+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 22,5 km utilizando MKT, radio aprouter 354 e antenas zirok wll 455

    Bom dia!!

    Caros amigos sou novo no fórum, e também, um pouco inexperiente em alguns pontos de rede sem fio, estou tentando fechar um enlace de 22,5 km de uma cidade a outra, com visada, na verdade consegui fechar com duas antenas 2,4 e rádios ovislink 5460, mas como já era de se esperar não tenho um trafego legal, vou migrar agora p 5,8, utilizando um mkt, com cartão senão de 600 mw, um radio Roouter 354 e duas antenas zirok wll 455.
    Então venho a pergunta chave é possível? se for alguém poderia me dar algumas dicas de como fazer o melhor posicionamento das antenas? sendo que um ponto fica cerca de 700 metros altitude e a outra 570 altitude.

    Agradeço desde já qualquer dica ou ajuda que será muito bem vinda.

    Atenciosamente
    ESMNET
    Última edição por ESMNET; 09-04-2009 às 11:35.

  2. #2

    Padrão

    Olá ESMNET! Há visibilidade? O fato de ter fechando esse link em 2,4 Ghz é excelente. A intenção de migrar para 5.8 GHz deve ser melhor avaliada, pelas seguintes questões: 1 - a zona de fresnel em 5.8 é muito menor que em 2.4 GHz, reduzindo a correção de alinhamento. 2 - A altitude que comenta, supõe que exista obstáculo? Aguardo! Até mais!

  3. #3

    Padrão Olá!!

    Desde já agradeço a atenção, na verdade a visibilidade é total, em relação altitude uma das minhas duvidas é sobre a inclinação das antenas, já que pela diferença de autitude entre as duas cidades ser grande, não da para tomar como base, a medida de 70 graus para alinhamento com pontos na mesma altitude, se teria como calcular aproximadamente em quantos graus ficaria cada antena.


    Atenciosamente
    Elves
    Última edição por ESMNET; 10-04-2009 às 02:06.

  4. #4

    Padrão

    Olá, Elves.

    Indo direto à resposta: Pode colocar as 2 antenas na posição de 70 graus e fazer o ajuste fino de acordo com o nível de sinal.

    Segue a explicação matemática para o caso:
    Observe que a diferença de altitude entre os pontos é de 130 metros.
    E a distância entre eles, 22500 metros.
    Para saber o ângulo de inclinação da reta que liga esses 2 pontos precisamos calcular o ângulo cuja tangente mede 130/22500. Este ângulo é 0,33º.
    Conclusão: A antena no ponto mais alto com inclinação de 70,33º e a do ponto mais baixo com 69,67º. Ou seja, quase nada.

    Observação: Procure não economizar muito com antenas. Aqui na minha cidade a diferença de preço entre esta sua antena de 45 cm e a de 60 cm é de cerca de R$ 10,00. Eu aconselharia ter comprado a maior, pois pelo seu diagrama de irradiação, ela "espalha" menos o sinal, o que garante mais qualidade com um bom alinhamento.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão

    Exato, como disse outro forista, mantenha as duas com 70º. Para um menor sofrimento aconselho um em cada ponta para fazer o ajuste fino monitorando com um software de troughtput como qcheck para ver em qual nível terá maior banda passando no enlace.

  6. #6

    Padrão OLA! OBRIGADO!

    Olá pessoal! Desde já quero agradecer as dicas que me passaram, na verdade estas antenas são do meu sócio na Montagem do Provedor, e com as dicas que me passaram irei fazer a tentativa caso, não consiga irei comprar outras, mas estou pensando em comprar outra marca e modelo, que me falaram que é bem mais fácil de alinhar. Que seria esta aqui: Sat5 Loja Virtual

  7. #7

  8. #8

    Padrão Mais uma duvida!

    Referente ao ACK. sei que tenho q calcular o ack, para que ele tenha uma boa conexão, mas não sei a distancia exata, gostaria de saber qual o limite Maximo tolerado de erro?