Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como saber a hora de ampliar o link

    Pessoal desculpem pela pergunta, sou novo e estou aprendendo, mas tenho um link de 3mega full, pela brt, a questão é a seguinte este link da suporte para qtos clientes?, como saber a hora de ampliar isto? Existe algum tipo de calculo para isto? Cerca de 90% dos meus clientes estão com velocidade de 256Kbps, controlados por mk, distribuidos por 4 pontos, todos com controle de banda pela queues, Obrigado pela atenção.
    Última edição por heltondorl; 26-03-2009 às 20:19.

  2. #2

    Padrão

    Caro,

    a 256Kbps você pode atender em torno de 250 clientes, sem problemas, nesses 3 Mbps dedicados. Afirmo por experiência devido a grande quantidades de redes que já montei, configurei, ampliei, etc.

  3. #3

    Padrão

    Muito obrigado foi de grande ajuda.



    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Caro,

    a 256Kbps você pode atender em torno de 250 clientes, sem problemas, nesses 3 Mbps dedicados. Afirmo por experiência devido a grande quantidades de redes que já montei, configurei, ampliei, etc.

  4. #4

    Padrão

    para ter qualidade, eu apostaria 150 no máximo. mas vai depender do perfil dos teus clientes também.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por heltondorl Ver Post
    Pessoal desculpem pela pergunta, sou novo e estou aprendendo, mas tenho um link de 3mega full, pela brt, a questão é a seguinte este link da suporte para qtos clientes?, como saber a hora de ampliar isto? Existe algum tipo de calculo para isto? Cerca de 90% dos meus clientes estão com velocidade de 256Kbps, controlados por mk, distribuidos por 4 pontos, todos com controle de banda pela queues, Obrigado pela atenção.
    Olha eu tenho um link de 2mb full (navegação, dow, etc...) e outro de 2mb(msn e youtube) diamante com 50% de banda garantida. Tambem tenho clientes a 128K e 256K e no horario de pico chego a ter 67 clientes ON e o link fica topado direto. E nisso eu ainda tenho cache full.

    Você tem que ficar de olho no grafico no mk, se ele ficar topado por mais de 10 ou 20 minutos e se isso acontecer com frequência ai e hora de pedir outro link.

    Já to ajeitando pra pedir outro pra BrT tambem.

    OBS: Pelo que meu grafico ainda conta certa de 20% da minha navegação é do cache full.
    Última edição por NetoGO23; 27-03-2009 às 07:31.

  6. #6

    Padrão

    Neto amigo, eu não tenho experiencia nisso, porque ainda não cheguei nestes números.
    Sabe como é pequeninho, né?

    Mas pelo que tenho lido e agora pelo que o Marcelo postou, será que não tem alguma coisa prejudicando tua rede?

  7. #7

    Padrão

    Amigo, verifique se você está limitando conexoes simultaneas de cada cliente, aproveite e crie uma queue para nunca deixar o upload no max, assim reduzirá problemas de navegacao devido a uso dos clientes ou consumo de toda sua banda. A implantacao do controle do trafego gerado por virus é interessante, isso diminui o lixo navegando na sua rede. Nos horarios de pico teste com ping para fora da sua rede, se mesmo assim ocorrerem perdas de pacotes sua banda pode estar no limite.
    Nao sei se é o seu caso, mas uma coisa que pode ocasionar reclamacoes é a questao do proxy, pois quanto maior o tamanho do cache o servidor proxy ficará buscando determinado arquivo durante mais tempo. Isso foi testado por mim, a performance do cache cái devido ao aumento do tamanho dos arquivos cache. Portanto o ideal é limpar o cache de tempos e tempos.

    Espero ter ajudado.
    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Olha eu tenho um link de 2mb full (navegação, dow, etc...) e outro de 2mb(msn e youtube) diamante com 50% de banda garantida. Tambem tenho clientes a 128K e 256K e no horario de pico chego a ter 67 clientes ON e o link fica topado direto. E nisso eu ainda tenho cache full.

    Você tem que ficar de olho no grafico no mk, se ele ficar topado por mais de 10 ou 20 minutos e se isso acontecer com frequência ai e hora de pedir outro link.

