Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Zirok com homologação errada! Autuação da Anatel

    Amigos! Fiquei surpreso com um acontecimento muito grave!

    Recebi uma autuação da ANATEL num de meus agentes por estar utilizando antena e receptor com soma de ganho maior do que o permitido pela resolução 506.

    Bem, essa é a idéia da ANATEL SP, pois na própria resolução 506 (artigo 43) diz que na frequencia de 5.8 eu não preciso baixar a potência do rádio por causa da antena. Bem, mas não é isso que me surpreendeu (me deparo com aberrações da ANATEL toda semana..).

    O que me deixou surpreso foi que nesta autuação a ANATEL me chama de "irresponsável" por estar utilizando para aplicação wireless uma antena que serve para comunicação satelital !!

    "Ué? Mas eu uso a WLL-605!! Pô! Essa antena é vendida pela Zirok como sendo antena de wireless, não é possível!!" - pensei.

    Para quem não sabe a WLL-605 é uma antena da Zirok para operar em 5.8.

    Fui olhar a homologação dela no site da ANATEL e está lá:

    Tipo:Antena para Estação Terrena - Categoria II

    Serviço/Aplicação: Sistemas de Comunicação por Satélite

    link na ANATEL: Certificado de Homologação - Requerimento nº 0924/05

    Tão vendendo para a gente gato por lebre!!!

    As antenas de 2.4 da Zirok no site da ANATEL estão homologados assim:

    Tipo:Antena Direcional - Categoria II (correto) Serviço/Aplicação: Serviço de Comunicação Multimídia (correto!)

    Link para o certificado das antenas de 2.4: Certificado de Homologação - Requerimento nº 1592/07

    O certificado das antenas de 2.4 estão corretos, ou seja, permite que nós usemos as antenas no SCM.

    AGORA AS ANTENAS QUE ELES VENDEM NO SITE COMO SENDO PARA WIRELESS 5.8 ESTÃO HOMOLOGADAS PARA SEREM UTILIZADAS PARA CAPTAR SINAIS DE SATÉLITE!!

    Liguei na Zirok, falei primeiramente com uma Sra chamada Rosana, que me passou para um tal do Sonia, que me disse que me retornaria por email. Como no dia seguinte não recebi nada, liguei lá e me disseram que haviam recebido um email da ANATEL dizendo que até dia 30 estaria tudo resolvido.

    Hoje fui ver o site da ANATEL e nada! Liguei novamente lá e a Sônia "não estava", falei com a Rosana novamente, que me disse "ahh! desculpe, mas eu ia enviar um email para o Sr. hoje mesmo!"

    Horas depois recebi o e-mail de um engenheiro de uma empresa chamada Underwriters Laboratoriesdizendo que irão verificar o que está acontecendo, mas que o problema é meu!

    Onde está o email do tal dia 30??

    A Zirok anuncia o produto no site como sendo para Wireless mas homologa de outra forma!!

    A ANATEL não quer nem saber, vem e mete a caneta!!

    Como sei que muitos aqui utilizam as antenas WLL-455/605/905/755/1205 fica o aviso: ESTÃO TODAS COM A HOMOLOGAÇÃO ERRADA! SE ESSA MODA PEGAR NA ANATEL ELA VAI MULTAR TODO MUNDO E COM RAZAO, POIS NÓS DEVERÍAMOS VER ISSO ANTES DE COMPRAR!

    Todos agimos de boa-fé, mas vcs sabem que isso não existe para o fisco, para a ANATEL, etc... Multa é multa!!

    Solicito a todos que liguem na Zirok e perguntem o que está acontecendo e cobrem uma posição a respeito do assunto! Pessoas ligadas a entidades de classe que estiverem lendo essa mensagem (Abranet, Abramulti, Unotel, etc) cobrem uma medida dessa empresa.

    Temos que mostrar que o prejuízo não vai ser absorvido pela gente, pois a propaganda do site diz claramente para que serve a antena!!

    Abraço

    Fabricio


  2. #2

    Padrão

    Viiii foi mal fabricio!!! Postei essa sua mensagem aqui no fórum, recebi éla na lista de discurssão que participo. Mas em todo caso, valeu ai!!!

