Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RBs mordidas por vampiros.

    Amigos comecei a enfrente a pouco tempo um problema muito estranho, do nada 2 das minhas RBs começaram a perder muito pacote nos testes de ping com os clientes, a ficar com latencia alta e o ACK dos clientes tb alto.
    Estava tudo normal, tudo funcionava que era uma maravilha, esse problema está acontecendo mesmo com apenas 5 clientes conectados e trafegando poquíssimo.
    O mas estranho é que a noite tudo fica normal, é só o sol ir em bora e o tempo esfriar um pouco que o pig volta pra 3ms a ACK baixa e fica tudo muito lindo.

    Alguem sabe pq, ou minhas RBs forar mordidas por vampiros.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    amigo, tenta mudar os canais ai, com o sol seu sinal pode estar sofrendo sendo atenuado muito.

    que nivel de sinal teus clientes estao recebendo e enviando?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Amigos comecei a enfrente a pouco tempo um problema muito estranho, do nada 2 das minhas RBs começaram a perder muito pacote nos testes de ping com os clientes, a ficar com latencia alta e o ACK dos clientes tb alto.
    Estava tudo normal, tudo funcionava que era uma maravilha, esse problema está acontecendo mesmo com apenas 5 clientes conectados e trafegando poquíssimo.
    O mas estranho é que a noite tudo fica normal, é só o sol ir em bora e o tempo esfriar um pouco que o pig volta pra 3ms a ACK baixa e fica tudo muito lindo.

    Alguem sabe pq, ou minhas RBs forar mordidas por vampiros.
    Passa alho, agua benta ou cola uma cruz na caixa hermetica kkkkkkkkkkkkk... bricadeira

    As RBs de modo geral suportam temperaturas operacionais em torno de -20°C á +65°C (exemplo da RB600) entao sua situação deve estar estrapolando esses limites, pois superaquecimento causa perda de processamento e consecutivamente a perda do equipamento, verifique sua estrutura, use coolers profissionais de aluminio 110-220V que aguetam muitissimo tempo sem ser desligado e faça um suspiro para troca de ar nas caixas herméticas.

    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Amigos comecei a enfrente a pouco tempo um problema muito estranho, do nada 2 das minhas RBs começaram a perder muito pacote nos testes de ping com os clientes, a ficar com latencia alta e o ACK dos clientes tb alto.
    Estava tudo normal, tudo funcionava que era uma maravilha, esse problema está acontecendo mesmo com apenas 5 clientes conectados e trafegando poquíssimo.
    O mas estranho é que a noite tudo fica normal, é só o sol ir em bora e o tempo esfriar um pouco que o pig volta pra 3ms a ACK baixa e fica tudo muito lindo.

    Alguem sabe pq, ou minhas RBs forar mordidas por vampiros.
    Experiementa fazer isso:

    periodic-calibration-interval=60 para periodic-calibration-interval=1800 (00:30:00). Essa opção encontra-se na aba advanced do cartao wireless.

    Posta os resultados...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rrinfor Ver Post
    Passa alho, agua benta ou cola uma cruz na caixa hermetica kkkkkkkkkkkkk... bricadeira

    As RBs de modo geral suportam temperaturas operacionais em torno de -20°C á +65°C (exemplo da RB600) entao sua situação deve estar estrapolando esses limites, pois superaquecimento causa perda de processamento e consecutivamente a perda do equipamento, verifique sua estrutura, use coolers profissionais de aluminio 110-220V que aguetam muitissimo tempo sem ser desligado e faça um suspiro para troca de ar nas caixas herméticas.

    Abraços
    Não é problema de temperatura, pode ter certeza.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Experiementa fazer isso:

    periodic-calibration-interval=60 para periodic-calibration-interval=1800 (00:30:00). Essa opção encontra-se na aba advanced do cartao wireless.

    Posta os resultados...
    Mas isso influencia em q?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Mas isso influencia em q?
    Faça! Dando certo explico.

