+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Confuso com Controle de Banda Quee varios clientes dividindo a mesma banda

    Pessoal é o seguinte Tenho um cliente da seguinte forma: Ele recebe por uma Aquarios grade 25 Dbi e entra em um ovslink 5460 modo Bridge ligado a um DLink Interno , os clientes tem 2 notebooks e cada um tem 1 nome de usuario e 1 senha no Hotspot ai eu criei um profile chamado Residencial e em rate limit (tx/rx) setei para 128k/256k ..mais ai acontece o seguinte cada um individual vai ter 128k/256k e não vão compartilhar os 2 128k/256k que seria o correto pois o Quee é dinamico e joga 256 para cada 1 !!!! qual a melhor forma de resolver isso? tirar eles desse perfil ? setar o quee estatico para o ip de cada 1? ou criar uma regra Quee para o ap que recebe o ovslink? ou criar uma regra Quee para o ap que distribui interno o DLink? Espero que eu tenha sido claro? me ajudem !!! abraços

  2. #2

    Padrão

    Ai galera ta tão dificil assim? me ajuda alguem ai vai !!!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Pessoal é o seguinte Tenho um cliente da seguinte forma: Ele recebe por uma Aquarios grade 25 Dbi e entra em um ovslink 5460 modo Bridge ligado a um DLink Interno , os clientes tem 2 notebooks e cada um tem 1 nome de usuario e 1 senha no Hotspot ai eu criei um profile chamado Residencial e em rate limit (tx/rx) setei para 128k/256k ..mais ai acontece o seguinte cada um individual vai ter 128k/256k e não vão compartilhar os 2 128k/256k que seria o correto pois o Quee é dinamico e joga 256 para cada 1 !!!! qual a melhor forma de resolver isso? tirar eles desse perfil ? setar o quee estatico para o ip de cada 1? ou criar uma regra Quee para o ap que recebe o ovslink? ou criar uma regra Quee para o ap que distribui interno o DLink? Espero que eu tenha sido claro? me ajudem !!! abraços
    Eu resolvi isso assim:
    Coloca um perfil com qq nome sem marcar o rate, ou seja vai ficar como se fosse ilimitado.

    Ai vc coloca os dois com ip na mesma rede ex:

    192.168.1.29 e 192.168.1.30 isso vc faz no leases do DHCP server

    ai vc faz assim na simple queue:

    / queue simple
    add name="Nome do Cliente" target-addresses=192.168.1.30/30 dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both \
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=40000/118000 total-queue=default-small disabled=no

    o importante e que o hotspot não sete o rate na queue dinamica, ai a simple queue vai funcionar certinho

    A unica forma eficente que eu achei até hoje de fazer compartilhamento de banda foi assim!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Eu resolvi isso assim:
    Coloca um perfil com qq nome sem marcar o rate, ou seja vai ficar como se fosse ilimitado.

    Ai vc coloca os dois com ip na mesma rede ex:

    192.168.1.29 e 192.168.1.30 isso vc faz no leases do DHCP server

    ai vc faz assim na simple queue:

    / queue simple
    add name="Nome do Cliente" target-addresses=192.168.1.30/30 dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both \
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=40000/118000 total-queue=default-small disabled=no

    o importante e que o hotspot não sete o rate na queue dinamica, ai a simple queue vai funcionar certinho

    A unica forma eficente que eu achei até hoje de fazer compartilhamento de banda foi assim!!
    ooooo ... Valeu Malverick ...me ajudou muito quebrou um galhao obrigado vou testar aqui e depois posto se deu certo -)

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Ai galera ta tão dificil assim? me ajuda alguem ai vai !!!
    Coisa simples!!! Não compliquem:

    add name="DAVID" target-addresses=192.168.100.10/32,192.168.100.11/32 \
    dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default/default limit-at=0/0 max-limit=512000/512000 \
    total-queue=default-small disabled=no


    Seguinte, lá onde você coloca o IP, tem uma seta para baixo (V), coloca o primeiro ip, aperta na seta, coloca o segundo ip, e assim por diante... Depois só definir a banda que esta será a válida para estes clientes.

    Agora se deseja fazer isso de forma diferente (a banda será dividida irmamente), ae deverá usar a disciplina de PCQ para resolver isso, mas ae são outros 500!!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Coisa simples!!! Não compliquem:

    add name="DAVID" target-addresses=192.168.100.10/32,192.168.100.11/32 \
    dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default/default limit-at=0/0 max-limit=512000/512000 \
    total-queue=default-small disabled=no


    Seguinte, lá onde você coloca o IP, tem uma seta para baixo (V), coloca o primeiro ip, aperta na seta, coloca o segundo ip, e assim por diante... Depois só definir a banda que esta será a válida para estes clientes.

    Agora se deseja fazer isso de forma diferente (a banda será dividida irmamente), ae deverá usar a disciplina de PCQ para resolver isso, mas ae são outros 500!!
    Grande CAT... eita nós aki de novo..

    se eu colocar em target-address 192.168.100.0/24 jah vou tah atribuindo um controle de banda igual para todos nesse range? ou o valor q eu atribuir vai ser dividido por todos?

    grato.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Grande CAT... eita nós aki de novo..

    se eu colocar em target-address 192.168.100.0/24 jah vou tah atribuindo um controle de banda igual para todos nesse range? ou o valor q eu atribuir vai ser dividido por todos?

    grato.
    Sem políticas de PCQ será uma briga de foice entre quem estiver nesse range. è um controle meio sem controle. Se desejar fazer uma coisa melhor você pode criar uma pcq para up e down e atrbuir que ele irá dividir irmamente a banda entre os usuários...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    briga de foice..... e controle meio sem controle. ...
    dois termos q tenho medo...

    entao acho melhor eu fazer uma queue para cada ip mesmo... sao poucos mesmo...