+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas para migrar sistemas de banco de dados

    Amigos...,

    To precisando da ajuda e conhecimento de vcs... não manjo muito de banco de dados, estou fazendo uma pesquisa para a empresa que trabalho, onde existe um sistema feito em delphi e atualmente usa o firebird como Banco de dados no windows..

    Gostaria de migrar o banco para linux, tenho a base do programa rodando no servidor windows com IIS..

    1) O mysql, firebird, postgresql, replica(espelhamento e/ou redundancia) o banco de dados para outro servidor sem precisar de alguma ferramenta a parte? Ou usaria alguma ferramenta a parte.

    2) Atualmente usando o firebird no windows, poderia migrar o DB para o linux sem problemas de incompatibilidade ou algo parecido?

    3) Existe alguma ferramenta para converter o formato do banco de dados do firebird windows para firebird, mysql, ou postgresql do linux?

    4) O desempenho do banco de dados ficaria melhor em linux ou windows?




    Obrigado por enquanto..

    Abraços,

    Cristiano.

  2. #2

    Padrão

    Mysql e postgres tem sistema de replicação automática.

    Firebird nao conheço.

    Desempenho de banco de dados esta muito ligado a memoria ram do servidor acesso a disco e tipo de partição usado.

    Se voce estiver com muitas tabelas pequenas reiserfs, se estiver com tudo em 1 table space só xfs é o bicho.

    Desempenho com relação a SO sinceramente para estes bancos citados é melhor no linux.

    Opções de compilação e tempo de execução tambem tem ganhos em determinadas plataformas 64bit ou Xeon.

    Abraço
    Última edição por wps; 20-03-2009 às 14:58.

  3. #3

    Padrão

    Muito bem também nao podemos descartar possibilidade de trabalhar com firebird no linux embargado.
    Porque para migrar sempre aparecera ajustes na aplicação sem duvidas.

    tipo assim postgre vc tera que comprar uma conexão nativa delphi , mysql tb,ou intalar a unica que conheço free ZeosLib, se nao tera que trabalhar ODBC, nunca trabalhei com firebird mas sei que em conexão é diferente , portas diferentes etc... veja bem o tamanho de sua aplicação tera muito serviço pela frente ok.

    veja isto http://www.firebirdsql.org/pdfmanual...-on-Ubuntu.pdf

    conexão nativa free ZeosLib
    http://zeos.firmos.at/portal.php
    Última edição por charlles; 06-04-2009 às 20:19.