Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Como criar servidor DNS ?

    gente.. aqui tenho serios problemas com dns das operadoras..
    quando elas mudam os dns... tenho que mudar em todos os clientes!!
    intao se eu criar meus propios dns... isto se resolveria neh ?!
    como se cria isto no mikrotik ? prescisa um pc extra?

  2. #2

    Smile Bom post

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    gente.. aqui tenho serios problemas com dns das operadoras..
    quando elas mudam os dns... tenho que mudar em todos os clientes!!
    intao se eu criar meus propios dns... isto se resolveria neh ?!
    como se cria isto no mikrotik ? prescisa um pc extra?
    JA fiz bastante pesquisa pra utilização de server dns rodando em linux mas no mk não tinha pensado vou pesquisar a possibilidade e te falo, já no linux é beleza fazer.

    abraços

  3. #3

    Padrão

    e facil no mikrotik vc vai na aba ip/dns e em static vc define o ip que vai ser o seu dns, no meu caso optei por 192.168.1.254 depois vc vai para a seguinte parte em settings, onde vc configura os dns´s da operadora, no meu caso tenho link da brasil telecom da ok nas duas abas e ta pronto...
    aqui uso clientes pppoe e clientes so com ip/mac mascara de rede final 252 (/30) funciona perfeitamente e no cliente e so por o dns que vc setou , aqui nos clientes /30 deixo como dns o mesmo gateway, por exemplo.
    ip 192.168.250.2
    mascara 255.255.255.252
    gateway 192.168.250.1

    e DNS 192.168.250.1

    funciona tranquilo, qualquer coisa estamos ai, sorte!!

  4. #4

    Padrão

    Eu costumo criar uma rede com /32 e ela servir de dns para os clientes, assim eu coloco o ip no dns server.
    Se for isto aí...
    Obs.: Marcar Allow Remot Requests

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    e facil no mikrotik vc vai na aba ip/dns e em static vc define o ip que vai ser o seu dns, no meu caso optei por 192.168.1.254 depois vc vai para a seguinte parte em settings, onde vc configura os dns´s da operadora, no meu caso tenho link da brasil telecom da ok nas duas abas e ta pronto...
    aqui uso clientes pppoe e clientes so com ip/mac mascara de rede final 252 (/30) funciona perfeitamente e no cliente e so por o dns que vc setou , aqui nos clientes /30 deixo como dns o mesmo gateway, por exemplo.
    ip 192.168.250.2
    mascara 255.255.255.252
    gateway 192.168.250.1

    e DNS 192.168.250.1

    funciona tranquilo, qualquer coisa estamos ai, sorte!!
    putzz apanhei mas consegui anexar a imagem hehehehe to enferrujado..


    nao esquesa de marcar a opção Allow Remot Requests
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-1.gif
Visualizações:	1299
Tamanho: 	19,4 KB
ID:      	4133  

  6. #6

    Smile Melhor opção server DNS

    Então aos interessados em implementar o server dns próprio podem seguir este tutorial que é fera foi baseado nele que fiz o meu pra teste...ficou muito bom.

    link pro tutorial: Instalando um servidor DNS

    O Morimoto é muito bom nestes lances!!

    abraços

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    putzz apanhei mas consegui anexar a imagem hehehehe to enferrujado..


    nao esquesa de marcar a opção Allow Remot Requests
    putz amigooo.... nao deu certo !

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    putz amigooo.... nao deu certo !
    amigo, se vc fez como esta nas imagem´s tem que dar certo de primeira, e so lembrar de alterar no pc tambem o dns, e por o ip que vc escolheu para o dns.

    se fiser cleintes /30 e so por o mesmo gateway que funciona ..

  9. #9

    Padrão

    Bota um pczinho simples a rodar na rede com Debian e da um "apt-get install bind9" ... pronto :P

    Abraços,
    Marcelo

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    gente.. aqui tenho serios problemas com dns das operadoras..
    quando elas mudam os dns... tenho que mudar em todos os clientes!!
    intao se eu criar meus propios dns... isto se resolveria neh ?!
    como se cria isto no mikrotik ? prescisa um pc extra?
    Operadora mudando de DNS ? Só se for ADSL né ?

    Pq link full isso não ocorre de jeito nenhum..

    E outra, eu coloco aqui, como DNS nos rádios e nos clientes o mesmo do gateway !.

    Assim se mudar o DNS eu mudo só no MK, mas ele tem que ta com a opção alow remote request habilitada.

