Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão removidas as letras maiusculas... falta de costume mesmo...

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    Por gentileza, em suas próximas postagens use letras minúsculas!
    lembrei... que letras maiusculas em pvt e forum é tipo gritar... eu nao to acostumado com foruns e ando mechendo pouco com sites de relacionamentos... e me desculpem a todos, já tirei as letras maiusculas... vlw...

  2. #22

    Padrão

    não é só pelo fato de ser como estivesse "gritando" mas também pela poluição visual, a escrita toda em maiúsculo dificulta a leitura.

  3. #23

    Padrão

    no meu ccaso eu nem usaria RG213, nem rg58, e muito menos RG59 e RG6, mas a impedancia nao e dada pela capacitancia entre os condutores e sim pela relacao de diametro entre o conductor interno e o externo, a capacitancia e consecuancia do dieletrico. Que funcionou melhor com o RG6 pode ser coinsidencia do comprimento do cabo, ja que se cortado exatamente em um mulitiplo de meia onda da frequancia ele nao altera a impedancia do circuito. agora uma antena de 50 com um cabo de 75 e este chega a ser muliplo impar da frequencia , vai dar uma impedancia de saida de 112 ohm, entao a placa do radio vai enchergar 112 ohm no lugar de 50, e isto acarreta alem da roe (vc nem imagina as consequencias ), que o tx vai ficar com menos carga, vai parecer que ela entrega uma potencia aparente maior, mas na verdade o sinal que chega vai ser pior.Aqui o meu kit e o mais caro, e nunca um cliente deixou de colocar por isso, o que fica pixinchando preco com certeza vc vai cortar ele no segundo mes, por falta de pagamento.Rsrsrsrs. impedancia da linha de trasmisao= raiz quadrada da (impedancai da antena*impedancia do transmissor). Depois a faixa de 2.4 ta toda poluida e cheia de ruido e ninguem sabe porque.

  4. #24

  5. #25

    Padrão

    BEM VOU DAR MINHA OPINIÃO:
    aqui sempre trabalhei com cabo fino rgc aquele que vem inscrito anatel amarelo,o que faz a diferença entre os cabos é a impedancia que é 50 ohms .muito bem,mas quando vc corta um cabo de 10 metros eles mede uma resistencia pelo positivo e pelo negativo,se quizerem fazer um teste pega aquele cabo de parabolica mede 10 mts e depois faço o mesmo com outro vai perceber a diferença o cabo rgc tem maisconsistencia na sua fabricação,bem tendo em mâos a medida de cada metro em relação a resistencia,quando um clite dis minha internet tá lenta ,1ª coisa mede essa resistencia se aumentou ou diminiu eim relação ao tamanho do cabo
    blz galera isso eu aprendi na pratica,juntei teoria que sei em eletronica ,e coloquei nesse mais outro ramo.
    se gostou poste ai

  6. #26

    Padrão

    o karioka, me disseram aqui que vc ta usando o "cabo de parabolica", (rg59) conta como ta saindo sua experiencia ai..

  7. #27

    Padrão

    rapaz vc é da onde qual cidade de rondonia

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    rapaz vc é da onde qual cidade de rondonia
    rsrsrs, colorado amigão..

  9. #29

    Padrão

    colorado vc me conhece trabalha com via rádio
    trabalha pepeu,rodrigo,.....

  10. #30

    Padrão

    meu amigo depedendo do local,perto e uasr menos de 10mts como rgs 90% de manlha tenho cliente a mais de 2 anos funcionando com esse cabo,mas aquilo que expliquei tem que medir

  11. #31

    Padrão

    O DLC(RGC) 58 é um cabo de 50 ohms e DLC6(RGC6 ou Série 6) é um cabo de 75 ohms. O cálculo de perda a partir do site da Datalink só vale quando o cabo tem a mesma impedância do sistema. No caso de usar um cabo de 75 ohms tem que somar a perda por descasamento a perda por atenuação (estes valores do site). Ou seja, a perda vai ser mais alta que os 3.8dB obtidos no site da Datalink.

    Certamente que se usar um cabo de 75 ohms a ROE do sistema vai ser bem pior que se usar o RGC58 ou RGC213(que são de 50 ohms).

