Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual melhor solução em antenas para POPs próximos.

    É o seguinte pessoal.

    Gostaria de montar várias células próximas umas das outras. E para fugir de problemas queria usar polarização horizontal.
    Mas daí vem o problema com antenas. As omni polarizadas horizontalmente tem angulo de abertura vertical pequeno o que atrapalha comunicação próxima. São boas para alcance maior.
    Queria colocar celulas aproximadamente 1km entre elas. Assim cada uma teria a responsabilidade de cobrir +/- 500m.

    Colocar 4 setoriais e 4 cartões em cada célula poderia ser um desperdício, visto que cada célula não vai atender 30 usuários. Talvêz bem menos.

    Já pensei em usar duas antenas num cartão, com divisor, mas fico com o pé atrás, pois aí teria que aumentar a potencia do cartão e junto todos aqueles problemas que já sabemos, de ruídos.

    Me parece que está faltando no mercado uma antena para esta situação, como uma slot, de menor ganho e consequentemente maior angulo vertical, e homologada.

    O que voces fariam neste caso? Montar cada célula com 4 e trabalhar na ociosidade?

    Outra solução é usar as celulas intercaladas com polarização horizontal e vertical, para não interferirem umas nas outras.

  2. #2

    Padrão

    Grande Mestre..

    Olha só no curso do gilvan ele falou que esse negocio de polarização não funciona, ou seja, a vertical "interfere" na horizontal e vice-versa vc teria uma pequena vantagem no maximo de 20% , porem se a polarização for circular ai sim funciona e se livra das "interferencias", agora fica a duvida pois temos pouca referencia quanto a esse tipo de polarição uma vez que teria que ter 2 antenas para faze-la, acho que o -e principio do MIMO e Wavion por exemplo seja mais ou menos por ai...

    "Colocar 4 setoriais e 4 cartões em cada célula poderia ser um desperdício, visto que cada célula não vai atender 30 usuários. Talvêz bem menos."

    Amigo, vale cada centavo, da mais estabilidade e qualidade e aconselho fazer os pops a cada 2 km ai fica show, não esquece do angulo das setoriais para não jogar o sinal muito longe, se quiser jogar sinal perto aponte elas bem pra baixo....

    Abraços

    Jodrix

  3. #3

    Padrão

    Olá Jodrix, já vi em algumas especificações de antenas, sobre polarização linear.
    Seria a mesma coisa que polarização circular?
    Vou dar uma pesquisada.

    E olha só meu infortunio.
    dia 28 vou estar em Porto Alegre, mas não vai dar para ir lá ver de perto o "bruxo". Queria ir lá para encher de perguntas.

    Tenho outro curso no mesmo dia, e é da área do meu ganha pão. Não tem nada a ver com wireless, mas é uma oportunidade única, então não dá para perder.

  4. #4

    Padrão

    Existem pessoas usando panelinhas da aquarios, talvez seja uma opção.
    Última edição por rogeriosims; 13-03-2009 às 18:02.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Olá Jodrix, já vi em algumas especificações de antenas, sobre polarização linear.
    Seria a mesma coisa que polarização circular?
    .
    Linear são todas que usamos ou seja apenas em um sentido (horizontal ou vertical), a circular é a combinção das duas, aqui da pra ter uma ideia.....

    Uma onda com polarização linear vertical, mostrando apenas o vetor do campo elétrico (o magnético está sempre presente e a 90 graus físicos):
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/p1.gif

    uma onda com polarização linear horizontal, mostrando apenas o vetor do campo elétrico (o magnético está sempre presente e a 90 graus físicos):
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/p2.gif


    A combinação de duas ondas linearmente polarizadas, uma vertical e outra horizontal, e eletricamente em fase, resulta em uma onda linearmente polarizada inclinada, como pode ser visto nas figuras animadas seguintes:
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/p3.gif

    A combinação de duas ondas linearmente polarizadas, uma vertical e outra horizontal, de mesma amplitude e eletricamente defasadas de 90 graus, resulta em uma onda circularmente polarizada, (da mesma forma que uma figura de Lissajous) como pode ser visto nas figuras animadas seguintes:
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/p4.gif

    Se quiser se aprofundar mais......


