+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida com PC-AP

    Bom Dia a todos,

    Estou montando um projeto para meu provedor de internet e estamos para instalar uma torre para aumentar a área de cobertura.

    Minha dúvida é em relação a monstar este pop com um PC-AP usando o mikrotik.

    Ja utilizo o mikrotik hoje, mas não com wireless, apenas como servidor de internet e filtro de banda.

    Estive lendo alguns artigos e vi que utilizando os adaptadores mini-pci para pci, a performance não é a mesma, existem problemas com a alimentação do cartão, entre outros. Vi que o pessoal recomenda e fala bem da utilização de uma placa PCI da D-Link, a DWL-AG530.

    Gostaria de saber se essa placa aguenta muitos acessos com o throughput sempre alto, alem de internet, tambem há um projeto de interligação de estabelecimentos, como "rede local", entaum o consumo de rede será alto.

    Ela aguenta esse cenário? é recomendavel a utilização de cartões mini-pci com o adaptador?

    Este ponto de presença tem previsão de atender de 100 a 120 clientes

    Sem falar que fico limitado a cartões de até 300mW, devido a restrição de potencia da anatel para cidades com menos de 500 mil habitantes.

    Agradeço desde já a ajuda de todos.
    Última edição por abujamra; 04-03-2009 às 12:44.

  2. #2

    Padrão

    Como assim fico limitado a cartões de até 300mW??

  3. #3

    Padrão

    Pela regulação da Anatel, municipios com menos de 500 mil habitantes são limitadas a utilização de equipamentos com potencia de emissão de até 300mw

  4. #4

    Padrão

    Eu tambem estou numa pesquisa de qual placa usar, espero a opniao de alguem que trabalha muito tempo com mk e tem tudo homologado. o Pc-Ap com as placas pci homologadas, pode-se usar ?? alguem ja teve a visita da anatel e ficou tudo ok ???

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abujamra Ver Post
    Pela regulação da Anatel, municipios com menos de 500 mil habitantes são limitadas a utilização de equipamentos com potencia de emissão de até 300mw
    Que eu saiba o limite é 4W contando antena + cartão.

    Vc ta dizendo 300mW só o cartão? Se for é um valor mt alto.

  6. #6

    Padrão

    300mw soh o emissor, no caso o radio ou cartão, essa foi a recomendação recebida da anatel quando tiramos a licença SCM
    Última edição por abujamra; 04-03-2009 às 20:04.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abujamra Ver Post
    300mw soh o emissor, no caso o radio ou cartão, essa foi a recomendação recebida da anatel quando tiramos a licença SCM
    Prá tu ver como estas pessoas da Anatel são incoerentes. Com uma informação dessas eles só confundem.
    Não tem nada que fale em 300mw

    Mas basicamente em cidades com menos de 500.000 hab a potencia máxima é 1w e a potencia eirp máxima é 36dbm ou 4W.
    Assim, se teoricamente tu coloca um cartão de 1000mw e antena de 3 dbi já dá 2w. Se coloca com 6dbi já dá os 4w. A cada 3db dobra a potencia irradiada.
    Mas parte do princípio que com menor potencia possível e maior ganho das antenas o resultado será muito melhor. Quando se levanta a potencia, aumenta o ruído gerado pelo próprio cartão emissor
    O mais importante é manter uma boa relação sinal/ruido.
    Quanto maior a diferenca entre estes dois valores é o ideal a perseguir.
    Sinal vê se consegue até -65 dbm nos clientes
    e ruido abaixo de -90 dbm.
    Lembrando que como são numeros relativos, -50 é maior que -65

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Prá tu ver como estas pessoas da Anatel são incoerentes. Com uma informação dessas eles só confundem.
    Não tem nada que fale em 300mw

    Mas basicamente em cidades com menos de 500.000 hab a potencia máxima é 1w e a potencia eirp máxima é 36dbm ou 4W.
    Assim, se teoricamente tu coloca um cartão de 1000mw e antena de 3 dbi já dá 2w. Se coloca com 6dbi já dá os 4w. A cada 3db dobra a potencia irradiada.
    Mas parte do princípio que com menor potencia possível e maior ganho das antenas o resultado será muito melhor. Quando se levanta a potencia, aumenta o ruído gerado pelo próprio cartão emissor
    O mais importante é manter uma boa relação sinal/ruido.
    Quanto maior a diferenca entre estes dois valores é o ideal a perseguir.
    Sinal vê se consegue até -65 dbm nos clientes
    e ruido abaixo de -90 dbm.
    Lembrando que como são numeros relativos, -50 é maior que -65

    1929
    Agora eu estou confuso

    tenho um RB133 com um cartão de 600mW ligado a uma omini (IDEAL) de 15 dbi
    Estava com podencia fixa em 8dbm colocados em TX power
    Meu cliente mais distante chegava com -89, passei para os 26dbm que é a potencia maxima do cartão e o cliente agora esta com -60, o ap dele esta com uma grade 24 dbi com potencia de 100mW

    Se eu uso mais potencia no cliente o sinal fica ruim, então entendi que potencia menor no cliente é melhor agora no RB isso não acontece..

    tenho outras redes na area quase 1 ou duas por canal então uso o freq. usage... para ver qual o canal mais limpo, que nem sempre é o melhor, mais esta funcionando

    O que diabos esta acontecendo aki.

    queria trocar a omini por setoriais como vc falou em outro topico, mais o gastos com boas setorias e novas placas para o meu RB não esta viabilizando.

    Alguma dica ?

  9. #9

    Padrão

    Está correto.

    -89 é mais fraco o sinal que -60.
    São números relativos.

    E lembrando que segundo testes feitos por outros foristas, quando seta no mk em 8 na verdade está em 18dbm. 18+15 da antena= 33dbm e.i.r.p. - Dentro do que é permitido.

    Cuidado com estes 600mw. Eu não tenho ainda estes cartões mas quem tem, e usa no máximo, logo perde eles. Deve estar fritando.
    Última edição por 1929; 26-03-2009 às 14:55.

  10. #10

    Padrão

    Ola,So novo aqui, gostaria de saber quando um provedor Mk bloqueia ip para não aparece no winbox, na hora que vc clica no nos ... pontinos o endereço de ip fica 0.0.0.0 ou não aparece nada.

    obrigado pela atenção.

  11. #11

    Padrão

    O meu esta a quase um ano lá em cima, nunca nem cheguei perto para ver, só olho o servidor em baixo...
    Mais agora fiquei com medo de queimar tudo la,

    Vc tem algum tutorial de como configurar corretamente as RBs ?
    Seria muito útil.

    Obrigado

    PS: Compre 2 placas para montar um PC-AP.
    Vamos ver se roda legal.
    tem alguma placa para MK que tenha rede em 5.8 ?



    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Está correto.

    -89 é mais fraco o sinal que -60.
    São números relativos.

    E lembrando que segundo testes feitos por outros foristas, quando seta no mk em 8 na verdade está em 18dbm. 18+15 da antena= 33dbm e.i.r.p. - Dentro do que é permitido.

    Cuidado com estes 600mw. Eu não tenho ainda estes cartões mas quem tem, e usa no máximo, logo perde eles. Deve estar fritando.

  12. #12

    Padrão

    Se já faz um ano, não vai ser agora que falamos que vai acontecer.
    Deve estar correto, ou então os cartões são de uma série sem problemas.