+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tutorial para Compartilhar Internet com Edimax 7209Apg

    Tuturial de como compartilhar sua internet (via radio) com o Edimax 7209Apg

    Este tutorial visa orientar a todos que desejam compartilhar, em sua residência, a internet (via rádio ou outra qualquer) e disponibilizar alguma documentação específica nesta área.

    Andei pesquisando muito na net e neste fórum para aprender a compartilhar minha internet e meus arquivos através da criação de uma rede wireless (claro que essa é uma das soluções, se alguém tiver alguma sugestão/modificação mais simples, favor postar). Depois de vários testes e algumas semanas lendo muitos documentos, resolvi montar estas dicas com as principais dificuldades que encontrei.

    Minha situação-problema era a seguinte: No meu PC (Windows XP) está instalado a internet via rádio (aquela em que temos uma placa de rede sem fio pci ligada a uma antena externa) e possuo dois laptops (Windows XP e Vista) que queria acessar, via wireless, a internet e os arquivos do PC.
    Iremos chamar daqui por diante este PC de SERVIDOR e os laptops que irão acessar a rede de CLIENTE.

    Material utilizado:
    01 Access Point Edimax 7209Apg com firmware 6.1
    02 Cabos de rede UTP
    01 PC
    02 Laptops

    Vamos aos passos:

    1 - Devemos ter em mente que vamos precisar de uma placa de rede normal (on-board ou pci) para o SERVIDOR que tem a conexão com a Internet – normalmente já instalada – e uma placa de rede wireless que faz o acesso a internet. Então temos agora um SERVIDOR com duas placas de rede (a normal e a sem fio).
    Iremos chamar daqui por diante a placa de rede normal de interface interna e a placa de rede Wireless de interface externa.
    Devemos lembrar também que os Laptops devem ter cada um seu adaptador de rede sem fio (interno, USB...) e o SERVIDOR que tem a conexão com a internet deve permanecer sempre ligado (estou montando outro tutorial de como evitar isso, mas pelo que tenho lido e os teste que andei fazendo irei precisar de outro Access Point, o que torna um custo inviável para mim neste momento).

    Vamos utilizar um recurso bem útil do Windows: o compartilhamento da conexão com a internet, ICS – Internet Connection Sharing. Este recurso é ideal para pequenas redes (recomendado para até 10 máquinas, conectadas em rede, com o protocolo TCP/IP instalado em todas as máquinas e uma das máquinas com conexão a Internet). Após ter sido habilitado o compartilhamento da conexão com a internet, os demais computadores da rede vão utilizar a internet como se estivessem diretamente conectados.
    Então, conforme mencionei antes, para o ICS funcionar são necessárias duas conexões de rede no SERVIDOR onde o ICS será habilitado. Uma conexão é a interface interna que liga o SERVIDOR a rede local e a outra conexão é a interface externa que faz a conexão do SERVIDOR com a internet.
    Quando o ICS é habilitado no SERVIDOR conectado a internet, algumas alterações são efetuadas neste computador. Alguns serviços de rede, como compartilhamento de pastas e impressoras, podem deixar de funcionar. Tendo em mente quais as mudanças serão efetuadas pelo ICS, você poderá reconfigurar sua rede, para que todos os serviços voltem a funcionar normalmente.
    O computador no qual o ICS foi habilitado será configurado como um mini SERVIDOR DHCP automaticamente (por isso, preferi chamar este computador de SERVIDOR) – não tem como alterar isso, o qual passa a fornecer endereços IP para os demais computadores da rede CLIENTES.
    Outra mudança é a alteração do número IP da interface interna para 192.168.0.1, com uma máscara de sub-rede 255.255.255.0. Não tem como alterar isso. Então se na sua rede você usava um esquema de endereçamento diferente, por exemplo 10.10.10.0/255.255.255.0, este esquema deverá ser alterado para 192.168.0.0/255.255.255.0, para que seus recursos de compartilhamento possam funcionar após a habilitação do ICS.
    No mini SERVIDOR DHCP, isto é, o computador que possui conexão com a internet via rádio, será criado o escopo: 192.168.0.2 -> 192.168.0.254, com máscara de sub-rede 255.255.255.0.
    Os demais CLIENTES devem ser configurados como clientes DHCP (vou mostrar como se faz isso mais adiante) e obter um endereço IP da rede 192.168.0.0/255.255.255.0 automaticamente.
    Uma das observações importantes a fazer é que o esquema de endereçamento utilizado pelo ICS são os endereços privados. As faixas de endereços privados não são válidos na internet, isto é, os pacotes endereçados para estas faixas são descartados pelos roteadores. Os endereços privados foram reservados para uso interno. Eles são os seguintes:
    10.0.0.0 -> 10.255.255.255
    172.16.0.0 -> 172.31.255.255
    192.168.0.0 -> 192.168.255.255
    Então o que o ICS faz é traduzir a faixa de endereços privados usados por ele em endereços válidos na internet.

