Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Blindagem do Cartao

    Pessoal o tópico ja foi discutido, mas gostaria de saber como esta os testes, alguem esta usando blindagem e se notou alguma melhora, afinal temos aqui mais uma ferramenta para a Sobreposição ("interferrencia").

    Quem quiser saber mais sobre blindagem ...

    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Abraços.

    jodrix.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Pessoal o tópico ja foi discutido, mas gostaria de saber como esta os testes, alguem esta usando blindagem e se notou alguma melhora, afinal temos aqui mais uma ferramenta para a Sobreposição ("interferrencia").

    Quem quiser saber mais sobre blindagem ...

    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Abraços.

    jodrix.
    Pois é Jodrix, depois que o amigo lá postou a solução que encontrou, já encontrei mais informação sobre isso.
    Mas a pergunta que me incomoda é: se for fato, como parece ser mesmo, porque os fabricantes fazem estas RBs com tantos slots?

    Eu por via das dúvidas, como estou vendo alguma coisa para expansão, estou pensando na RB411ah, que tem um só slot, ou outra com no máximo dois cartões, um em 2.4 e outro em 5.8

    Mas estou tentando organizar minha vida para ver se consigo ir lá no Enriconi neste fim de semana.
    Quero ver aquele "bruxo" de perto. hehehehe!!!
    Esta vai ser uma das minhas indagações.

    E para quem já fez o treinamento como você, deveria ter passe livre no encontro, pois assim poderia enriquecer com as experiencias pessoais que obtiveram após o curso.
    Eu ainda não acredito, mas também não duvido.

  3. #3

    Padrão

    Amigo tudo que trabalha com recepção e emissão de frequencia tem de ser blindado.

    No caso do nosso colega do outro tópico era que a poluição de sinais de outros provedores estava d+ e a blindagem é justamente para isso para tirar esta "sujeira".

    olhe a foto que anexei peguei estes sinais todos usando uma antena setorial de 9dbi em minha torre que tem apenas 11mt de altura e a antena está com uns 9mt.

    Para fazer a blindagem não precisa fazer como nosso amigo fez. Vc pode utilizar papel laminado e revestir sua caixa hermética. Lembrando que o papel deve estar com sua parte reflexiva para fora se não ele vai aquecer a caixa hermética.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ATgAAADA8d3MuJQVjPbgOUxqMU0Q1VlAEHW7qTQ7TF_2sXyg1Z8mBy9fnqMyHi_Ea41tEggic61HZZK-hnNtJWBwZt7wAJtU.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	64,6 KB
ID:      	3649  

  4. #4

    Padrão

    Sim, mas no teu caso tu está com AP. É um só dentro da cx?

    E me vem outra coisa na mente. Porque os fabricantes já não fazem a cx do AP metálica para evitar isso?

    Mas no caso de usar RB com vários slots, então não teria como utilizar, pois um cartão iría atrapalhar o outro?
    Eu acho que sim.

  5. #5

    Padrão

    Gente, usar a caixa de aço (Cemar) nas torres já resolve toda essa questão, tudo aterrado. Vai funcionar como a Gaiola de Faraday, e evitar interferências diretas ao radio. Os Ap´s mais michurucos são plasticos e não tem blindagem, pois não são feitos para uso Outdoor, se pegar um melhorzinho, tipo um Terabeam LongRange já é de ferro.

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Vou discordar dos conceitos colocados aqui: O cartão já vem com a sua blindagem e filtros apropriados, a interferência você recebe pelo elemento irradiante (antena) e não pelo cartão!!!

    Pessoal vamos pensar, o elemento irradiante é a antena, não sei porque os conceitos básicos de RF estão sendo esquecidos bem como a evolução dos equipamentos.
    Não adianta blindar totalmente uma caixa e depois ligar vários elementos irradiantes para dentro dela.

  7. #7

    Padrão

    Claro Magal, mais existe alguns casos, que são extremos. Vou contar um, tem um amigo que tem provedor, e usa PC-AP, num ponto em uma torre onde tem transmissores de tv, o PC não funcionava, o cooler do processador não rodava, isso por causa de estar muito próximo a antena de transmissão de tv, ele elaborou um esquema de blindagem e aterramento e resolvel o problema.

  8. #8

    Padrão

    Sobre o caso de cartões em uma mesma RB interferindo entre si, dou a solução: diminua a potência. Eles só vão interferir entre si caso a potência esteja muito alta, pois aí ele pode jogar algum sinal pra fora sem ser pela saída da antena.

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Se você estiver perto de um TX de 10KW, ai é outra coisa. Mas o assunto não era este.

  10. #10

    Padrão

    Amigo Magal, so discordo em 1 ponto, mesmo recebendo o sinal pelo elemento irradiante da antena, no caso de paineis Setoriais de 90º vc recebe somente de um "setor" entao sofreria interferencia dos outros 3 setores, me corrija se estiver errado, e ainda fica duvida quanto as ondas refletidas e estacionárias. Quanto ao cartao vc diz que ele já vem blidado, seria aquela placa de metal que envolve o cartao ??? Concordo tb que equipamentos evoluidos devem ter tais proteção, pois é isso que vai diferenciar as tecnologias.

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Vou discordar dos conceitos colocados aqui: O cartão já vem com a sua blindagem e filtros apropriados, a interferência você recebe pelo elemento irradiante (antena) e não pelo cartão!!!

    Pessoal vamos pensar, o elemento irradiante é a antena, não sei porque os conceitos básicos de RF estão sendo esquecidos bem como a evolução dos equipamentos.
    Não adianta blindar totalmente uma caixa e depois ligar vários elementos irradiantes para dentro dela.

