+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Pelo geito a resposta da Anatel vai agarrar,
    Concluiram o chamado dizendo que enviaria resposta por email dois dias e não recebi nada, reabri o chamado ontem, resposta da reabertura:
    ...""Estamos estudando o assunto e, por isso, ainda não encaminhamos uma resposta. Assim que finalizarmos o estudo, encaminharemos a resposta pelo e-mail [email protected]

    Qualquer dúvida adicional sobre certificação e homologação, favor encaminhar através do e-mail [email protected]. ""...

    Vou esperar mais um 3 dias e reabro o chamado.

    Abraço

    Isso vai e dar mais dor de cabeca pros provedores... estao dando mais ideias pra anatel!!!!! Parabens!!!

  2. #62

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Isso vai e dar mais dor de cabeca pros provedores... estao dando mais ideias pra anatel!!!!! Parabens!!!
    Você acha que se eles quisessem implicar com isso já teriam implicado? como já foi exposto aqui ela mesmo aprovou inumeras estações com esse criterio já estabelecido. Eles não podem simplismente resolver pedir daqui pra frente. Seria um tiro no proprio pé sem falar que quem tem os docs com a aprovação da estação já era, não tem o que ela fazer. Vai revogar todos os cadastros de estações por negligencia deles?

    Vamos ser sensatos galera.

  3. #63

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Eles não podem simplismente resolver pedir daqui pra frente.
    Ahh.. eles podem sim.... eles podem tudo na verdade...

  4. #64

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Ahh.. eles podem sim.... eles podem tudo na verdade...
    Realmente, estamos numa ditadura. Ditadura do comodismo e má informação.

  5. #65

    Padrão

    Pessoal, eu abri o tópico por uma preocupação sincera.
    Mas o Damaceno está certo. Eles vão estudar e achar um meio de nos incomodar.

    Pena que a explanação do MarceloGoiás não foi a primeira resposta do tópico.
    Ele matou a charada, pois entendi que tudo depende de como o engenheiro discrimina os componentes.
    E depois de ter a licença, ai não tem como lacrar.
    Com a resposta do Marcelo ficou bem claro que não haveria problemas.

    Mas agora, o que fazer, é esperar o resultado. Eu acho que eles vão passar a exigir daqui para a frente.

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, eu abri o tópico por uma preocupação sincera.
    Mas o Damaceno está certo. Eles vão estudar e achar um meio de nos incomodar.

    Pena que a explanação do MarceloGoiás não foi a primeira resposta do tópico.
    Ele matou a charada, pois entendi que tudo depende de como o engenheiro discrimina os componentes.
    E depois de ter a licença, ai não tem como lacrar.
    Com a resposta do Marcelo ficou bem claro que não haveria problemas.

    Mas agora, o que fazer, é esperar o resultado. Eu acho que eles vão passar a exigir daqui para a frente.
    Sim, é possível.

    Mais trabalho para mim nos próximos projetos (e para os outros engenheiros) e dores de cabeça para donos de provedores, afinal poderemos ter de justificar alguns servidores, Routerboard, switch, roteador, cabeamento, conectores e AP na rede SCM a ser homologada. (cadê o selo Anatel?) rsrs

    Quando vi a resposta do colega que pediram mais tempo para analisar a consulta realizada podem querer procurar "chifre em cabeça de cavalo" nos projetos SCM's a partir de agora; ou ainda, quem leu a mensagem não entende nada de topologia de rede (de repente era somente algum atendente).

    Faz parte!

  7. #67
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, eu abri o tópico por uma preocupação sincera.
    Mas o Damaceno está certo. Eles vão estudar e achar um meio de nos incomodar.

    Pena que a explanação do MarceloGoiás não foi a primeira resposta do tópico.
    Ele matou a charada, pois entendi que tudo depende de como o engenheiro discrimina os componentes.
    E depois de ter a licença, ai não tem como lacrar.
    Com a resposta do Marcelo ficou bem claro que não haveria problemas.

    Mas agora, o que fazer, é esperar o resultado. Eu acho que eles vão passar a exigir daqui para a frente.

    Eles irão fazer isso, mais cedo ou mais tarde. Questionando por meio de ofício ou não.

