+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto de 60km

    Vou tentar descrever aqui o mais detalhado que possa, para vocês entenderem o que realmente está acontecendo.
    Tenho um ponto a ponto de 60km em funcionamento, tenho uma torre repetidora no km 40. Só consigo passar por esse ptp 1,5mb com qualidade, quando ultrapassa essa velocidade começa a ficar lenta a net. Então acho que o ptp não está suportando um tráfego maior, vou descrever aqui todos os equipamentos que envolvem esse ptp.

    1º Ponto (onde sai o link).
    -------------------------

    Torre com 60m, uso uma rb 433 com cartão XR5 e antena Pluton PTX36-58 37Dbi (Parabólica vazada).
    Nessa mesma rb tenho mais 2 cartões engenius, 1 jogando link pra outro ptp que tá funcionando blz, e o outro cartão está desabilitado, que seria para um outro ptp, mas não o fiz ainda.


    2º Ponto (torre repetidora). 40km do ponto 1 e 20km do ponto 3.
    --------------------------------------------------------------

    Torre com 12m, fica em cima de um morro, uso também uma rb 433, com cartão XR5 e antena Pluton PTX36-58 de 37Dbi (Parabólica vazada) pra fechar o ptp com o ponto 1, e uma engenius com Pluton PTX26-58 de 30Dbi fechada de disco, pra fechar o ptp com o ponto 3. Nessa torre usamos energia solar, pois não tem enegia próximo dessa localidade, está funcionando desde novembro e nunca parou por problema de energia.


    3º Ponto (ponto final).
    ----------------------

    Torre com 30m, fica em cima da serra ao lado da cidade, uso rb 433 com 3 cartões engenius, uma pra fechar o ptp com o ponto 2 com antena Pluton PTX26-58, uma uso com setorial de 180º Gi-Link 21Dbi, e outra com antena Pluton PTX26-58, fechando ptp para dentro da cidade, onde fica nosso servidor, pois a cidade fica logo após essa serra, dentro de um vale, esse ptp é de 3km.

    OBS: Todos os ptp estão em 5,8.

    Meu dilema, é saber como faço para aumentar o thruput, pois a cada dia está aumentando o número de clientes e por consequencia a banda que passa por esse ptp.
    O que devo fazer?? Será que as placas não suportam tanto tráfego?
    Ou as antenas que não são as adequadas?
    Já me falaram do Terabean, só que o meu medo é justamente com a energia lá na serra, onde é solar..

    Desde já agradeço a colaboração de todos e a atenção.

  2. #2

    Padrão

    Primeiro passo:
    Trocar as antenas Pluton de 37dbi (Vazadas) por antenas Hyperlink de 33dbi ,
    Porque? porque eu tinha dessa antena tambem (pluton) e ela é um lixo comparado a qualquer outra, na troca que eu fiz deu uma diferença de 7mb de througput , apenas trocando a antena, sem contar que com tempo a antena se desmancha.

    Segundo passo: ranca esses Engenius tudo!
    ou coloque XR5 ou cartão Winstron CM9 , fica a sua escolha, a unica diferença é no preço:
    CM9 - R$149,00 e XR5 R$350, sem contar que o CM9 é mais economico!

    terceiro passo: conexões entre antena e rb.
    provavelmente você está usando cabos RGC213, troque por Cellflex e tente usar o minimo possivel.

    só com essas trocas você já vai ter uma melhora significativa de througput.
    claro que depois você tem que ver qualidade do sinal, alinhamento, se fica com com nstreme ou se pode ser utilizado o modo turbo..
    isso você vai testar após fazer essas mudanças.

    comece pelas antenas e pelos cartões! o cabo cellflex só no ultimo recurso!
    abraço espero ter lhe ajudado,


    ah, com isso você deve conseguir media 16mb full no fim do trajeto (no caso a sua cidade)


  3. #3

    Padrão

    Valeu Yondaime,

    Muito obrigado pelas dicas, vou fazer isso, vou começar com as antenas, depois te digo como ficou.
    Mais uma vez obrigadão.
    Abraço

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Primeiro passo:
    Trocar as antenas Pluton de 37dbi (Vazadas) por antenas Hyperlink de 33dbi ,
    Porque? porque eu tinha dessa antena tambem (pluton) e ela é um lixo comparado a qualquer outra, na troca que eu fiz deu uma diferença de 7mb de througput , apenas trocando a antena, sem contar que com tempo a antena se desmancha.

    Segundo passo: ranca esses Engenius tudo!
    ou coloque XR5 ou cartão Winstron CM9 , fica a sua escolha, a unica diferença é no preço:
    CM9 - R$149,00 e XR5 R$350, sem contar que o CM9 é mais economico!

    terceiro passo: conexões entre antena e rb.
    provavelmente você está usando cabos RGC213, troque por Cellflex e tente usar o minimo possivel.

    só com essas trocas você já vai ter uma melhora significativa de througput.
    claro que depois você tem que ver qualidade do sinal, alinhamento, se fica com com nstreme ou se pode ser utilizado o modo turbo..
    isso você vai testar após fazer essas mudanças.

    comece pelas antenas e pelos cartões! o cabo cellflex só no ultimo recurso!
    abraço espero ter lhe ajudado,


    ah, com isso você deve conseguir media 16mb full no fim do trajeto (no caso a sua cidade)


  4. #4

    Padrão

    so esqueci de citar:
    terabeam teramax terakrainenhum..

    essa porra é um lixo!

