+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ap Cliente

    Galera sou novo no forum e estou com uma duvida simples, mas para mim está meio dificil de decidir.
    Eu sei que esta pergunta está, meio batida no forum mas mesmo assim vamos lá.

    Eu preciso de um access point para usar como cliente e que seja bom eu já utilizo Zinwell G220, Edimax EW-7209 e Greatek WA-3054G todos eles com um ótimo desempenho inclusive o Greatek que comprei para fazer um teste e gostei muito principalmente por ser outdoor, já o Edimax não gostei muito por achar que teve um baixo desempenho, e um dos maiores problemas preços pois todos estes que passei saem na mesma faixa de preço e os clientes ficam chorando por que fica muito caro e não querem pagar tudo isto por um kit cliente, então minha pergunta é a seguinte um access point que seja razoavelmente bom e com um custo relativamente mais baixo que estes que descrevi acima e se possivel que tenha mais de uma porta LAN como o Edimax.
    Outra duvida é que no cliente eu utilizo os access point conectados a antena com camo de 1 Mt gostaria de saber se com cabo de 10 Mts vai dar muita diferença de sinal ou continua praticamente a mesma coisa.

    Desde ja agradeço

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandop Ver Post
    Galera sou novo no forum e estou com uma duvida simples, mas para mim está meio dificil de decidir.
    Eu sei que esta pergunta está, meio batida no forum mas mesmo assim vamos lá.

    Eu preciso de um access point para usar como cliente e que seja bom eu já utilizo Zinwell G220, Edimax EW-7209 e Greatek WA-3054G todos eles com um ótimo desempenho inclusive o Greatek que comprei para fazer um teste e gostei muito principalmente por ser outdoor, já o Edimax não gostei muito por achar que teve um baixo desempenho, e um dos maiores problemas preços pois todos estes que passei saem na mesma faixa de preço e os clientes ficam chorando por que fica muito caro e não querem pagar tudo isto por um kit cliente, então minha pergunta é a seguinte um access point que seja razoavelmente bom e com um custo relativamente mais baixo que estes que descrevi acima e se possivel que tenha mais de uma porta LAN como o Edimax.
    Outra duvida é que no cliente eu utilizo os access point conectados a antena com camo de 1 Mt gostaria de saber se com cabo de 10 Mts vai dar muita diferença de sinal ou continua praticamente a mesma coisa.

    Desde ja agradeço
    Amigo, apesar do preço eu recomendo o zinwell g220.

    Quanto ao cabo, se for rgc58 dá sim muita diferença. Ele perde aproximadamente 1,1db por metro.

    Imagine a situação: com um metro o sinal chega com -75 (BOM). Com 10mts chegaria a mais ou menos -85 ( Não tá muito legal).

    Veja cada caso. Estude tambem a possibilidade de usar cabos com perdar menores como os RGC213, os LMR 400.

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Amigo, apesar do preço eu recomendo o zinwell g220.

    Quanto ao cabo, se for rgc58 dá sim muita diferença. Ele perde aproximadamente 1,1db por metro.

    Imagine a situação: com um metro o sinal chega com -75 (BOM). Com 10mts chegaria a mais ou menos -85 ( Não tá muito legal).

    Veja cada caso. Estude tambem a possibilidade de usar cabos com perdar menores como os RGC213, os LMR 400.

    Espero ter ajudado.

    Rodrigo obrigado pela resposta, e quanto ao cabo eu uso mesmo o RGC213 mesmo fiz um teste com o RGC58 e não gostei, e quanto ao Zinwell a qualidade dele é indiscutivel mesmo mas o problema é que ainda preciso de um switch para compartilhar por isso queria mais portas.

    Obrigado

  4. #4
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandop Ver Post
    Rodrigo obrigado pela resposta, e quanto ao cabo eu uso mesmo o RGC213 mesmo fiz um teste com o RGC58 e não gostei, e quanto ao Zinwell a qualidade dele é indiscutivel mesmo mas o problema é que ainda preciso de um switch para compartilhar por isso queria mais portas.

    Obrigado
    Bom dia Fernando,, seguinte,, pq vc não usa o ap direto na antena dentro de uma caixa hermética como a maioria faz,, vc vai utilizar apenas um pigtail de 20 a 40 cm dai desce cabo de rede até o micro do teu cliente,, não vai ter quase nada de perda de sinal.,, quanto a ap razoávelmente bom pra cliente eu estou usando GI-link 5 ptas,, até agora não tive problemas,, ele vem com software da aprouter muito bom.. e o preço é bem acessível. Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão

    Quero participar do topico incrementando uma pergunta:
    Esse modelo WR-3054g da Greatek alguem tem alguma experiencia com ele pra posta pra gente?

