+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Shaper (cbq) não limita Upload...

    Bom este é meu primeiro Tópico neste forum... parece que aqui vou conseguir a ajuda que preciso para resolver meu problema.
    Estou montando uma rede sem fio para distribuir internet.
    Uso Ubuntu 8.10 Server - Squid - Shaper (cbq)
    Bem... antes eu limitava a banda diretamente com o squid e sempre funcionou perfeitamente só que tem um problema, todos os usuários tinham a mesmabanda, pois o Squid nao me permite usar bandas diferentes para os usuários, a configuraçao dele é bem direta ou seja, a banda que vc escolhe será entegue a todos os usuários que se conectarem atraves deste servidor.
    Na medida em que o numero de clientes foi crescendo, cresceu tambem a nescessidade de ter planos com velocidades variadas. Foi aí que o controle de banda do Squid ficou obsoleto pra mim.
    Passei entao a usar o Shaper (cbq) aqui mesmo nesse fórum achei várias dicas para começar a usar o Shapper.
    Criei os arquivos de configuraçao e os copiei para a pasta do programa
    /etc/shaper/
    Na hora do teste a taxa de download funcionou perfeitamento mas o download nao limita... outro teste... na mesma maquina tenho um server de FTP, na hora que baixa arquivos mesmo que seja via FTP na rede a velocidade fica limitada a 512 Kbps (a velocidade que eu limitei no shaper) mas se eu vou enviar um arquivo para esse servidor de FTP a velocidade é muito maior ou seja, sem limite... gostaria de saber se isso é normal ou se eu fiz algo errado...
    aqui vai meus arquivos de configuraçao

    Arquivo -in
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=512Kbit
    WEIGHT=64Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.100
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes
    Arquivo -out
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=128Kbit
    WEIGHT=16Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.100,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes
    espero que alguem possa me ajudar... ate +

  2. #2

    Padrão

    Se eu bem me lembro, faz tempo que não uso mais o cbq, mas vc esta usando a mesma placa de rede pra entrar pro servidor e a mesma pra sair pros clientes? Se for isso ai não sei como resolver, pois aqui eu tinha a eth0 entrado pro servidor e a eth1 e eth2 saindo pros clientes.

    DOWNLOAD - CONTROLE SOBRE A eth1 - fica assim DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    DOWNLOAD - CONTROLE SOBRE A eth2 - fica assim DEVICE=eth2,100Mbit,10Mbit

    UPLOAD - CONTROLE SOBRE a eth0, a placa que entra pro servidor - fica assim o controle de UPLOAD pra todos os clientes DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit

    Valeu, qualquer duvida estamos ai.

  3. #3

    Padrão

    o que eu nao intendo é que o download ta limitado so o upload que nao limita...

  4. #4

    Padrão mera observacao

    Citação Postado originalmente por adesfernandes Ver Post
    Bom este é meu primeiro Tópico neste forum... parece que aqui vou conseguir a ajuda que preciso para resolver meu problema.
    Estou montando uma rede sem fio para distribuir internet.
    Uso Ubuntu 8.10 Server - Squid - Shaper (cbq)
    Bem... antes eu limitava a banda diretamente com o squid e sempre funcionou perfeitamente só que tem um problema, todos os usuários tinham a mesmabanda, pois o Squid nao me permite usar bandas diferentes para os usuários, a configuraçao dele é bem direta ou seja, a banda que vc escolhe será entegue a todos os usuários que se conectarem atraves deste servidor.
    Na medida em que o numero de clientes foi crescendo, cresceu tambem a nescessidade de ter planos com velocidades variadas. Foi aí que o controle de banda do Squid ficou obsoleto pra mim.
    Passei entao a usar o Shaper (cbq) aqui mesmo nesse fórum achei várias dicas para começar a usar o Shapper.
    Criei os arquivos de configuraçao e os copiei para a pasta do programa Na hora do teste a taxa de download funcionou perfeitamento mas o download nao limita... outro teste... na mesma maquina tenho um server de FTP, na hora que baixa arquivos mesmo que seja via FTP na rede a velocidade fica limitada a 512 Kbps (a velocidade que eu limitei no shaper) mas se eu vou enviar um arquivo para esse servidor de FTP a velocidade é muito maior ou seja, sem limite... gostaria de saber se isso é normal ou se eu fiz algo errado...
    aqui vai meus arquivos de configuraçao

    Arquivo -in
    Arquivo -out

    espero que alguem possa me ajudar... ate +

    Ola Ades pode ser so uma bobagem mas talvez pode estar ai o problema aquela virgula que tem depois do teu IP na sua segunda citacao existe no arquivo de conf ou foi so um erro de digitacao vai q ta ai o furo da bala!!!



    Espero ter colaborado!!! abracO!

  5. #5

    Padrão

    bom... a virgula serve para diferenciar os arquivos de download e upload.
    o arquivo sem virgula serve para limitar o download (e está funfando perfeitamente) e o que tem virgula é pra limitar o up mas não limita.

    Deve ter alguem que use o Shaper e possa ter o mesmo problema que eu...
    Última edição por adesfernandes; 18-03-2009 às 20:03. Razão: Explicar melhor

  6. #6

    Padrão

    Há, olha só vc esta cotrolando a bando na mesma interface, e tem que ser em interface diferente, eth0 download eth1 upload. Olha só este exemplo:



    Observe o exemplo abaixo:
    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=128Kbit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.128.1.0/24
    Esta configuração diz, que o tráfego na interface eth0 de 10Mbit através da rede 192.168.1.0 será processado com a prioridade 5 e uma taxa de shapping de 128kbit. Note que desta forma somente o tráfego de saída (upstream) está sendo controlado.
    Para controlar o tráfego nos dois sentidos, devemos configurar o CBQ para ambas interfaces.

    +--------------+ 192.168.1.1
    BACKBONE -----eth0-| linux box |-eth1------*-[cliente]
    +--------------+
    Imagine que você deseja controlar o tráfego que vem do backbone para o cliente a 28Kbit e o trafego que vai do cliente para o backbone a 128Kbit. Você terá que criar dois arquivos de configuração, um para a eth0 e outro para a eth1:
    cbq-0028.backbone-client
    ------------------------
    DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
    RATE=28Kbit
    WEIGHT=2Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.0/24
    ------------------------
    cbq-0128.client-backbone
    ------------------------
    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=128Kbit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=200.1.1.1,
    Última edição por portalink; 19-03-2009 às 07:22.

  7. #7

    Padrão

    Bom... mas se eu precisar de limitar somente o Upload eu posso usar somente uma placa?
    Pq se der o Download eu controlo pelo Squid mesmo.

  8. #8

    Padrão

    Olá amigo, talvez lendo essa matéria sobre o BrazilFw esclareça um pouco sua duvida BrazilFW Firewall and Router • View topic - Por que ao usar o SQUID, o QOS não controla o UPLOAD ?, acho que o cenário é bem parecido.