    POLARIZAÇÃO DE ONDAS

    Abraços

    Jodrix.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Olá Jodrix, já vi em algumas especificações de antenas, sobre polarização linear.
    Seria a mesma coisa que polarização circular?
    Vou dar uma pesquisada.

    .
    Uma onda com polarização linear vertical, mostrando apenas o vetor do campo elétrico (o magnético está sempre presente e a 90 graus físicos):
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/p1.gif

    uma onda com polarização linear horizontal, mostrando apenas o vetor do campo elétrico (o magnético está sempre presente e a 90 graus físicos):
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/p2.gif

    A combinação de duas ondas linearmente polarizadas, uma vertical e outra horizontal, e eletricamente em fase, resulta em uma onda linearmente polarizada inclinada, como pode ser visto nas figuras animadas seguintes:
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/p3.gif

    A combinação de duas ondas linearmente polarizadas, uma vertical e outra horizontal, de mesma amplitude e eletricamente defasadas de 90 graus, resulta em uma onda circularmente polarizada, (da mesma forma que uma figura de Lissajous) como pode ser visto nas figuras animadas seguintes:
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/p4.gif

    Abraços

    Fonte:
    http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/polarizacao.htm


    Jodrix
    Última edição por jodrix; 13-03-2009 às 23:31.

  7. #7

    Padrão

    Interessante este artigo.
    Agora eu entendi quando o fabricante descreve como polarização linear. Significa que a antena pode ser mudada a posição para escolher a polarização. O que não acontece com uma setorial hyperlink ou semelhante, por ex. que já vem de fabrica com a polarização fixada.

    Tu não era assim, antes do curso com o Gilvan, né?
    Fostes contaminado pela radiofrequencia.

    Mas uma coisa que achei lá sobre polarização circular é o que segue:
    -----------------------------------
    Vantagens da polarização circular:
    Uma vantagem da polarização circular é não ser afetada pela rotação de Faraday em ondas que atravessam a atmosfera e ou a ionosfera, principalmente em comunicações via satélite. Outra vantagem é que não é necessário ajustar a polarização das antenas (posição em torno do eixo de propagação) como acontece com antenas linearmente polarizadas.
    -----------------------------------

    o que não é o nosso caso.

    Mas no artigo diz também a respeito da rejeição da antena de pol horizonta, para sinais de pol vertical e vice versa.
    E aí entra na nossa área de atuação.

    Eu uso aqui pol horizontal, e precisa ver como rejeita os sinais do concorrente que está pol verticalmente.
    Já fiz o teste e girei a antena para pol vertical e aí o sinal dele no site survey sobe assustadoramente.

  8. #8

    Padrão

    1929 eu to procurando usar antenas de 19 dbi por perto do PoP....e estao indo beleza cara...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    1929 eu to procurando usar antenas de 19 dbi por perto do PoP....e estao indo beleza cara...

    Mas aí é que vem a minha dúvida.
    Setorial de 19 tem um angulo vertical pequeno, apropriado para distancias maiores.
    A não ser que você faça o que o Jodrix disse, inclinar bastante elas para concentrar o sinal próximo da célula e ao mesmo tempo diminuindo a interferencia desta célula nas outras.

    E outra coisa: Por quanto fica uma setorial 19dbi+uma RB411AH+cartão cm9? Nem precisaria ser 19dbi.
    Para a célula ter uma cobertura omni, precisam no mínimo 3 destes conjuntos, pois conforme o Magal já citou em outro tópico, 3 setoriais de 90º são suficientes para uma boa cobertura. Matemáticamente precisariam de 4, mas na prática 3.
    Coloca mais 3.5 a 4 contos de uma torre e pararraios.
    Para atender poucos usuários por célula. Isto é que está me deixando encucado.

    Por outro lado, uma célula assim não tem como dar errado, né? Não tem Wavion que bata isso.

    Lembrando que a idéia é que cada célula cubra aproximadamente 500m de raio.