  3. #3

    Padrão

    São 15h00 acabei de falar com um engenheiro responsável pela certificação da antena e ele me disse que já pediu para a ANATEL rever o processo de homologacao.

    Até sexta isso deve mudar.. vamos ver!

    Abraço

    Fabricio

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    São 15h00 acabei de falar com um engenheiro responsável pela certificação da antena e ele me disse que já pediu para a ANATEL rever o processo de homologacao.

    Até sexta isso deve mudar.. vamos ver!

    Abraço

    Fabricio
    Esperamooosss!!!

  5. #5

    Padrão

    Gente, são 16h20 e acabei de receber uma ligação muito desagradável da Zirok!

    Imaginem que me ligou uma funcionária de lá me dando uma bronca por eu ter contato o problema para os colegas provedores!!

    Ela me disse que sou antiético e não sou humilde!

    Só para esclarecer uma coisa: recebi a autuação com prazo para responder até amanhã dia 08/04. No mesmo dia enviei essa autuação para a Zirok que me disse que até dia 30/04 estaria resolvido esse problema.

    Se eu não ligo ontem para lá pedir informações eles não teriam me dito nada. Eles leram na autuação o meu prazo. Deixaram pra lá. Se eu não ligo lá ontem pedindo informações nada aconteceria!

    A Zirok não me dá retorno e ainda me liga para me constranger me dizendo que sou antiético!

    Não vou emitir nenhum juízo de valor, vou apenas contar os fatos, afinal acredito estar prestando uma ajuda a todos.

    Fabricio

  6. #6

    Padrão

    Outra coisa, a UL, que fiquei conhecendo hoje, está me dando a maior atenção nesse procedimento. Me ligaram para ajudar e para esclarecer!

    São pessoas de nível excelente e compreenderam toda a situação!

    Por isso quero deixar bem claro: minha bronca é com a Zirok, que não me deu retorno uma semana depois do que tinham prometido!

    Abraço!
    Fabrício

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Outra coisa, a UL, que fiquei conhecendo hoje, está me dando a maior atenção nesse procedimento. Me ligaram para ajudar e para esclarecer!

    São pessoas de nível excelente e compreenderam toda a situação!

    Por isso quero deixar bem claro: minha bronca é com a Zirok, que não me deu retorno uma semana depois do que tinham prometido!

    Abraço!
    Fabrício
    Meu amigo tô contigo e não abro mão!!!

  8. #8

    Padrão

    Outra coisa interessante: a empresa ERRA feito, coloca nossos empreendimentos em risco (vcs sabem, a ANATEL multa e lacra mesmo!) e nada de desculpas? Pelo contrário, me ligam para dar bronca!

    Vcs viram a hora que eu escrevi isso? Era de madrugada! Tou perdendo meu sono com isso!

    E tem mais: isso só ta dando esse rebu todo porque é realmente uma situação muito grave!!

    Não tá dando confusão porque eu contei, mas sim pela gravidade da coisa!

    Fiquei realmente muito chateado com essa ligação da Zirok de hoje...

    Imaginem, o sinal no seu cliente está ruim e ele conta pros vizinhos. Ai vc liga para ele e ao invés de se desculpar pela dor de cabeça vc bate boca com ele!

    Bem, façam o julgamento de vcs...

    Abraços
    Fabricio

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Outra coisa interessante: a empresa ERRA feito, coloca nossos empreendimentos em risco (vcs sabem, a ANATEL multa e lacra mesmo!) e nada de desculpas? Pelo contrário, me ligam para dar bronca!

    Vcs viram a hora que eu escrevi isso? Era de madrugada! Tou perdendo meu sono com isso!

    E tem mais: isso só ta dando esse rebu todo porque é realmente uma situação muito grave!!

    Não tá dando confusão porque eu contei, mas sim pela gravidade da coisa!

    Fiquei realmente muito chateado com essa ligação da Zirok de hoje...

    Imaginem, o sinal no seu cliente está ruim e ele conta pros vizinhos. Ai vc liga para ele e ao invés de se desculpar pela dor de cabeça vc bate boca com ele!

    Bem, façam o julgamento de vcs...

