+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Leigo

    Boa tarde Galera blz??

    é o seguinte.. estou com algumas duvidas, e espero que voces possam me ajudar.

    Quero primeiro dizer sobre meu ambiente.

    Link Embratel de 2MB(pra começar)
    Antes Wireles 5.8 tudo ja instalado e em alguns clientes
    Servidores Linux email, pagina, radius, e etc...
    Mikrotik 3.20

    Minhas duivas:

    Sou um provedor de acesso e hospedagem, porem, atualmente meus poucos clientes estao navegando usando meu MK, sem nenhuma frescura.. apenas com o controle por queue.

    Porem quero faze-los autenticar por PPPoE e por Radius, só que nao sei se é esse o caminho certo.

    Ja fiz rodar o PPPoE, porem todos os clientes ficam usando o ip real o meu MK e nunca o IP que eu determino no PPP, o que pode ser?

    Para que servira o radius, hotspot, e o pppoe? estou nessa duvida cruel.. ja me confundi todo.

    Se alguem poder me dar uma luz dizendo, por onde devo começar e tals..eu fico muito agradecido.

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Se a sua wireless não tiver ocilando muito, use o pppoe, caso contrário use o hotspot.

  3. #3

    Padrão

    ótimo, agora me diz, qual diferença entre os 2?

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Modo de conexão e autheticação.

  5. #5

    Padrão

    Amigo procurei sobre as informações na internet, porem nada se aplica ao MK, por favor tem como detalhar um pouco sobre o que eu devo começar aqui?

    Agradeço

  6. #6

    Padrão

    Veja a seguinte questão:
    - se você tiver que enviar avisos e tals, prefira hotspot;
    - se você exige muito de segurança, prefira PPPoE(não que o hotspot seja inseguro).

  7. #7

    Padrão

    ta.. to entendo... entao vmos por eliminação..

    eu preciso que cada usuario conecte no meu servidor por usuario e senha, e que cada um tenha seu IP na internet, nao necessariamente um IP FIXO(preferencia nao ter fixo) e que caso aconteça algo, eu tenha como gerar um log de cada acesso desse usuario..

    ??

  8. #8

    Padrão

    Eu prefiro colocar hotspot(você faz servidor dhcp fixo ou por pool, nome de usuario e senha), com o pppoe também é possível.
    Para gerar relatórios você tem que utilizar um servidor de proxy, eu recomendaria o linux, pois tem o sarg que você poderá explorar outras formas de exibir os relatórios(por nome de usuário, por exemplo).

  9. #9

    Padrão

    Entendi, entao vou montar meu servidor Linux com SQUID e com SARG por ex: OK!!

    Dai no MK monto Hotspot com DHCP sem ser IP FIXO e sim IP DINAMICO por POOL, porem, usando IPs Validos, é isso??

    Só que meu SQUID devera fazer qual função? ele sera o Gateway de quem? devo informar meu SQUID no MK? Em que lugar?

    Valw

  10. #10

    Padrão

    Seu squid vai servir p/ consulta de web, ele vai rodar em paralelo com o mk, no mk vc vai por uma regra direcionando trafego web p/ o squid, assim vai diminuir o trafego de consulta direta na web, tem um tutorial no under que ensina a config mk e debian paralelo muito bom, flw !!!

  11. #11

    Padrão

    Ahh entendi amigo...

    E voce tem o tuto por ai facil?

    Ja estou montando meu Squid

  12. #12

    Padrão

    OBS: Meu Squid tem ter IP FIxo ou tem que ser como um cliente do meu MK?

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Poxa valw.... vou fazer aqui para testes.. agora me diz, to pensando em usar o BrazilFW para fazer esse controle.. O Que acha??

  15. #15

    Padrão

    Galera seguinte, fazer o Proxy no MK eh piort certo? pois ele nao gera statisticas e coisas que o Squid + Sarg fazem correto?

    Voces acham melhor fazer um paralelo, e usar o BrazilFW para fazer isso? oq axam?

    Abraços

  16. #16

    Padrão

    Galera preciso muito da ajuda de voces...

    Montei um BrazilFW com Squid + SARG rodando perfeitamente em minha rede interna.

    Preciso que agora todo o trafego de internet, faça busca no meu servidor BrazilFW para Cache de DNS e Paginas.

    Pois dai posso ter controle do que cada cliente tem acessado a internet.

    Lembrando que os clientes com IP Fixo deverão tambem passar pelo Proxy, porem deverão manter seu IP Fixo contratado.

    Espero ajudas, valew galera!

  17. #17

  18. #18

    Padrão

    Para cache dns você faz um dnat da porta 53 udp para o seu linux.

  19. #19

    Padrão

    Mas e o lance que o cliente agora tem que ter ip valido?