    Mas ainda assim fica a questão da poluição que eu mesmo vou causar para mim. É muito rádio emitindo sinal.
    Por isso a idéia inicial era colocar um só rádio por célula, com uma omni pol horizontal. Só que a única que atende esta necessidade é a Pluton PTX32, mas tem só 5º de angulo vertical. Pequeno para conexões próximas. Eu entrei em contato com eles, para saber sobre a possibilidade de ter uma semelhante mas com menor ganho e consequentemente maior ângulo. Pode ser feita, mas aí não vem com o selo de homologação.

  10. #10

    Padrão

    HUmm entendi....bom eu também acho que com 3 setoriais de 19 dbi ja da pra fechar uma cobertura bacana....agora quantos clientes vc tava pensando em colocar nesses cartoes CM9 ? e quais velocidades......

    Eu estou negociando de por em um prédio e to pensando em colocar 3 setoriais hyper. 17dbi 90° e o link fechando com 2 NANO 5.

    Mais as velocidades que estou oferencendo é de 500, 250, 1mb.

    Agora só nao sei que cartao eu vou colocar.....mais acho que com as 3 setoriais vai da pra pegar uma quantia bacana de cliente.

  11. #11

    Padrão

    1929,

    é preciso muito cuidado com microcélulas e células de pequeno porte devido a questão do uso e da reutilização do espectro radio-eletrico. Em 2.4GHz é bem problemático, devido principalmente a grande quantidade de redes legais, piratas, de empresas e de equipamentos eletroeletrônicos.

    É uma frequência problemática, como sabe. Muitas células próximas funcionariam razoavelmente bem se utilizassem WDS, pois uma célula "complementaria" a outra na mesma frequência em vez de disputar o canal (mesma radiofrequência) ao mesmo tempo.

    No sistema de telefonia celular, ao contrário, pequenas células funcionam muito bem, pois apenas uma operadora utiliza aquela frequência numa mesma região; ou seja, não há "disputa" por canais na mesma célula, consequentemente sem poluição radioelétrica. Além disso uma célula é complementar a outra, tanto é que os clientes da operadora movimentam-se entre células sem nenhum problema, mesmo com o telefone móvel em funcionamento. O sistema repassa o cliente a célula de sinal mais forte.

    Entretanto amigo, em 2.4GHz quando menos rádio funcionando melhor.

  12. #12

    Padrão

    Pois este é um dos problemas que me levou a levantar esta questão.

    Com uma omni pol horizontal como a da Pluton seria legal. Um só rádio por torre. E colocando em WDS como já tenho aqui, realmente vai ocupar menos.

    Mas teria que ser uma omni com ângulo vertical maior. Só 5º é muito pouco.
    Sinceramente não vejo uma saída para esta situação, a não ser colocar 3 hyperlink de 14dbi pol horizontal e dar uma boa inclinada nelas. Assim evito jogar muito longe o sinal.

    E agora, escrevendo, me veio uma idéia meio louca na cabeça. Será que não daria para fazer uma espécie de refletor na parte superior da setorial, para refletir mais a emissão, que nesta posição estaria quase na horizontal? Isto porque quando se diz que uma antena tem ângulo de 20º por ex., ela tem 10º para baixo e 10 para cima.
    Então se nesta parte de cima fizesse um refletor, estes 10º diminuiriam o que impediria mais ainda dela interferir nas outras células.
    Pode ser uma viagem total, mas idéias batem na cabeça da gente e até provar em contrário, o cérebro fica matutando a coisa.

    O suporte da Pluton me sugeriu colocar em cada célula 6 PTX16-24A, que tem 20º de abertura vertical e inclinar mais um pouco elas, e usar divisor para alimentar, para não usar muito rádio. Mas tenho uma aversão a divisor. Teria que compensar a potencia no rádio e pode gerar mais ruído.

  13. #13

    Padrão

    1929, a minha omni tem 4° de angulo vertical e com clientes a menos de 100m se conectando com sinal excelente.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    1929, a minha omni tem 4° de angulo vertical e com clientes a menos de 100m se conectando com sinal excelente.
    É, vou ter que testar mesmo. Mas não queria omni com polarização vertical. Só sobrou a ptx32 da pluton.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    1929, a minha omni tem 4° de angulo vertical e com clientes a menos de 100m se conectando com sinal excelente.
    Bom dia,

    além da inclinação do ângulo vertical também é fundamental a altura da torre ou do prédio em que a antena está ou será instalada. Quanto mais alta a antena (e maior o ganho) pior pode ficar o sinal embaixo da torre, pois o lóbulo de irradiação (devido a menor verticalidade do sinal) cria uma "sombra" em volta da estação transmissora.