    Abraços
    Fabricio
    tb apoio com toda força.

    essas empresas nao ligam para seu clientes, ao convtrário de gente séria de outras q realmente vemos q são gente de confiança.

    quando é certo é certo.
    tens todo direito, nao á antiética
    nem muito menos vc querer denigrir ou sei lá q eles iventem de alegar contra vc.

    isso se chama compaixão com seus conpanheiros de profissão! muito me alegra ver vc fazendo isso, isso esta nos ajudando a melhorar, procurar sempre a perfeição.

    enquanto eles em vez de resolver, esperam o caso abafar, e faturar com nós

    ----------------------------apoiado----------------

  10. #10

    Padrão

    Recentemente fiz um curso na GEENGE com o Eng. Gilvan e ele tinha nos alertado que antenas offset eram para comunicação por satelite, que achava errado usar em comunicações terrestres pois pegava sinal refletido até mesmo do chão, mas nunca tinha ligado os "fatos" , de qualquer maneira vou trocar todas por aqui.... como o amigo disse se essa "onda" pega a Anatel vai forrar os cofres multando provedores por ai......fica o alerta...


    Amanha mesmo vou ligar pra zirok ...quero explicações..... vou paga geral!!!!

    Abraços

    Jodrix
    Última edição por jodrix; 07-04-2009 às 23:48.

  11. #11

    Padrão

    Bom dia pessoal...
    Ainda semana passada instalei um link c/ essas antenas... Comprei de uma distribuidora conceituada, c/ NF e selo Anatel p/ ñ ter prob... e olha no que dá... Não se pode confiar mesmo...

  12. #12

    Padrão

    Boa noite!!

    No site da Anatel agora aparece RETORNO PARA ESTUDO no status do produto. Acredito que eles já devem estar acertando, pois tem muita coisa em jogo e isso é sinal que a Zirok já está se mexendo.

    Acredito que em pouco tempo deve estar resolvido.

    Se alguém for "visitado" recomendo que mostre o site para o fiscal para tentar convenselo que a coisa não está bem definida nem para um lado e nem para outro.

    Abç

  13. #13

    Padrão

    É gente, a partir deste momento antes de comprar qualquer coisa de wiriless, vou atras da homologação primeiro, vejo que mesmo com o selo pregado na antena ainda estamos com a corda no pescoço, estamos comprando gato por lebre. E mais uma coisa, acabei de crer que as grandes empresas não respeitam nimguem, quer o distribuidor dela, quer o cliente final.

    Vamos aguardar mais usn dias pra vermos se resolvem a situação.

  14. #14

    Padrão

    basta nao comprar zirok mais... eu aki uso so hyperlinnk e tsm !!!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    basta nao comprar zirok mais... eu aki uso so hyperlinnk e tsm !!!
    Concordo com o amigo alexandre, aqui uso so geenge!

  16. #16

    Padrão

    Bom dia,

    realmente Fabrício, foi decepcionante a reação da Zirok: demonstrou pouco profissionalismo, descaso com os clientes e com os seus próprios produtos. Há alguns meses venho substituindo Zirok por Hyperlink, não só por causa de problemas de alinhamento (às vezes acontece de desalinhar por detalhes), "sumiço" de sinal e, agora, por esse problema.

    Também concordo contigo quando disse que a Zirok deveria pedir desculpas, pois o nome da empresa está em jogo.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Gente, são 16h20 e acabei de receber uma ligação muito desagradável da Zirok!

    Imaginem que me ligou uma funcionária de lá me dando uma bronca por eu ter contato o problema para os colegas provedores!!

    Ela me disse que sou antiético e não sou humilde!

    Só para esclarecer uma coisa: recebi a autuação com prazo para responder até amanhã dia 08/04. No mesmo dia enviei essa autuação para a Zirok que me disse que até dia 30/04 estaria resolvido esse problema.

    Se eu não ligo ontem para lá pedir informações eles não teriam me dito nada. Eles leram na autuação o meu prazo. Deixaram pra lá. Se eu não ligo lá ontem pedindo informações nada aconteceria!

    A Zirok não me dá retorno e ainda me liga para me constranger me dizendo que sou antiético!

    Não vou emitir nenhum juízo de valor, vou apenas contar os fatos, afinal acredito estar prestando uma ajuda a todos.

