Olá pessoal.

Recentemente, o setor de IT da empresa em que trabalho desenvolveu a necessidade de repassar os custos indiretos que ela possui para as areas de direito.
Trocando em miúdos: Vamos repassar o custo da infra-estrutura de IT para quem usa os serviços dela...

Neste momento, o que mais está apertando nosso calo, sao os internet circuits que temos (3 circuits com 3 telecoms diferentes, no valor medio de $7000 mensal cada).

A ideia é bem simples: fazer a contabilidade do trafego total das interfaces no mes, e calcular quanto cada estação está consumindo, fazer o calculo proporcional do uso/custo e repassar para o financeiro da empresa.

O problema é que existem algumas variaveis...
Alguns serviços utilizam portas especificas em hosts especificos, portanto deve ser contabilizados de forma diferenciada (estes serviços saem por uma MPLS com um parceiro que já está na conta do setor, portanto, devem ser desconsiderados na interface de entrada)
A empresa tem uma infra-estrutura padronizada, onde meu firewall/router é um cluster Juniper, que não pode ser alterado/substituido... para isso, eu teria que usar port mirroring no switch...
Eu preciso ter acesso à estas informaçoes, de forma totalizada, para poder satisfazer as necessidades do financeiro (e de preferencia deixar a verificação dos valores à cargo deles), por isso uma interface web seria muito bem vinda...

Dei uma olhada no projetos BandwidthD e IPAC-NG, ambos fazem 1/3 do trabalho, so nao "descem o nivel" para saber qual host/serviço o usuário está tentando acessar... e este é meu ponto mais importante...

Caso precisem de mais detalhes, estou a disposicao...