+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida 2 link em um Roteador apenas

    Boa tarde.

    Desculpe minha ignorancia, mas minha duvida acho que para quem conhece é simples de se reponder.

    Bom tenho uma LP da telefonica de 22mbit, com um Roteador Cisco se nao me engano 1800.
    Devido a esses problemas que esta tendo a telefonica, a empresa quer contratar uma LP da embratel de 10mbit e balancear o link

    Até ai tudo bem, sei que o roteador faz isso.

    A duvida é o seguinte, quando entra as 2 pontas no roteador, ele irá somar os 2 links ? e sair com um unico gateway para min ? ou eu terei que especificar rotas no meu server linux para quem vai usar oque ?

    Hoje meu gateway é um ip da telefonica , que é o ip do roteador, como ficaria esse gateway ? terei que colocar 2 ips na minha eth0 e cada um com um roteador ?

    Quero utilizar os 2 links um somando ao outro, caso 1 caia nao vo ter problema.


    Obrigado !!

  2. #2

    Padrão

    22 Mbps em um Cisco 1800??? É fibra optica né? Pela V35 não vejo como.

    Olha, é possível balancear os dois, mas não em um Cisco 1800, principalmente se forem da mesma operadora. Um cisco 4700 daria para fazer o que precisa...

    Aliás, como chegam os links até o seu endereço? Fibra? Par metálico? Rádio?

  3. #3

    Padrão

    Para balancear links diferentes ( duas operadoras), vc precisa ter o protocolo BGP ( Se não me engano) rodando em seu roteador.

  4. #4

    Padrão

    Vem por Fibra !!
    e Meu roteador é o 1841, ele suporta esse protocolo e fazer o balanceamento que eu to querendo fazer ???
    Última edição por activexbr; 30-04-2009 às 14:49.

  5. #5

    Padrão

    Até onde vai meu conhecimento ele suporta o protocolo BGP, mas deve ter alguem no forum com mais conhecimento q poderá te ajudar mais, o que posso fazer de imediato é lhe indicar uma boa pesquisa pelo google e desejar boa sorte.

    No link abaixo tem algumas dicas que podem te ajudar:

    Dicas na Configuração do Protocolo BGP-4 (final)

  6. #6

    Padrão

    Bom cara, nao e facil de fazer isso que vc quer nao, e ate muita coisa pra explicar em um post, mais pesquisa a respeito de Autonomus System, Dual Home, le um pouco a respeito tem diversos tutorias a respeito na net, mais basicamente vc tem que pedir uma classe de endereços ips que vao passar a ser seus, e depois pedir as duas empresas que vc vai ter o link pra fazer o autonomus sistem, que e complicado e vc tem que entender bem de roteamento e roteadores pra configurar, um 1841 nao vai funcionar bem com este link nao, vai ter que pegar um router mais forte, a dica do 4700 e boa, mais um 2800 tambem deve resolver.