+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vale apena por o Cache full?

    Moçada é o seguinte eu uso atualmente a versão 2.27, tenho um link de 4mb full por fibra, estou usando ele com o mikrotik com o proxy do mesmo, então gostaria de implementar o cache full pois já percebi que o mesmo não está aguentando, dai a minha duvida a respeito de qual a vantagem do cache full em cima do proxy do mk, vou ter realmente um ganho de banda, eu uso o sistema com ppoe?

    Vou ter que mudar para versão 3.13 que é mais estavel, vai valer apena eu ter esse investimento?

    Obrigado pela atenção de todos!

    Um forte abraçooo!

  2. #2

    Padrão

    Amigo, o cache full é show, porém deve ser feita uma implantação controlada, você tem que ter 2 controles de banda, um normal, e o outro do cache full, que terá velocidade máxima de acordo a extrutura de sua rede. Eu uso com o CentOS e libero 1 mega para cada um, toda rede usa RB´s e os enlaces passam 40 mega, nunca tive problema de sobrecarga.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Amigo, o cache full é show, porém deve ser feita uma implantação controlada, você tem que ter 2 controles de banda, um normal, e o outro do cache full, que terá velocidade máxima de acordo a extrutura de sua rede. Eu uso com o CentOS e libero 1 mega para cada um, toda rede usa RB´s e os enlaces passam 40 mega, nunca tive problema de sobrecarga.

    Claro que vale à pena!

    Além disso o Mikrotik é bem "baratinho". A melhor relação custo benefício do mercado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Moçada é o seguinte eu uso atualmente a versão 2.27, tenho um link de 4mb full por fibra, estou usando ele com o mikrotik com o proxy do mesmo, então gostaria de implementar o cache full pois já percebi que o mesmo não está aguentando, dai a minha duvida a respeito de qual a vantagem do cache full em cima do proxy do mk, vou ter realmente um ganho de banda, eu uso o sistema com ppoe?

    Vou ter que mudar para versão 3.13 que é mais estavel, vai valer apena eu ter esse investimento?

    Obrigado pela atenção de todos!

    Um forte abraçooo!
    MK = 99 pilas

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Amigo, o cache full é show, porém deve ser feita uma implantação controlada, você tem que ter 2 controles de banda, um normal, e o outro do cache full, que terá velocidade máxima de acordo a extrutura de sua rede. Eu uso com o CentOS e libero 1 mega para cada um, toda rede usa RB´s e os enlaces passam 40 mega, nunca tive problema de sobrecarga.
    Hein existe algum passo a passo aqui no site, pois estou precisando, ja pesquisei alguns post aqui, mas parece ter varios, então gostaria de saber um que realmente tenha dado um bom desempenho!

    Obrigado pela atenção de todos!

    Valeu.

    Um forte abraço!

  6. #6

    Thumbs up

    Amigo aqui utilizo a versao 3.15, nao utilizo o web-proxy do mikrotik e nem proxy parent, nenhum proxy ativado no mk e somente uma regra de firewall fazendo um dstnat pro servidor squid em paralelo(Debian) com patch ZPH, funciona perfeito utilizo a velocidade do cache em 4mb, assim meus clientes terao picos de 4mb em sua conexao.

    Espero ter ajudado
    Abs!

  7. #7

    Padrão

    Tem um post em que expomos a implementação em qualquer distribuição Linux, para Mikrotik tem também. Só usar a pesquisa que acha mole mole.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Moçada é o seguinte eu uso atualmente a versão 2.27, tenho um link de 4mb full por fibra, estou usando ele com o mikrotik com o proxy do mesmo, então gostaria de implementar o cache full pois já percebi que o mesmo não está aguentando, dai a minha duvida a respeito de qual a vantagem do cache full em cima do proxy do mk, vou ter realmente um ganho de banda, eu uso o sistema com ppoe?

    Vou ter que mudar para versão 3.13 que é mais estavel, vai valer apena eu ter esse investimento?

    Obrigado pela atenção de todos!

    Um forte abraçooo!
    Meu server não é Mikrotik, então não posso falar muito, mais de uma coisa eu sei, as versões mais novas não usam Squid no cache, e essa 2.27 usa Squid, então para uso do cache é melhor a versão que usa Squid. No seu caso eu ficaria com a versão 2.27, se for só para cache.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Meu server não é Mikrotik, então não posso falar muito, mais de uma coisa eu sei, as versões mais novas não usam Squid no cache, e essa 2.27 usa Squid, então para uso do cache é melhor a versão que usa Squid. No seu caso eu ficaria com a versão 2.27, se for só para cache.