    Agora como explicar que o sinal ficou melhor com um cabo de 75 ohms? Pode ser que o cabo RGC58 que estava usando tinha algum problema, ou a conectorização não estava bem feita, ou era de fornecedores diferentes. O ideal seria testar os cabos com os mesmo comprimentos e dos mesmos fornecedores. As vezes comparando cabos de diferentes fabricantes apesar de terem o mesmo nome, a qualidade do sinal é bem diferente.

    A NET usa o RGC6 por que o sistem de TV a cabo é de 75 ohms.

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    no meu ccaso eu nem usaria RG213, nem rg58, e muito menos RG59 e RG6, mas a impedancia nao e dada pela capacitancia entre os condutores e sim pela relacao de diametro entre o conductor interno e o externo, a capacitancia e consecuancia do dieletrico. Que funcionou melhor com o RG6 pode ser coinsidencia do comprimento do cabo, ja que se cortado exatamente em um mulitiplo de meia onda da frequancia ele nao altera a impedancia do circuito. agora uma antena de 50 com um cabo de 75 e este chega a ser muliplo impar da frequencia , vai dar uma impedancia de saida de 112 ohm, entao a placa do radio vai enchergar 112 ohm no lugar de 50, e isto acarreta alem da roe (vc nem imagina as consequencias ), que o tx vai ficar com menos carga, vai parecer que ela entrega uma potencia aparente maior, mas na verdade o sinal que chega vai ser pior.Aqui o meu kit e o mais caro, e nunca um cliente deixou de colocar por isso, o que fica pixinchando preco com certeza vc vai cortar ele no segundo mes, por falta de pagamento.Rsrsrsrs. impedancia da linha de trasmisao= raiz quadrada da (impedancai da antena*impedancia do transmissor). Depois a faixa de 2.4 ta toda poluida e cheia de ruido e ninguem sabe porque.
    OK JONHICAR....

    vc falou do diametro, claro que tem relação... vc apenas explicou como fisicamente mudar a capacitancia e a impedancia.... afastando as placas em um capacitor por um dieletrico maior muda se a capacitancia e muda a impedancia OK... APOSTO 1 milhao de reais se (to zuando... mas aposto dinheiro) se a impedancia nominal do CABO está é definida pela capacitancia do cabo.(claro cabe a sua observação das distancia... mas nao acrescenta nada... apenas explica em dimensões o que acontece com a capacitancia, mexxendo no dieletrico... so isso...

    Vcs falar RG,,,, e não RGC....

    Ninguem aqui ta falando apenas RG.... não posso aceitar vcs distorcerem falando RG.. de RG pra RGC tem umuita diferença. vejamos vamos ser bem tecnicos e especificos... os cabos citados todos são RGC(tem aquele de filme metalico aluminisado e um fator de VP>81 OK...

    a impedancia do cabo é determidada pela capacitancia dele sim... agora o que adianta vc falar que é determinada pelo diametro do dieletrico e ETC.... mas blz, porem falou simplesmente a mesma coisa... não é aceitavel vc falar é "mas a impedancia nao e dada pela capacitancia entre os condutores e sim pela relacao de diametro entre o conductor interno e o externo", é dado pela capacitancia sim, e isso de aumentar a distancia justamente altera a capacitancia diretamente ligada uma com a outra, então ao meu ver vc só quiz confundir as coisas todas tentando tirar minha razão... falando da distancia... é a mesma coisa. O que muda num capacitor, para variar a capacitancia.. a diastancia das placas e dimensao do dieletrico claro que influenciamm... agora pra que..´se é a mesma coisa falar em variação de capacitancia e espaçamento do dieletrico...

    O diametro do dietetrico certamente vai determinar a capacitancia.. tudo esta diretamente ligado... isso não iria acrescentar em nada essa observação.

    Vamos partir a analise seguinte... vamos focar isso ai... vamos rser objetivos... vamos falar dos mesmos cabos

    RGC6 e RGC58 ... mas não adimite tirar esse C ai de jeito nenhum.

    Eu afirmo que a atenuação de qualquer cabo de 50OHM é maior que o cabo equivalente de 75OHM em qualquer faixa de frequencia RF e aposto dinheiro se isso não é por causa da maior capacitancia que os cabos de 50OHM tem. Aposto dinheiro... se alguem me provar o contrario ando pelado na rua...