  8. #68

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Eles irão fazer isso, mais cedo ou mais tarde. Questionando por meio de ofício ou não.
    quanto mais demorar, melhor........... afinal, ja quase nao tempos coisas pra nos preocupar pra estar dentro da lei né? Um a mais ou a menos, nao vai fazer diferenca...

  9. #69

    Padrão

    falando neles.... deram o ar da graca na cidade... estao aqui, fiscalizando alguma coisa...... espero q nao seja eu.......

    cidade pequena, sabem como é... qualquer carro diferente o povo ja comeca a falar...

  10. #70

    Padrão

    Estive em contato com a WDC e descobri que eles homologaram dois kits.
    Um é SK-600 com RB600
    E outro é SK-333

    Quando indaguei sobre quais cartões mini-pci estavam nos kits, fui informado que eu é que escolheria.
    Fui no site da Anatel e lá constam os dois modelos homologados.
    Mas nos certificados de homologação não faz referencia a nenhum cartão mini-pci.
    Seguem os números de homologação.
    1484-08-2362 e 1456-08-2362
    Homologados em nome de Livetech Bahia

    Agora a minha cabeça ficou confusa com isso.
    Pelo que eu entendi, estão homologadas as RBs que compoem o kit, com todos os acessórios, como cx hermética,fonte, etc. mas não os cartões.
    No caso da homologação do kit da MDBrasil, distribuidora da Mikrotik tem kit homologado, o mkbr100, mas é especificado quais os cartões.

    Significa então que as RBs só estariam homologadas quando fizessem parte do conjunto? E aquela dúvida que lancei no primeiro post é verdadeira?
    Acho que vai fechar com o que o Sérgio já citou lá atrás.

  11. #71
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estive em contato com a WDC e descobri que eles homologaram dois kits.
    Um é SK-600 com RB600
    E outro é SK-333

    Quando indaguei sobre quais cartões mini-pci estavam nos kits, fui informado que eu é que escolheria.
    Fui no site da Anatel e lá constam os dois modelos homologados.
    Mas nos certificados de homologação não faz referencia a nenhum cartão mini-pci.
    Seguem os números de homologação.
    1484-08-2362 e 1456-08-2362
    Homologados em nome de Livetech Bahia

    Agora a minha cabeça ficou confusa com isso.
    Pelo que eu entendi, estão homologadas as RBs que compoem o kit, com todos os acessórios, como cx hermética,fonte, etc. mas não os cartões.
    No caso da homologação do kit da MDBrasil, distribuidora da Mikrotik tem kit homologado, o mkbr100, mas é especificado quais os cartões.

    Significa então que as RBs só estariam homologadas quando fizessem parte do conjunto? E aquela dúvida que lancei no primeiro post é verdadeira?
    Acho que vai fechar com o que o Sérgio já citou lá atrás.
    Esse caso da WDC, eu creio (não posso afirmar) foi ensaiado com os 2 cartões, ou seja, independente do que o cliente escolher, o KIT comercializado foi ensaiado e aprovado pelo OCD, conseqüentemente homologado.

    Como já disse em algum outro post ou nesse mesmo (não lembro mais, pois já citei isso várias vezes), os cartões são ensaidos para que; quando um OEM da vida resolve homologar o seu produto (um radinho de plástico, um notebook, um handheld, um celular, um equipamento qualquer) ele não precisa realizar o ensaio do cartão (chipset RF) novamente.

    Se quero homologar um KIT, por exemplo, não interessa o cartao que está lá dentro, pois o OCD irá ensaiar o MEU KIT que por um acaso já possui o circuito RF... é assim que funciona.

  12. #72

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post

    Como já disse em algum outro post ou nesse mesmo (não lembro mais, pois já citei isso várias vezes), os cartões são ensaidos para que; quando um OEM da vida resolve homologar o seu produto (um radinho de plástico, um notebook, um handheld, um celular, um equipamento qualquer) ele não precisa realizar o ensaio do cartão (chipset RF) novamente.

    Se quero homologar um KIT, por exemplo, não interessa o cartao que está lá dentro, pois o OCD irá ensaiar o MEU KIT que por um acaso já possui o circuito RF... é assim que funciona.
    Foi neste tópico mesmo, Sérgio.
    Desde o início você expressou bem aquilo que eu desconfiava.

