Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Artigo Comunitário: Passo-a-Passo para o Linux

    Bem!

    Conforme o nível de respostas do tópico "Linux, Aptidão ou Necessidade" resolvemos propor a criação de um artigo comunitário, visando iniciantes, com passos a seguir para o uso de um SO livre.

    A proposta é que cada um siga uma sequência numérica dando dicas para startar uso (neste primeiro momento não é para dizer "esse deveria vir antes deste" e sim sugerir). Vamos deixar esse tópico aberto durante um tempinho e aí, posteriormente, vamos ordenar de acordo com uma sequência lógica a ser seguida por um(a) iniciante. E então "concluir" o artigo comunitário, com os nomes de quem participou.

    Cada um pode propor quantas sugestões quiser! E como no momento tempos poucas (bem poucas) mocinhas, os rapazes estão mais do que convidados a sugerir por aqui!

    Podem discutir no tópico sim, sobre concordância ou não das dicas oferecidas mas até que o dono da sugestão mude a sua dica vai ficar valendo a que ele informou inicialmente.

    Ok? Let's Go!

  2. #2

    Padrão

    Iniciando:

    1 - Básico do básico: ter acesso à net com frequência. Sem net diária, de preferência com alta velocidade, fica difícil acompanhar as novidades e tirar dúvidas durante o erro ocorrido na tentativa de uso.

  3. #3
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão

    Grandioso e muito útil esse tópico.

    2. Todo e qualquer elemento que tenha vontade e interesse de mexer com Linux, deve saber que o SO possui distribuições e procurar conhecê-las, para saber como é o funcionamento de cada uma:

    Aqui estão algumas:

    Debian, Mandriva, Fedora, SuSE, Gentoo, Kurumin, Knoppix, Slackware ( uma das mais antigas e utilizadas), Mandrake e Conectiva 10 (esses 2 últimos derivam do Red Hat ), Yellow Dog Linux (voltado para MAC).

    Obs: Iniciantes no Linux devem dar preferência para usar as "distros" mais atuais, pois muitos podem sentir dificuldade usando uma mais antiga, no caso do Slackware.

    Sds,
    Última edição por lemke; 11-04-2009 às 17:27.

  4. #4

    Padrão

    3 - Um padrinho ou madrinha de Linux: Existe muita literatura no Google e afins, você lê muitas e muitas formas de fazer a mesma coisa mas se dá erro continuadamente e não existe alguém muito próximo de você que pode orientar mais efetivamente a sensação de desistência fica atrativa, principalmente para quem está tentando usar linux e não trabalha diretamente com TI.

  5. #5

    Padrão

    Boas sugestões! Essa de padrinho/madrinha é ótima! Mas uma coisa que eu colocaria como numero 1 é: Aprender a usar o Google.

    O google é o melhor amigo de qualquer linuxer! Nesse fim de semana fui ajudar um amigo meu que colocou o Ubuntu no PC dele e depois de 2 horas desistiu de usar. Ele disse que se sentiu um inútil pois não conseguiu instalar o MSN. Quando fui ver ele havia baixado o binário em tar.gz. Ai perguntei como ele tentou instalar. Ele falou que tentou descompactar, entrou na pasta e deu o ./configure mas dava erro. Quando fui ver o erro tinha uma linha mais ou menos assim: "C compiler not found" Sobre isso:
    1. Se ele buscasse o erro no google veria que basta instalar o gcc.
    2. Ele errou ao baixar o pacote. Ele poderia ter instalado a partir de um binário pre compilado (.deb no caso). Se ele tivesse feito uma busca por um tutorial de instalação ele teria visto algo sobre isso.
    3. Ele esqueceu de verificar se já havia algum cliente MSN instalado junto com a distribuição. No caso o pidgin vem por padrão e é muito bom para que só quer bater papo!




    Ok, agora o que eu colocaria como ítem 4:
    4 - Aprender a usar um gerenciado de pacotes. Aqui vão dois ótimos links sobre isso: Gerenciamento de pacotes e Guia Foca GNU/Linux - Sistema de gerenciamento de pacotes . Fiz um curso esses dias sobre gerenciamento de pacotes no debian. Vou postar depois no meu blog e coloco o link aqui. Se alguém tiver conhecimento em outros gerenciadores como o yum, urpmi e etc podia fazer um guia também pra "anexar".

