+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vocês acham necessário fazer o aterramento no cabo da antena? Se sim, como proceder?

    Vocês acham necessário fazer o aterramento no cabo da antena? Se sim, como proceder? Sei que existem cetelhadores e Light Protector (Existe homologado?), mas como utiliza-los? O fio de aterramento deles, ligo a torre mesmo ou a uma aste de cobre no chão? O que puderem me passar de informação sobre o assunto será bem-vindo, pois irei fazer um enlace longo e quero deixa-lo o mais profissional possível.

    Obs.: Antenas Andrew ou Kathrein, o minimo de cabo (Provavel LMR 600), rb433 AH e xr5, tendo trechos de até 60 km com visada perfeita e torres de 30m. Espero conseguir uns 20 MB Full.

  2. #2

    Padrão aterramento do cabo

    Para ter uma instalação bem profissional, recomenda-se um bom protetor e aterrar o cabo . Se for usar o LMR600, o protetor deve ser inserido entre o cabo e o equipamento de RF. Tanto o protetor como o cabo devem ser aterrados preferencialmente através de uma haste de cobre no chão. A haste de cobre garante uma resistência menor que a torre , logo fica mais protegida. É importante também vedar bem a parte do LMR600 que for decapado para conectar ao fio de aterramento.

  3. #3

    Padrão

    Existe UM kit da Andrew para fazer o aterramento do cabo, só não sei se serve em qualquer cabo. Pelo que entendo o aterramento é feito em 3 pontos no cabo, mais isso só é necessário para longos cabos de descidas, que no caso serão guias de ondas ou cellflex 5/8. No nosso caso aqui, usamos cabois de no máximo 5 metros, não aterramos o cabo. Lembre que todo o aterramento deve estar equalizado na mesma DDP.

  4. #4

    Padrão aterramento em cabos

    Kit da Andrew - estes kits servem para um tipo de cabo ou para alguns cabos específicos. Portanto qdo for comprar o kit mencionar o tipo de cabo onde será usado.

    Recomenda-se aterrar o cabo a cada 50m, mas como no caso do amigo da Itelecom é um lance de 18m, precisa apenas aterrar em baixo.

    A Datalink (www.afdatalink.com.br) oferece também estes kits. Pode usar o AT213 se for usar cabos até 12mm (RGC213, RGC58, LMR400). Ou o AT78 se for usar o LMR600.

  5. #5

    Padrão

    os que usamos aqui serve ateh no rgc213.. vc aterra a malha... e fica bom :P

  6. #6