    Fabricio
    Bom dia Fabricio!!
    É de grande soma sua atuação no momento em que o interesse em comum está presente, porém posso garantir a vc que não só "homologações" inescrupulosas e tbm duvidosas atuam no mercado, mas tbm declarações de potencias esacerbadas e que pegam o consumidor pelos numeros e tbm valores...
    Somos fabricantes e continuamente estamos estudando produtos da concorrencia afins de saber quais os valores reais estam girando no mercado Wireless e isso não é um segredo, até pq todas as declarações de potencias e ganhos relacionados aos produtos estão declarados na própria ficha técnica de cada um vendido.
    Vou ser sincero, os consumidores ficariam de boca aberta com as barbaridades que acompanhamos aqui com estudos destes produtos que estão no mercado, antenas fora de range frequencial, ganho que as vezes não chegam à metade do declarado, ressonancias totalmente descentradas, fabricações de fundo de quintal maquiadas por coberturas e embalagens que visam brilhar os olhos, mas que enganam profundamente o processo de aplicação e com ele o beneficio do produto e por aí vai.
    Infelismente a massa no sentido da maioria, tem o poder de compra, e a mesma não observa estes aspectos a fundo como por exemplo:
    - Vcs acreditam realmente que uma antena de grade tenha 24 ou 25 dbi de ganho como declaram certos fabricantes...Me citem por favor um parametro na construção da mesma de que isso é verdade;
    - Vcs creem que uma Omni bastão pode chegar a ter 25 dbi de ganho...Me dem um argumento favorável;
    - Antena panelinha com arame torcido pode chegar a ter 12 dbi de ganho...Como e em que aplicação...Ah francamente..!
    Então vc esta de parabéns, não se intimide nem fique constrangido com funcionários usados como "testa de ferro" por irresponsáveis incapazes de vir a público explicar o motivo do problema, vc está cumprindo um direito assistido por lei à todos.

    Um grande abraço a todos amigos deste fórum!!

  18. #18

    Padrão

    O que o Jodrix citou, me chamou a atenção.
    O fato de antena offset ser só para uso em comunicação c/ satélite.

    Neste caso, a zirok 2.4, que consta lá como uso para SCM, também estaria errada?

    O que está me parecendo é um tremendo erro no pedido de homologação por parte do fabricante.
    Na hora de preencher os formullários deve ter colocado algum código errado, ou algo parecido e nunca mais leu os documentos.
    Poderia até ser erro dentro do órgão regulador, mas é uma opção mais difícil de acontecer.
    Agora é esperar e ver quem está com a razão.

    Fabrício, tu é a pessoa certa para dizer, mas me parece um caso de entrar com pedido de indenização contra o fabricante ou contra quem errou.?

  19. #19
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Fabricio quando recebi o email da lista do provedores automaticamente entrei em contato com o adv da empresa
    pois eu mesmo possuo mais de 12 antenas da zirok

    segundo ele vai entrar com uma preventiva para evitar maiores problemas
    caso mais alguem queira entrar me mande a quantia e copia da nf para
    isto é sem custo algum

    assim estaremos amparados pelas leis vigentes

    claro um possivel processo por danos materiais

  20. #20

    Padrão

    entrei em contato e me retornaram a seguinte resposta:

    Segue abaixo parecer o laboratório que fez os testes das nossas antenas e enviou para Anatel certificá-las.
    Estamos a disposição para qualquer esclarecimento.


    Assunto: Re: Fw: ANATEL Of 2120
    Analisando o processo, vemos que da parte da UL é necessário uma correção no tipo de serviço ao qual a antena se destina (Serviço Fixo).
    No entando o objeto de análise no documento enviado é a utilização de um nivel de potencia superior a 1 Watt.
    O produto foi certificado como Equipamento de Radiação Restrita onde é possível a utilização de potência máxima de saída de 1 Watt com utilização de antena até 6dBi. Entendo que neste caso a responsabilidade em responder tal comunicação é de seu cliente, visto que foi utilizada uma potência acima do permitido.
    Tal fato ocorreria independente do fabricante da antena já que o que está em questão é a potência de transmissão.