+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Virtualização em notebook. Compensa?

    Eu tenho um notebook e gostaria de usar tanto o Windows 7 e o Ubuntu.

    Meu processador é um Pentium Dual T2330 @ 1.60GHz 1.60GHz com 2GB de RAM.

    Gostaria de saber se compensa ter uma distro Linux bem leve rodando as VMs do Windows 7 e do Ubuntu. Assim eu teria a possibilidade de recuperar o sistema facilmente (sou daqueles que quando cansa de uma instalação formato e instalo tudo de novo), além de poder experimentar sem nenhum problema outras distros.

    Se esse arranjo for realmente viável, qual a melhor distribuição para isso? Qual sistema de virtualização usar? Existe sistema de virtualização que já atue como OS hospedeiro?

  2. #2

    Padrão

    Depende, se vc trabalha simultaneamente com as duas maquinas não tem problema vai perder um pouco de desempenho, se não for usar simultaneamente faz o dualboot mesmo. Sistemas que criam os SO hospederos temos o vmware, xen, virtualbox, virtaul server, open v, tem varios. Eu só virtualizaria se fosse pra fazer testes simultaneos, se não vai perder performance do note e vai passar raiva o bixim vai ficar fazendo swap toda hora arg.

  3. #3

    Padrão

    Uso meu notebook para dar aulsa de Sistemas Operacionais, com SO de base OpenSuse 11 e VMware 7, aproximadamente com 4 VMs instaladas geralmente utilizo duas ativas. Tenhho praticamente as mesmas configurações do seu note e funciona perfeitamente.

    mtec

  4. #4

    Smile RE: Virtualização em notebook. Compensa?

    Cara, isso de "compensar" é relativo. Acredito que seja bem melhor usar mesmo máquina virtual em seu caso já que o note é para dar aulas de SO's. Existe sim um sistema de virtualização que já atua como como SO - VMware ESXi, mas, só roda em hardware homologado*. Você pode testar o puppy linux como host para suas VM's aqui um passo a passo de como instalar - PuppyLinux and VirtualBox; VirtualBox on PuppyLinux. Minha escolha foi o puppy devido a leveja e estabilidade, mas, nada impede de se testar outros linux.

    Abraços.
    Última edição por VirtualTech; 29-07-2009 às 22:43.