    Veja bem o que tem que ser respeitado nessa comparação.
    Os cabos de 50OHM e 75OHM tem que ter mesma resistencia do condutor interno e mesma resistencia de malha. Ou seja tem que ser equivalentes.

    Uma comparação que sugeri é o RGC6 com o RGC58
    O RGC58 tem cobre nu... então uma resistividade baixissima... 21,5 ohm/km do condutor central comparado ao RGC6 55 ohm/km. Menos da metade pra o RGC58(deveria ter atenuação menor RF)
    O RGC58 tem uma resistividade da blindagem de 19,1 ohm/km contra 11ohm por KM do RGC6 então ponto pra o RGC6(RGC6 deverica ter atenuação menor... porem a diferenã é menor que no condutor interno, a vantagem continuaria com o RGC58)

    Então na pior das hipoteses poderiamos considerar que os cabos são eletricamente iguais... o RGC58 tem melhor condutor interno, e a resistividade da malha do RGC6 é menor. Mas ainda o RGC58 tem uma vantagem pois a diferença de resistividade do condutor central foi maior e a favor do RGC58.

    Mas numa hipotese mais coerente podemos afirmar que o RGC6 é um pouco inferior, devido a alta resistividade do contutor interno.

    Agora por que o cabo de 75OHM apresenta uma menor atenuação em todas as frequencias comparado ao de 50OHM??????????????????????? é isso ai... responde ai qualquer 1... que seja uma resposta diferente da minha.. mas que não fique mudando as palavras pra falar a mesma coisa.

    É por causa da menor capacitancia que a impedancia de 75OHM apresenta.

    É fato que a atenuação de todas as tabelas que olhei dos cabos de 75OHM são menores que as dos cabos equivalentes de 50OHM. Um cabo de 50OHM só consegue superar em uma menor atenuação um cabo de 75OHM, se este tiver uma difereça de condutividade(ou resistividade) no condutor interno e na malha, e tem que ser uma grande diferença de resistividade a favor do de 50OHM pra ele ganhar na atenuação, por que senão como mostra que a resistividade do de RGC6(75ohm) está em desvavor, e ele ainda da um banho sobre o RGC58 em relação a atenuação por metro.

    Quem é bom ai mesmo explica isso isoladamente pra depois passar pra outra discussão que é usar 75OHM em sistemas WI-FI... primeiro tem que explicar isso...

    Pra mim está claro que a atenuação em cabos de 50OHM sempre serão maiores do que os cabos de 75OHM equivalentes... e é explicado isso devido a capacitancia que o de 50ohm tem a mais que o de 75OHM.

    Cabo RGC58
    Condutor Interno Fio de cobre nu 1,02mm ()
    Isolação Polietileno expanso 2,95mm diametro
    Condutor Externo Fita aluminizada 3,03 diametro
    Blindagem (trança) Cobre estanhado (cobertura 75%) 3,80mm
    Capa Polietileno preto 5,00mm
    Impedância nominal 50 ohms
    Velocidade de propagação 82%
    Capacitância 81 pF/m
    Resistência do condutor interno 21,5 ohm/km ()
    Resistência da blindagem 19,1 ohm/km

    Cabo RGC6
    Condutor Interno Aço cobreado 1,02mm
    Isolação Polietileno expanso 4,50mm diametro
    Condutor Externo Fita aluminizada 4,66mm diametro
    Blindagem (trança) Cobre estanhado (cobertura 56%) 5,30

    Capa PVC 6,90
    Impedância nominal 75 ohms
    Velocidade de propagação 84%
    Capacitância 54 pF/m
    RF - Tensão de pico 0,5 kV r.m.s
    Resistência do condutor interno 55 ohm/km

    Resistência da blindagem (máx.) 11 ohm/km

    Comparem e veja que o RGC58 leva vantagens de Resistividade nos condutores.. e leva um banho na atenuação por metro do RGC6

    O RGC58 tem perda de 34DB em 100metros na frequencia de 1ghz
    O RGC6 tem perda de 21,6DB em 100 meros na frequencia de 1ghz

