Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance por Rotas...

    Galera,
    estou estudando Load Balance e já consegui trabalhar com 2 ou 3 links de várias formas usando esses WIKI que encontramos nos forums (ou seja, marcando pacotes)
    porém, o que eu realmente quero, ainda não consegui... quero rodar Load Balance usando WEB PROXY e HOTSPOT...

    um conhecido deixou eu entrar no mikrotik dele, porém ele não intende nada, quem montou o provedor dele foi outra pessoa. vamos lá, vou falar sobre o que ví...

    o cara configurou um PC (mikrotik) como WEB PROXY + Load Balance e o hotspot dele ficou na RB600 que mandava LINK pras torres...
    quando acessei esse PC, o que mais me chamou atenção é que ele criou várias rotas (ip>>routes) com DESTINATIONs diferentes para o Link2 e não tinha nada de "Routing Mark" nas rotas... e não ví nada em filter nem mangle relacionado aos Destinations, só umas permissões para msn e outras portas pudessem navegar no link2 sem ficar caindo...
    não ví mais nada, pq em seguida ele derrubou a conexao pra eu sair do sistema dele...

    afirmo que os 2 links dele estavam trabalhando com tráfegos iguais e o Web Proxy estava rodando junto sem problemas, porém ele não especificou ip nenhuma em IP>>WEB PROXY>>ACCESS

    vamos estudar a continuidade disso...

    alguem sabe?
    Última edição por prdemori; 22-03-2009 às 23:51. Razão: alterar

  2. #2

    Padrão

    amigo... eu ja usei bastante esse balanceamento.. e vc tem q adaptar conforme o seu trafego..


    mais ou menos assim

    nos destinations.. vc coloca os ips mais usados pra acesso.. e todo o resto vai pro outro link
    eu tinha 2 links de 2 mega da brt e embratel, e funcionava perfeitamente... mas vc tem q adaptar
    conforme o uso dos seus clientes


    destinations

    201.0.0.0/8
    206.0.0.0/8
    207.0.0.0/8
    189.0.0.0/8
    64.0.0.0/8
    65.0.0.0/8
    66.0.0.0/8
    67.0.0.0/8
    68.0.0.0/8
    69.0.0.0/8


    era mais ou menos assim q eu usava...

  3. #3

    Padrão

    amigo, muito obrigado mesmo...
    está funcionando perfeitamente aqui...

    vou fazer mais algumas perguntas:
    - Depois que destinou rotas, teve algum problema com sites de bancos ou msn, alguma coisa?
    - Precisou de alguma coisa em NAT ou MANGLE para auxiliar essas rotas?
    - Voce disse: "já usei bastante esse balanceamento" Por que não usa mais?

    mais uma vez, obrigado!

  4. #4

    Padrão

    hoje tenho meu provedor.. e nao tenho a necessidade de um balancemaneto por enquanto, mas quando trabalhava em um provedor eu usava esse balanceamento por rotas, e foi feito um upgrade do link de 2 megas da Embratel para 8 megas, e nao existiu mais a necessidade desse balanceamento.

    nao vi nenhum problema com msn e sites de bancos, pois a conexão inteira sai somente por um link, o balanceamento é feito pelo indereço de saida. Lembrando que vc tem q ter uma rota estatica, e ficar sempre observando o consumo do link pra balancear conforme sua necessidade.

  5. #5

    Padrão

    é isso aí Galera,
    com esse Load Balance por rotas é possível fazer de tudo no mesmo Mikrotik!
    para os que se beneficiaram do conhecimento compartilhado aqui neste Tópico,
    não custa nada agradecer o nosso amigo GEISSONHUGO pela iniciativa.

    e mais uma vez, obrigado GEISSONHUGO pela ajuda!

  6. #6

    Padrão

    estamos aki pra isso..... compartilhar conhecimento... vlw

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GEISSONHUGO Ver Post
    amigo... eu ja usei bastante esse balanceamento.. e vc tem q adaptar conforme o seu trafego..


    mais ou menos assim

    nos destinations.. vc coloca os ips mais usados pra acesso.. e todo o resto vai pro outro link
    eu tinha 2 links de 2 mega da brt e embratel, e funcionava perfeitamente... mas vc tem q adaptar
    conforme o uso dos seus clientes


    destinations

    201.0.0.0/8
    206.0.0.0/8
    207.0.0.0/8
    189.0.0.0/8
    64.0.0.0/8
    65.0.0.0/8
    66.0.0.0/8
    67.0.0.0/8
    68.0.0.0/8
    69.0.0.0/8


    era mais ou menos assim q eu usava...


    Caro amigo, tenho certeza que suas informações serão muito úteis para quem precisa fazer balanceamento de links, muito obrigado!

    Mas aproveitando a oportunidade, gostaria de fazer uma pergunta:

    Utilizando este tipo de configuração, o que acontecerá caso um dos links pare de funcionar?

    Tem como implementar algo para direcionar automaticamente todo o tráfego para somente o link que estiver funcionando normal?

    Mais uma vez agradeço.

  8. #8

    Padrão

    creio eu que com certeza deve ter algum watchdog.. mas agora eu estou meio sem tempo pra testar e bolas algumas regras pra isso..... mas assim q eu tiver um tempo vou bolar alguma coisa assim.....

  9. #9

    Padrão

    SantiagoMG,
    dá uma estudada nesse wiki abaixo... quem sabe voce consiga desenvolver o que precisa!
    Tutoriais/Wireless/FailOver-Link de Sombra - UnderLinux Wiki

    Agracecer nao custa nada.. eh soh um Clique......

