+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com distribuição para clientes!!!

    Amigos do Forum, wireless é sempre assim, após a resolução de um problema sempre aparece outro!!!

    O de Agora é o Seguinte: Em uma das cidades que atendemos, temos exatos 171 clientes, nos quais estes conectam a uma torre com tres paineis oiw 14dbi, cada este com um cartão senao 8602.

    em média no horário de pico ficam 70 clientes conectados, sempre + ou - entre 25 a 30 no car~toa que mais tem clientes. as velocidades liberadas para clientes residenciais normalmente são 200k, sendo que no mikrotik colocamos da seguinte forma: 150k/200k 150k/250k 150k/200k 20/20, portando vendemos como 200k. tambem trabalhamos com cache full, sendo esse cache full 3mb compartilhado para todos, e não individual.

    Daí tamos com um problema de muita lentidão em determinadas horas do dia, ack e ping com a torre um tanto alto, as vezes da ack 408 em até dois dos cartões, e ping a ponto de dar time out. Gostaria que vcs me ajudassem a solucionar esse problema. Se trocar esses cartões por r52h, resolverei esses problemas? e se aumentar o numero de painéis, colocando um ou até mais dois, pra dividir melhor os clientes, posso melhorar isso, ou criarei mais ruido pra mim mesmo? o que diriam os provedores que têm muitos clientes conectados a uma mesma torre? quantos mb em tráfego cada cartão suporta?

    uso a RB 433 com fonte de 12v/10a pra distribuir!!!

    o que vcs me aconcelham a fazer? estou um pouco preocupado com a chegada da vivo aqui, pois estão oferecendo uns pacotes bem competitivos! Alguem de vcs tiveram problemas com a concorrencia da vivo? preciso melhorar meus serviços, senão perderemos nossos clientes!!!!

  2. #2

    Padrão

    1º a fonte a voltagem tá baixa demais não adianta ter amperagem boa coloca uma fonte de 24vx14v,ai vc vai ver a diferença,outra coisa ventilçao total desde omodens ate nas rbs,se não encontrar a fonte no mercado,trabalhamos na fabrificação.

    técnico em eletronica

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joeudes Ver Post

    Daí tamos com um problema de muita lentidão em determinadas horas do dia, ack e ping com a torre um tanto alto, as vezes da ack 408 em até dois dos cartões, e ping a ponto de dar time out. Gostaria que vcs me ajudassem a solucionar esse problema. Se trocar esses cartões por r52h, resolverei esses problemas? e se aumentar o numero de painéis, colocando um ou até mais dois, pra dividir melhor os clientes, posso melhorar isso, ou criarei mais ruido pra mim mesmo? o que diriam os provedores que têm muitos clientes conectados a uma mesma torre? quantos mb em tráfego cada cartão suporta?

    uso a RB 433 com fonte de 12v/10a pra distribuir!!!
    Sempre vejo aqui no fórun routerboards bem sucedidas com voltagem maior (24v) como o amigo aí disse, afinal "energia é a alma do sistema".
    Caso contrario verifique se é sempre com o mesmo cliente e isole o problema.

    Espero ter ajudado
    Abs!
    Última edição por darklinux3; 05-04-2009 às 12:26.

  4. #4

    Padrão

    estou com outro problema aqui quero colocar o ata logado no gerenciador,como se os clientes quando entra na net tem que colocar logim e senha será que tem que criar uma senha para o ata,tambem mas dentro dele temcomo ccolocarr logim se senha para ficar salvado,mei ata é gradestrean 286,486,se alguem tiver resposta logai,valeu

  5. #5

    Question Qual autenticacao você se refere?

    Qual autenticacao você se refere? do ATA do seu PBX IP ou você utiliza PPPoE para logar-se na net e quer deixar o ATA discando o PPPoE e em seguida autenticando no PBX IP?

  6. #6

    Padrão

    bem miinha rede é o seguinte:
    tenho um servidor com mk na torre todos os clientes tem seus ip,mac,logim e senha tudo amarrado quero colocar um ata na asa de uns dos clientes ,lá já tem um ap funcionado que fara a distribuição,o ata funcinoa normal quando ligo drireto no modem dempassar pelo gerenciador mas quaando coloco do otro lado ele não loga,não conectapor tem que ter logim e senha,detalhe ja fiz o teste de ip fixo

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    bem miinha rede é o seguinte:
    tenho um servidor com mk na torre todos os clientes tem seus ip,mac,logim e senha tudo amarrado quero colocar um ata na asa de uns dos clientes ,lá já tem um ap funcionado que fara a distribuição,o ata funcinoa normal quando ligo drireto no modem dempassar pelo gerenciador mas quaando coloco do otro lado ele não loga,não conectapor tem que ter logim e senha,detalhe ja fiz o teste de ip fixo
    Amigo sua descricao está meio confusa, qual o sistema de autenticacao que você usa? Hotspot? PPPoE? MACxIP? você tem um AP na casa do cliente recebendo o sinal da sua torre? Você diz modem mas seu provedor nao é wireless? ou você se refere ao modem da sua central?
    Se for hotspot coloca o mac desse ATA no ip bindings que o sistema nao pedirá autenticação para esse mac.

    Abs!

  8. #8

    Padrão

    é hospot blz vou fazer um teste aqui valeu!

  9. #9

    Padrão

    Ok, qualquer coisa posta seu resultado aí!
    Agradecimentos serão sempre bem-vindos! rsrs

  10. #10

    Padrão

    funcionoou redondinho
    obrigado pela dica

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joeudes Ver Post
    Amigos do Forum, wireless é sempre assim, após a resolução de um problema sempre aparece outro!!!

