+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal dos clientes chegando muito ruim a torre

    Amigos, estou enfrentando um problema muito estranho, tenho uma torre a 150 metros de altura, tenho uma visada excelente.
    O sinal chega muito bem à casa de meus clientes mas o sinal de meus clientes não chega muito bom à torre.

    O sinal em meus clientes é até 70Db, isso os que estão a 5, 6KM de distância, mas o sinal deles na torre chega de 70 a 80.

    Na torre uso
    - RB 411A
    - Mimi-PCI R52h
    - Banda B
    - Antena Aquario setorial 15Dbi 90º

    Uso nos cliente
    - Pig RGC-58 10m (bem feito)
    - Roteador Edimax 9209
    - Antena Artsat 24Dbi (um ou outro eu ponho a Aquario de 25Dbi mas não tenho uma grande melhora não)

    Esse problema está prejudicando muito o upload dos clietnes, eles reclamam de envio de e-mails, enviar arquivo pelo MSN e coisas do tipo.

    Se algum puder me ajudar a melhorar isso agradeço.
    Última edição por warllock01; 14-03-2009 às 14:30.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    O sinal do cliente chega a 70 a 80 o que? qual a potencia que você esta usando no cartão? não se esqueça de que esses rádios edimax são de 63 mW apenas (esquece aquela historia de que software aumenta a potencia, aumenta quando muito o ruido)

    Para 5 ou 6 Km como você comentou, recomendo o uso de um rádio com mais potencia no cliente, a exemplo do zinwell G220. Apesar de que eu acho que 5 ou 6 Km é muita distância para garantir sinal para cliente. Se você tem muitos clientes nessa distância, recomendo montar uma repetidora mais próxima.
    Muito importante: O problema não é chegar até o cliente, e sim receber o sinal de volta. Sem Upload, não existe Download.
    Desculpe, realmente a antena tem 12Dbi de ganho, é essa: Antenas Aquário - Repetidores e Adaptadores para celular, Comunicação Wireless, Radiocomunicação, Tv Digital e todos os tipos de antenas para o seu dia a dia.

    70, 80 DB de sinal do cliente que recebo na torre, ou seja, sinal ruim.
    Uso os cartões em 23Db, 200mW, não há necessidade de + pq como falei o sinal chega bem lá.
    Nos clientes não excedo os 100mW, que é a potencia desses radios.
    Imaginei que pelo cliente ter a visada necessaria, uma antena de alto ganho e 100mW que é bastante coisa, o sinal dele deveria chegar até melhor aqui do que o da torre lá, si bem que a antena da torre não tem aparador, ou tem um aparador bem reduzido o que faz muita diferença.

    Espero que alguem poça me ajudar.

  3. #3

    Padrão

    caraca vc ta numa torre de 150 metros? Que torre é esta?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    caraca vc ta numa torre de 150 metros? Que torre é esta?
    Eu falei que tenho uma torre à 150m de altura, e não que tenho uma torre de 150m de altura.

    Ela fica sobre um morro com 135m.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Ok, 200mW até está bem razoavel, realmente com essa antena não recisa de mais. Porém, vou te sugerir de novo, tente colocar um rádio no seu cliente com mais potência de hardware. E repito, esse rádio que você comentou tem apenas 63mW. Outro detalhe muito importante, o cabo comprido na atena do cliente, diminui o sinal que retorna até a torre. Faça apenas um teste, compre um rádio com mais potência (de hardware) e coloque em uma antena com cabo mais curto e faça o teste. Aposto que vai melhorar muito o sinal de seu cliente.
    Obrigado, vou testar, mas ainda acho que o problema não é esse.
    Abraço.

  6. #6

    Padrão

    10m de rgc58 pra usar com AP é muito, o ideal era colocar o AP "colado na antena".

  7. #7

    Padrão

    200mw esta razoavel ? tsc tsc tsc !!!

    0 - verifique a polarização do cliente.. e do painel..
    1- troque este painel, use um painel melhor.. TSM, pluton, hyperlink, karthein ...
    2- coloque potencia do cartao do ap em DEFAULT (19dbm)
    3- no cliente coloque 19dbm (63mw)...
    4- no ap, execute o freq. usage e procure um canal com menor uso e que o ruido seja o menos proximo de zero (-100 melhor que -97 por ex.).
    5- coloque um ack fixo.. de acordo com o clientemais distante.. se todos forem proximos.. (menor que 2km).. pode fixar em 35 ..
    6- fixe o data-rate em 11mb para evitar clientes forçar o ap ficar comutando as velocidades..
    7- talvez o angulo de cobertura do painel ou do cliente nao estao corretos.. pegue o datasheet das antenas e veja a angulação delas..
    8- uma dica interessante eh olhar a frequencia que o painel trabalha.. por ex.. 2.411 até 2.511 .. entao a frequencia do MEIO (2.461) tem melhor desempenho no painel (o gilvan explicou isto em um post aqui ou em uma lista de email, nao me recordo onde li.. chama-se sintonização)... estes valores de canais eu usei apenas para referencia...