Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como montar um servidor adsl

    Galera eh o seguinte...
    em minha cidade trabalho com rede cabeada e wireless... mas tenho tido muitos problemas com a rede cabeada, tudo devido a sobre-cargas eletricas e queima de switchs... entaum decidi estuda rede adsl, q me seria muito util devido as distancias q o equipamento conseque atingir... porém soh conseguir encontrado esquemas q usam modem adsl nas duas extremidades da rede (servidor -- cliente)... mas dessa forma naum daria... pq tenho mais ou menos 150 cliente. Entaum queria saber se teria como montar um servidor adsl... e os modens soh ficaria na casa do cliente...

    Isso eh possivel??

    Jah agradecido.

    PS
    Moderador, fique livre pra qq alteração no tópico.
    Abraço

  2. #2

    Padrão

    Sim é possível porém os equipamentos são bem caros, como base use os Avaya, NEC, Ericcson ou Siemens e você precisaria de uma licença STFC para operar.
    Também seria necessário para um alcance maior o uso de centrais URA, elas deveriam ser interligadas por um ATM ou Fibra ótica.
    Acho que seu custo inicial não compensaria pelo número de clientes que você tem, acho que como sugestão use Wireless ou Canopy.
    --Edit--
    Esqueci de um detalhe, se são 150 clientes vocês precisaria de 150 pares ou um cabo que suportasse todos esses pares, que é bem caro.
    Última edição por fssfilipe; 01-04-2009 às 19:16. Razão: Mais informações...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aRtUrMuCuGe Ver Post
    Galera eh o seguinte...
    em minha cidade trabalho com rede cabeada e wireless... mas tenho tido muitos problemas com a rede cabeada, tudo devido a sobre-cargas eletricas e queima de switchs... entaum decidi estuda rede adsl, q me seria muito util devido as distancias q o equipamento conseque atingir... porém soh conseguir encontrado esquemas q usam modem adsl nas duas extremidades da rede (servidor -- cliente)... mas dessa forma naum daria... pq tenho mais ou menos 150 cliente. Entaum queria saber se teria como montar um servidor adsl... e os modens soh ficaria na casa do cliente...

    Isso eh possivel??

    Jah agradecido.

    PS
    Moderador, fique livre pra qq alteração no tópico.
    Abraço
    Ola!

    Você já ouviu falar em HPNA? Da uma pesquisada e vê se não te serve.


    Falow!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lgiudice Ver Post
    Ola!

    Você já ouviu falar em HPNA? Da uma pesquisada e vê se não te serve.


    Falow!!
    tem o hpna 3.0 da cianet, e bem em conta, 190 reais cada equipamento cliente, pesquise e vera, pode ser a saida para vc, pena ainda não estarem homologados..

  5. #5

    Padrão

    Voce teria que ter um servidor, seu link, sua infra-estrutura... Fora os cabos ate a casa do cliente, os modens e tudo mais...

    Va tirando o cavalo da chuva se vc pensa que alguma operadora de telefonia vai te permitir usar o sistema telefonico dela...

    Portanto o melhor sistema ainda é cabear a cidade...

  6. #6

    Padrão

    Amigo se você está tendo problemas com raios, sobrecarga etc. Imagina quantos modens não vão queimar usando Adsl? essa não é a solução para o seu problema.

    Procure isolar seus equipamentos de alguma forma.

    Abraço.

  7. #7

    Padrão

    Eu trabalho com rede cabeada e problemas com energia jah foram resolvidos ... agora o meu problema eh com tempo ... chuvas com relampagos ... e vi que isso nao tem jeito ... jah instalei protetor de surto e talz mas nao resolve nao ... aqui onde eu moro os tres primeiros meses do ano eh um inferno tem dia que o raio cai no cabo e torra tudo que vem pela frente ... isso eh inevitavel e nao tem como resolver ... pois nao tem como colocar para raio no poste ... eu acredito que isso faça parte do negócio pois todos os negocios nao existem soh de lucros ... e esse eh um dos prejuizos ... eu soh sei que quando passa essa epoca minha rede estabiliza e eu nao tenho tanto prejuizo como eu tenho quando o tempo tah assim !

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eu trabalho com rede cabeada e problemas com energia jah foram resolvidos ... agora o meu problema eh com tempo ... chuvas com relampagos ... e vi que isso nao tem jeito ... jah instalei protetor de surto e talz mas nao resolve nao ... aqui onde eu moro os tres primeiros meses do ano eh um inferno tem dia que o raio cai no cabo e torra tudo que vem pela frente ... isso eh inevitavel e nao tem como resolver ... pois nao tem como colocar para raio no poste ... eu acredito que isso faça parte do negócio pois todos os negocios nao existem soh de lucros ... e esse eh um dos prejuizos ... eu soh sei que quando passa essa epoca minha rede estabiliza e eu nao tenho tanto prejuizo como eu tenho quando o tempo tah assim !
    Você faz é alugar os postes da consercionária de energia? Pois o meu problema aqui é alugar isso. Fica muito caro o aluguel.
    Qual foi a sua solução para esse problema?