    Isso resolve seu problema.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Operadora mudando de DNS ? Só se for ADSL né ?

    Pq link full isso não ocorre de jeito nenhum..

    E outra, eu coloco aqui, como DNS nos rádios e nos clientes o mesmo do gateway !.

    Assim se mudar o DNS eu mudo só no MK, mas ele tem que ta com a opção alow remote request habilitada.

    Isso resolve seu problema.
    exatamente e isso dai, e so mudar no servidor e o link da brasil telecom jamais modou o dns, o adsl lembro a um´s anos atras sim mudou, mas link nao me lembro de ter visto isso..

  12. #12

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    exatamente e isso dai, e so mudar no servidor e o link da brasil telecom jamais modou o dns, o adsl lembro a um´s anos atras sim mudou, mas link nao me lembro de ter visto isso..
    aqui o problema é quee uso diversos link's. e quando tenho q migrar de um para outro, o dns de uma operadora não fecha com dns da outra...

  13. #13

    Padrão

    Crie uma entrada no netwatch para verificar o gateway e partir disso mudar o dns automaticamente.

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Esta havendo um erro de conceito, Servidor DNS é diferente de Cache DNS.

  15. #15

    Exclamation Concordo

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Esta havendo um erro de conceito, Servidor DNS é diferente de Cache DNS.
    Concordo com vc interhome e justamente foi isto que passei pro autor deste post um link pro site do morimoto que da umas dicas pra implementar um Servidor de DNS utilizando o bind9 no debian e na sequencia o pessoal começou a tratar de cache dns ???? acho que o autor do post se expressou mal já que ele não contestou as informações.

    abraços

  16. #16
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Concordo com vc interhome e justamente foi isto que passei pro autor deste post um link pro site do morimoto que da umas dicas pra implementar um Servidor de DNS utilizando o bind9 no debian e na sequencia o pessoal começou a tratar de cache dns ???? acho que o autor do post se expressou mal já que ele não contestou as informações.

    abraços
    Verdade, o tutorial que vc indicou somado a um pc antigo irá resolver e melhorar a rede do autor.

  17. #17
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Operadora mudando de DNS ? Só se for ADSL né ?

    Pq link full isso não ocorre de jeito nenhum..

    E outra, eu coloco aqui, como DNS nos rádios e nos clientes o mesmo do gateway !.

    Assim se mudar o DNS eu mudo só no MK, mas ele tem que ta com a opção alow remote request habilitada.

    Isso resolve seu problema.
    aqui na minha região ja caiu o LINK da telefonica umas par de vz?

  18. #18

    Padrão

    É MINHA GENTE ... EU SOU MEIO LEIGO.. MAS O QUE QUERO FAZER É CRIAR MEUS PROPIOS DNS COM MEUS PROPIOS IP ! IGUAL COMO A BRASIL TELECOM FAZ... ELA TEMN DNS COM IP DELA.. EU TAMBEM QUERO TER DNS COM MEUS PROPIOS IPS! E SE POSSIVEL USAR EM QUALQUER LUGAR...

  19. #19
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    É MINHA GENTE ... EU SOU MEIO LEIGO.. MAS O QUE QUERO FAZER É CRIAR MEUS PROPIOS DNS COM MEUS PROPIOS IP ! IGUAL COMO A BRASIL TELECOM FAZ... ELA TEMN DNS COM IP DELA.. EU TAMBEM QUERO TER DNS COM MEUS PROPIOS IPS! E SE POSSIVEL USAR EM QUALQUER LUGAR...
    Então siga o manual acima. Cuidado com usar seu dns em qualquer lugar do mundo, pois se o seu dns estiver aberto para todos, o seu link será consumido. Use letras minúsculas.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    É MINHA GENTE ... EU SOU MEIO LEIGO.. MAS O QUE QUERO FAZER É CRIAR MEUS PROPIOS DNS COM MEUS PROPIOS IP ! IGUAL COMO A BRASIL TELECOM FAZ... ELA TEMN DNS COM IP DELA.. EU TAMBEM QUERO TER DNS COM MEUS PROPIOS IPS! E SE POSSIVEL USAR EM QUALQUER LUGAR...
    Então amigo, é o que lhe falei anteriormente, coloca uma máquina rodando Linux aí, se for o Debian por exemplo só dar um "apt-get install bind9" e pronto, já estará rodando seu servidor de DNS.

    Abraços,
    Marcelo