+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot + Freeradius 2.0

    Antes de mais nada, esse é meu primeiro post, pois tudo que já procurei achei aki.
    eu ja fiz com o freeradius 1.1.7 seguindo o tutorial do airking, consegui e até coloquei aki,tem o level 2 do vitor, muito bom.
    mas com o 2.0 não estou conseguindo.
    eu acho que o alexandre correia deve saber, mas eu perguntasse por MP, não exclareceria a duvida de todos.

    1º então galera, como faço para q os usuario do hotspot se autenticão no freeradius 2.0.
    2º como faço pro radius 2.0 passe a fornecer DHCP, ao inves do mk.vi que
    3º alguem que ja fez poderia me ajudar ??

    instalei o freeradius 2.0 no Ubuntu 8.10 via apt-get install freeradiuis-mysql.

  2. #2

    Padrão

    sergio, alexandre correia , qualquer under de plantão me ajudem...

  3. #3

    Padrão

    Olá amigo,

    1º então galera, como faço para q os usuario do hotspot se autenticão no freeradius 2.0.
    Para você fazer o login através do radius, você deverá apenas criar o servidor hotspot e não criar usuários para o mesmo.
    Leia: How to setup up RADIUS for use with MikroTik - By Ramona - MikroTik Wiki


    2º como faço pro radius 2.0 passe a fornecer DHCP, ao inves do mk
    Para setar a pool entre outros, você vai usar os attributes.
    Veja os attributes aqui: http://www.mikrotik.com/documentatio...2.9/dictionary

    No mais, leia o README ou INSTALL do freeradius que terá algumas opções. E no resto é só pesquisar...

  4. #4

    Padrão

    caro raniel muito obrigado...
    mas acho q eu não me expressei direito...
    mas lá
    no ubuntu 8.04 se eu der um apt-get install freeradius-mysql
    ele intala o freeradius 1.1.7 e eu so altero algumas conf no radiusd e add o ip do mk no clientes.conf.no sql.conf
    funciona na hora hotspot tudo certin ....by airking...

    mas no ubuntu 8.10 se eu fizer o mesmo processo ele instalar o freeradius 2.0 que é um pouco diferente...simplesmento o mk da RADIUS server is not resonding...
    tem algum arquivo a mais pra ser auterado..
    pq os unicos que eu altero é radiusd.conf, clientes.conf e sql.conf...

    é o mesmo processo tanto no 8.04 e 8.10.. so que no primeiro é o freeradius 1.1.7 e no segundo 2.0

    será q no 2.0 tem alguma coisa em diferente ???

    por favor me ajudem

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    caro raniel muito obrigado...
    mas acho q eu não me expressei direito...
    mas lá
    no ubuntu 8.04 se eu der um apt-get install freeradius-mysql
    ele intala o freeradius 1.1.7 e eu so altero algumas conf no radiusd e add o ip do mk no clientes.conf.no sql.conf
    funciona na hora hotspot tudo certin ....by airking...

    mas no ubuntu 8.10 se eu fizer o mesmo processo ele instalar o freeradius 2.0 que é um pouco diferente...simplesmento o mk da RADIUS server is not resonding...
    tem algum arquivo a mais pra ser auterado..
    pq os unicos que eu altero é radiusd.conf, clientes.conf e sql.conf...

    é o mesmo processo tanto no 8.04 e 8.10.. so que no primeiro é o freeradius 1.1.7 e no segundo 2.0

    será q no 2.0 tem alguma coisa em diferente ???

    por favor me ajudem
    Veja o dictionary.mikrotik do freeradius 2 (deve estar em /usr/share/freeradius). Outra coisa, se o proxy no freeradius estiver habilitado, desabilite.

