+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento para enlace 2km

    Olá galera sou novato na area wireless e estou com dificuldade no seguinte cenário:

    2 amigos querem fazer um ponto-a-ponto a casa de ambos tem 2 KM de distancia..( sem visada )

    quais radios coloco ? quais antenas ?
    pensei em por uma zirok 24dbi em cada casa ( nao sei se seria o melhor ).. agora a questao dos rádios nao sei qual seria bom pois um dos clientes irá assinar um link de 12megas ( nao full ) e vai compartilhar internet apenas com esse amigo dele que mora a 2 km de distancia..ai entra a minha duvida .. uma internet de 12 megas precisa de radios especiais ? qual devo usar ?Obrigado !

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por scraipt Ver Post
    Olá galera sou novato na area wireless e estou com dificuldade no seguinte cenário:

    2 amigos querem fazer um ponto-a-ponto a casa de ambos tem 2 KM de distancia..( sem visada )

    quais radios coloco ? quais antenas ?
    pensei em por uma zirok 24dbi em cada casa ( nao sei se seria o melhor ).. agora a questao dos rádios nao sei qual seria bom pois um dos clientes irá assinar um link de 12megas ( nao full ) e vai compartilhar internet apenas com esse amigo dele que mora a 2 km de distancia..ai entra a minha duvida .. uma internet de 12 megas precisa de radios especiais ? qual devo usar ?Obrigado !

    Olá!


    Bom, sinceramente em 2.4GHz vai ser complicado conseguir toda essa banda e ainda estável com visada, imagina sem visada...


    Um Abraço,
    Marcelo Piaz Vianna
    Última edição por mvianna; 15-04-2009 às 23:56.

  3. #3

    Padrão

    Cara antes de tudo voce precisar ver o lance da visada.


    Sem visada nenhuma seria esse PTP?

  4. #4

    Padrão

    Olha sem visada, vou ser bem sincero pra voce, vai ser praticamente impossível.

  5. #5

    Padrão

    Bom Dia

    1º Passo vc precisa ter certeza se tem Visada ou não , a visada se da diante da Area de afastamento ( distancia entre os 2 pontos ) qto maior a Area de afastamento maior sua Zona de Fresnel ( a barriga que o sinal vai fazer ) . como a sua distancia é de apenas 2 KM vc não tem muito que se preocupa se vc tiver visada conseguir visualizar a olho nu o outro lado provavelmente vai fechar o link.
    2° Passo para o throughput de 12 Mega vc só vai conseguir com a Frequencia de 5,8 Ghz .

    Equipamento : como vc esta começando a trabalhar com Wireless aconselho vc utilizar NanoStation 5 da Ubiquiti , eles ja possuem antena acoplada e vc não vai precisa crimpar cabo para interligar o radio a Antena , uma vantagem q esse radio é muito simples a configuração e via browser .

    Situação sem visada 100% é impossivel alguem indicar um equipamento sem fazer um Site Survey no Local . Uma sugestão utilizaria equipamentos de 900 Mhz mesmo assim precisaria de alguma coisa de visada para o Sinal se Refratar .

  6. #6

    Padrão

    Concordo com amigo ai em cima uma boa para voce nesta distancia e banda seria o NanoStation5, mas sem visada vai ficar ruim.

  7. #7

    Unhappy

    Aproveitando o tema estou tendo dificudade em transmitir internet da minha casa para uma antena a 650 mts ( olhando do google earth ) aproximadamente com uma altura elevada de uns 800mts. O que acontece é o seguinte : Minha internet é de 4M mas esta com 2M chegando a 3M por defeito na Telefonica, mas isso não vem ao caso o que ocorre é que na lan do radio saio com 1.5M entra em um super GTS que faz ponto a ponto com outro GTS -> deste sai da lan e entra em outro AP mas ja sai com uma velocidade absurda de 150Kbps é 10% ! O que posso fazer pra manter a velocidade do link pelo menos a 512 K ? Eu ainda não instalei o microtik coloquei somente encriptação no link e controlo os Mac no radio. O que será que pode estar gerando esta decaida de velocidade ?
    Agradeço se alguem poder dar uma força ai !
    Vlw

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por imousse Ver Post
    Aproveitando o tema estou tendo dificudade em transmitir internet da minha casa para uma antena a 650 mts ( olhando do google earth ) aproximadamente com uma altura elevada de uns 800mts. O que acontece é o seguinte : Minha internet é de 4M mas esta com 2M chegando a 3M por defeito na Telefonica, mas isso não vem ao caso o que ocorre é que na lan do radio saio com 1.5M entra em um super GTS que faz ponto a ponto com outro GTS -> deste sai da lan e entra em outro AP mas ja sai com uma velocidade absurda de 150Kbps é 10% ! O que posso fazer pra manter a velocidade do link pelo menos a 512 K ? Eu ainda não instalei o microtik coloquei somente encriptação no link e controlo os Mac no radio. O que será que pode estar gerando esta decaida de velocidade ?
    Agradeço se alguem poder dar uma força ai !
    Vlw
    Qual radio voce esta usando, firmware, antena?? nos informa estes dados q fica melhor para ajudar.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Qual radio voce esta usando, firmware, antena?? nos informa estes dados q fica melhor para ajudar.
    Meu ... Eu fiz a maior salada pois de inicio como tinha 3 GTS e um deu problema terminei experimentando outros, comprei mais 2 Ap router mas não segurou muito tempo e deu pau, mas enfim, minha antena esta sobre um predio de 3 andares e minha internet vem de uma lan house que ja tem uma rede roteada onde esta instalada um roteador Dlink. Deste router Dlink subo via cabo ethernet e entra em um Zinwel que me socorreu qdo um AP router abriu o bico. Do Znwl sai via ethernet para um super GTS que faz um ponto a ponto com o outro que esta sobre a montanha conforme descrervi acima. do GTS lá de cima entra em um ligway (que por sinal me surprendeu com a sua força). As antenas no 1° (zinwel ) tenho uma omni direcional de 15Dbi, e fazendo o ponto a ponto entre os GTS tenho 2 antenas aquario de 19 Dbi (que me deu uma melhor resposta do que a de 25Dbi) e sobre o morro replicando meu sinal tenho uma hipertech de 21 Dbi. Um colega me aconselhou colocar um amplificador de 1W entre o ponto a ponto mas não sei se é viavel.
    E ai ? muito complicado rs ?
    Vlw !