Resultados da Enquete: Você utiliza Cache Full ?

Votantes
117. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim

    79 67,52%
  • Não

    38 32,48%
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Pessoal, fico contente que este tópico tenha sido a algum tempo motivo de muita conversa, debates, etc.

    Desde que eu implantei o cache full, eu utilizo uma regra em que limito todo cache full a 4,8M com uma queue type do tipo pcq, pois se tiver mais de um cliente baixando algo pesado do cache (vide instalador do msn por exemplo), eles compartilham a banda de 4,8M assim sendo mesmo que tenham n clientes baixando, não irá sobrecarregar os rádios, agora isto deve ser motivo de muito estudo de uso da rede, pois aqui eu utilizo o cache junto com burst, então se o cliente esta apenas navegando ele ainda pelo burst consegue receber rapidamente o que foi solicitado, só me resta testar este esquema em um cenário caótico com muitos clientes, onde o cache full compartilhando apenas 4,8M pode parecer muito pouco.

    Obrigado Galera, continuem discutindo, assim todos saem ganhando!!!

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Olá meu caro,
    O que eu costumo fazer é o seguinte:
    1º - meço o tráfego geral que a rede trafega;
    2º - faço uma análise do comportamento dos navegantes;
    3º - libero uma velocidade sendo que deixo uma sobra para não acarretar este tipo de problema.

    Exemplo:
    Minha rede trafego 10Mb(isto em 1 cartão), recebo um link de 4 Mb, os clientes consomem 3Mb(isto sem usar o cache). No caso sobraram 1Mb do link e 7Mb de tráfego na rede, nesta parte não teremos problemas. Aí eu libero o cache(sem controle, como é o caso de muitos) e em momentos a minha rede vai ter problemas. O que fazer para coibir isto? Se me restaram 7Mb de tráfego, sendo que posso usar 1 para o link, eu simplesmente controlo a velocidade de saída do cache. No caso eu liberaria apenas 4Mb para o cache, ou controlaria grupos(este seria de acordo com o comportamento de cada cliente). Assim eu "terei" 3Mb de sobra na minha rede para uma sustentação.
    Esta é a maneira que uso para este problema e nunca tive problemas.
    Vamos esperar mais prontificações...
    qual cartao que consegue 10 megas como ap bridge os meus humildes r52h só manda 2mb po, to com inveja...

  3. #43

    Padrão

    CONCORDO PLENAMENTE ! to Fazendo assim com 30 clientes simultaneos no mesmo cartao sem problemas.

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    e a mágica do 10mb no cartão, ainda nao vi a resposta.

    quanto ao cache full, não tem mistério para nao atolar a rede, e só limitar com queue tree o trafego GERAL do cache full em uns 2 ou 3 megas.

    O cara contrato 256k, e recebe pacote do cache a quase 2mb, tá bão demais.

    abraços

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    e a mágica do 10mb no cartão, ainda nao vi a resposta.

    quanto ao cache full, não tem mistério para nao atolar a rede, e só limitar com queue tree o trafego GERAL do cache full em uns 2 ou 3 megas.

    O cara contrato 256k, e recebe pacote do cache a quase 2mb, tá bão demais.

    abraços
    Se você tiver uma rede toda em mikrotik, então você não está sabendo usá-la. Existem técnicas aplicáveis, basta aplicá-las de forma correta.

  5. #45
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Se você tiver uma rede toda em mikrotik, então você não está sabendo usá-la. Existem técnicas aplicáveis, basta aplicá-las de forma correta.
    Para passar 10 MB, só se não tiver setado Banda "B". Ai abre um leque de possibilidades. Outra coisa, a um erro na forma de denominar.
    Uma coisa é "Cache Full”, ou seja, o que esta em cache vai a "full" aos clientes. O que arrebenta uma rede, principalmente wireless.

    Outra coisa é o que estamos defendendo, que seria a criação de um controle banda distinta para os arquivos que estão em cache. Independente da velocidade configurada nos clientes. Dentro disso, abrem outras variáveis, cache no mk, cache com squid, usar ou não thunder... Ai cada um, defende a sua praia.
    Uma coisa é certa, cada rede possui sua própria arquitetura. E por isso que as empresas contratam administradores. Se fosse tudo formula de bolo, para que estudar? Até o “baiano” que fará o conector faz a sua diferença em uma rede. E por isso devem ser valorizados.