    Poxa foi muito bom vc ter me passado pois estou a fim de mudar a versão mas desse jeito já fiquei em duvida pois não sei se realmente vou ter melhoras então, mas gostaria de pedir aos amigos e já agradecendo muito a atenção de todos, um post que alguem que já tenha usado e esteje funcionando e por gentileza me indicasse! Eu andei vendo alguns post, mas gostaria da confirmação do mesmo!

    Agradecendo a atenção de todos!

    Obrigado.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Poxa foi muito bom vc ter me passado pois estou a fim de mudar a versão mas desse jeito já fiquei em duvida pois não sei se realmente vou ter melhoras então, mas gostaria de pedir aos amigos e já agradecendo muito a atenção de todos, um post que alguem que já tenha usado e esteje funcionando e por gentileza me indicasse! Eu andei vendo alguns post, mas gostaria da confirmação do mesmo!

    Agradecendo a atenção de todos!

    Obrigado.

    Melhora sim ..segue esse video do Alexandre ..eu fui por ele e deu certo Vídeo: Como fazer o cache-full no mikrotik

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Melhora sim ..segue esse video do Alexandre ..eu fui por ele e deu certo Vídeo: Como fazer o cache-full no mikrotik
    Fico muito grato pela sua enorme contribuição, ja agradecendo a todos que contribuiram como esse enorme trabalho, vou estar executando esses procedimentos e posto os resultados!

    Muito obrigado a todos!

    Valeu a força!

  12. #12

    Padrão

    Amigo,

    eu já usei cache interno do MK e não gostei muito. faça as coisas separadas, tenha uma BOA máquina para cache.

    Use squid
    Use thunder cache Forum Proxy Masters • Index page

    e seja feliz junto com seus clientes.

  13. #13

    Padrão

    Cara o cache-full no MK é bom, fica blz e desafoga bastante seu link + pra vc ter um cache blz mesmo o ideal é vc utilizar um Debian em paralelo veja este post squid(debian) em paralelo mikrotik(parent proxy) show de Bola (para iniciantes)
    ainda não usei + sei que é bem melhor e a galera aí do post aprovou inclusive eu tava usando
    cache-full no mk, logo quando configuro fica show de bola + depois de um tempo o servidor começa a travar, uso regra de bloqueio do proxy externo, acho que é memória pouca, porenquanto to usando somente 128, sempron 1.5, HD80 e deixei 5GB de proxy com queue tree liberando 2MB para os clientes + começou a travar e desabilitei, vou colocar + mem e fazer o teste pra ver se melhora + a solução ideal mesmo é o Debian + vai depender tamb do equipamento que vc usa pra passar o trafego para os clientes se for apartir de um enlace ptp recomendo nanostation ou routerboard mesmo para um bom throughput, os radinhos de plástico com rtl8186 nem por sonho para isso rsrs!!
    Um abraço e boa sorte!
    Última edição por Jaidamasceno; 05-04-2009 às 01:59.

  14. #14

    Padrão

    Amigo pelas configuracoes que tentei existem 3 tipos básicos de configuracoes para proxy:

    Proxy paralelo transparente - neste caso nao tem proxy rodando em seu MK o envio dos pacotes é para um servidor proxy separado. Pode-se fazer o cache full com o patch ZPH ou com a opção de verificacao de conteudo do pacote "X-Cache: HIT" ou ambos.(Utilizo aqui sem problemas todo trafego da porta 80 é redirecionado para o proxy paralelo)

    Proxy transparente - neste caso o proxy é rodado no seu MK, seja o do menu web-proxy ou proxy.(Fica realmente muito bom nas versoes do MK mais antigas)

    Proxy com hierarquia transparente - neste o proxy roda no seu MK e também existe outro proxy paralelo. As configuracoes no MK apontam para o servidor paralelo (Parent) onde o cache é armazenado, sem necessidade do uso do cache no MK.(Nas versoes antigas nao utilizei, mas nas 3.xx o proxy parece serializar as conexoes ocasionando uma certa lentidao quando temos picos muito alto de acessos).


    Nas três maneiras é possivel implementar o cache full, eu ja testei as 3, aqui utilizo proxy paralelo transparente com cache full ZPH e X-Cache:HIT controlando a saida em 4MB, ontem mesmo testei com os clientes fazendo download, perfeito.

    Abs!
    Última edição por darklinux3; 06-04-2009 às 09:30.