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro Jodrix, qualquer elemento irradiante ligado a caixa pode sofrer interferência e a blindagem da placa é essa chapa de metal mesmo.
    Última edição por Magal; 25-02-2009 às 16:35.

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Jodrix, outra coisa importante que vou lhe falar, eu nunca uso 4 antenas de 90 graus, porque o lóbulo da antena sempre irradia mais que os 90 graus (mais 15/20%).

    Isto também é uma grande causa de interferência.

  13. #13

    Padrão

    eu sempre faço os testes antes de subir meus pcs-aps, e cada wlan capta o sinal da outra com potência de -45dbm. Isso na bancada com a caixa hermética de metal fechada. Sempre imaginei se elas não influenciavam negativamente uma na outra, mas quem tinha mais experiência que eu dizia que não.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    eu sempre faço os testes antes de subir meus pcs-aps, e cada wlan capta o sinal da outra com potência de -45dbm. Isso na bancada com a caixa hermética de metal fechada. Sempre imaginei se elas não influenciavam negativamente uma na outra, mas quem tinha mais experiência que eu dizia que não.
    Bateu bem em cima. Esta é a minha dúvida.

    Como o Magal disse, e o Just também, a blindagem de fábrica e a baixa potência deveriam ser suficientes.

    Mas lá no outro tópico onde a pessoa levantou esta questão, ele relatou que havia interferencia entre os cartões mesmo sem antena conectada.
    Por segurança seria melhor então colocar um Ap, ou uma RB por cx metálica?
    Ou pelo menos quando usar dois cartões, um em 2.4 e o outro em 5.8?

  15. #15
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    1929, entre cartões dentro de uma mesma caixa e na mesma banda de frequência obviamente eles vão interferir um no outro, só que muito pouco, não chegando a atrapalhar em nada seu rendimento. Em RF existem grandes diferenças entre proximidade dos elementos geradores e potência aplicada.
    Lembrando que essas placas tem circuitos como o AGC e o CAP (controle automático de potência), justamente para atenuar estes fatores.

    Respondendo a sua pergunta, o ideal mesmo é colocar uma RB por caixa e não precisa ser metálica.


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Bateu bem em cima. Esta é a minha dúvida.

    Como o Magal disse, e o Just também, a blindagem de fábrica e a baixa potência deveriam ser suficientes.

    Mas lá no outro tópico onde a pessoa levantou esta questão, ele relatou que havia interferencia entre os cartões mesmo sem antena conectada.
    Por segurança seria melhor então colocar um Ap, ou uma RB por cx metálica?
    Ou pelo menos quando usar dois cartões, um em 2.4 e o outro em 5.8?

  16. #16

    Padrão

    sempre trabalhei com cxs metalicas desde o inicio das atividades, acho mais segura e mais resistente ao tempo, e de quebra ja ajuda a bloquear a interferencia... meu pop tem 4 RB433 c/01 cartao cada e uma RB por cx, e ainda canais distintos... podem ate dizer q fica um pop caro, porem tenho total confiança nesse esquema e nao sofro com interferencia nenhuma...

  17. #17

    Padrão

    Perfeito Magal, muito importante sua dica, sabe, meu 1º pop tem 4 paineis, é uma briga, sempre dando problema, a maior interferencia é minha mesmo..... já o 2º pop fiz somente com 3 paineis ficou show embora ainda tenha poucos clientes... mas tai a dica pra quem tá pensando em montar um novo pop ....


    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Jodrix, outra coisa importante que vou lhe falar, eu nunca uso 4 antenas de 90 graus, porque o lóbulo da antena sempre irradia mais que os 90 graus (mais 15/20%).

    Isto também é uma grande causa de interferência.

  18. #18
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, mas no teu caso tu está com AP. É um só dentro da cx?

    E me vem outra coisa na mente. Porque os fabricantes já não fazem a cx do AP metálica para evitar isso?

    Mas no caso de usar RB com vários slots, então não teria como utilizar, pois um cartão iría atrapalhar o outro?
    Eu acho que sim.
    tambem penso igual ai ate o ap2000 seria errado os 2 pcmcia fica do lado do outro

  19. #19

    Padrão

    Olha só... a turbolink vende uma caixa a prova de RF, entao algum fundamento deve ter...

    http://www.turbolink.com.br/img/produtos/wir/c2.gif Caixa hermética em aço LinkBox C2V Para até dois rádios + proteção RF

    Abraços.

    Jodrix

  20. #20
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Jodrix, o que eles querem dizer com proteção de RF, são os centelhadores.

    Descrição do produto:

    Caixa hermética LinkBox™ para até dois rádios, com pintura eletrostática, ventilação forçada, proteção contra surtos de energia e oscilações de rede e indicadores de falha e energia visíveis à distância.

    Características Principais:


    Cooler interno
    Suporta protetor RF (item opcional, não incluso)
    Sistema de vedação - protege contra chuvas e mau tempo
    Conjunto elétrico com duas tomadas, fusível de proteção e dispositivo de proteção contra surtos elétricos (DPS*)
    LEDs indicadores de falha e energia
    Terminal para aterramento
    Prensa-cabos para RF, LAN e energia
    Acessórios para fixação inclusos

    Especificações:

    Material: Aço carbono com pintura Epoxi eletrostática
    Dimensões: 500 x 300 x 200 mm (A x L x P)
    Peso (embalado): 9 Kg
    Voltagem: 110/220 V.
    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Olha só... a turbolink vende uma caixa a prova de RF, entao algum fundamento deve ter...

    http://www.turbolink.com.br/img/produtos/wir/c2.gif Caixa hermética em aço LinkBox C2V Para até dois rádios + proteção RF

    Abraços.

    Jodrix
    Última edição por Magal; 27-02-2009 às 01:15.