+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Problema com Sunstudio 11 e 12

    Olá galera!

    Estou a 2 dias me batendo na instalaćão do SunStudio.

    Instalei tanto nas distros com fedora e debian.
    Agora to tentando no Debian.
    Instalei o java, contudo ao iniciar os procedimentos instalar o SunStudio 12 aparece a maldita mensagem:


    ./prepare_system -C
    The following steps are required: java



    Já fiz de tudo eu acho (instalei a versão antiga do java, pois em algum momento ele se referia a versão 1.5.x).
    O sistema está assim:


    # java -version
    java version "1.5.0_18"
    Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_18-b02)
    Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.5.0_18-b02, mixed mode, sharing)



    no profile:


    export JAVA_HOME=/usr/local/java/jdk1.5.0_18
    JRE_HOME=$JAVA_HOME/jre
    CLASSPATH="$JAVA_HOME:$JAVA_HOME/lib:$JRE_HOME/lib:."
    export NETBEANS_HOME=/opt/sun/netbeans-5.5.1
    export PATH=$NETBEANS_HOME/bin:$PATH
    MANPATH="$MANPATH:$JAVA_HOME/man"
    JAVA_DOC="$JAVA_HOME/docs"

    PATH="$PATH:$JAVA_HOME/bin:$JRE_HOME/bin"
    export JAVA_HOME JRE_HOME CLASSPATH MANPATH JAVA_DOC PATH



    Coloquei (links simbólicos) os binários do java no /bin, pois pensei que ele poderia esta buscando a(APESAR do PATH já estar configurada).


    # ls -l /bin/ | grep java
    lrwxrwxrwx 1 root root 36 Abr 8 19:41 java -> /usr/local/java/jdk1.5.0_18/bin/java
    lrwxrwxrwx 1 root root 37 Abr 8 19:41 javac -> /usr/local/java/jdk1.5.0_18/bin/javac
    lrwxrwxrwx 1 root root 39 Abr 8 19:41 javadoc -> /usr/local/java/jdk1.5.0_18/bin/javadoc
    lrwxrwxrwx 1 root root 37 Abr 8 19:41 javah -> /usr/local/java/jdk1.5.0_18/bin/javah
    lrwxrwxrwx 1 root root 37 Abr 8 19:41 javap -> /usr/local/java/jdk1.5.0_18/bin/javap
    lrwxrwxrwx 1 root root 44 Abr 8 19:41 java-rmi.cgi -> /usr/local/java/jdk1.5.0_18/bin/java-rmi.cgi
    lrwxrwxrwx 1 root root 38 Abr 8 19:41 javaws -> /usr/local/java/jdk1.5.0_18/bin/javaws



    Alguma ajuda é bem-vinda, a mínima centelha de luz será ovacionada.

    Ab, Duca.

  2. #2

    Padrão

    Ourta coisa: ao dar o comando ./installer ele inicia a instalaćão gráfica, ele instalar quase tudo, mas o binário do Sunstudio não aparece na pasta destino (/opt/sun/sunstudio12). E consta o java como pré-requisito não atentido.

  3. #3

    Padrão

    cara se esse prepare_system for um script dá uma olhada como ele busca o java, às vezes tem algo errado.

    Se ele não for muito grande põe ele em anexo ai que agente dá uma olhada!

    Até mais...

  4. #4

    Padrão

    o CentOS (que é parente próximo do fedora/rh) instala um java que é quase-java mas não é bem isso, é um gnu-java ou coisa assim. Instale o java da sun mesmo, remova o que vc tem. Eu removi êsse java e instalei o sun-java mesmo (um *bin); acompanhe:
    HowTos/JavaOnCentOS - CentOS Wiki)
    divirta-se.

    muito cá entre nós, que ninguém nos ouça: maior viada.. err.. frescu.. hmm.. trabalho, isso de não instalar o java pq não é licença gnu ou sei lá mais o que..

    dá uma olhada neste meu link aki:
    http://irado-lembretes.blogspot.com/...centos-52.html
    Última edição por irado; 09-04-2009 às 13:53.

  5. #5

    Padrão

    Aproveitando deixa do "irado" nos repositórios do debian, tem uma versão sun do java disponível, acho que na área de non-free, mas não tenho certeza porém eu tenho disponível
    na minha lista
    p sun-java5-jdk - Sun Java(TM) Development Kit (JDK)...
    p sun-java5-jre - Sun Java(TM) Runtime Environment...

    p sun-java6-jdk - Sun Java(TM) Development Kit (JDK)6
    p sun-java6-jre - Sun Java(TM) Runtime Environment (JRE) 6

    e o source está assim :

    deb ftp://ftp.debian.org/debian testing main contrib non-free
    deb-src ftp://ftp.debian.org/debian testing main contrib non-free

    Acho que vale tentar, derrepente pode ser isso...

    Ou como o Magnun mesmo disse se for script é só verificar como ele está procurando
    a parte de Java.

    Tem alguns links, mas pelo que to vendo, você já deve ter passado por eles e pode não ter resolvido muita coisa, porém acho que vale apena verificar :
    Sun Studio 12 Compilers and Tools Downloads at OpenSolaris.org

    prepare_system Command Failure
    Sun Studio 12 Release Notes (English, Japanese, Simplified Chinese)
    esse eu não sei se é o teu caso !!

    Man Page prepare_system.1
    Sun Studio 12: System Preparation Tool (prepare_system) Readme
    prepare_system Command (Sun Studio 12 Installation Reference Guide (English, Japanese, Simplified Chinese)) - Sun Microsystems

  6. #6

    Padrão

    Ahhh, me desculpe por naum ter postado antes !!

    Recebi um e-mail no começo do mês sobre o lancamento do Sun Studio Express.
    --------
    Sun Studio Express 3/09, the official build used for the Sun Studio 12 Update 1 Early Access Program, is now available for download.
    Sun Studio Express - Downloads

    Sun Studio Express 3/09 is available on Solaris, OpenSolaris and the latest Linux distributions (Red Hat Enterprise Linux, SuSE Linux Enterprise, CentOS, Ubuntu).

    -----
    O README
    http://developers.sun.com/sunstudio/downloads/ssx/express_March2009.html?cid=e8432

    espero que ajude !!