Bom Dia, antes quero agradecer a todos os amigos do Underlinux que ajudam tanto postando dicas e respostas as nossas duvidas, tenho aprendido muito com o forum, geralmente pesquizo bastante antes de perguntar, mais estou batendo cabeça e os clientes me cobrando uma solução.

Cenário: MK funcionando blz versão 2.9.27 controlando por ARP>QUEUE SIMPLES>IP MANUAL clientes navegando normalmente + um condomínio com 5 clientes conectados a um switch / radio edimax modo CLIENTE>BRIDGE>DHCP DESATIVADO

INTERFACE 192.168.2.1
RADIO 192.168.2.10
CLIENTE1 192.168.2.11
CLIENTE2 192.168.2.12
CLIENTE3 192.168.2.13
CLIENTE4 192.168.2.14
CLIENTE5 192.168.2.15

Antes a minha interface estava com o ARP em Enable e não cruzava o MAC+IP e o DHCP estava ativado, e todos os clientes navegavam os MACs apareciam na lista ARP automáticamente até se o cliente trocasse o ip manualmente, mais depois que coloquei em reply-only acontece que os clientes depois do rádio estão izolados cliente pinga no rádio mais não pinga no mk e mk pinga no radio mais não pinga nos clientes.

qual é o correto: cadastrar o ip e o mac do rádio e dos clientes / só do radio com mac dos clientes. já tentei de diversas formas mais não consegui, o pior é a cobrança pq antes estava funcionando e os clientes não entende que preciso do controle arp pq de vez em quanto um esperto trocava o ip e navegava fora do controle queue. agradeço aos que tentarem me ajudar, acredito que outros devem ter a mesma dúvida. obrigado