    Até mais...

  6. #6

    Padrão

    5 - Ter paciência e mente aberta para aprender algo novo. Não é porque vc pagou uma nota naquele curso de "montagem e configuraçao de computadores" no senac que vc já sabe tudo. (na verdade é curso de formatar o windows)

    pode parecer besteira mas o orgulho das pessoas é um grande empecilho na hora de tentar mudar pro linux.
    Última edição por caiocc12; 13-04-2009 às 20:29. Razão: colocar o numero no post ^^

  7. #7

    Padrão

    6 - Entender que é possível sim usar muitos e muitos softwares no Linux. E jogar, e trabalhar e também bater papo (é o que a maioria se preocupa... rs). Desde que bem pesquisado e claro, configurado de acordo muitas coisas que usamos no Windows pode muito bem ser feito no Linux, sem perceber diferença de SO.

  8. #8
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão

    7. O que é também muito importante para quem vai iniciar no mundo Linux é fazer uma pesquisa de hardware antes de instalar o SO.

    Não é nenhum pouco agradável a pessoa fazer a instalação do sistema e descobrir que a webcam ou a impressora não vão funcionar porque não foi desenvolvido driver para Linux.

    Portanto, essas verificações precisam ser feitas para evitar transtornos futuros.

    Sds,

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CammyL Ver Post
    7. O que é também muito importante para quem vai iniciar no mundo Linux é fazer uma pesquisa de hardware antes de instalar o SO.

    Não é nenhum pouco agradável a pessoa fazer a instalação do sistema e descobrir que a webcam ou a impressora não vão funcionar porque não foi desenvolvido driver para Linux.

    Portanto, essas verificações precisam ser feitas para evitar transtornos futuros.

    Sds,
    Acho que impressora é mais difícil ocorrer... O suporte já é bem grande! Mas webcam... Realmente tem que tomar cuidado (apresar de já ter melhorado MUITO).

    A minha até hoje não funciona

  10. #10

    Padrão

    Não se esquecendo do scanner. O meu não tem suporte no linux, tenho que rodá-lo num vmware. :/

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    Não se esquecendo do scanner. O meu não tem suporte no linux, tenho que rodá-lo num vmware. :/
    Hehe... bem lembrado!! Até hoje não tentei usar as funções de scanner da minha miltifuncional no Linux .

    Preguiça, esquecimento ou seria medo?!?!?

    Um dia eu tento...

  12. #12

    Padrão

    Vejam este artigo que saiu hoje na UnderLinux: Pesquisa - Uso do Software Livre. Acho que é uma idéia interessante convidar o autor a participar deste papo.

  13. #13
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leleobhz Ver Post
    Vejam este artigo que saiu hoje na UnderLinux: Pesquisa - Uso do Software Livre. Acho que é uma idéia interessante convidar o autor a participar deste papo.

    leleobhz,

    Eu até convidei, tomara que ele venha!

    Sds, http://host.maxbit.com.br/imagens/linux_mini.gif

  14. #14

    Arrow

    8 - Quando recorrer a ajuda em fóruns, saber fazer as perguntas (ser claro e conciso) é fundamental:

    InfoSecurity TaskForce - Perguntas Inteligentes

    Ab, Duca.
    Última edição por Duca; 17-04-2009 às 10:49.

  15. #15

    Padrão

    Pelas minhas contas agora é o no. 9...

    9 - Saber que para conseguir obter informação é necessário procurar bastante sim mas primeiramente em artigos ou how to já postados na net. E ter em mente que nem todos que estão discutindo sobre o assunto estão dispostos a te ajudar no estilo "professor particular sem remuneração". Primeiro que ninguém é obrigado a ajudar ninguém e segundo que dependendo da resposta dada à sua solicitação pode rolar uma má impressão de quem utiliza o sistema, aquele papo de "nerd é tudo arrogante". Para evitar esse embate é bom ter simancol

