Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 35km em 2.4ghz de baixo custo, Ajuda

    Pretendo fazer um Ponto a Ponto de 35km Usando equipamentos de baixo Custo:
    2 Bullet2 + Antenas de grade 25db Aquarius ou Zirok ou 2 Antenas Hyperlink,
    Fiz a Analizei no Radio Mobile, O sinal foi mostrado como -60, Mas será que consigo esse sinal a esta distancia? Avaliando que Eu preciso passar certa de 1 a 2 mb no Maximo 5mb,
    Deveria usar estes equipamentos? Alguem tem Experiencia com Bullet? Eu já ultilizei o Powerstation2 em um link de 20 km ficou tranquilo ping entre 1-3ms e 14mb full de trafego
    Agora quero ver a opnião dos amigos,
    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Olha,

    a essa distância em 2.4GHz não vai ficar bom: instável e pouco banda. Por um pouco mais você compra antenas Pluton PTX-26 e monta em 5.8GHz. O preço delas está bom atualmente.

  3. #3

    Padrão

    usa AP-SENAO 2,4 com 400mW. (prefiro)
    cuidado com as percas nos conectores, pigtail e cabos. (pode reduzir muito seu sinal)
    agora com essa distância... vc já verificou no Radio Mobile se a zona de fresnel passa com folga? terá problemas se não der a devida importância no fresnel...

    2,4 como 5,8 não importa...
    o que importa no seu caso é fresnel e potência da antena.

    boa sorte!

  4. #4

    Padrão

    Bom dia,

    Já consegui fechar 2 links, um com 30km e outro com 37km, no de 30km eu consegui que chegasse 1Mb e no de 37 uns 512kbps.

    Usei antena de grade da Zirok de 24dBi e radio Ovislink 5460 setado em 400mw.

    O problema é foi feito usando uma repetição e

    Provedor > 30km < repetidor > 37km < cliente pão duro (hehehe) >

    Dai o link chegou lá um lixo, porque a essa distância e usando essa mixaria de equipamento o delay era alto quando se usava mais banda, tipo para abrir sites era tranquilo, mas quando ia fazer um download e a banda subia, os pacotes começavam a se perder e chegava ao extremo de 5000ms na ponta final (cliente). Na repetição, ou seja a 30km do provedor, até que dava prá fazer os downloads tranquilo, subia a latencia mas ainda sim conseguia.

    Se puder usar um equipamento um pouco melhor, de maior ganho, tipo antena ou rádio seria melhor.

    Att,

    Rodrigo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rcfweb Ver Post
    Bom dia,

    Já consegui fechar 2 links, um com 30km e outro com 37km, no de 30km eu consegui que chegasse 1Mb e no de 37 uns 512kbps.

    Usei antena de grade da Zirok de 24dBi e radio Ovislink 5460 setado em 400mw.

    O problema é foi feito usando uma repetição e

    Provedor > 30km < repetidor > 37km < cliente pão duro (hehehe) >

    Dai o link chegou lá um lixo, porque a essa distância e usando essa mixaria de equipamento o delay era alto quando se usava mais banda, tipo para abrir sites era tranquilo, mas quando ia fazer um download e a banda subia, os pacotes começavam a se perder e chegava ao extremo de 5000ms na ponta final (cliente). Na repetição, ou seja a 30km do provedor, até que dava prá fazer os downloads tranquilo, subia a latencia mas ainda sim conseguia.

    Se puder usar um equipamento um pouco melhor, de maior ganho, tipo antena ou rádio seria melhor.