  6. #6

    Padrão

    caro gladstony
    eu mesmo já testei este ap citado por você, a primeira vista fiquei muito empolgado por ele ser razoavelmente barato e o mais forte ser outdoor, mas ai vem os problemas.
    Uso ele para envio de sinal (ptp) e ei ele se sai muito bem envia o sinal com boa potencia e foi muito facil instalar, mas também usei como cliente, primeiro que ele não faz nat só bridge até ai blz mas na segunda semana me queimou a fonte POE, troquei pois estava na garantia e depois disso não consegui mais configurar ele pra receber o sinal de jeito nenhum tentei de todos os lados e nada mas mesmo assim deixei ele ligado mais duas semanas tentando quase do dia configurar sem sucesso foi entao que a fonte POE adivinha QUEIMOU DE NOVO liguei para o distribuidor e acabiu a garantia ai ferrou tudo e a greatek nao vende fonte POE avulsa por enquanto to com ele para aqui ta em cima da torre ainda.
    Pontos fortes qeu posso citar

    • Outdor (uma maravilha)
    • Preço (bem acessivel o mesmo preço que um ovislink ou edimax)
    • facilidade de instalação
    Pontos Fracos

    • Fonte POE (queimou duas)
    • Firmware (ruim de configurar se comparado a outros)
    • Dificuldade de aquisição de peça
    Entao é isso ai fica a seu criterio agora mas sugiro fazer um teste (se tiver R$ 185,00 + frete) para testar.

    valew

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandop Ver Post
    caro gladstony
    eu mesmo já testei este ap citado por você, a primeira vista fiquei muito empolgado por ele ser razoavelmente barato e o mais forte ser outdoor, mas ai vem os problemas.
    Uso ele para envio de sinal (ptp) e ei ele se sai muito bem envia o sinal com boa potencia e foi muito facil instalar, mas também usei como cliente, primeiro que ele não faz nat só bridge até ai blz mas na segunda semana me queimou a fonte POE, troquei pois estava na garantia e depois disso não consegui mais configurar ele pra receber o sinal de jeito nenhum tentei de todos os lados e nada mas mesmo assim deixei ele ligado mais duas semanas tentando quase do dia configurar sem sucesso foi entao que a fonte POE adivinha QUEIMOU DE NOVO liguei para o distribuidor e acabiu a garantia ai ferrou tudo e a greatek nao vende fonte POE avulsa por enquanto to com ele para aqui ta em cima da torre ainda.
    Pontos fortes qeu posso citar

    • Outdor (uma maravilha)
    • Preço (bem acessivel o mesmo preço que um ovislink ou edimax)
    • facilidade de instalação
    Pontos Fracos

    • Fonte POE (queimou duas)
    • Firmware (ruim de configurar se comparado a outros)
    • Dificuldade de aquisição de peça
    Entao é isso ai fica a seu criterio agora mas sugiro fazer um teste (se tiver R$ 185,00 + frete) para testar.

    valew

    Fernando, voce usava com quantos mW?

    Sobre firmware, existe alguma opção de firmware melhor que o original, assim como tem a opção para os radios com chipset realtek 8186?

    E sobre os radios chipset realtek seguem esta mesma linha de raciocinio?
    Tem pouco durabilidade, a fonte queima com facilidade, dificil reposição de fontes... ?

    Abraço.

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Seguinte,, na torre dá pra usar uma fonte de pc,, pode colocar uns 3 ou 4 rádios na mesma fonte,, vc, quanto a 185,00 ainda tá cara pra por em cliente, então o Gi-Link custa em torno de 130,00/140,00 eu compro ele já com a licença da aprouter,, muito fácil de configurar.. e nunca deixa na potencia máxima,, é besteira.. eu uso sempre abaixo de 100 miliwats.. e nos clientes se for usar RGC 213 e depois o rádio,, então já coloca uma plaquinha direto no micro,, o rádio deve ficar em cima junto com a antena,, se não tiver poe usa um cabo de energia até o rádio, já coloca ligado no estabilizador do cliente,, assim qdo ele desligar o estabilizador já desliga o rádio,, almentando a vida util dele. Um cabo de energia PP sai mais barato que o cabo rgc 213 e o sinal fica muito melhor,, pois não vai ter quase nada de perda,, apenas um pigtail de 20 a 40 cm. Esperto ter ajudado.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    ..... Um cabo de energia PP sai mais barato que o cabo rgc 213 e o sinal fica muito melhor,, pois não vai ter quase nada de perda,, apenas um pigtail de 20 a 40 cm. Esperto ter ajudado.
    Almir, desculpe a ingnorância do vivente aqui.

