Distancia variando de 1 a 5 km, + ou - 16 clientes, todos com visada perfeita. Passando 10 mb full ta bom

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    quantos postos são, qual a distância de cada um da sua torre, têm visada ou não, quanto querem ou quanto vc quer que passe de tráfego? Seu post tá muito vazio pra vc receber dicas do que é melhor pra você. Pode ser que 1 ap básico e 1 omni 5.8 na torre resolvam teu problema. Aí vai de NS apenas nos clientes. Se você tiver postos de todos os lados da tua torre, vai ter que de cara meter 6 NS5, nada barato.

  8. #8

    Padrão

    mikrotik com RB 600a + xr5 (não é necessário usar os 600 mW) + painel setorial na central e nano station 5 nos clients

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jtarraco Ver Post
    mikrotik com RB 600a + xr5 (não é necessário usar os 600 mW) + painel setorial na central e nano station 5 nos clients

    Exatamente. Tenho mais ou menos 500 clientes com essa estrutura. Mikrotik com uma rb, antenas setoriais e nos clientes nano-station 5. tenho clientes até 6 km e funciona certinho.
    Mais cuidado com as antenas setoriais, as unicas 5.8 homologadas sao as oiw (.:: OIWTECH Telecom Products :: Produtos Wireless de alto desempenho ::.)


    Valeu... se ajudou agradece ai..

  10. #10

    Padrão dúvida

    pessoal, minha dúvida pode até ser boba, mas agradeço dica:

    Torre (Paineis setoriais 5.8ghz 17dbi 90 graus ideal + RB433AH + R52H)
    NS5 (5.8ghz) em 15 clientes fala bem com com esta estrutura da torre (visadas a 2Kms)?

    grato

  11. #11

    Padrão

    zepinguin cara tem que ser 10mb e muita coisa que que essas secretarias vao usar ......

    bom se vc quer isso tudo mesmo vai de rb xr5 com uma omni e nos clientes ns5
    fico bom a te 3km ......


    com visada

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zepinguin Ver Post
    Pessoal, sempre tive meus clientes em modo 11B, pela estabilidade, conforto e materiais mais em conta. Agora uma prefeitura quer interligar todos seus postos de saude e algumas unidades dos bairros com ela, mas querem performance, e to pensando em botar o sistema em 5 ghz. Faria um ponto a ponto da pref. até a torre em WDS e na torre por um mikrotik e 2 ou 4 setoriais pros postos conectarem em modo cliente, todos a 5 ghz. Que vcs axam, vai funcionar legal? Que antenas p/ cliente e ap me indicam?
    Amigo bom dia!
    Existe algumas perguntas que precisam ser respondidas:

    Do topo da sua torre você consegue enxergar todos os Postos de Saúde?
    Qual o raio em KM que precisa cobrir?
    A Arquitetura do sistema é cliente - Servidor ou é um sistema Web?

    Eu preciso saber destas respostas o resto é fácil.

    Faço seu projeto e te dou suporte de instalação, montagem e configuração dos seus equipamentos a um preço camarada.

    Saudações

    Elisson Lima

  13. #13

    Padrão

    Camarada, essas perguntas eu jah respondi no tópico.

    Valeu pela proposta mas axo que ñ vou aceitar não

  14. #14

    Padrão

    Só aproveitando o tópico, onde posso comprar um bom cabo 50 OHMS e conectores N, peguei na italbrasnet mas são de muita má qualidade.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maiconfontana Ver Post
    Exatamente. Tenho mais ou menos 500 clientes com essa estrutura. Mikrotik com uma rb, antenas setoriais e nos clientes nano-station 5. tenho clientes até 6 km e funciona certinho.
    Mais cuidado com as antenas setoriais, as unicas 5.8 homologadas sao as oiw (.:: OIWTECH Telecom Products :: Produtos Wireless de alto desempenho ::.)


    Valeu... se ajudou agradece ai..
    essa é praticamente a opção mais caras de todas. se ele não quizesse saber de colocar apenas o necessário pra conseguir o resultado requerido, ele nem criaria esse tópico, compraria logo um monte de xr5 e setoriais.

    É a mesma coisa que eu perguntar como faço pra conseguir chegar no meu trabalho a 100km de distância em 2h todo o dia, e alguém te dizer pra comprar uma ferrari.