  9. #9

    Padrão

    I aew galera... vlw mermo!! pelos esclarecimentos...
    mas ainda tenho algumas duvidas.. mas jah agradeço muito

    Bom... encontrei esse materia na net

    HomePNA Switch

    MercadoLivre: Kit Home PNA Switch 12 + 7 Placa PCI + 5 Adapt USB - R$ 1490.00

    eu quero montar uma rede no tipo da do primeiro link.. mas para 150 clientes
    e naum tem um hub/switch HPNA com mais portas q a do 2º link??

    Vlw

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigo se você está tendo problemas com raios, sobrecarga etc. Imagina quantos modens não vão queimar usando Adsl? essa não é a solução para o seu problema.

    Procure isolar seus equipamentos de alguma forma.

    Abraço.
    A vantagem q eu vejo do sistema com HPN para o com Switch (emendas) seria q eu criaria uma rede "completa e direta" do sevidor para o cliente.. sem precisar de "emendas", ou seja, esquema 1: servidor--adsl____300m_____adsl--cliente, e naum esquema 2: servidor__100m__switch__100m__switch__100m__cliente pq um problema q tenho tido q tem me enxido muito o saco eh ter q achar e rebootar o switch travado numa rede.
    E com menos "emendas" eu vou saber q o problema está ou no servidor ou no fio ou no adsl no cliente
    Última edição por aRtUrMuCuGe; 05-04-2009 às 00:54.

  10. #10

    Padrão

    Olá Mucugê (eu ja estive ai)...

    Esse lance de HPNA é pra por em predio nao serve pra deistribuir internet entre clientes numa rua nao.

    Como sua cidade é pequena, vale cabear ela.

  11. #11

    Padrão Resolvendo Problemas na Rede Cabeada

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eu trabalho com rede cabeada e problemas com energia jah foram resolvidos ... !
    I aew galera oia eu de volta..
    Eh o seguinte... meus problemas com queima e travamento de switchs jah tam me deixa sem saco, pois pensei em usar adsl. Mas se jah percebi q o negocio naum eh taum simples assim.
    Então, tem outra alternativa?? Protetores na rede e na energia, q equipamento eu posso usar (marcas e modelos)??

    Vlw Galera..


  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aRtUrMuCuGe Ver Post
    I aew galera oia eu de volta..
    Eh o seguinte... meus problemas com queima e travamento de switchs jah tam me deixa sem saco, pois pensei em usar adsl. Mas se jah percebi q o negocio naum eh taum simples assim.
    Então, tem outra alternativa?? Protetores na rede e na energia, q equipamento eu posso usar (marcas e modelos)??
    Como voce esta levando a energia ate seus switchs?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fssfilipe Ver Post
    Sim é possível porém os equipamentos são bem caros, como base use os Avaya, NEC, Ericcson ou Siemens e você precisaria de uma licença STFC para operar.
    Também seria necessário para um alcance maior o uso de centrais URA, elas deveriam ser interligadas por um ATM ou Fibra ótica.
    Acho que seu custo inicial não compensaria pelo número de clientes que você tem, acho que como sugestão use Wireless ou Canopy.
    --Edit--
    Esqueci de um detalhe, se são 150 clientes vocês precisaria de 150 pares ou um cabo que suportasse todos esses pares, que é bem caro.
    Certíssimo!

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce teria que ter um servidor, seu link, sua infra-estrutura... Fora os cabos ate a casa do cliente, os modens e tudo mais...

    Va tirando o cavalo da chuva se vc pensa que alguma operadora de telefonia vai te permitir usar o sistema telefonico dela...

    Portanto o melhor sistema ainda é cabear a cidade...
    Bem lembrado.

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olá Mucugê (eu ja estive ai)...

    Esse lance de HPNA é pra por em predio nao serve pra deistribuir internet entre clientes numa rua nao.

    Como sua cidade é pequena, vale cabear ela.
    Concordo.

  14. #14

    Padrão

    Para 150 clientes até há concentradores ADSL2+ da Zyxel que poderiam te atender, mas isso dependeria de cabear com par metálico, que não é barato e atrai roubos, uma região muito grande.