    O de Agora é o Seguinte: Em uma das cidades que atendemos, temos exatos 171 clientes, nos quais estes conectam a uma torre com tres paineis oiw 14dbi, cada este com um cartão senao 8602.

    em média no horário de pico ficam 70 clientes conectados, sempre + ou - entre 25 a 30 no car~toa que mais tem clientes. as velocidades liberadas para clientes residenciais normalmente são 200k, sendo que no mikrotik colocamos da seguinte forma: 150k/200k 150k/250k 150k/200k 20/20, portando vendemos como 200k. tambem trabalhamos com cache full, sendo esse cache full 3mb compartilhado para todos, e não individual.

    Daí tamos com um problema de muita lentidão em determinadas horas do dia, ack e ping com a torre um tanto alto, as vezes da ack 408 em até dois dos cartões, e ping a ponto de dar time out. Gostaria que vcs me ajudassem a solucionar esse problema. Se trocar esses cartões por r52h, resolverei esses problemas? e se aumentar o numero de painéis, colocando um ou até mais dois, pra dividir melhor os clientes, posso melhorar isso, ou criarei mais ruido pra mim mesmo? o que diriam os provedores que têm muitos clientes conectados a uma mesma torre? quantos mb em tráfego cada cartão suporta?

    uso a RB 433 com fonte de 12v/10a pra distribuir!!!

    o que vcs me aconcelham a fazer? estou um pouco preocupado com a chegada da vivo aqui, pois estão oferecendo uns pacotes bem competitivos! Alguem de vcs tiveram problemas com a concorrencia da vivo? preciso melhorar meus serviços, senão perderemos nossos clientes!!!!
    Boa noite. Amigo quer um conselho trabalho no ramo desde 2002 já passei por isso que tu está passando não adianta aumentar Voltagem ou amperagem de fonte até mesmo porque todas as RBS tem controlador de voltagem e amperagem vc vai socar nela 24v por 14amp por exemplo ela só vai usar 12v por 1amp tb não adianta nada colocar cooler por todo lado fizemos um teste certa vez para ver se era necessário a utilização de cooler colocamos um sensor de calor em uma RB122 que na época era a ultima palavra em RB ela tem um processador de 133Mhz e em bridge ficava usando cerca de 50% do CPU mesmo dentro de uma caixa hermética de plástico que não recomendo a ninguém numa temperatura externa de 30° o CPU não passava de 45° e o fabricante garante o funcionamento em temperaturas bem mais elevadas sem contar que pra vc colocar coolers vai ter que fazer uma entrada de ar e uma saída e conseqüentemente vai entrar umidade e poeira mas voltando a solução do seu problema é bem simples de resolver e pegar seu cartão senao 8602 e botar no lixo desculpe o termo lixo mas tive problema com 90% dos pops que tinham esse cartão muitas noites sem dormir ate que resolvi trocar todos por ubiquiti XR2 e nunca mais tive problemas experimente fazer somente isso quanto a quantos clientes vc pode botar em um cartão é o seguinte não existe um numero x de clientes por cartão o que existe e throughput em media os cartões em modo B 11Mbs que é o modo recomendado para uso outdoor vão no Maximo te dar 6Mbs levando em conta que todos os clientes estão com um ótimo sinal ok então vc divide 6Mbs por a media de clientes que vc tem nele conectado e vc vai ver quanto de banda da para garantir para seus clientes conectados nesse cartão mas se um cliente conectado nesse cartão tiver um sinal ruim o seu cartão vai baixar o throughput para 1MB para atender esse único cliente ai que ferra tudo mesmo tendo um XR2 a performance vai cair La embaixo ok desculpe o livro que escrevi espero que tenha te ajudado.

  12. #12

    Padrão

    concordo com tudo que ele disse,mas dentro da rb não sai apenas 12v para um por um regulado tem outras volts mas altas por isso que elea vai atá 56v,tive o mesmo problema que tu,mudei tambem para xr2 mas troquei a fonte,como naõ tinha,coloquei duas bateri de 12v em serie ai resoveu,ai pensei vou colocar uma fonte de 24 de 8A ai matei a charada,pronto adeus ping alto

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    concordo com tudo que ele disse,mas dentro da rb não sai apenas 12v para um por um regulado tem outras volts mas altas por isso que elea vai atá 56v,tive o mesmo problema que tu,mudei tambem para xr2 mas troquei a fonte,como naõ tinha,coloquei duas bateri de 12v em serie ai resoveu,ai pensei vou colocar uma fonte de 24 de 8A ai matei a charada,pronto adeus ping alto
    Boa noite amigo. Leia o datasheet da rb que vc usa para depois falar. Fale somente o que vc tiver certeza ok. Quanto as rbs aceitarem fontes com voltagem mais altas isso serve para garantir voltagem suficiente para rb no caso de vc alimentar ela via cabo utp (POE) com uma distancia grande ok

  14. #14

    Padrão

    isso é verdade, cada rb tem sua distinção, a rb600 por exemplo aceita voltagem maior, ja a rb 333 só aceita até 28 volts, mais que isso ela tem um tipo de proteção e nem liga

  15. #15

  16. #16

    Padrão

    amigo vc que ensinar o padre a rezar missa,por acaso tu é tecnico de eletronica para tu falar em datasheet,pode ser,entao vamos lá por que que a fonte original que vem na rb dá roblema ,vamos começar por ai,pois se vc tambem quer que eu manda o datasheet dos cartoes seja de qual for pois eu mando,ai vc calcula a vcc,amper,no final vamos ver quem tá com a razão pelo menos acho que vc conhece está formula P=A.V,certo