    Então.. tem pior resistividade e pq ele tem uma enorme vantagem em atenuação... Ta tudo explicado anteriormente... por causa da capacitancia, logo pq 75ohm oferece menor atenuação que 50ohm... só nao ve isso quem nao quer.
    Última edição por nandofer; 22-04-2009 às 22:41.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abelardo Ver Post
    . No caso de usar um cabo de 75 ohms tem que somar a perda por descasamento a perda por atenuação (estes valores do site). Ou seja, a perda vai ser mais alta que os 3.8dB obtidos no site da Datalink.
    Amigo... primeiro vamos analizar pq todos os cabos de 75OHM apresentam uma menor atenuação... o segundo passo é chegar nesses valores de perdas de descasamento que vc citou...

    vo da só um tempinho pq tem muita gente ainda não intendeu como a capacitancia do cabo atenua muito o sinal em RF. Já viu o tanto que ja escrevi.. então daki quando fechar essa primeira discução, ai vamos passar pra essa outra, onde o que eu vou tentar mostrar que esse descasamento não vai resultar em uma perda no sistema maior que a atenuação do cabo de 50OHM.

    OK.. vamos primeiro dar tempo pra fechar a questão que a capacitancia do cabo influi diretamente na sua atenuação de RF

  14. #34

    Padrão Galera achei uma coisa que é bom pra todos...

    então pessoal...

    eu aqui no brasil e parece que uma outra pessoa que me parece estar em outro lugar pensa do mesmo jeito que eu... OK... será pq... pq sim testamos fuçamos, saimos fora do que é imposto tentamos buscar os melhores resultados... então vejam em um site.. e olha que isso tudo eu tirei de experiencias proprias... eu vim procurar na net somente agora alguma coisa que fundamente as minhas explicações...

    está aqui.. eu não li tudo... mas é exatamente o que eu estou tentanto mostrar aki

    Using 75 Ohm Cable TV Hardline

    galera.. aumenta minha reputation ai.. eu me esforcei... suei mesmo,,, so pra coontribuir com vcs.

    Abraço...

  15. #35

    Padrão

    não chegue a testar e tenho interesse por curiosidade.

    podemos fazer cálculos, encontrar perdas menores, isso e aquilo.

    o dia que alguém testar com um analisador de espectro, osciloscópio e qualquer outro tipo de instrumento de medição e aferição de sinal e comprovar que o cabo de 75ohm proporciona melhor sinal que o cabo de 50ohm aí eu posso pensar na idéia de usar profissionalmente.

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    não chegue a testar e tenho interesse por curiosidade.

    podemos fazer cálculos, encontrar perdas menores, isso e aquilo.

    o dia que alguém testar com um analisador de espectro, osciloscópio e qualquer outro tipo de instrumento de medição e aferição de sinal e comprovar que o cabo de 75ohm proporciona melhor sinal que o cabo de 50ohm aí eu posso pensar na idéia de usar profissionalmente.

    Édificio... é um predio muito grande.... srrssrrsrsrss... esses testes que vc querr...

    edificio do mesmo jeito alguem realmente sentir que aprendeu alguma coisa com o topico e agradecer.... pelo menos todos os que tinham reputação alta ninguem nem deu a minima apenas comentou postou como uma coisa indiferente... e olha que os que mais tinham reputação discordaram....

    Bom os testes eu fiz na pratica... então não serve... não tenho renome aqui... reputação quase 0... é isso que dá...

    Na teoria... ta comprovado né.. o link ai do QSL.net tem a formula da perda pelo descasamento de antena e do transmissor no cabo... que não supera a perda do cabo de 50ohm.

    Agora posso falar.. eu suei muito pra explicar que a capacitancia do cabo de 50ohm que é o principal fator por essas atenuações nesses cabos... falei tudo nenhum momento pelo que sei sai da linha correta de raciocinio... compartilhei a alma do conhecimento sobre isso...

    Quer saber nao tenho um analizador de spectro, não vou inveentar alem do que posso provar. Pra mim ficou certinho... a teoria prova... tão ai os calculos. A minha pratica prova pra mim TB. Esse cabo não vai gerar Harmionicos espurios... ou qualquer coisa que queira considerar... nem mesmo ruido. isso eu te garanto e poderia te provar.

    Agora o que eu to chatiado é que a comunidade do UNDERLINUX é maravilhosa... de conhecimento. mas ao mesmo tempo limitada. Eu to chatiado profissionalmente em compartilhar aqui... fiquei muito... as pessoas não estão sendo reciprocas, não sabem agradecer. Isso me desistimulou totalmente. Eu não to mais empolgado em conseguir reputação por aqui... outra... desmotivado. Se eu era como um fuincionario motivado no underlinux... hj to desmotivado.... quero encontrar forças pra ter akele desejo que era tb contribuir com meus conhecimentos... testes praticas.. que tenho e são muito ao meu ver extensos principalmente nessa area.