    E para ver como tem Routerboard homologada, ai vão 3 arquivos tirados da pag da Anatel.

    Observem no arquivo do manual, que a descrição é de Routerboard 600 ou 333. E sem os cartões. Por isso que o Sérgio disse que pode usar qualquer cartão. (homologado ou sem homologação?)
    No entanto a WDC pode entregar com a 433ah. Aí já vai ficar fora das especificações da homologação. Complicado isso.
    Dá a entender que só este kit ou outros semelhantes, de outros solicitantes é que estão corretos perante a lei.
    Agora eu pergunto: Como fica quem não tem RB homologada?
    Eu mesmo respondo: vamos correr atrás do prejuízo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos sk-600.pdf   sk-600-1.pdf  

    sk-600-2.pdf  

  13. #73

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Foi neste tópico mesmo, Sérgio.
    Desde o início você expressou bem aquilo que eu desconfiava.

    E para ver como tem Routerboard homologada, ai vão 3 arquivos tirados da pag da Anatel.

    Observem no arquivo do manual, que a descrição é de Routerboard 600 ou 333. E sem os cartões. Por isso que o Sérgio disse que pode usar qualquer cartão. (homologado ou sem homologação?)
    No entanto a WDC pode entregar com a 433ah. Aí já vai ficar fora das especificações da homologação. Complicado isso.
    Dá a entender que só este kit ou outros semelhantes, de outros solicitantes é que estão corretos perante a lei.
    Agora eu pergunto: Como fica quem não tem RB homologada?
    Eu mesmo respondo: vamos correr atrás do prejuízo.
    E ainda tem mais... E se existisse um miniPCI de 1W? Eles poderiam colocar e o cara consequentemente usar, não é? Tenho total certeza de que os miniPCI devem ser homologados, pois se for assim estará todo mundo salvo aqui, comprem essas RB´s da WDC e coloquem seus miniPCI´s sem homologação e pronto, estará tudo homologado, pois essa RB já é homologada não sendo preciso os miniPCI ser, correto? Resposta: Talvez sim! e talvez não! Complexo galéra!!!

  14. #74

    Padrão

    A WDC tem muitas homologações estranhas, eles homologam produtos de terceiros como sendo de fabricação própria. Nesse caso eles homologaram o equipamentoo como um equipamento fechado ou seja o circuito de RF é fixo e não pode ser trocado. reparem neste trexo. ""- Para certificar o modelo sk-600 foram utilizados os relatorios de telecom do modelo sk-333, pois possuem os mesmos circuitos de RF""

    No certificado da sk-333 não há menção a nenhum modelo de cartão, em dados complementares da certificação do produto. há menção de alguns relatorios anteriores, mas não consegui obter informações sobre eles no sistema da anatel.

    Certificado sk-333:
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/F...Arquivo=135480

    Processo de homologação:
    SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.1]

    Creio que essa seja mais uma jogada da WDC. Os caras são espertos homologaram a caixa hermetica e a fonte que são as unicas coisas que constam especificadas na homologação.

  15. #75

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    A WDC tem muitas homologações estranhas, eles homologam produtos de terceiros como sendo de fabricação própria. Nesse caso eles homologaram o equipamentoo como um equipamento fechado ou seja o circuito de RF é fixo e não pode ser trocado. reparem neste trexo. ""- Para certificar o modelo sk-600 foram utilizados os relatorios de telecom do modelo sk-333, pois possuem os mesmos circuitos de RF""

    No certificado da sk-333 não há menção a nenhum modelo de cartão, em dados complementares da certificação do produto. há menção de alguns relatorios anteriores, mas não consegui obter informações sobre eles no sistema da anatel.

    Certificado sk-333:
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/F...Arquivo=135480

    Processo de homologação:
    SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.1]

    Creio que essa seja mais uma jogada da WDC. Os caras são espertos homologaram a caixa hermetica e a fonte que são as unicas coisas que constam especificadas na homologação.
    Isso mesmo, até a fonte de alimentação faz parte da homologação. Então se por algum motivo queimar, para manter a originalidade precisa adquirir outra igual.
    Pois se a fiscalização quizer complicar, até isso pode dar problemas.
    Até agora parece que nada aconteceu neste sentido, mas é bom a gente se antenar e ver o que vai ser feito daqui para a frente.
    Se entrar em contato telefônico com a Anatel, a resposta é lacônica, "só pode usar o que estiver homologado".
    Tentei entrar no mérito, mas os atendentes são meros atendentes. Eles não sabem nada sobre a área técnica e nem te passam para ninguém que possa esclarecer.
    10 segundos depois da ligação, garanto que eles nem estão pensando mais no assunto da tua pergunta.