    Att,

    Rodrigo.
    Foi o que eu quis dizer ao colega. A essa distância com esses equipamentos o ponto a ponto vai ficar ruim, principalmente em 2.4GHz.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se for fazer em 2.4ghz(bullet) usa antenas de disco de 90cm ou+ ,hiperlink,plutton,zirok ou tsm nas duas pontas. Caso sinal fique fraco, poe um amplificador (1watt hiperlink outdoor) no cliente apenas!! essas antenas de grade tem suas limitações amigo. tens que analisar por onde o sinal passará, se tem interferências ou não. dica certa? faz em 5.8ghz com antenas e conectores apropriados +wla5000 que com certeza teu link fecha nota 10.!
    Posta ae os resultados,ok.
    Abraço.

  7. #7

    Padrão

    Olá. Eu tenho um link de 32km, usava antes um SENAO 400mw numa ponta e antena de grade mesmo (por causa dos fortes ventos no local), na outra ponta um PC/AP, usando um Cartão MINIPCI SENAO de 400mw, com uma antena ZIROK de25dbi (parabólica fechada, disco de 60cm, baratinha, cerca de R$ 150,00) e passava tranquilo 3.5mb. O SENAO queimou (AP) e estou pondo uma RB e um cartão SENAO de 600mw para substituílo. Existe visada perfeita entre os pontos. Tenho ainda tres outros enlaces de 55km, 65km e 74km (este ultimo sem visada - e ninguém venha me dizer que é impossível, pois uso e trafega 3.2mb de ida e 500kbps de volta em uso rotineiro), usando cartões de 900mhz da UBIQUITI é claro, com antena YAGI da Aquarius de 20dbi. Estes equipamentos operam em áreas distantes de cidades, longe das teles, dos celulares, etc. e levam internet a cidades nos confins do fim do mundo no nordeste do Brasil, onde nenhuma tele tem qualquer intenção de prover o serviço. Digo isto antes que alguem comente que não é homologado, bla bla bla.

  8. #8

    Padrão

    Claro que é possível leomanpotencial, mas com os equipamentos adequados. Não é com qualquer equipamento que fecha qualquer enlace. Duas anteninhas de grade para 35KM é forçar a barra. Pode até funcionar, mas com uma qualidade horrorosa... isso se fechar.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Claro que é possível leomanpotencial, mas com os equipamentos adequados. Não é com qualquer equipamento que fecha qualquer enlace. Duas anteninhas de grade para 35KM é forçar a barra. Pode até funcionar, mas com uma qualidade horrorosa... isso se fechar.
    É como eu falei, cada caso é um caso, no caso do nosso amigo que pediu ajuda pra baixo custo, rss. esta é uma opção. No meu caso, o link tá excelente, acreditem! Ping de no máximo 8ms, downloads que não são lá muito boa coisa, se na navegação consigo cerca de 1.4mb lá, download não passa de 32kbps.

    O ideal mesmo é usar tudo top de linha.

  10. #10

    Padrão

    Certo:
    Então vamos ver: e este link se fosse feixado com 2 Bullet5 (n sei se funfa bem mas adorei esses bullet =) ) antenas disco de 29db Zirok (=/) ou antenas de grade 27db Hyperlink Funcionariam?
    ou tem outra solução de baixo custo (o cliente é pão duro mesmo =) )

  11. #11

    Padrão

    2 Bullet5 + 2 grades 27dBi Hyperlink deve fechar.

    Sairia menos de 1000 reais.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sunnetwork Ver Post
    Certo:
    Então vamos ver: e este link se fosse feixado com 2 Bullet5 (n sei se funfa bem mas adorei esses bullet =) ) antenas disco de 29db Zirok (=/) ou antenas de grade 27db Hyperlink Funcionariam?
    ou tem outra solução de baixo custo (o cliente é pão duro mesmo =) )
    Bem,

    agora você começou a "falar bonito". Eu só trocaria por cartões XR5.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bem,

    agora você começou a "falar bonito". Eu só trocaria por cartões XR5.
    O problema do Xr5 é o seguinte:
    xr5 : 300-400 reais
    + rb 411 + fonte + caixa hermetica, O valor fica muito elevado visto que o trafego vai ser pequeno e que um bullet5 com fonte custa certa de 250R$ =)

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sunnetwork Ver Post
    O problema do Xr5 é o seguinte:
    xr5 : 300-400 reais
    + rb 411 + fonte + caixa hermetica, O valor fica muito elevado visto que o trafego vai ser pequeno e que um bullet5 com fonte custa certa de 250R$ =)
    Sim, verdade.