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por prdemori Ver Post
    SantiagoMG,
    dá uma estudada nesse wiki abaixo... quem sabe voce consiga desenvolver o que precisa!
    Tutoriais/Wireless/FailOver-Link de Sombra - UnderLinux Wiki

    Agracecer nao custa nada.. eh soh um Clique......

    Valeu pela dica!

    Assim que tiver algum resultado relevante, reporto aos colegas.

  11. #11
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Tem algum passo a passo que me ajude a fazer esse balanceamento?

    Nao tenho a minima ideia de como ele funciona estou mais perdido que cego em tiroteio...

    Se puderem postar algum link eu agradeço


    Abraço a todos

  12. #12

    Padrão

    Amigo acho que o balanceamento que vc está dizendo é o com NTH ele divide muito bem as conexoes porem alguns sites acabam nao navegando direito por que as conexoes do site acabam se dividindo, no entanto existem soluçoes para este problema. Ainda é possivel especificar a porcentagem se você tiver no caso um link de 1mb e outro de 2mb, fazer a divisao mandando 2x mais para o link maior.

    Aqui uso balanceamento por serviços marcando os pacotes como você citou anteriormente e está funcionando tranquilo.

    Abs!

  13. #13

    Padrão

    edcomrocha,
    muito simples, vai em IP >>> Routes...
    primeiro voce adiciona o Gateway do link principal...
    depois voce adiciona o Gateway do segundo link destinando os ip que ele vai atender chamados... usa os ips que o geissonhugo passou já ajudam muito.

    depois é só voce observar o consumo dos links, adicionar ou remover ips para calibrar o balanceamento.

    OBS. esse é o único balanceamento que eu consegui rodar junto com webproxy e hostpot na mesma máquina. Os demais consegui fazer funcionar, porém tive problemas em sites de bancos e não funcionou junto com webproxy.

    posta aqui o resultado...
    Última edição por prdemori; 05-04-2009 às 23:18. Razão: adicionar informação

  14. #14

    Smile

    ip firewall mangle print

    #load balance da porta 80

    chain=prerouting action=routing-mark new-routing-mark=traffic-80 passthrough=no protocol=tcp src-address-list=redenet dst-address-list=youtube

    ip route print

    dst-address=0.0.0.0/0 gateway-interface=pppoe interface=pppoe routing-mark=traffic-80

    A rota marcada com traffic-80 vai pelo gateway atraves da interface pppoe, também poderia ser redirecionada paraum gateway fixo utilizando o campo gateway e nao gateway-interface como no exemplo. É possivel checar para ver se o gateway esta online, assim como é possivel colocar mais de 1 gateway para a mesma marcacao de rota, para isso utilize o campo check gateway.

    Espero ter ajudado
    Abs!

  15. #15
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por prdemori Ver Post
    edcomrocha,
    muito simples, vai em IP >>> Routes...
    primeiro voce adiciona o Gateway do link principal...
    depois voce adiciona o Gateway do segundo link destinando os ip que ele vai atender chamados... usa os ips que o geissonhugo passou já ajudam muito.

    depois é só voce observar o consumo dos links, adicionar ou remover ips para calibrar o balanceamento.

    OBS. esse é o único balanceamento que eu consegui rodar junto com webproxy e hostpot na mesma máquina. Os demais consegui fazer funcionar, porém tive problemas em sites de bancos e não funcionou junto com webproxy.

    posta aqui o resultado...
    Deixa eu ver se entendi bem...

    Os ips que eu adicionar em destinations sao os ips dos site que vao sair por um link e todo o resto que eu nao adicionar sai pelo link principal é isso mesmo??

    Daqui uns dias vou trocar um ap que tenho aqui que é um wds com o mk principal por uma router board com setoriais ai vou implementar o load balance que sera quando eu vou pegar mais um link tambem, ai vai ficar assim:

    Um link vai estar em um lugar e o outro link em outro local, quando eu fazer isso vou configurar o load balance na router board que é uma rb153 ai eu posto os resultados

    Falow abraço

    Obrigado pela força

  16. #16

    Smile

    Com address-list e marcacao de rotas acredito que fica melhor. E possivel adicionar redes inteiras nas address-lists funciona da mesma maneira!

    Abs!

  17. #17

    Padrão

    vou fazer testes com o método usado pelo amigo darklinux3.
    deve ser intereçante. postarei aqui o resultado.

    valeu aí amigo!

  18. #18

    Padrão

    hoje eu vejo o balanceamento por rotas um dos mais eficientes pelo uso do web-proxy....


    usei bastante e nao tive problemas.. e vou voltar a usar ele novamente...

  19. #19

    Padrão

    Que tópico excelente este!!!!!!!!!

    PessoaALL,

    Vamos disponibilizar a lista completa dos ips:

    Só tenho esta:

    201.0.0.0/8
    206.0.0.0/8
    207.0.0.0/8
    189.0.0.0/8
    64.0.0.0/8
    65.0.0.0/8
    66.0.0.0/8
    67.0.0.0/8
    68.0.0.0/8
    69.0.0.0/8

  20. #20

    Padrão

    EdilsonLSouza,

    muito simples...
    entra no "Prompt de comando" e vai pingando nos sites que voce acha que são mais acessados pelos seus clientes - lá no ping aparece o ip do site, aí vc pega só a primeira classe de números e adiciona XXX.0.0.0/8...

    depois vai adicionando na sua lista... voce precisa ficar observando seu servidor nos horarios de pico para calibrar melhor esse balanço conforme os acessos dos seus clientes. (adiciona um IP... remove outro... assim vai...)

    boa sorte...