  16. #76

    Padrão

    mas q merda essa questao hein, eh o famoso se correr o bixo pega, se ficar o bixo come... comprei recentemente o kit SK-333 pensando q teoricamente poderia usar o XR2 pra resolver meu problemas, mas pelo visto se no "entendimento" deles eu estiver irregular me ferram do mesmo jeito... mas fica a pergunta e se eu usar esse kit homologado com os cartoes R52H sera que mesmo assim conseguiram achar pelo em ovo???

  17. #77

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estive em contato com a WDC e descobri que eles homologaram dois kits.
    Um é SK-600 com RB600
    E outro é SK-333

    Quando indaguei sobre quais cartões mini-pci estavam nos kits, fui informado que eu é que escolheria.
    Fui no site da Anatel e lá constam os dois modelos homologados.
    Mas nos certificados de homologação não faz referencia a nenhum cartão mini-pci.
    Seguem os números de homologação.
    1484-08-2362 e 1456-08-2362
    Homologados em nome de Livetech Bahia

    Agora a minha cabeça ficou confusa com isso.
    Pelo que eu entendi, estão homologadas as RBs que compoem o kit, com todos os acessórios, como cx hermética,fonte, etc. mas não os cartões.
    No caso da homologação do kit da MDBrasil, distribuidora da Mikrotik tem kit homologado, o mkbr100, mas é especificado quais os cartões.

    Significa então que as RBs só estariam homologadas quando fizessem parte do conjunto? E aquela dúvida que lancei no primeiro post é verdadeira?
    Acho que vai fechar com o que o Sérgio já citou lá atrás.
    1929,

    nunca estive de acordo com esse tipo de homologação, pois o que de fato interessa na homologação podem não estar certificados, no caso os transceptores (rádios AP, cartões PCI, mini-PCI, etc). Esse tipo de homologação dá margem para pôr os cartões XR2 (muito bons por sinal) em ERB.

  18. #78

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,

    nunca estive de acordo com esse tipo de homologação, pois o que de fato interessa na homologação podem não estar certificados, no caso os transceptores (rádios AP, cartões PCI, mini-PCI, etc). Esse tipo de homologação dá margem para pôr os cartões XR2 (muito bons por sinal) em ERB.
    Foi o que a WDC me disse. Achei estranho.
    Mas agora voce confirma que pode. Valeu.

  19. #79

    Padrão

    Pelo que estou entendendo, então, se eu comprar um MK1000BR por exemplo, eu coloco o cartão que quiser, é isso? Já faz 3 anos de provedor, estou aprendendo que isso tudo é questão de sorte mesmo, se o fiscal é legal, se interpretou de forma correta a lei e ai vai. Mais tudo isso é meio extranho mesmo, por exemplo, tenho um par de Long Range, outro dia abri ele, e observei que cabe um RB dentro dele direitinho, se eu fizer isso quem vai falar que está alterado? Hoje é até besteira, pois o XR5 por exemplo está homologado, mais na época em que compramos não estava.

  20. #80

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Pelo que estou entendendo, então, se eu comprar um MK1000BR por exemplo, eu coloco o cartão que quiser, é isso? Já faz 3 anos de provedor, estou aprendendo que isso tudo é questão de sorte mesmo, se o fiscal é legal, se interpretou de forma correta a lei e ai vai. Mais tudo isso é meio extranho mesmo, por exemplo, tenho um par de Long Range, outro dia abri ele, e observei que cabe um RB dentro dele direitinho, se eu fizer isso quem vai falar que está alterado? Hoje é até besteira, pois o XR5 por exemplo está homologado, mais na época em que compramos não estava.
    Entretanto,

    poderá ter problemas por adulteração da homologação caso ponha uma placa que não pertence ao conjunto especificamente homologado.