+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid+ZPH

    Pessoal, depois demuito custo consegui instalar o Debian+Squid e colocar-lo para funcionar, ai fiquei sabendo desse ZPH, qual a finalidade dele ? Aproveitando o tópico, em vez de habilitar o proxy do mk e colocar o linux como parent, eu fiz uma regra no NAT redirecionando meus clientes para o IP e porta do proxy, capturando as portas 21,80,443, são somente estas portas mesmo ? Esta regra que eu fiz pode dar problemas ?

    Obrigado!!!

  2. #2

    Padrão

    zph faz o cache full e o debian lenny ja vem com ele instalado

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Pessoal, depois demuito custo consegui instalar o Debian+Squid e colocar-lo para funcionar, ai fiquei sabendo desse ZPH, qual a finalidade dele ? Aproveitando o tópico, em vez de habilitar o proxy do mk e colocar o linux como parent, eu fiz uma regra no NAT redirecionando meus clientes para o IP e porta do proxy, capturando as portas 21,80,443, são somente estas portas mesmo ? Esta regra que eu fiz pode dar problemas ?

    Obrigado!!!
    ai brother em poucas palavras,ZPH(Zero Penalty hit) é um pacth que fizeram, que o conteudo que está em cache no squid

    é entregue ao usuario final a Full entende? Antes que pergunte, o controle de banda controla essa velocidade sim, mas procure no forum ai que se não me engano tem um forma de contornar isso, tbm dê uma olhada no site vivaolinux ok que tem um bom conteudo lá sobre o assunto!!

  4. #4

    Padrão

    O ZPH é aplicado ao squid, pergunto ao migo Power, o lenny ja vem com o squid instalado?
    Um bom inicio de semana a todos.

  5. #5

  6. #6
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Basicamente, o ZPH (Zero Penalty hit) marca os pacotes Hit do squid ( a mesma coisa daquelas regras do iptables X-Cache, mas pelo próprio squid). Mas, se você não configurar no limitador de banda para liberar estes pacotes marcados, de nada irá adiantar usar o ZPH

  7. #7

    Padrão

    NO Linux tem que ter uma noção basica dele mas os comandos sao
    apt-get install squid, porem tem que configurar uns itens como repositorio e etc
    melhor pegar os tutos dos manos ae que tem a receita completinha

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    NO Linux tem que ter uma noção basica dele mas os comandos sao
    apt-get install squid, porem tem que configurar uns itens como repositorio e etc
    melhor pegar os tutos dos manos ae que tem a receita completinha

    Gostaria de saber se o amigo está se referindo a minha pergunta, se sim, falta a resposta, não estou precisnado de tutorial nenhum para instalar nada. releia a pergunta se for o caso.
    Um bom fim de semana para todos.

  9. #9

    Padrão

    ZPH (Zero Penalty hit) - Patch desenvolvido com a finalidade de marcar os pacotes saindo do squid para outras maquinas da rede, se bem me lembro relacionado publicamente pela primeira vez com Mikrotik no MUM Egito mostrando as diferenças de TOS nas versões 2.x e 3.x do Mikrotik (Squid 2.6 e 3.0 já tem patch disponível, o 2.7 já tem integrado não necessitando aplicar nada (use debian 5 se quiser a coisa pronta)), sendo assim ao chegarem noutra maquina da rede, tais identificadores permitem a seleção, marcação e controle sobre tal conteúdo, possibilitando muito mais do que um 'caxêfúl'. Desculpe o desprezo pela palavra mas é uma noção muito torta da coisa que não compartilho com a maioria, um cache mesmo não sendo 'caxêfúl' tem muito a oferecer.

    Ex: o cliente assina um plano de adsl de 1mb/300k com garantia de 10% apenas ou seja, 100k/30k, porém, se o nosso 'cliente' estiver acessando conteúdo marcado pelo ZPH, o mesmo será enviado a ele na velocidade de até 1mb, sem afetar o consumo do link contratado mas apenas usando o cache disponibilizado pela operadora e previsto no plano contratado. Já se o conteúdo for um p2p por exemplo vai acontecer que não há cache, então o cliente vai ficar no limite dos 10%, conseguem enxergar a grande eficácia disso ?

    Abraço a todos, espero que tenha ficado didatico o exemplo.

    M4D3
    Última edição por m4d3; 14-04-2009 às 15:14.

  10. #10

    Padrão

    agora te pergunto qual amelhor conf do zph aqui ta assim
    zph_mode tos
    zph_local 0x30
    debiam lenny 5 squid 2.7

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    agora te pergunto qual amelhor conf do zph aqui ta assim
    zph_mode tos
    zph_local 0x30
    debiam lenny 5 squid 2.7
    A melhor config? o zph só marca os pacotes que saem de dentro do squid então não existe a melhor config. Nesse seu caso os pacotes saem marcados com 0x30. Agora a melhor maneira de liberar o que foi cacheado depende da estrutura da sua rede.

  12. #12

    Padrão

    minha rede é toda com mk e minhas pontes sao todas em 5.8wds mk onde elas suportam 30mb entre as pontes mas uma coisa, que o pessoal fala é que os cartoes suportam um trafego de 1mb no maximo, que depois disso ele deixa todos lentos, com isso como utilizar o zph de forma correta

  13. #13
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    minha rede é toda com mk e minhas pontes sao todas em 5.8wds mk onde elas suportam 30mb entre as pontes mas uma coisa, que o pessoal fala é que os cartoes suportam um trafego de 1mb no maximo, que depois disso ele deixa todos lentos, com isso como utilizar o zph de forma correta
    Aí não tem nada com o ZPH, essa parte de limitação é com o mikrotik (ou o seu controle de banda). O trabalho do ZPH é só falar para o firewall = "Oiê, eu sou um pacote da regra 0x30 (exemplo)! O quê você vai fazer comigo? Tou esperando!"

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Aí não tem nada com o ZPH, essa parte de limitação é com o mikrotik (ou o seu controle de banda). O trabalho do ZPH é só falar para o firewall = "Oiê, eu sou um pacote da regra 0x30 (exemplo)! O quê você vai fazer comigo? Tou esperando!"
    Oiê!!! uhauahauhauahu boa gostei.
    Powernetscm tu tem que fazer o teste pratico ai na tua rede para saber a capacidade dela entende? quantos Mbyte ou Mbits ela tranfesre sem congestionamento com um radio ovistlink e uma pci ralink eu conseguia 1 Mbyte/s que é ~ 8Mbits/s