+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Alterando ip Mikrotik desafio

    Boa noite

    Gostaria de uma opinião da comunidade, estou iniciando a migração da versão do meu mk e gostaria tambem de fazer a alteração do ip do mesmo hoje utilizo 192.168.0.1 que é tambem o gateway e dns pri dos meus clientes só que na época que foi configurado o cara que fez pra min escolheu o pior ip que tinha pois o mesmo é utilizado pela industria de aps, roteadores e etc, Ex: o Router da dlink dir 300 usa este ip ai ja viu a dor de cabeça, então a ideia seria fazer uma transição mais suave do que alterar e ter que passar na casa dos clientes de uma vez, alguem teria uma ideia não sei talves utilizando aps virtuais ?

    abraços

  2. #2

    Padrão

    Coloca um ALIAS tipo 10.0.0.1 na mesma interface que esta o 192.168.0.1, aí vc vai mudando nos clientes devagar, chega no cliente q tem o IP 192.168.0.2 e muda ele para 10.0.0.2 por exemplo.

    Só não esquece de escolher bem a máscara q vc vai usar para não ter esse trabalho denovo.

    Obs: Quanto ao Wireless fica normal, nada de Ap Virtual nesse caso, a não ser que vc tb queira mudar o SSID.

    Espereo ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.

    Abraço!

  3. #3

    Padrão

    O ideal é você ir controlando os ips em faixas diferentes para cada tipo de cliente, tipo se o cliente não for empresa, você faz a rede dele com /30 e escolha uma faixa menos usada, 172.x.x.x/30. Em cada cliente que você for passando, vai fazendo esta mudança, e uma outra idéia é você fazer tudo por dhcp fixo, assim não precisará passar nos clientes novamente, caso haja outra alteração.

  4. #4

    Smile Duvidas ALIAS Mikrotik

    lgiudice Bom dia

    Como poderia criar esta interface virtual(ALIAS) no mikrotik minha versão por enquanto é 2.9.50 vou migrar ela daqui uns dias mas queria fazer uns testes, no debian ja consegui criar interfaces virtuais mas no mk pesquisei e não consegui resultados se vc puder ajudar..

    abraços e feliz pascoa

  5. #5

    Padrão

    Você pode criar quantas redes que quiser para a mesma interface. Basta criar um rede diferente e na interface escolher a dos clientes.

  6. #6

    Padrão

    eu migraria para pppoe.. ai os ips vc vai controlar dinamicamente ... ano precisa ficar indo no cliente ..

    conectou no wireless.. mandou discar... pronto !

  7. #7

    Padrão

    Eu deixaria como esta, e criaria um hotspot com DHCP amarrando ao MAC, já que vai mudar muda para o BOM, ai você a deixa a sua rede atual como o ALIAS, para não causar impacto, a faria o processo mais devagar, apesar de não ser muito demorado pedir para o cliente ativar fazer uma conexão PPOE.
    Espero Ajudar.