    Frases como a sua, desmotivam as pessoas, ferem o conhecimento, é como se eu tivesse andado recebendo pedradas por um caminho... e procurado forças pra provar pros que tem alta reputação aqui que eu estava certo e depois... um Chefão como vc falar... depois da teoria... somente depois do analizador de espectros... etc... poxa... se dissesse... Grande.. vc nao tem reputação... mas me despertou alguns conhecimentos... sei-la... a galera que tem reputação é um pouco estranha... senti frieza... coisas como o conhecimento fere a alma das pessoas... to triste..

  17. #37

    Padrão

    Caro amigo Nando,

    A reputação aqui não é um criterio eficaz para avaliação do conhecimento, por exemplo o Gilvan, ele é recente aqui no forum ela é engenheiro proprietario da fabrica de antenas geenge, ele tem uns posts bastante polemicos, os mais "graduados" aqui no forum tem birra dele, e dos posts enigmaticos, mas ele já conseguiu ensinar muita gente por aqui com seu metodo.

    Quando alguem tras conceitos novos aqui no forum o pessoal inicialmente fica receoso, e ate meio acuado, mas isso é normal e passa. Peço a você que continue frequentando o forum e continue postando suas opiniões e conclusões. Pois aqui é o lugar onde construimos conhecimento, atraves das discuções, colocações, observações e ate picuinhas.

    Abraço

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    colorado vc me conhece trabalha com via rádio
    trabalha pepeu,rodrigo,.....
    Ano passado meu timão sagrou campeão de 8x1 em cima do Juventude e agora de 8x1 em cima do Caxias.
    Coincidência?

    Assim como foi coincidência o ganho do cabo?

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Caro amigo Nando,

    A reputação aqui não é um criterio eficaz para avaliação do conhecimento, por exemplo o Gilvan, ele é recente aqui no forum ela é engenheiro proprietario da fabrica de antenas geenge, ele tem uns posts bastante polemicos, os mais "graduados" aqui no forum tem birra dele, e dos posts enigmaticos, mas ele já conseguiu ensinar muita gente por aqui com seu metodo.

    Quando alguem tras conceitos novos aqui no forum o pessoal inicialmente fica receoso, e ate meio acuado, mas isso é normal e passa. Peço a você que continue frequentando o forum e continue postando suas opiniões e conclusões. Pois aqui é o lugar onde construimos conhecimento, atraves das discuções, colocações, observações e ate picuinhas.

    Abraço
    cara valew a força e sinceramente... o negocio meche com sentimento tb, mas eu gosto desse negocio, o conhecimento como arma, mata qualquer Xarada.

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ano passado meu timão sagrou campeão de 8x1 em cima do Juventude e agora de 8x1 em cima do Caxias.
    Coincidência?

    Assim como foi coincidência o ganho do cabo?
    kkkk nao entendi seu comentario 1929, quando o karioka disse colorado , ela tava falando da minha cidade : Colorado do Oeste-Rondonia, mas veja eu ja perguntei em um post atras sobre se usar um cabo de 75 omis com uma antena de 50 omis daria certo, tai o nosso amigo que vivenciou na pratica esse processo, pra mim nao importa quao teórico sejam os "graduados" aqui do forum nem quanta reputation eles tenham, este forum entrou em uma nova era a era da "prática", taí o Gilvan que não me deixa mentir (sozinho) rsrs, de tanto praticar o velho enlouqueceu, levo um tombo da torre e voltou ao passado e ainda praticou radiofrequencia com aparelhos pre-historicos... kkkkkk, pode um troço desse?
    Não importa, espero que esse velho maroto nao esteja de brincadeira, prq vou atravessar o pais pra fazer o curso dele fim de ano,(porra vou sacrificar minhas ferias em Santa Catarina) se nao compensar eu mando ele de volta ao passado, quanto ao cabo vou comprar alguns metros amanha mesmo e tambem umas brocas pra acertar os conectores, vou testar por aqui mesmo o tal cabo de parabolica, hehehe..