    Minha sugestão é colocar fibra ligando regiões onde você atenda uns 20 usuários em cada, e nessas regiões utilizar ou ADSL2+ com par metálico *seu* até a casa do cliente, ou usar HPNAv3 sobre cabo coaxial nessas mesmas regiões. Fibra te dá grande distância sem precisar de switches intermediários e isolamento elétrico, além de não ter valor para venda... (o que não impede algum estúpido de roubar da primeira vez achando que é cabo de cobre, mas a 2a. vez em diante não acontece)

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Para 150 clientes até há concentradores ADSL2+ da Zyxel que poderiam te atender, mas isso dependeria de cabear com par metálico, que não é barato e atrai roubos, uma região muito grande.

    Minha sugestão é colocar fibra ligando regiões onde você atenda uns 20 usuários em cada, e nessas regiões utilizar ou ADSL2+ com par metálico *seu* até a casa do cliente, ou usar HPNAv3 sobre cabo coaxial nessas mesmas regiões. Fibra te dá grande distância sem precisar de switches intermediários e isolamento elétrico, além de não ter valor para venda... (o que não impede algum estúpido de roubar da primeira vez achando que é cabo de cobre, mas a 2a. vez em diante não acontece)
    A parte do estupido eu achei cômica

  16. #16

    Padrão

    Bem, vou falar com base em minha experiencia pessoal (com graduacao em choques e arranhoes de postes)

    Cabear sai muito mais barato e pratico.

    Por fibra é caro, se um caminhao der de cara e capota num poste vc vai ter que fazer uma emenda na fibra, e se voce nao sabe, o equipamento pra emendar figra é carissimo, fora que vc vai ter que por placas e estrutura caras so pra atender com 20.000 reais o que vc faria do mesmo jeito com 3.000.

    ADSL tem o inconviniente da operadora de telefonia que depois que souber disso vai querer tirar sua espinha de qualquer jeito (alem dos equipamentos sairem caro tambem)

    Com cabo de par trancado, o caminhao mete as caras no poste, o motorista voa por cima das casa o poste cai e voce simplismente gasta 100 metros de cabo pra repor e um switch, (experiencia propria) experimente repor 100 metros de fibra.

    Alem doque o gasto com terinamento com funcionario e a praticidade é imensa, qualquer um com 2 meses de pratica poe uma caixa e estica fios facilmente. Poe um cara pra esticar 1km de fibra pra ver quanto ele te cobra, poe um inexperiente pra ver quanta fibra ele vai perder.

    Pra mim cabear é a solucao. É mais flexivel e modular.

  17. #17

    Padrão

    também tenho interesse nesse assunto de provedor adsl, mas aí não sei quais equipamentos necessários e como funcionaria para que cada par fosse de um cliente (como ocorre na telefonia). Digamos, um cabo de 100 pares tem uma porrada de fio da mesma cor.
    Como seria do DSLAM pro poste onde entra a conexão do cliente? sei que precisa de um modem em cada ponta, mas testei ligar dois modems pela porta adsl e eles não alinharam hehe, será por que o DSLAM não estava no experimento?
    Tô pesquisando também via cable modem, tô criando uma tabela comparativa pra ver qual gasta mais inicialmente e qual leva vantagem (por enquanto wireless perde por necessitar de várias torres e depender de condições externas - algum prédio que venha a comprometer a visada...).
    Se alguém com mais leitura puder contribuir...
    Valeu.

  18. #18

    Padrão

    ninguém com mais informações, apostilas, esquemas?

  19. #19

    Padrão

    Olha,

    tem colega afirmando que para operar com ADSl é preciso licença STFC: não procede. Quem tem licença SCM também pode operar sistema ADSL próprio ou em parceria com alguma autorizada de telefonia fixa (que já possui estrutura). No caso de estrutura própria é necessário montar sistema DSLAM e mini-DSLAM's para redistribuir pela cidade.

  20. #20

    Padrão

    Eu também interpreto que basta ter a SCM e cabeamento prórprio, pois o serviço ADSL é de multimídia e não telefonia.
    E no caso do DSLAM, o par entra diretamente nele através de parafusos, conectores, como saber qual o par correto e nos postes qual o nome daquela caixinha onde entra o cabo que vai pra casa do cliente? Tô mesmo querendos aber quais os equipamentos necessários (nomes) além do modem adsl e do dslam e dos cabos ctp-apl.
    Tava pensando que para evitar usar fibra em enlaces longos (para dar acesso IP) usar um híbrido com wireless e da torre ligar ao DSLAM de determinado POP, assim, além de ter a rede cabeada possibilitaria clientes wireless também, tendo em vista que a fibra é muito cara.
    Falou