    2 - Vamos anotar os seguintes dados do SERVIDOR que tem a conexão com a internet por segurança:
    Endereço IP
    Máscara de sub-rede
    Gateway padrão
    Servidor DNS preferencial
    Servidor DNS alternativo
    Estes valores podem ser apagados quando configurarmos o SERVIDOR. Estas informações podem ser acessadas em painel de controle, conexões de rede, clicar com o botão direito do mouse na conexão de rede sem fio que acessa a Internet via rádio, clicar em propriedades, clicar em protocolo TCP/IP, clicar em propriedades, aba Geral (estas informações são configuradas/fornecidas pelo provedor de internet). Ver figura abaixo, para o meu caso:
    3 - Devemos então definir cada CLIENTE com um nome diferente entre si e diferente do SERVIDOR. O procedimento para renomear cada computador depende do sistema operacional instalado, mas basicamente pode ser acessado em painel de controles, ícone sistema.
    Por exemplo, para o meu caso, coloquei os seguintes dados no SERVIDOR:
    Descrição do computador: Computador
    Nome completo do computador: SERVIDOR
    Grupo de trabalho: RTL8166-GW
    Coloquei os seguintes dados no CLIENTE 1:
    Descrição do computador: Computador
    Nome completo do computador: ITAUTEC
    Grupo de trabalho: RTL8166-GW
    Coloquei os seguintes dados no CLIENTE 2:
    Descrição do computador: Computador
    Nome completo do computador: TOSHIBA
    Grupo de trabalho: RTL8166-GW
    O grupo de trabalho ou workgroup deve ser o mesmo nome que esta no campo SSID do Access Point Edimax 7209Apg (irei daqui por diante chamar de AP) que estamos utilizando (no meu caso temos que acessar o campo “Status do AP Router” do AP e copiar o que estiver escrito em SSID – figura abaixo).
    Não devemos esquecer de ativar o compartilhamento nas pastas ou unidades de disco rígido do SERVIDOR que queremos acessar remotamente a partir dos CLIENTES.

    4 - Vamos configurar o AP. Devemos alterar o IP do SERVIDOR para, por exemplo 192.168.2.10, assim podemos acessar as configurações default do AP. Isso pode ser feito por um cabo de rede micro-hub nas portas 2 – 4. Obs.: A porta LAN 1 do AP deve ser ligada na interface interna do SERVIDOR por um cabo micro-hub.
    Em painel de controle do SERVIDOR, clicar em conexões. Deve ser visualizado duas conexões, uma sendo a rede local e a outra a conexão de rede sem fio que dá acesso a internet via rádio. Na conexão de rede local – conexão interna - devemos clicar com o botão direito do mouse e acessar as propriedades desta conexão, selecionar então o protocolo TCP/IP e clicar em propriedades, basta agora entrar com os valores de IP 192.168.2.10 e máscara de sub-rede 255.255.255.0. Neste momento a conexão com a internet via rádio pode parar de funcionar, não sei exatamente o porquê, mas sei que se reiniciar o SERVIDOR a conexão com a internet volta a funcionar. Obs.: Notei que qualquer alteração de IP, máscara de sub-rede, gateway... em qualquer das interfaces do SERVIDOR causa uma interrupção temporária no acesso a internet via rádio, que só pode ser normalizada após o reinício do SERVIDOR.
    Vamos abrir o Internet Explorer e digitar o endereço default IP 192.168.2.1 do AP. É claro que o AP deve estar rodando a versão 6.1 (deve funcionar também com outras versões e com outros APs, porém não posso garantir o sucesso dos próximos passos) e possuir licença. Devemos setar o AP em gateway, bridge ou roteador (no meu caso coloquei em bridge) e por último mudar seu IP para 192.168.0.254, conforme o assistente de configurações. Vou dar as telas de como deve ficar setado o AP, pois achei que esta foi a parte mais de difícil de descobrir – figura abaixo.
    Vou postar a segunda parte.