    14kms, passo 18mb full..
    sem contar que devez em quando ele travava DO NADA!
    trocando por RB nunca mais tive que voltar lá.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Boa Noite Amigo!
    Primeiro, parabéns pelo post, isso ajuda muita gente aqui.

    Bom, para vc fechar esse link com mais qualidade, poderias usar:
    Primeiro passo:
    Trocar essas suas antenas por OIW 33dbi ou se quiser gastar mesmo pega as Hiperlink quente mesmo.
    Usa cabo Cellflex pra esse enlace amigo, tua qualidade vai dobrar , senão triplicar o sinal (banda passante) entre os links.
    Usa o canal 5745, fazendo wds e nstreme ativado.
    Então relembrando o que usar:
    Antenas: 3 ANTENAS OIW 33 Dbi;
    Cartões: 3 X5 ;
    Routerboard: 3 RB600.
    Cabos: SOMENTE Cellflex.

    Podes acreditar, vais fechar esse link passando uns 12 a 18mb full.
    Grande Abraço e boa sorte .
    Deus abençoe.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Vou tentar descrever aqui o mais detalhado que possa, para vocês entenderem o que realmente está acontecendo.
    Tenho um ponto a ponto de 60km em funcionamento, tenho uma torre repetidora no km 40. Só consigo passar por esse ptp 1,5mb com qualidade, quando ultrapassa essa velocidade começa a ficar lenta a net. Então acho que o ptp não está suportando um tráfego maior, vou descrever aqui todos os equipamentos que envolvem esse ptp.

    1º Ponto (onde sai o link).
    -------------------------

    Torre com 60m, uso uma rb 433 com cartão XR5 e antena Pluton PTX36-58 37Dbi (Parabólica vazada).
    Nessa mesma rb tenho mais 2 cartões engenius, 1 jogando link pra outro ptp que tá funcionando blz, e o outro cartão está desabilitado, que seria para um outro ptp, mas não o fiz ainda.


    2º Ponto (torre repetidora). 40km do ponto 1 e 20km do ponto 3.
    --------------------------------------------------------------

    Torre com 12m, fica em cima de um morro, uso também uma rb 433, com cartão XR5 e antena Pluton PTX36-58 de 37Dbi (Parabólica vazada) pra fechar o ptp com o ponto 1, e uma engenius com Pluton PTX26-58 de 30Dbi fechada de disco, pra fechar o ptp com o ponto 3. Nessa torre usamos energia solar, pois não tem enegia próximo dessa localidade, está funcionando desde novembro e nunca parou por problema de energia.


    3º Ponto (ponto final).
    ----------------------

    Torre com 30m, fica em cima da serra ao lado da cidade, uso rb 433 com 3 cartões engenius, uma pra fechar o ptp com o ponto 2 com antena Pluton PTX26-58, uma uso com setorial de 180º Gi-Link 21Dbi, e outra com antena Pluton PTX26-58, fechando ptp para dentro da cidade, onde fica nosso servidor, pois a cidade fica logo após essa serra, dentro de um vale, esse ptp é de 3km.

    OBS: Todos os ptp estão em 5,8.

    Meu dilema, é saber como faço para aumentar o thruput, pois a cada dia está aumentando o número de clientes e por consequencia a banda que passa por esse ptp.
    O que devo fazer?? Será que as placas não suportam tanto tráfego?
    Ou as antenas que não são as adequadas?
    Já me falaram do Terabean, só que o meu medo é justamente com a energia lá na serra, onde é solar..

    Desde já agradeço a colaboração de todos e a atenção.
    Dá uma olhada no meu post:

    24 kms - 20 mega "full"

    Se ler inteiro, vc vai ver q lá pela página 5 fiz um de 52 kms, e consegui 17 mega full... dá pra tirar algumas conclusões, mas a princípio é isso aí mesmo q os colegas te falaram: XR5 + OIW33 + Cabos Cellflex.

  7. #7

    Padrão

    Temos 30Km, com 25 mega full, usando Ideal PB1257, ela é uma parabólica sólida de 1,2m, uma antena mais barata e excelente. Conseguimos fechar o enlace usando CM-9-GP, mais oscilou um pouco, tendo em vista que o mesmo é bem fraquinho. Com XR5, a rede ficou igual cabo, pings entre 1 e 5 ms. Faça testes aumentando e diminuindo a potência do cartão para conseguir a melhor relação velocidade/estabilidade.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Valeu Yondaime,

    Muito obrigado pelas dicas, vou fazer isso, vou começar com as antenas, depois te digo como ficou.
    Mais uma vez obrigadão.
    Abraço
    ...tem outra soluçao com antenas em dupla polaridade, a Emctest faz um iluminador de alto ganho que dubla qualquer link em banda 5,8. Ver a ficha tecnica: EMCTEST.COM.BR > Antenas WiFi > 5.8 GHz > Iluminadores > EMC 2-POL