+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda instalador

    Boa tarde pessoal do forum, minha primeira postagem aqui e gostaria de agradecer a todos do forum pelo material que encontro aqui, pontos de vista ou tecnico, estão sendo de grande ajuda para mim.
    A situação que me encontro é a seguinte:
    Trabalho a quase um ano em um provedor que hoje se encontra licenciado e com quase 300 clientes, com rede "aberta" usamos criptografia wep, e gostariamos de colocar wpa2, acontece q desses 300, uns 200 sao usados placa pci ou adaptador usb, e venho enfrentando bastante prolemas declientes alterando as configuraçoes do software (ralink),como gostaria de matar dois coelhos com uma cajadada apenas, tenho como"fazer" um instalador para qu ele instale a placa de rede e faça as configuraçoes necessarias( endereço ip/torre para conexão/senha wpa ) e da mesma maneira esconda a interfaçe de rede??? para nao permitir alteração alguma por parte do cliente?
    A melhor maneira seria migrar todos para AP, mas o custo se tornainviavel em um primeiro momento.
    Alguem teria alguma outra ideia?

    Obrigado a todos

  2. #2

    Padrão

    Remover esse WEP de todos clientes.

    Amarrar IP+MAC+NAT

    Talvez um DHCP.

    Alguém concorda ? Niguém merece ficar indo em cliente... to testando alguns clientes aqui com DHCP..


    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Verdade,

    sem criptografia. Hotspot ou PPPoE amarrando IP + MAC + Usuário e senha. Criptografia somente para quem usa AP sem servidor de autenticação.
    Dica de provedor seguro: autenticação (usuário e senha).

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Remover esse WEP de todos clientes.

    Amarrar IP+MAC+NAT

    Talvez um DHCP.

    Alguém concorda ? Niguém merece ficar indo em cliente... to testando alguns clientes aqui com DHCP..


    Abraços
    uma pergunta boba, mas que sempre tive duvida: tem como eu amarrar IPxMAC e nao usar DHCP??

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    uma pergunta boba, mas que sempre tive duvida: tem como eu amarrar IPxMAC e nao usar DHCP??
    Claro: PPPoE por exemplo. Você amarra usuário+MAC+IP.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Claro: PPPoE por exemplo. Você amarra usuário+MAC+IP.
    Mas eu uso Hotspot, tem como?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Mas eu uso Hotspot, tem como?
    Bem, terá de desativar o DHCP. Em IP / ARP você põe o IP e o MAC do cliente. Ao adicionar clientes em seu Hotspot você não põe o MAC deles?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bem, terá de desativar o DHCP. Em IP / ARP você põe o IP e o MAC do cliente. Ao adicionar clientes em seu Hotspot você não põe o MAC deles?
    Não, é necessario colocar?

  9. #9

    Padrão

    Eu estive lendo referente a usar hotspot com radius pra ja resolver de uma vez só, mas pude perceber que tem dado problemas como mysql travar, conexão com radius ficar pendurada... logo não sei ate que ponto seria uma boa opção(digo isso com referencia de alguns amigos que uitlizam, e talvez estes utilizem mal). Queria implementar uma solução pra facilitar minha vida e tornar mais segura minha rede evitando ao maximo invasão de clonadores. Ja tive olhando pr afazer autenticação por OPENVPN, mas teve alguns impecilhos. Analisei a possibilidade de por clienets em DHCP, mas pelas analises pude verificar que o DHCP se perde do tipo cliente liga recebe ip e por um motivo aleatório ele desconecta e ao retornar DHCP vai dar outro ip pra ele, mas mac e ip anteriores ainda estão em lease, isso gera um estresse.

    Então fico aberto a sugestões e afirmo que ja to cansando de cliente ligar "Formatei meu pc tem que reconfigurar" ou a criatura mexe nas configurações, ou ainda criatura muda ip pra tentar usar mais banda. Ta muito complicado, fico aberto a sugestões.

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Nesse caso coloque um dhcp qualquer na rede e trabalhe com pppoe. Para o caso de não querer configurar a conexão pppoe no cliente, coloque na sua tela de hotspot um manual de criação da mesma. Se quiser facilitar ainda mais a vida do cliente final, coloque esses 2 arquivos no files do seu mk, e na tela do hotspot permita que o cliente faça o download. Assim fica a parte física da placa (instalação) que quando pela primeira vez que for ser feita deixe o driver com o cliente.

    http://www.embrap.com.br/download/e-...VistaSetup.exe



    http://www.embrap.com.br/download/e-...xME2KSetup.exe

  11. #11

    Padrão Hotspot com squid+iptables+dhcp+sem MK ( NanoStations5)

    Olá pessoal, venho aqui perguntar se alguem já fez ou viu algum tutorial de como montar um HotSpot usando o Squid, iptables, dhcp e radios tipo NanoStation5?

    Tenho procurado muito na Net e nos foruns mais a referencia maior eh o MK.
    Agradeço desde já qualquer ajuda.

    Obrigado,
    Joao Carlos