+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Mikrotik 3.20 x 3.22

    Boa tarde a todos

    Estou em um dilema atualmente utilizo a versão mk 2.9.50 mas por questões de segurança(wep2) vou migrar para versão 3.x a questão é qual das versões 3.x é a mais estavel ?
    Se alguem ja passou por esta migração e pode expressar sua impresssão a cerca da versão que utiliza seria de grande ajuda para o pessoal do forum, estou sem tempo habil pra testar as versões e até porque ja vi alguns depoimentos acerca de uma ou outra versão mas não quero tirar conclusões antes da hora.

    abraço a todos

  2. #2

    Padrão

    Ola!!


    Já usei 3.13, 3.16, 3.20 e 3.22. Ontem acabei de fazer um downgrade em minhas torres para 3.13 que ao q tudo indica é a mais estável. Parece que a 3.20 e 3.22 tem Bug no controle de banda.

    Utilizo a 3.22 em uma RB133c pq parece que tem um Bug das versoes mais antigas para com essas RB1xx.

    Abç

  3. #3

    Padrão Versões Estaveis (stable)

    Segundo o proprio site do mikrotik na seção downloads, você encontra versões nas seguintes categorias

    Stable (Estável)
    RouterOS 3.22

    Development (Desenvolvimento)
    RouterOS 4.0beta2

    Legacy (Legado, é uma versão mais antiga mas funcional)
    RouterOS 2.9.51

    Previous Stable (Antiga Estável)
    RouterOS 3.13

    Atualmente utilizo 1x rb450(router), 2x rb133(wds,ap), 1x rb493ah(wds 5.8) e 1x mobo intel(ap-bridge, todas com a versão 3.22

    Lembrando que apenas controlo mac e ip, deixando o controle de banda pra um servidor com slackware

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Pessoal comenta muito que a 3.13 é a mais estável. A maioria de minhas rbs roda 3.13, mas tenho também duas outras q rodam a 3.20 e 3.22 e sinceramente não notei diferença entre elas, ou seja, não me deparei com nenhum bug. Mas uso apenas como ap-bridge, sem radius, hotspot, ppoe nem nada...

  5. #5

    Padrão

    A versão 3.20 tem bug no controle de banda.

    Não indico para uso em servidores q façam controle de banda ou cache full.

  6. #6

    Smile Acho que vou trabalhar com a versão 3.10

    Boa tarde a todos

    De acordo com a opinião do pessoal me parece que as versões do MK 3.20 e 3.22 são uma bomba pra quem quer trabalhar balanceamento entre outras coisas, ai fica dificil, parece que vou ter que trabalhar com a versão 3.10.
    Alguem sabe dizer na pratica se estas versões(3.20 e 3.22) dão muito problema mesmo na parte de balanceamento e se a versão 3.10 da pra trabalhar com criptografia

    abraços a todos

  7. #7

    Padrão

    Cara estou usando a versão 3.10 sem problemas ( por enquanto )

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    A versão 3.20 tem bug no controle de banda.

    Não indico para uso em servidores q façam controle de banda ou cache full.
    secalhar é por isso que os meus clientes conseguem fazer mais upload do que permitido,

    o melhor é mesmo a 3.13???

  9. #9

    Padrão

    5 servidores com balanceamente de 4 links cada versao 3.22 -- tudo ok
    3 servidores com hotspots - tudo ok versao 3.22 tudo ok.
    1 servidor com 4.0 beta 2, tudo ok, Hotspot.