    O que seria este cabo de energia PP que substitui o coaxial?
    Você está se referindo ao cabo de rede+POE?

  10. #10

    Padrão

    Para gladstony

    Fernando, voce usava com quantos mW?

    Testei ele com todos os mW que ele oferecia mas nenhum com resultado.


    Sobre firmware, existe alguma opção de firmware melhor que o original, assim como tem a opção para os radios com chipset realtek 8186?
    Segundo fui informado pelo suporte tecnico da greatek não eles não sabem de nenhum outro firmware para utilizar e o chipset do mesmo é Atheros

    E sobre os radios chipset realtek seguem esta mesma linha de raciocinio?
    Desculpe mais não entendi

    Tem pouco durabilidade, a fonte queima com facilidade, dificil reposição de fontes... ?
    Isto eu falei na minha ultima resposta

    Almirgas
    Eu já tive experiencias com placas wireless pci e não foram nenhum pouco satisfatorias, utilizei D-link, Greatek, Edimax, e outras marcas e o desempenho ica até razoavel mas se precisa de um pouco mais de potencia ja complica um pouco, e é ai que entra o access point que não se compara com as placas pci.

    1929
    Pelo que entendi o cabo PP seria o cabo de energia (Cabo paralelo), não tem nada a ver como coaxial nem POE é só simplimente o cabo que vai alimentar o access point que vai ficar em cima da torre dentro de uma caixa hermetica.

    Valew

  11. #11

    Padrão

    Olha aqui o pessoal monta o Gi-link dentro da caixa hermetica, que fica muito bom, com o Firmware Ap-Router, e ta saindo praticamente o mesmo preço do radio original.

    Eu acho a melhor opção.

  12. #12
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Almir, desculpe a ingnorância do vivente aqui.

    O que seria este cabo de energia PP que substitui o coaxial?
    Você está se referindo ao cabo de rede+POE?
    Seguinte,,, Ali me referia no caso dos clientes,,, onde se deixa o AP na caixa hermética junto da antena,, para energizar o ap precisa de um cabo de energia, eu utilizo cabo pp, aquele cabo blindado com uma capa plastica preta,, é mais resistente e não resseca facilmente.. ai só vai um pigtail da antena no ap.. pois se usar um cabo rgc 213 e deixar o ap na mesa do computador,, fica muito caro alem de perder sinal,, pois vai o cabo rgc + pig tai. Acho que agora fui mais claro.

    Não sei quase nada, mas o que sei gosto de compartilhar,,

  13. #13

    Padrão

    Entendi.
    Não sabia que o nome deste cabo é PP.
    Sem dúvida é uma boa opção. Aqui eu tenho alguma dificuldade de conseguir este cabo numa bitola mais fina.
    Então no cliente, usando um mais grossinho, fica às vezes meio chato de levar ele até lá em cima, pois não é tão maleável.
    Experimentei POE e não gostei muito. Me aconteceu um caso de energia chegar lá em cima, pois acendia o led do rádio, mas não foi suficiente para excitar o rádio. E a distância não dava mais que 12m. Daí em diante fiquei com o pé atrás.
    Não sei se este problema pode variar de marca para marca de poe, mas acho que não.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Entendi.
    Não sabia que o nome deste cabo é PP.
    Sem dúvida é uma boa opção. Aqui eu tenho alguma dificuldade de conseguir este cabo numa bitola mais fina.
    Então no cliente, usando um mais grossinho, fica às vezes meio chato de levar ele até lá em cima, pois não é tão maleável.
    Experimentei POE e não gostei muito. Me aconteceu um caso de energia chegar lá em cima, pois acendia o led do rádio, mas não foi suficiente para excitar o rádio. E a distância não dava mais que 12m. Daí em diante fiquei com o pé atrás.
    Não sei se este problema pode variar de marca para marca de poe, mas acho que não.
    Tive o mesmo problema, prefiro por cabo PP alimentando a fonte do propio radio ate onde ele vá ficar.