+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com rotas cisco 2821 + mikrotik

    Salve!!! Bom pessoal estou tendo um problema para configurar algumas rotas no roteador, para facilitar o entendimento eu fiz um diagrama simples da situação, lembro-vos que os ips são fictícios, porém estão na mesma classe dos verdadeiros.

    http://www.velomax.net/clientes/0610/Diagrama1.jpeg

    Então o problema é o seguinte, quando tento acessar o server A a partir do host A não consigo, tracei uma rota e a mesma "morre" no roteador cisco, quando tento pingar o server A a partir do mikrotik ou mesmo do roteador cisco consigo sem problemas, quando tento acessar de outra maquia com ip da classe 192.x.x.x tbm consigo sem problema, a internet está funcionando tanto no server A quando no Host A, tambem consigo acessar os 2 a partir da internet sem problemas, então gostaria de saber o que eu posso fazer para tentar corrigir isso.

    Desde já eu agradeço.

  2. #2
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    tenta mudar a faixa de ip da rede de 10.1.1.40/30 para 10.10.10.40/30 por exemplo...

  3. #3

    Padrão

    Procure por utilização de blocos ip e entendera.

    Seu problema esta em como você esta desmembrando sua rede.

  4. #4

    Padrão

    Como assim??? Eu não posso "quebrar" uma classe de ips dessa forma?

  5. #5

    Padrão

    Araujoprog
    Esta ocorrendo onverlap entre a rede do server 10.1.1.30/25 e host 10.1.1.42 /30 ou seja
    10.1.1.0 ate 10.1.1.126 esta sobrepondo 10.1.1.42 /30
    Correto .
    Mude host para 10.1.2.30 /30
    Espero te-lo ajudado

  6. #6
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    10.1.1.40 em mascara 255.255.255.252 é um ip invalido para uso pois é um "ip base"(network)

  7. #7

    Padrão

    Obrigado Ronaldo realmente era isso, mas até agora estou quebrando a cabeça com isso, pois eu recebi a primeira classe de ips da operadora (a /27) como utilizei ela toda pedi mais uma e me entregaram uma /25, dai surgiu a necessidade de adicionar mais um servidor nessa nova classe, dai surgiu o problema de não conseguir acessar o servidor a partir do cliente, como o cliente passa por outro roteador antes de alcansar o cisco eu crio VLAN e quebro a classe em /30 para clada cliente ter seu dominio de broadcast, endereço de rede, gateway e ip, dai crio uma rota no cisco apontado a rede do cliente para 2º roteador (quer dizer acabei de colocar o RIP pra funcionar agora é tudo automatico heheheh), dai funciona tudo bonitinho porem o cliente não consegue acessar o servidor que está na mesma faixa de ip (em uma subrede diferente), coloquei o servidor com uma rede /30 ai sim funciona mas ai vem outro problema, quando eu coloco /30 so me permite 2 hosts por rede correto??? então o ip do roteador é fixo e um só então como farei para colocar mais de um servidor?? por exemplo:

    IP do cisco: 189.xxx.xxx.254


    Eu coloquei no servidor o seguinte:

    IP 189.xxx.xxx.253/30
    Rota 189.xxx.xxx.254

    se eu quiser colocar mais um servidor teria que ser por exemplo:

    IP 189.xxx.xxx.249/30 com essa mascara não consigo colocar o 189.xxx.xxx.254 como gateway...

    Meio confuso isso hehehhehehe

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    10.1.1.40 em mascara 255.255.255.252 é um ip invalido para uso pois é um "ip base"(network)

    Sim, percebi isso agora hehehehhe, mas não estou usando esses ips, é somente para ilustração, no cenário real tá com ips válidos.

  9. #9

    Padrão

    Ta muito confuso, mande a topologia em visio ou outro formato para analisar
    Abraço