  2. #2

    Padrão Tutorial para Compartilhar Internet com Edimax 7209Apg - Parte2

    Primeira tela do Assistente de Configuração: sem alterações.
    Segunda tela do Assistente de Configuração: alterar para Bridge.
    Terceira tela do Assistente de Configuração: sem alterações.
    Quarta tela do Assistente de Configuração: alterar endereço IP default.
    Neste momento estamos definindo o IP default do AP dentro da faixa de endereçamento utilizada pelo ICS do Windows. Não tem como alterar isso, temos que usar esta faixa de IP. Eu escolhi o último endereço IP para o AP, isto é, 192.168.0.254. O primeiro endereço 192.168.0.0 e o último endereço 192.168.0.255 desta faixa são utilizados para finalidades diversas as nossas.
    Quinta tela do Assistente de Configuração: alterar para Cliente DHCP.
    Neste momento estamos definindo nossa rede como um cliente DHCP, já que em uma rede deve existir apenas um servidor DHCP, e este servidor DHCP será definido automaticamente quando configurarmos o ICS no computador que tem acesso a internet via rádio.
    Sexta tela do Assistente de Configuração: Alterar Modo para AP.
    Sétima tela do Assistente de Configuração: sem alterações.
    Clicar em finalizar para aplicar as modificações. Devemos acessar novamente o AP para conferir se as modificações foram aceitas, sem esquecer de mudar novamente o IP do SERVIDOR para, por exemplo agora 192.168.0.10 (interface interna).
    Temos ainda que definir nossa rede LAN e WAN do AP.
    Na guia TCP/IP, Configurações da Interface LAN vamos definir a faixa de endereçamento de nossa rede, no caso será de 192.168.0.1 -> 192.168.0.253, conforme figura abaixo:
    Na guia TCP/IP, Configurações da Interface WAN vamos setar nosso SERVIDOR como cliente DHCP, conforme figura abaixo:
    Não devemos esquecer de sempre salvar cada tela e no final aplicar as modificações.
    5 - Vamos configurar o ICS no SERVIDOR. O ICS é habilitado na interface externa, isto é, na interface que faz a conexão com a internet. A maneira mais segura é acionar o assistente de compartilhamento de Internet em “Configurar uma rede doméstica ou de pequena empresa”, em alguns passos ele vai configurar a interface externa do SERVIDOR para permitir o acesso a este computador e definir um IP padrão e uma máscara de sub rede para a interface interna (o Windows vai definir o IP 192.168.0.1/255.255.255.0, para a interface interna). Não tem como mudar o IP padrão da placa de rede com fio – interface interna, se você já possui uma rede instalada e configurada com outra faixa de IP, você vai perder todos os compartilhamentos até que você altere sua rede para utilizar a faixa 192.168.0.0 e configure todos os CLIENTES nessa faixa.
    Você vai observar que vai aparecer uma mãozinha no ícone da conexão que foi compartilhada, talvez seja necessário reiniciar o SERVIDOR após esta operação.
    Gostaria de lembrar que após estas modificações no SERVIDOR, qualquer tentativa de acesso ao AP via interface interna, não será possível (se você setou o AP em uma função diferente de Bridge), visto que todo tráfego da placa de rede normal estará direcionado para a Internet via rádio – interface externa. Sendo assim qualquer configuração adicional que se queira fazer no AP deve-se tomar mão de outro computador/laptop pelo cabo de rede (daí a utilização do segundo cabo de rede) ligado a algumas das portas 2 a 4 do AP.

    6 – Devemos configurar a interface interna do SERVIDOR com o DNS Preferencial e DNS Alternativo que está na interface externa, para permitir o acesso a internet dos computadores CLIENTES. O SERVIDOR deve ser reiniciado após esta operação.

    7 - Devemos configurar os CLIENTES como cliente DHCP e obter um endereço da rede 192.168.0.0/255.255.255.0, automaticamente, a partir do computador onde o ICS foi habilitado. Basta então selecionar a opção “Obter um endereço IP automaticamente” na conexão de rede sem fio dos CLIENTES e na guia avançado adicionar o IP Gateway 192.168.0.1, que é o número IP da interface interna do computador com o ICS habilitado. Temos ainda de adicionar o DNS Preferencial e o DNS Alternativo para permitir o acesso a internet dos computadores CLIENTES, conforme figura abaixo:

    8 – Em resumo o esquema de endereçamento deve ficar assim:
    Placa de Rede Sem Fio (interface externa)
    IP: 192.168.100.100 (fornecido pelo provedor)
    MAS: 255.255.255.0 (fornecido pelo provedor)
    GAT: 192.168.100.254 (fornecido pelo provedor)
    DNS PRE: 192.168.100.254 (fornecido pelo provedor)
    DNS ALT: 10.10.10.10 (fornecido pelo provedor)

    Placa de Rede Com Fio (interface interna)
    IP: 192.168.0.1 (definido pelo ICS)
    MAS: 255.255.255.0 (definido pelo ICS)
    GAT:
    DNS PRE: 192.168.100.254 (o mesmo do provedor)
    DNS ALT: 10.10.10.10 (o mesmo do provedor)

    Access Point (Bridge)
    IP: 192.168.0.254
    FAIXA: 192.168.0.1 até 192.168.0.253
    MAS: 255.255.255.0
    GAT:
    DNS PRE:
    DNS ALT:
    SSID: RTL8186-GW

    CLIENTE 1 e CLIENTE 2:
    IP: (obter automaticamente)
    MAS: (obter automaticamente)
    GAT: 192.168.0.1 (IP da interface interna)
    DNS PRE: 192.168.100.254 (o mesmo do provedor)
    DNS ALT: 10.10.10.10 (o mesmo do provedor)

    Pessoal, espero que aproveitem as dicas e postem melhorias quanto as sugestões apresentadas, para que possamos compartilhar nossos conhecimentos.
    Peço desculpas pela formatação do post, pois este é o meu primeiro post e ainda estou me acostumando com a formatação. Como ainda não sei inserir figuras diretamente tentei anexar as figuras no arquivo em word, bem como o texto completo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos