+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opinião para Suportar 100 Clientes simultaneos!

    Ola galera, estou querendo ampliar o provedor akee e gostaria de contar com o auxilio de voces, pois estou contratando um link dedicado e queria saber se ele daria conta do numero de clientes que pretendo pendurar nele.

    Minha situação atual

    * Mikrotik 2.9.27 (aquele famosinho),pretendo comprar a versão (3.13 ou 3.22) full, estou em duvida entre as duas. Qual seria a melhor ou a mais indicada pelos colegas???

    * PC-AP (AMD64 1.8GHZ - 512MB de RAM) com 4 cartões R52H trabalhando em Tx Power 18dbm (Ap-Bridge) e somente fazendo o controle de acesso dos macs e algumas regrinhas no Bridge, o restante é feito em baixo.

    * Em baixo um Mikrotik 2.9.27 (AMD64 1.6GHZ - 1GB de RAM - HD 80GB) fazendo controle por PPPoE,Regras de Firewall e tals, Web-proxy + Cache Full(4096k)

    * 1Link ADSL 8MB/400k
    * 1Link ADSL 4MB/400k

    * 1 Modem trabalhando em bridge(8MB) e outro trabalhando em router(4MB)

    * Loadbalance por marcação de portas (Link 4MB -> 80 - 443 - 1863 - 6891)
    * Link 8MB com o resto

    * Controle de conexões simultaneas, 7 por cliente

    * Controle de P2P 300k Down, 64k Up ( nessa versão do mikrotik ao chegar o Up no seu limite ele tambem faz com que o Down fique no msm limite do up, neste caso 64k )

    * Clientes com planos de 200k , 300k , 500k (75% dos clientes com planos de 300k)


    Então é isso, se faltou algo por favor me avisem...

    O link que pretendo adquirir é de 2MB Full, consegui a um otimo preço, R$: 1,200

    vlw pessoal...

  2. #2

    Smile Link

    Rapaz vc consegui um preço excelente pelo link vc não teria o contato pra me passar, estou contando um link aqui pra minha região e o de 1 mb ta em torno de 1.300 paus se for a embratel melhor pois eles provavelmente devem atender aqui.

    abraços

    ps: este cenario seu ta dentro de uma ideia vou pesquisar aqui um post que fala sobre a sua duvida.

  3. #3

    Padrão

    Normalmente com clientes a 200k os provedores que atendo, utilizam 2Mb pra cada grupo de 100 clientes. Porém não é uma regra geral, já que depende da forma em que seus clientes usam a internet.

    Sua política de regras são interessantes, mais a limitação de conexões a um valor tão baixo não sei como fica a navegação, vou até fazer um teste para analisar, pois só o site do UOL como exemplo abre mais de 15 simultaneas. Mude seu balanceamento para um Dinamico e terá muito mais aproveitamento da banda.

    Ok.

    Qualquer dúvida estamos ai.

  4. #4

    Padrão -> jeanfrank

    Kara, o link nesse valor é pq conheço um cara que conhece um cara hehe....e a empresa que vai me fornecer atua somente em santa catarina(algumas localidades), paraná(algumas localidades), não vou divulgar o nome da empresa,pois posso por em risco o emprego desse meu amigo, qualquer coisa manda um mp. vlw brother

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Normalmente com clientes a 200k os provedores que atendo, utilizam 2Mb pra cada grupo de 100 clientes. Porém não é uma regra geral, já que depende da forma em que seus clientes usam a internet.

    Sua política de regras são interessantes, mais a limitação de conexões a um valor tão baixo não sei como fica a navegação, vou até fazer um teste para analisar, pois só o site do UOL como exemplo abre mais de 15 simultaneas. Mude seu balanceamento para um Dinamico e terá muito mais aproveitamento da banda.

    Ok.

    Qualquer dúvida estamos ai.

    Opa," Mudar para dinamico?".. como assim? Deixar livre as conexões simultaneas? Caso for para deixar livre, daew axo que p2p irao me matar, pois como disse uso links ADSL e pelo que o povo comenta, o ADSL tem no max 30 conexões simultaneas. " Liguei na brasil telecom e o atendente me passou a seguinte informação (O LINK ADSL possui conexões simultaneas infinitas, entretanto qt mais conexões simultaneas abertas maior a latencia) algo mais ou menos assim que me foi passado. Sobre a qualidade na navegação em deixar 7 conexões simultaneas por cliente há um porem, no mangle tenho regras dizendo que: Marcando pacotes sem limite de conexão simultanea para as portas 21,22,23,25,53,80,110,443,1863,8080,6891-6901

    Entao as portas acima ficariam livres dessa marcação de 7 conexões simultaneas...

    Me corrijam se eu estiver errado...

    Vlws galera, obrigado!
    OBS: Usando PPPoE tem como usar o Burst???
    Última edição por BillGates; 15-04-2009 às 11:30.

  6. #6

    Padrão

    Cara 7 conexoes é muito pouco....vai ficar lerdissimo sua net.

    Pode jogar 25 a 30 que fica susu.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Cara 7 conexoes é muito pouco....vai ficar lerdissimo sua net.

    Pode jogar 25 a 30 que fica susu.
    Msm usando Link ADSL???

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BillGates Ver Post
    Msm usando Link ADSL???
    Sim, pode colocar nesta faixa que lhe falei.

    7 conexoes simultaneas seu cliente vai ter problemas pra abir um msn e uma pagina ao mesmo tempo.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Sim, pode colocar nesta faixa que lhe falei.