  9. #9

    Padrão

    nao vai funcionar o que o david falou..

    o seu problema é fisico e nao confiugração (alias.. eh configuração tambem)

    - coloque o ack em dinamico e veja se fica em 30.. ou muito acima de 30, se ficarem acima de 30.. eh problema..
    - qual o sinal dos clientes ? -65 é um sinal aceitave... -50 é um sinal excelente.. -70.. é pessimo.. -80 ... piorou.. todos os clientes devem ficar com sinal excelente
    - qual potencia esta usando ?
    - verificou se nao entrou agua na antena ?
    - agua no cabo ?
    - verificou instalação no cliente ?
    - verifique se os cabos de todos os lados (cliente e torre) nao estao em curto... (nao podem estar em curto)
    - na configuração do mikrotik/wireless tem opção de freq. usage ... clique.. monitore por +- 1 minuto.. e veja qual tem o menor uso.. entao.. mude o canal do cartao para o que tem menor uso..

    fazendo isso voce pode resolver seu problema.. :P

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Faça! Dando certo explico.
    Aqui eu tenho um enlace de 2 km usando NsStreme, com 8602, e o up time não passava de 2 horas, ai desabilitei esse "periodic calibration" e o problema foi resolvido. Pode ser causa de alguns de nossos problemas, no meu caso tenho certeza que é falha no cartão pois tenho outros com a mesma configuração e não deu problema algum.

  11. #11

    Padrão

    Nada mais nada menos que interferência, tive aki o mesmo problema durante o dia orrível, à noite uma maravilha de vez enquando à noite tamb ficava ruim + era muito raro a solução é fazer testes de canais livres 1 por 1 o que ficar bom ou com menos perda vc utiliza caso não resolva mude de polarização, aki ainda não mudei de polarização + ja vou mudar, por enquanto resolvi usando o canal MKK 14 ta show de bola qualquer horário ( aqui não tenho problema com Anatel)
    as placas pci dos clientes que não suportaram o 14 e troquei, foram somente 5 da rede, se fosse problema de antenas, cabos ou conectores à noite tamb ficaria ruim.
    Qual tipo de antena vc utiliza?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao vai funcionar o que o david falou..

    o seu problema é fisico e nao confiugração (alias.. eh configuração tambem)

    - coloque o ack em dinamico e veja se fica em 30.. ou muito acima de 30, se ficarem acima de 30.. eh problema..
    - qual o sinal dos clientes ? -65 é um sinal aceitave... -50 é um sinal excelente.. -70.. é pessimo.. -80 ... piorou.. todos os clientes devem ficar com sinal excelente
    - qual potencia esta usando ?
    - verificou se nao entrou agua na antena ?
    - agua no cabo ?
    - verificou instalação no cliente ?
    - verifique se os cabos de todos os lados (cliente e torre) nao estao em curto... (nao podem estar em curto)
    - na configuração do mikrotik/wireless tem opção de freq. usage ... clique.. monitore por +- 1 minuto.. e veja qual tem o menor uso.. entao.. mude o canal do cartao para o que tem menor uso..

    fazendo isso voce pode resolver seu problema.. :P
    Vendo vc falar assim parece facil, tenho clientes aqui com até -82 devido a alvores.

    Por se uma cidade pequena e ter muitas arvores antigas e grande, tenho clientes com até -82 (no maximo 7km da torre) e a inernet tá blz. Agora tenho cliente a mais de 12km em raio da torre com -71.

  13. #13

    Padrão

    Alexadre como vc fez para personalizar o programa de acesso remoto para suporte aos clientes?

    Você usa a versão paga?

    Obrigado.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Aqui eu tenho um enlace de 2 km usando NsStreme, com 8602, e o up time não passava de 2 horas, ai desabilitei esse "periodic calibration" e o problema foi resolvido. Pode ser causa de alguns de nossos problemas, no meu caso tenho certeza que é falha no cartão pois tenho outros com a mesma configuração e não deu problema algum.
    Minha dica é por experiencia mesmo... Nao recomendo desabilitar, mas sim aumentar o tempo para 30 minutos (já é suficiente). Caso não resolva, temos várias outras opções (como algumas citadas pelo Alexandre).

  15. #15

    Padrão

    se vc desligar o periodic calibration voce pode danificar o hardware, ele trabalha a potencia do radio de acordo com a temperatura ele reduz o consumo do cartao...

    principalmente estes cartoes de alta potencia ....