    10 - No caso de ir na cara e coragem e pedir ajuda em fóruns ou chats: Se é homem, ter muita educação é reforçar as chances de ser ajudado gratuitamente. Se é mulher, garantir que a educação e o respeito sejam mantidos é fundamental.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Sukkubus Ver Post
    ...
    10 - No caso de ir na cara e coragem e pedir ajuda em fóruns ou chats: Se é homem, ter muita educação é reforçar as chances de ser ajudado gratuitamente. Se é mulher, garantir que a educação e o respeito sejam mantidos é fundamental.
    *EU* acho que essa segregação foi gratuita, porque respeito e educação e fundamental para ambos os sexos... Penso que a parte que interesse no genero seria por exemplo, não privilegiar a ajuda porque se trata de mulher ou homem, e evitar piadas sobre isso... (Tá tosco, mas essa hora da noite nao sai mta coisa tb)

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leleobhz Ver Post
    *EU* acho que essa segregação foi gratuita, porque respeito e educação e fundamental para ambos os sexos... Penso que a parte que interesse no genero seria por exemplo, não privilegiar a ajuda porque se trata de mulher ou homem, e evitar piadas sobre isso... (Tá tosco, mas essa hora da noite nao sai mta coisa tb)
    Leleobhz, o correto não é ter realmente segregação. Mas pude observar que ocorre duas situações bem distintas (principalmente em fóruns onde o assunto é pouco participativo de mulheres): Se é homem geralmente os radicais hostilizam dependendo da maneira que o "novato" se posiciona. Ou vai falar que não dá raiva de ver um cara folgado exigindo ajuda?

    Mas se é mulher geralmente ocorre ao contrário: Não é questão de dobrar a atenção mas passar do limite dela, confundir as coisas, partir para o lado pessoal, isso acontece bastante.

    Última edição por Sukkubus; 16-04-2009 às 21:37. Razão: Menos chata, né Sukkubus. Rs

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Sukkubus Ver Post
    Leleobhz, o correto não é ter realmente segregação. Mas pude observar que ocorre duas situações bem distintas (principalmente em fóruns onde o assunto é pouco participativo de mulheres): Se é homem geralmente os radicais hostilizam dependendo da maneira que o "novato" se posiciona. Ou vai falar que não dá raiva de ver um cara folgado exigindo ajuda?

    Mas se é mulher geralmente ocorre ao contrário: Não é questão de dobrar a atenção mas passar do limite dela, confundir as coisas, partir para o lado pessoal, isso acontece bastante.

    Sim sim! Concordo. Este argumento sim me parece um bom divisor de águas na relação dos gêneros no suporte em SL. Bem lembrado a idéia das fotos e tudo mais.

  19. #19

    Smile Interface amigavel

    11- Derrepente ter interfaces mais "amigaveis"...é estranho mas quando digo mais amigavei me refiro ao fato do linux parecer um pouco mais com o Windows, esta semana um cliente meu comprou um notebook da CCE e veio com o linux ubuntu 8.04 dai tudo bem mas ele realmente não se adaptou a sua interface, acostumado d+ com windows, lá onde trabalha tem windows, no micro da casa dele tem windows, fez curso de windows ele até tirou onda perguntando por que as horas estavam de cabeça para baixo na tela e onde tava o botão iniciar, ai ficou dificil...tentei convencer ele falando que era só questão de acostumar mas não teve jeito...e como estava em garantia pedi ele pra entrar em contato com a loja que vendeu pra ele pra ver o que poderia ser feito, resumo ele comprou uma versão do note com vista!!!!
    ps: o vendedor falou pra ele que o linux que estava instalado era muito parecido com o windows e o valor era muito mais barato

    abraços

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leleobhz Ver Post
    Sim sim! Concordo. Este argumento sim me parece um bom divisor de águas na relação dos gêneros no suporte em SL. Bem lembrado a idéia das fotos e tudo mais.
    É, mas boa parte tem atitudes bem simpáticas e polidas. Pelo menos comigo todos são sempre muito educados

    12 - Saber exatamente que perfil de usuário você quer ter. Desta forma você terá um direcionamento melhor para a escolha de uma distribuição (ou mesmo de hardware) e o risco de pensar "nossa, isso não faz o que preciso" será menor.
    Última edição por Sukkubus; 16-04-2009 às 23:45. Razão: Postei junto com o JeanFrank! rs