  6. #6

    Padrão

    oq eu devo olhar no dicionary.mikrotik ??? quais são os arquivos necessarios alterar pra funcionar com o hotspot ??? como vejo se o proxy do freeradius esta habilitado??

    o que to encafifado, e que quando eu dava na versão 8.04 um apt-get install freeradius-mysql... depois eu so alterava os arquivos "clientes.conf,radiusd.conf e sql.conf" e funcionava, mas e se eu fizer apt-get install freeradius-mysql no ubuntu 8.10, ele instalar um freradius 2.0 e eu altero os mesmo arquivos e num funciona...
    como é a configuração do freeradius 2.0 pra funcionar com o mk..pois faço todo o processo e no hotspot da radius is not responding...
    Última edição por muriloc4; 08-04-2009 às 19:58.

  7. #7

    Padrão

    Seu caso deve ser parecido com o meu. O MK não consegue pegar as informações do radius, porque o radius não está iniciando corretamente.

    Comando: freeradius -X
    Erro:
    radiusd: #### Opening IP addresses and Ports ####
    listen {
    type = "auth"
    ipaddr = *
    port = 0
    ERROR: Failed to open socket: cannot bind socket: Address already in use
    /etc/freeradius/radiusd.conf[210]: Error binding to port for 0.0.0.0 port 1812

    Já alterei esses dados para ipaddr=meuip e port=1812, mas mesmo assim continua o problema.

    Interessante que nas versões anteriores à 2.0 funciona tudo normalmente. Bastava dar um apt-get install freeradius-mysql e utilizar freeradius -X que tudo estava ok.

    Alguém sabe como resolver?

  8. #8

    Padrão fonte

    tive o mesmo problema e para resolver foi preciso instalar o freeradius atraves dos fontes...

  9. #9

    Padrão

    como foi q resolver atraves da fontes ?? qual comando usou???

  10. #10

    Padrão

    pedrovigia,

    Voce pegou os fontes no freeradius.org, compilou e instalou? Foi isso? Se foi, qual versão voce utilizou?

    Abraço.

  11. #11

    Padrão sim

    sim, baixei no site do freeradius o pacote e copilei para o debian com o fakeroot, acho que a bronca é na versão 2.0.4 dos repositorios do ubuntu.

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    pedrovigia,

    Voce pegou os fontes no freeradius.org, compilou e instalou? Foi isso? Se foi, qual versão voce utilizou?

    Abraço.

  12. #12

    Padrão

    vc pode me ensinar como vc fez ??? quais comando usou??? como fez????

  13. #13

    Padrão

    Algumas configurações estão em lugares diferentes, vou procurar o que fiz aqui no Lenny e posto. Mas desde já, de uma ls na pasta do freeradius e procure a pasta modules-default, olhe os arquivos lá.

  14. #14

    Padrão link

    ver esse link:

    Ubuntu Server and freeRADIUS 2.0.5 | dennislambing.com

    vc pode usar no lugar a versão mais nova do freeradius.
    Pedro Filho

    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    vc pode me ensinar como vc fez ??? quais comando usou??? como fez????

  15. #15

    Padrão

    Leia o readme ou o install que ele tem umas opções, qualquer dúvida veja as opções do configure:
    Código :
    ./configure -h

  16. #16

    Padrão

    Amigos, instalei o SAGU no Debian com o POSTGRES.

    Como eu integro ele ao MK(com hotspot) agora?

    Eu preciso usar RADIUS? Se sim, eu uso outro banco de dados prá isso? (o MYSQL?)


    Obrigado.

  17. #17

    Padrão

    Você vai precisar usar o radius, mas pode usar o postgres mesmo, existe um modelo de table para ele no próprio radius.

  18. #18

    Padrão debian lenny

    amigo bjaraujo estou com o mesmo problema no debian lenny, como vc resolveu esse erro do freeradius 2.0 ?

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Algumas configurações estão em lugares diferentes, vou procurar o que fiz aqui no Lenny e posto. Mas desde já, de uma ls na pasta do freeradius e procure a pasta modules-default, olhe os arquivos lá.