    Para clientes muito próximos utilize antenas de 8 ou 9dBi. Para clientes entre 1 e 3KM antenas de 12dBi. Para clientes mais distantes antenas de 15dBi.

  16. #16

    Padrão

    bom amigo, nessa distancia, podes instalar sem medo, vai abrir o sinal sim, desde que a torre nao seja muito alta, em relação aos clientes..

    agora se queres uma outra opção

    EMC OMNI 16-SL

    tem 15 dbi com 15 graus de abertura, é vertical,

    Muito boa a antena.

    Só nao é homologada..

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    bom amigo, nessa distancia, podes instalar sem medo, vai abrir o sinal sim, desde que a torre nao seja muito alta, em relação aos clientes..

    agora se queres uma outra opção

    EMC OMNI 16-SL

    tem 15 dbi com 15 graus de abertura, é vertical,

    Muito boa a antena.

    Só nao é homologada..
    Cara,tu bateu bem em cima do que me serviria.
    Mas em contato com o Paulo da EMCtest, no mês passado, ele me disse que por enquanto não há previsão de homologação desta antena. Esta seria minha primeira opção se não fosse pela homologação.

    E concordo com os amigos que citaram a questão da altura. Não muito alto é o melhor para micro células.
    Se não achar outra soluçaõ, acho que vai ter que ser então células com 6 nano c/ ant. integrada que tem 10dbi e que tem angulo vertical grande também. E aí a altura da torre já não é problema pois dá para inclinar os nanos e evitar jogar o sinal mais longe. Só que estou achando muito montar várias células assim para atender quando muito 30 usuários por célula. Acho que nem a isso chega.

  18. #18

    Padrão

    Mas vamos lah, coloco um pop com uma omni !

    Qual o ap / mk ap / pc ap que suporta mais clientes (simultaneo) ???

    Dae poderia ser colocados muitos pop com omni, ao inves de menos pop com 4 setorial !!

    Mas pra isso teria que ser um bom AP para suportar um trafego bom de clientes on-line simultaneo !!

    Alguem se arrisca a citar algum modelo e sua capacidade ???

    Abraço !!

  19. #19

    Padrão

    Esta é a opção mais simples.
    Uma rb com um cartão como a 411ah, e um CM9 deve suportar um bom número de usuários, principalmente considerando que no meu caso não vai chegar a 30 por pop.
    Mas se coloco todos os pops em WDS vai chegar um momento que vai dar um gargalo. (eu acho).

    Então pergunto, um cartão 2.4 e 5.8 trabalha nas duas frequencias ao mesmo tempo?
    Se não, então coloca uma rb com dois cartões para fazer o enlace em 5.8 e distribuir em 2.4

    Até aí tudo bem.
    Mas lembra que o Marcelo falou, muitos pops vai gerar muita interferencia um no outro, especialmente com omni polarizada verticalmente. Estas omni para alguns tem dado bons resultados mas outros se queixam que elas pegam tudo.
    E é isso que eu queria evitar.

    Penso, penso, e a cada dia mudo de pensamento.
    Por ex. agora estou inclinado a colocar Nano2 com antena integrada e inclinar bem para não ir longe.

    Fazer pequenas células parecia tão simples e agora está complicando.
    Tô ficando

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Mas vamos lah, coloco um pop com uma omni !

    Qual o ap / mk ap / pc ap que suporta mais clientes (simultaneo) ???

    Dae poderia ser colocados muitos pop com omni, ao inves de menos pop com 4 setorial !!

    Mas pra isso teria que ser um bom AP para suportar um trafego bom de clientes on-line simultaneo !!

    Alguem se arrisca a citar algum modelo e sua capacidade ???

    Abraço !!

    Cara acho que for fazer deste modo teria que ser no minimo o Ovislink WLA 5000 que pelo que sei aguenta muito bem altos trafegos.