    Já to ajeitando pra pedir outro pra BrT tambem.

    OBS: Pelo que meu grafico ainda conta certa de 20% da minha navegação é do cache full.

    Que isso!!! rsrs

    67 clientes e no máximo do link???

    Olha, a sua rede está mal configurada.

  9. #9

    Padrão

    Na cidade onde tenho repetidora tem 40 clientes cadastrados, no horario de pico dos 40 28 a 33 estão acessando e baixando coisas. Isso só em uma repetidora.

    Agora, tambem acho q um pouco é a qualidade do link.

    Aqui uso hotspot, amarro a senha ao MAC, só aceita um acesso de cada vez, a grande maioria é 256K, cerca de 20% a 30% é navegação de cache.

    Me corrigam se eu estiver errado, 2mb full 4 pessoas baixando a 256K já vai a banda toda não??!!

    No dia que o meu link foi montanto fiz um teste de dow de um linux e o mesmo não passou de 240kbps.

    Será q a BrT tá me vendedo lixo?

    No NAT tem as regras de drup de varios virus.

    Será q resolve?

    No Queue=> queue tree tem o controle de P2P In e Out limitado a 8k, o cache full, pag hotspot e winbox
    Última edição por NetoGO23; 28-03-2009 às 08:01.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Que isso!!! rsrs

    67 clientes e no máximo do link???

    Olha, a sua rede está mal configurada.
    Cadastrados são mais, agora o que citei são 67 clientes On-Line, navegando e baixando. Agora cadastrados são mais.

    Isso pq tenho outro link diamante com 50% de banda garantida para MSN e youtube.

  11. #11

    Cool

    Segue em anexo imagens dos graficos de consumo da banda.

    Link 2mb Full
    Link 2mb 50%
    Saida Torres

    E ai o q acham??

    Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link 2mb full - 01.jpg
Visualizações:	175
Tamanho: 	138,2 KB
ID:      	3869   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link 2mb full - 02.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	96,9 KB
ID:      	3870  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link 2mb full - 03.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	105,3 KB
ID:      	3871   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link 2mb full - 04.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	3872  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link 2mb 50% - 01.jpg
Visualizações:	125
Tamanho: 	120,2 KB
ID:      	3873   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link 2mb 50% - 02.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	105,6 KB
ID:      	3874  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link 2mb 50% - 03.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	107,3 KB
ID:      	3875   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link 2mb 50% - 04.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	86,4 KB
ID:      	3876  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Saida Torres - 01.jpg
Visualizações:	108
Tamanho: 	114,4 KB
ID:      	3877   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Saida Torres - 02.jpg
Visualizações:	109
Tamanho: 	97,8 KB
ID:      	3878  


  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Segue em anexo imagens dos graficos de consumo da banda.

    Link 2mb Full
    Link 2mb 50%
    Saida Torres

    E ai o q acham??

    Obrigado.
    Realmente tem algo de errado na tua rede, pois se notar bem você por vezes está topando seu link, a saída maior está sendo a que vai para os clientes (é claro!), emfim... só vendo mesmo para analisar melhor essa configuração!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Segue em anexo imagens dos graficos de consumo da banda.

    Link 2mb Full
    Link 2mb 50%
    Saida Torres

    E ai o q acham??

    Obrigado.
    Caro Neto, segue esta dica valiosa:

    na segunda aba do Queues do Mikrotik é onde você põe a banda garantida vendida ao cliente. Caso não coloque nada você estará garantindo 100% de velocidade ao cliente. Logo, quando 4 clientes navegarem no máxmo ao mesmo um link de 1 Mbps será consumido automaticamente.

    Nessa aba que citei ponha, por exemplo, 50Kbps. Essa é a garantia de banda do cliente; ou seja, mesmo que 20 clientes estejam navegando ao mesmo tempo a banda não será consumida por alguns e, sim, que 20 clientes conseguirão navegar ao mesmo tempo. Com certeza há outros ítens para serem vistos em sua rede. Revise-a direitinho e conseguirá pôr 80 clientes em apenas 1Mbps (a 256K).

