+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre Ap Edimax x Mikrotik

    Galera boa madrugada a tds.

    Estou montando uma torre com 4 paineis setorial de 12,5 DBI da TSM com um servidor mikrotik fazendo todo controle (acesso, banda, etc) e um segundo servidor fazendo full cache, estes servidores ficaram no chão. Minhas dúvidas são:
    Colocando um AP Edimax 7209 em cada antena em brigde só transmitindo o sinal posso colocar quantos clientes em media em cada antena? Já que o controle será executado pelo mikrotik, li no foro que +/- 50 clientes por AP, isso é verdade ou posso pendurar mais clientes?
    Vi em um artigo na Net, infelizmente na peguei o link do artigo, um colega falando que o provedor dele tem 250 clientes por AP em bridge tudo controle pelo mikrotik no chão, isso é possivel ou o cara ta viajando?

    Deste ja agradeço a todos os colegas pela ajuda.

    Jorge

  2. #2

    Padrão

    Edimax como AP bridge pode não ficar bom. Prefiro montar outro MikroTik na torra pra ser o AP também.

    Mesmo sem fazer o controle de banda, o Edimax vai ter que trabalhar muito quando você tiver vários clientes conectados. Já passei por isso aqui no passado.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Edimax como AP bridge pode não ficar bom. Prefiro montar outro MikroTik na torra pra ser o AP também.

    Mesmo sem fazer o controle de banda, o Edimax vai ter que trabalhar muito quando você tiver vários clientes conectados. Já passei por isso aqui no passado.
    Ola Jpjust, obrigado pela resp.

    Mesmo o Edimax só para transmitir o sinal? Vc Calcula quantos clientes pendurados? tem ideia?

    Estou perguntando isso por que terei que montar uma segunda torre como repetidora, esta que estou montando fica dentro de um vale e não cobre toda região, calculo uns 120 clientes. A segunda sim, ficará no ponto mais alto cobrindo o restante da região. Esta segunda tudo bem, montar com RB para atender um numero maior de clientes.

    Antes que me fale para eliminar a primeira, não posso porque ela esta na empresa onde eu recebo o link e onde ficará os servidores e a parte administrativa do provedor.

    Deste já obrigado.

  4. #4

    Padrão

    Quando usei Edimax como AP há uns 3 anos atrás, tinha menos de 20 clientes nele e já dava problemas de ping alto, conexão ruim, etc. Porém, minha cidade sempre foi poluída em 2,4 GHz.

    Não sei se ele trabalha bem em regiões sem poluição. Mas de qualquer forma, use pelo menos um Zinwell G-220 ou procure um Samsung SWL-3300 que alguém tenha pra vender (esse rádio é muito bom).

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Quando usei Edimax como AP há uns 3 anos atrás, tinha menos de 20 clientes nele e já dava problemas de ping alto, conexão ruim, etc. Porém, minha cidade sempre foi poluída em 2,4 GHz.

    Não sei se ele trabalha bem em regiões sem poluição. Mas de qualquer forma, use pelo menos um Zinwell G-220 ou procure um Samsung SWL-3300 que alguém tenha pra vender (esse rádio é muito bom).
    Valeu pela dica dos radios, na região não tem muita poluição são 1600 casas e +/-110 predios comercial, só tem dois piratas que estão sendo lacrados. Com estes radios acha que posso atender uns 120 clientes?

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    120 em um rádio só não dá não.
    Não JP, estou falando 120 clientes em quatro radios e 4 antenas.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Tem um moço do MS que usa AP Zinwell com setoriais Hyperlink, ele já viu 40 simultaneos, porem é como rogeriodj disse: se for só navegando é tranquilo, o que gera dor de cabeça é ter clientes efetuando downloads... pois os Zinwell G-220 são limitados a 4mb.

    Abraço.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Tem um moço do MS que usa AP Zinwell com setoriais Hyperlink, ele já viu 40 simultaneos, porem é como rogeriodj disse: se for só navegando é tranquilo, o que gera dor de cabeça é ter clientes efetuando downloads... pois os Zinwell G-220 são limitados a 4mb.

    Abraço.
    Tem também a questão das outras redes interferindo, pois quando o ambiente está limpo, o rádio tem menos trabalho pra fazer.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Quando usei Edimax como AP há uns 3 anos atrás, tinha menos de 20 clientes nele e já dava problemas de ping alto, conexão ruim, etc. Porém, minha cidade sempre foi poluída em 2,4 GHz.

    Não sei se ele trabalha bem em regiões sem poluição. Mas de qualquer forma, use pelo menos um Zinwell G-220 ou procure um Samsung SWL-3300 que alguém tenha pra vender (esse rádio é muito bom).
    Samsung SWL 3300 é otimo basta o cliente ter o programa dele de scan... e usar o mac dele como senha e pode brincar avontade com o seu samsung .... rs

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliusarraes Ver Post
    Samsung SWL 3300 é otimo basta o cliente ter o programa dele de scan... e usar o mac dele como senha e pode brincar avontade com o seu samsung .... rs
    Aí já são outros 500, mas como AP ele é bom