    Josue: tenho um ptp com esses 8602 funcionando sem problemas faz 1 ano já.. uma pena este cartao nao suportar modo tubro.. mas aqui ta excelente.. passando 18MB up e 15 down

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Amigos comecei a enfrente a pouco tempo um problema muito estranho, do nada 2 das minhas RBs começaram a perder muito pacote nos testes de ping com os clientes, a ficar com latencia alta e o ACK dos clientes tb alto.
    Estava tudo normal, tudo funcionava que era uma maravilha, esse problema está acontecendo mesmo com apenas 5 clientes conectados e trafegando poquíssimo.
    O mas estranho é que a noite tudo fica normal, é só o sol ir em bora e o tempo esfriar um pouco que o pig volta pra 3ms a ACK baixa e fica tudo muito lindo.

    Alguem sabe pq, ou minhas RBs forar mordidas por vampiros.

    amigo passei por um problema semelhante, um cliente a 5 km (com pouca vizada, ping de 10 ms antes do ocorrido) depois de 3 meses funfando que é uma blz, derepente hora funcionava hora não. Lá o problema era o pigtail, troquei a cabou o problema. Da uma revizada nos cabos... E me fala depois.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao vai funcionar o que o david falou..

    o seu problema é fisico e nao confiugração (alias.. eh configuração tambem)

    - coloque o ack em dinamico e veja se fica em 30.. ou muito acima de 30, se ficarem acima de 30.. eh problema..
    - qual o sinal dos clientes ? -65 é um sinal aceitave... -50 é um sinal excelente.. -70.. é pessimo.. -80 ... piorou.. todos os clientes devem ficar com sinal excelente
    - qual potencia esta usando ?
    - verificou se nao entrou agua na antena ?
    - agua no cabo ?
    - verificou instalação no cliente ?
    - verifique se os cabos de todos os lados (cliente e torre) nao estao em curto... (nao podem estar em curto)
    - na configuração do mikrotik/wireless tem opção de freq. usage ... clique.. monitore por +- 1 minuto.. e veja qual tem o menor uso.. entao.. mude o canal do cartao para o que tem menor uso..

    fazendo isso voce pode resolver seu problema.. :P
    Vc quer saber a força que chega nos clientes ou a que chega dos clientes?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Vendo vc falar assim parece facil, tenho clientes aqui com até -82 devido a alvores.

    Por se uma cidade pequena e ter muitas arvores antigas e grande, tenho clientes com até -82 (no maximo 7km da torre) e a inernet tá blz. Agora tenho cliente a mais de 12km em raio da torre com -71.
    Isso ai mesmo, tb tenho essa experiencia aqui cliente a 3km da torre com 80db e outro a 8km com 68db, já cansei de tentar achar problema no cliente, não encontro nada, cheguei a trocar tudo e nada de melhoras. Mas como está funcionando muito bem deixei pra lá.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jaidamasceno Ver Post
    Nada mais nada menos que interferência, tive aki o mesmo problema durante o dia orrível, à noite uma maravilha de vez enquando à noite tamb ficava ruim + era muito raro a solução é fazer testes de canais livres 1 por 1 o que ficar bom ou com menos perda vc utiliza caso não resolva mude de polarização, aki ainda não mudei de polarização + ja vou mudar, por enquanto resolvi usando o canal MKK 14 ta show de bola qualquer horário ( aqui não tenho problema com Anatel)
    as placas pci dos clientes que não suportaram o 14 e troquei, foram somente 5 da rede, se fosse problema de antenas, cabos ou conectores à noite tamb ficaria ruim.
    Qual tipo de antena vc utiliza?
    To utilizando as setorias de 90º da Aquario, sei que todo mundo vai falar que é um lixo, mas já estou providenciando a troca das mesmas por umas de 15dbi da ECMTEST.
    O estranho é que começou a dar zica de uma hora pra outra!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aguiar2 Ver Post
    amigo passei por um problema semelhante, um cliente a 5 km (com pouca vizada, ping de 10 ms antes do ocorrido) depois de 3 meses funfando que é uma blz, derepente hora funcionava hora não. Lá o problema era o pigtail, troquei a cabou o problema. Da uma revizada nos cabos... E me fala depois.
    Gente na boa, sei que vcs não me conhecem aqui no forum pq posto pouco, mas sou um cara esperto e coerente, prefiro aprender com a experiencia dos outros que ficar dando com a cara no muro, pra chegar a pedir ajuda é pq já fiz todo o procedimento normal, revisei tudo e tudo e tudo...
    Última edição por warllock01; 21-03-2009 às 16:40.