    Mas XR5 com Mikrotik é mais prático o gerenciamento, mais robusto e mais confiável. Mas se o problema é bolso não discuto. rsrs

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sunnetwork Ver Post
    Pretendo fazer um Ponto a Ponto de 35km Usando equipamentos de baixo Custo:
    2 Bullet2 + Antenas de grade 25db Aquarius ou Zirok ou 2 Antenas Hyperlink,
    Fiz a Analizei no Radio Mobile, O sinal foi mostrado como -60, Mas será que consigo esse sinal a esta distancia? Avaliando que Eu preciso passar certa de 1 a 2 mb no Maximo 5mb,
    Deveria usar estes equipamentos? Alguem tem Experiencia com Bullet? Eu já ultilizei o Powerstation2 em um link de 20 km ficou tranquilo ping entre 1-3ms e 14mb full de trafego
    Agora quero ver a opnião dos amigos,
    Obrigado

    Cara, Blz!!
    Bah pra ti fechar esse link, se tiver visada , indicaria usar bullet + 2 antenas tsm 90cm ou 2 antenas geenge direcionais(2.4ghz 90cm). Tem que ter uma zona de fresnel boa pra esse link , analisa bem o local, ve se não tem rios, serros, etc no local. as vezes pelo radio mobile fecha legal porem quando vc vai no local ve as reais condições , ae ja era. sei que se usar no cliente 1watt tu fecha rindo esse enlace , mas não recomendo amplificador,ok.qualquer dúvida tamo ae irmão.
    Abraço.
    Leandro.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim, verdade.

    Mas XR5 com Mikrotik é mais prático o gerenciamento, mais robusto e mais confiável. Mas se o problema é bolso não discuto. rsrs

    Vc acha pratico mikrotik ? então vc nunca uso nano rsrs...
    nano ou bullet e mais pratico e mais simplis e passa mais dados q um mikrotik
    ta ai o recado...

  17. #17

    Padrão

    MK é pratico? Discordo totalmente.

    NS, Bullet isso sim é mamão com açúcar.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    MK é pratico? Discordo totalmente.

    NS, Bullet isso sim é mamão com açúcar.

    concordo com vc amigo.

    os produtos da UBNT tanto NS,PS ou Bullet 10 a ZERO no mikrotik, tanto na configuração quanto em banda... UBNT e Show de bola...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sunnetwork Ver Post
    Pretendo fazer um Ponto a Ponto de 35km Usando equipamentos de baixo Custo:
    2 Bullet2 + Antenas de grade 25db Aquarius ou Zirok ou 2 Antenas Hyperlink,
    Fiz a Analizei no Radio Mobile, O sinal foi mostrado como -60, Mas será que consigo esse sinal a esta distancia? Avaliando que Eu preciso passar certa de 1 a 2 mb no Maximo 5mb,
    Deveria usar estes equipamentos? Alguem tem Experiencia com Bullet? Eu já ultilizei o Powerstation2 em um link de 20 km ficou tranquilo ping entre 1-3ms e 14mb full de trafego
    Agora quero ver a opnião dos amigos,
    Obrigado

    Amigo usa Bullet5 (5.8Ghtz) com antena da Pluton PTX 26 30dbi fica show de bola.

  20. #20

    Padrão

    Sim,

    Mikrotik é prático, robusto, muitas funções e profissional para quem é profissional. Para quem não é profissional realmente ele é complicado/complexo, inútil, inúmeras funções que não servem para nada como VLAN, roteamento (OSPF, dentre outros), etc., etc., etc. e tal.