  6. #46

    Padrão

    Ola Pessoal do Forum
    nao uso cache full mais estou querando usar para economizar link so que nao tenho muito conhecimento em linux e contratar um tecnico fica muito caro, eu queria ajuda do forum que possa me ajudar a configurar um servidor squid com cache full
    se tiver alguem enterassado a me ajudar
    desde ja muito obrigado

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    ... Até o “baiano” que fará o conector faz a sua diferença em uma rede. E por isso devem ser valorizados.
    O que esta discussão leva o termo baiano?
    Acho que você ainda não sabe usar os recursos de uma rede toda arquitetada com mikrotik, por isto tal insuto.
    O povo baiano é muito inteligente meu caro, por isto não achei muito educado de sua parte citá-lo.

  8. #48
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    O que esta discussão leva o termo baiano?
    Acho que você ainda não sabe usar os recursos de uma rede toda arquitetada com mikrotik, por isto tal insuto.
    O povo baiano é muito inteligente meu caro, por isto não achei muito educado de sua parte citá-lo.
    Não tenho a menor duvida quanto a capacidade do povo baiano. Não quis ofender ninguem. Até porque dou suporte a provedores da Bahia e estam com uma estrutura de fazer inveja, crescendo muito. Desde já fica o meu pedido de desculpa. Abraço.

  9. #49

    Padrão

    Que q vcs tem contra o Baiano, ele é um cara legal, meu amigo de copo auehaueh e um ótim instalador aqui na empresa... vulgo bahia, nome de nascido DOUGLAS. to zuando !

    Abraços !!!

  10. #50

    Padrão

    voltando ao assunto do topico, queria tirar uma duvida... tenho meu link no limite aki, estive conversando com uns amigos que dissem nao gostar de cache por isso ou aquilo, como paginas de bancos hora ou outra nao funcionam, gargalo pra acessar o cache, necessidade de maquina robusta para aguentar tanto grava e apaga, entre outras coisas que me desmotivam a usar cache... porem vejo tantos tuto aki under, tantas pessoas usando, varias formas de fazer, varias distribuiçoes que me deixam sempre com essa duvida que me remete ao titulo do topico... vale a pena usar cache??? mesmo tendo banda sobrando?? um cache bem feito da problemas? vai exigir constante manuntençao para adequaçao??? resumindo, tenho vontade de implementar, mas tenho receio... oq me dizem?!??!

  11. #51

    Padrão

    eu acho fod* o pessoal condenar o "proxy" do tipo "nao funciona, nao presta.. nao serve"..

    o interessante eh que tenho alguns proxies passando trafego em algumas casas decimais (proxy trafegando 200. 300 mbit/s)

    economizando 25 a 30 % de banda ... em 300mb eh ... nao deve prestar mesmo nao acha ?

    por no papel quanto custa 30% de 300mb :P !!

    o que acontece eh que tem mto professor pardal que copia as configuracoes na internet e coloca.. e quer que funcione.. para algumas coisas nao resolve ctrl+c/ctrl+v !!!

    meu proxy tem 3 anos que esta up.. eu parei ele apenas para atualizar o lusca (ou squid).

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    voltando ao assunto do topico, queria tirar uma duvida... tenho meu link no limite aki, estive conversando com uns amigos que dissem nao gostar de cache por isso ou aquilo, como paginas de bancos hora ou outra nao funcionam, gargalo pra acessar o cache, necessidade de maquina robusta para aguentar tanto grava e apaga, entre outras coisas que me desmotivam a usar cache... porem vejo tantos tuto aki under, tantas pessoas usando, varias formas de fazer, varias distribuiçoes que me deixam sempre com essa duvida que me remete ao titulo do topico... vale a pena usar cache??? mesmo tendo banda sobrando?? um cache bem feito da problemas? vai exigir constante manuntençao para adequaçao??? resumindo, tenho vontade de implementar, mas tenho receio... oq me dizem?!??!