    Ou você pensa que as operadoras vendem ADSL garantem banda de 100% aos clientes? Garantem entre 10% e 30%, no máximo.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Caro Neto, segue esta dica valiosa:

    na segunda aba do Queues do Mikrotik é onde você põe a banda garantida vendida ao cliente. Caso não coloque nada você estará garantindo 100% de velocidade ao cliente. Logo, quando 4 clientes navegarem no máxmo ao mesmo um link de 1 Mbps será consumido automaticamente.

    Nessa aba que citei ponha, por exemplo, 50Kbps. Essa é a garantia de banda do cliente; ou seja, mesmo que 20 clientes estejam navegando ao mesmo tempo a banda não será consumida por alguns e, sim, que 20 clientes conseguirão navegar ao mesmo tempo. Com certeza há outros ítens para serem vistos em sua rede. Revise-a direitinho e conseguirá pôr 80 clientes em apenas 1Mbps (a 256K).

    Ou você pensa que as operadoras vendem ADSL garantem banda de 100% aos clientes? Garantem entre 10% e 30%, no máximo.
    O meu link é de 2mb full e durante 150 segundos o cliente navega a 256K depois disso cai pra 160K.

    O controle de velocidade no hotspot eu cadastro os usuarios em perfil na IP=>HotsPot=>User(onde cadastro os usuarios e senha).

    Mas agora vou usar um balanceador de link onde a carga vai ser dividade entre os 2 link e vou ver se almento o link de 50% de banda de 2mb para 4mb e vou ver se eles me passam mais ips fixo nesse link de 50% para q eu possa repassar a alguns clientes q precisam.

  15. #15

    Padrão

    3mb atendem 150 clientes no maximo.. banda de 256k hoje é minima ..

    400 usuarios simultaneamente (60% 250k) (20% 400k) (20% 600k) consomem em media 14mb de link

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    3mb atendem 150 clientes no maximo.. banda de 256k hoje é minima ..

    400 usuarios simultaneamente (60% 250k) (20% 400k) (20% 600k) consomem em media 14mb de link
    Vc teria alguma lista atualizada de virus para fazer o drup?

    Se tiver disponibiliza ai pra genta baixar.

    Obrigado.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    3mb atendem 150 clientes no maximo.. banda de 256k hoje é minima ..

    400 usuarios simultaneamente (60% 250k) (20% 400k) (20% 600k) consomem em media 14mb de link
    Essas % é a banda q seria garantida para o usuario?

    Caso não seja quantos % de banda vc garante para cada velocidade?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    3mb atendem 150 clientes no maximo.. banda de 256k hoje é minima ..

    400 usuarios simultaneamente (60% 250k) (20% 400k) (20% 600k) consomem em media 14mb de link
    Meu caro Alexandre,

    tenho clientes com 1Mbps e com 95 clientes pendurados; 2 Mbps com 180 clientes, etc. Sei do que estou falando. Mas logicamente quando mais banda livre melhor.

  19. #19

    Padrão Então estou fazendo milagres

    Seguinte: tenho 3 links de 2.5mb cada (ADSL)
    tenho 150 clientes....
    sem cache full "Gateways multiplos por grupo de usuários"
    meu pico é de 50 clientes...
    sempre 33% em média de clientes conectados...
    Agora o milagre é que eu vendo 256k 512 800 e 1.2mb, e milagrosamente, não tenho problemas com falta de link
    teoricamente tenho 2.5mb a cada 50 usuários....
    e não me falta link tão pouco problemas de performance....
    detalhe:
    3mb só pra navegação
    512k pra msn
    128k pra conexão remota
    256k pra sql e oracle
    400k P2P
    600k Rapidshare
    300k ICMP
    300k UDP
    512k Email
    E ainda me sobra um restinho de link
    Ainda não consegui fazer foi o Cache full para o mk3.13
    e minha rb é uma rb433ah com 3 cm10 e 3 hiperlink 17-90
    hehehe
    Abraços.....

  20. #20

    Padrão

    Seria interessante avaliar não um aumento de seu link e sim a contratação de outro com outra operadora, assim você teria um link redundante.
    Para a região sul (RS) a Sim Telecom é uma ótima alternativa.