+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida sobre placas FXO/FXS digitais e analogicas

    Pessoal, sou novo nessa área de voip, e tive vendo os tópicos aqui mas, acabei ficando um pouco confuso ao procurar placas (só vi pci ate agora, nao sei se tem outro nem sei se faz diferença...)

    1- Qual é a diferença de performace entre as digitais e analogicas? (sei que "digital" é melhor, nao sei exatamente o quanto realmente melhora (e se REALMENTE vale a pena)
    2- O preço é um absurdo de grande, mas, qual(ais) diferenças para um provedor voip? Seja rede interna ou externa (ramais entre clientes por exemplo).

    Valew!

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Da uma olhada aqui amigo.

    Link:

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    Pessoal, sou novo nessa área de voip, e tive vendo os tópicos aqui mas, acabei ficando um pouco confuso ao procurar placas (só vi pci ate agora, nao sei se tem outro nem sei se faz diferença...)

    1- Qual é a diferença de performace entre as digitais e analogicas? (sei que "digital" é melhor, nao sei exatamente o quanto realmente melhora (e se REALMENTE vale a pena)
    2- O preço é um absurdo de grande, mas, qual(ais) diferenças para um provedor voip? Seja rede interna ou externa (ramais entre clientes por exemplo).

    Valew!
    Leonardo, essas placas vc só utilizara se for fazer a terminação, caso contrario vc utilizara apanas ATAs nos clientes e um PC com asterisk por exemplo com 1 placa de rede.

    Caso for fazer a terminacão, note que as placas digitais tem maior capacidade em um unico hardware, 1 placa E1 possibilita 30 canais simultaneos.

    Espero ter ajudado, foi meu primeiro post.

    Valew!

  4. #4

    Exclamation

    Eu pretendo sim fazer terminacao, mas, ainda fico na dúvida.

    Até onde vi, o E1 que vem das telecom, já são de 30 canais (32), é o padrao do E1 não? Então não dependeria da placa se digital ou analógica, ou estou errado?
    E ainda fico na dúvida também de qual diferença "real" na hora H, pois tanto os digitais quanto analógicos tem a opção de cancelamento de eco (um recurso que almenta siginificamente o preço). Por exemplo, se pegarmos uma placa de 1 porta FXO digital e 1 analógica, ambas sem cancelamento de eco, sem qualquer outro extra (se é que tem, eu não conheço hehe). Qual deles se sairia melhor em um ambiente VOIP para, vamos supor, aprox 25 clientes/ramais?

    Valew ai pessoal

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    Eu pretendo sim fazer terminacao, mas, ainda fico na dúvida.

    Até onde vi, o E1 que vem das telecom, já são de 30 canais (32), é o padrao do E1 não? Então não dependeria da placa se digital ou analógica, ou estou errado?
    E ainda fico na dúvida também de qual diferença "real" na hora H, pois tanto os digitais quanto analógicos tem a opção de cancelamento de eco (um recurso que almenta siginificamente o preço). Por exemplo, se pegarmos uma placa de 1 porta FXO digital e 1 analógica, ambas sem cancelamento de eco, sem qualquer outro extra (se é que tem, eu não conheço hehe). Qual deles se sairia melhor em um ambiente VOIP para, vamos supor, aprox 25 clientes/ramais?

    Valew ai pessoal
    Acredito que não existam placas 1 fxo digitais, utilizo aqui essa 1 fxo analogicas, e posso te dizer que para terminação não serve pelo seguinte motivo: Quando você realiza uma ligação e alinha fica com sinal de chamando, o asterisk já interpreta como canal atendido e dessa forma vai cobrar a ligação do seu cliente mesmo que ninguém atenda do outro lado. Quanto a qualidade e eco, não posso reclamar não, não é 100% mas é uns 98%. hehe!
    Acredito que as placas analogicas não tenham a mesma condição de interpretação dos sinais das linhas.

    Vou dar uma pesquisada e coloco aqui.

    Valew!!