  12. #52

    Padrão

    primeira pessoa que vejo falando que usa o lusca e/ou squid...
    me conta.. como ele se sai? eh melhor ou nao que o squid?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    eu acho fod* o pessoal condenar o "proxy" do tipo "nao funciona, nao presta.. nao serve"..

    o interessante eh que tenho alguns proxies passando trafego em algumas casas decimais (proxy trafegando 200. 300 mbit/s)

    economizando 25 a 30 % de banda ... em 300mb eh ... nao deve prestar mesmo nao acha ?

    por no papel quanto custa 30% de 300mb :P !!

    o que acontece eh que tem mto professor pardal que copia as configuracoes na internet e coloca.. e quer que funcione.. para algumas coisas nao resolve ctrl+c/ctrl+v !!!

    meu proxy tem 3 anos que esta up.. eu parei ele apenas para atualizar o lusca (ou squid).

  13. #53

    Padrão

    eu faço contribuições para o projeto lusca, alguns patches, features, ...

    onde utilizo lusca teve melhor desempenho (consumo de recursos) do que o squid 3..


    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    primeira pessoa que vejo falando que usa o lusca e/ou squid...
    me conta.. como ele se sai? eh melhor ou nao que o squid?

  14. #54
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    voltando ao assunto do topico, queria tirar uma duvida... tenho meu link no limite aki, estive conversando com uns amigos que dissem nao gostar de cache por isso ou aquilo, como paginas de bancos hora ou outra nao funcionam, gargalo pra acessar o cache, necessidade de maquina robusta para aguentar tanto grava e apaga, entre outras coisas que me desmotivam a usar cache... porem vejo tantos tuto aki under, tantas pessoas usando, varias formas de fazer, varias distribuiçoes que me deixam sempre com essa duvida que me remete ao titulo do topico... vale a pena usar cache??? mesmo tendo banda sobrando?? um cache bem feito da problemas? vai exigir constante manuntençao para adequaçao??? resumindo, tenho vontade de implementar, mas tenho receio... oq me dizem?!??!
    Se o Bind que são pacotes udp pequenos ajuda muito. Imagina o cache bem configurado. E ainda tem o thunder cache ja na versão 2.2, dando um ganho em videos e atualizações do windows.
    Fazendo algo simples e enxuto, ajuda muito.

  15. #55

    Padrão

    ae é que esta, fazer o negocio bem feito... nao tenho intimidade com Thundercache, Squid e outros do genero... tenho 550 clientes, maximo de 200 simultaneos e media de 180, me consomem atualmente em media 7mb, 85% dos clientes planos de 256... autenticaçao pppoe no MK+Radius no conectiva... qual o melhor esquema de cache no meu caso? direciono todo o trafego para o squid ou thunder, uso Parent proxy? estou disposto ate pagar pela ajuda se for o caso, mas se tiver um tuto legal eu arrisco fazer sozinho mesmo...

  16. #56
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    ae é que esta, fazer o negocio bem feito... nao tenho intimidade com Thundercache, Squid e outros do genero... tenho 550 clientes, maximo de 200 simultaneos e media de 180, me consomem atualmente em media 7mb, 85% dos clientes planos de 256... autenticaçao pppoe no MK+Radius no conectiva... qual o melhor esquema de cache no meu caso? direciono todo o trafego para o squid ou thunder, uso Parent proxy? estou disposto ate pagar pela ajuda se for o caso, mas se tiver um tuto legal eu arrisco fazer sozinho mesmo...
    Nãp precisa gasta dinheiro. Existem bons materiais. Monta um squid simples. Nada de cache de 250 gigas, monta um cache de 20 gigas. Cria uma regra destinando o trafego da porta 80 para o seu cache e testa o desempenho. veja se te agrada ou não. Ou, levanta o web-proxy do mk. Funciona muito bem. Qualquer dificuldade só postar. Todos vão te ajudar.

  17. #57

    Padrão

    Dá uma olhada neste material:
    Código :
    [URL]http://www.vivaolinux.com.br/artigo/MikroTik-+-Squid-2.6-com-cache-full/[/URL][URL="http://www.vivaolinux.com.br/artigo/MikroTik-+-Squid-2.6-com-cache-full/"]
    [/URL]
    Última edição por Raniel; 28-08-2009 às 15:48.

  18. #58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Dá uma olhada neste material:
    Código :
    [url=http://www.vivaolinux.com.br/artigo/MikroTik-+-Squid-2.6-com-cache-full/]Linux: MikroTik + Squid 2.6 com cache full [Artigo][/url][URL="http://www.vivaolinux.com.br/artigo/MikroTik-+-Squid-2.6-com-cache-full/"]
    [/URL]
    blz vou ver sim...