    7 conexoes simultaneas seu cliente vai ter problemas pra abir um msn e uma pagina ao mesmo tempo.
    Ok, mas tem um detalhe, no mangle tem umas regras dizendo que:

    "Marcando pacotes sem limite de conexao"
    21
    22
    23
    25
    53
    80
    110
    443
    1863
    8080
    6891-6901

    Coloquei o controle de 7 conexões simultaneas e experimentei conectar em p2p e realmente ele nao deixa passar de 7 , e abri um site "uol.com.br" e no torch apareceram umas 20 conexoes simultaneas , entao significa q minha regra esta realmente liberando conexoes full para as portas marcadas no mangle (mencionadas acima)e segurando em 7 para as nao marcadas;

    O que me diz?
    Estaria certo isso neh?

    vlw amigo...

  10. #10

    Padrão

    As regras devem ser adicionadas no firewall filters

    chain=forward src-address=10.10.1.0/28 protocol=tcp tcp-flags=syn
    connection-limit=30,29 action=drop

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BillGates Ver Post
    Ok, mas tem um detalhe, no mangle tem umas regras dizendo que:

    "Marcando pacotes sem limite de conexao"
    21
    22
    23
    25
    53
    80
    110
    443
    1863
    8080
    6891-6901

    Coloquei o controle de 7 conexões simultaneas e experimentei conectar em p2p e realmente ele nao deixa passar de 7 , e abri um site "uol.com.br" e no torch apareceram umas 20 conexoes simultaneas , entao significa q minha regra esta realmente liberando conexoes full para as portas marcadas no mangle (mencionadas acima)e segurando em 7 para as nao marcadas;

    O que me diz?
    Estaria certo isso neh?

    vlw amigo...
    Eu também uso o 2.9.27 e marco conexões simultâneas, deixo 20 pra cada cliente. No inicio eu coloquei uma regra geral e não tava dropando, depois coloquei uma individual e começou a dropar más pra mim não dropa 100% não, as vezes aumenta as conexões udp qdo dropa a tcp. Dá pra ver que ele tá contando pacotes dropados más as vezes tem gente com bem mais que 20 conexões, até mesmo conexões tcp.

  12. #12

    Padrão

    o sistema operacional windows xp tem limite de 10 conexoes simultaneas se vc liberar 20 o cliente vai usar no maximo 10 porque o sistema limita ate 10. a nao ser que o cliente compartilhe a net com outro pc ai os dois vao usar as 20, 10 de cada um.
    flwwwww

  13. #13

    Padrão

    mas tem um detalhe, se vc deixar muito limitado , tipo 20 conexões, se o cleiente pegar algum virus que abra conexões tcp aos montes como aconteçeu aqui, ele vai te encher o saco, pois não vai mais abrir msn nem a páu, e dificilmente abreira o orkut, ja imaginou sem msn e orkut ????
    aqui tive que deixar o limite em 50 a 60 conexões por cliente.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    mas tem um detalhe, se vc deixar muito limitado , tipo 20 conexões, se o cleiente pegar algum virus que abra conexões tcp aos montes como aconteçeu aqui, ele vai te encher o saco, pois não vai mais abrir msn nem a páu, e dificilmente abreira o orkut, ja imaginou sem msn e orkut ????
    aqui tive que deixar o limite em 50 a 60 conexões por cliente.

    Então cara, mais neste caso eu acho que foge de sua responsabilidade, pois independente do numero de conexoes que voce fornecer pra seu cliente e ele estiver recebendo o sinal pra saida a internet você ja estara cumprindo seu compromisso.

    Agora se a maquina dele esta com virus usando a conexao dele para outros fins, o problema esta nele e não com o provedor.

    abração.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ThyagoComputer Ver Post
    o sistema operacional windows xp tem limite de 10 conexoes simultaneas se vc liberar 20 o cliente vai usar no maximo 10 porque o sistema limita ate 10. a nao ser que o cliente compartilhe a net com outro pc ai os dois vao usar as 20, 10 de cada um.
    flwwwww

    Cara quem te falo isso?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ThyagoComputer Ver Post
    o sistema operacional windows xp tem limite de 10 conexoes simultaneas se vc liberar 20 o cliente vai usar no maximo 10 porque o sistema limita ate 10. a nao ser que o cliente compartilhe a net com outro pc ai os dois vao usar as 20, 10 de cada um.
    flwwwww
    Esse limite ai é na rede local e nao na Internet...

    Ex: compartilha uma pasta e tenta acessa ela em mais de 10 pcs, depois do decimo vai aparecer um aviso la que me esqueci qual é... tipo permissão invalida ou algo parecido.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Esse limite ai é na rede local e nao na Internet...

    Ex: compartilha uma pasta e tenta acessa ela em mais de 10 pcs, depois do decimo vai aparecer um aviso la que me esqueci qual é... tipo permissão invalida ou algo parecido.

    Exatamente....a mensagem é de sobrecarga de acesso simultaneos....mais isso geralmente fica desativado...e voce pode alterar na unidade selecionando a aba "cota".

  18. #18

    Padrão duvida

    Desculpe pela minha pergunta idiota...mas o que é esse link 2Mg full...ele é melhor que um velox ou speedy 8 mg????....qual sua taxa de Up e download..?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tomkill2008 Ver Post
    Desculpe pela minha pergunta idiota...mas o que é esse link 2Mg full...ele é melhor que um velox ou speedy 8 mg????....qual sua taxa de Up e download..?
    Um link full é como se você tivesse um onibus só pra vc, não para pra nada, não pega outras pessoas, ou seja é dedicado.
    Não tem limite de conexões, monitoramento pró-ativo, quando cai e vc tá dormindo, tem gente olhando por ele.
    E a banda é completa, 100% garantida, up e down.

    Um speedy é diferente, tem centenas de pessoas na mesma rede, pode cair que ninguem vai ta aí pra vc..

    Questão de qualidade.