+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Recuperar Zinwell G220

    Olá a todos do Fórum. Gostaria de uma ajuda de vocês para tentar recuperar um zinwell G220 que um amigo meu pegou da empresa onde ele trabalhava.
    O aparelho liga e se coloco um cabo de rede e tento pingar ou algo assim, consigo ver um a luz da interface de rede piscando mas não consigo pegar IP nem acessar via SSH.

    Tentei passar a firm. via tftp pelo guia do tópico: https://under-linux.org/f108861-troca-de-firmware-do-zinwell-g220

    Mas não passa a firmware.
    Gostaria de fazer um cabo serial para verificar se pelo menos há mensagens do boot loader e um JTAG caso seja necessário passar o boot loader por lá. Já pesquisei muito na internet, acho vários tutorais (inclusive muitos daqui) mas estou completamente perdido para fazer a montagem do cabo e principalmente a ligação no Zinwell. Sei que ele tem um conector de 9 pinos, que lembra uma conexão serial (perto da antena)mas não consigo achar em lugar algum as pinagens. Há também um conector J6 na placa que está sem os pinos mas não encontrei em lugar algum dizendo o que ele era (Jtag ou Serial)

    Alguém poderia me dar uma ajuda ? Obrigado.

    PS: Se precisarem, posso postar imagens internas dele mostrando os conectores que eu mencionei.

  2. #2
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amazondani Ver Post
    Olá a todos do Fórum. Gostaria de uma ajuda de vocês para tentar recuperar um zinwell G220 que um amigo meu pegou da empresa onde ele trabalhava.
    O aparelho liga e se coloco um cabo de rede e tento pingar ou algo assim, consigo ver um a luz da interface de rede piscando mas não consigo pegar IP nem acessar via SSH.

    Tentei passar a firm. via tftp pelo guia do tópico: https://under-linux.org/f108861-troca-de-firmware-do-zinwell-g220

    Mas não passa a firmware.
    Gostaria de fazer um cabo serial para verificar se pelo menos há mensagens do boot loader e um JTAG caso seja necessário passar o boot loader por lá. Já pesquisei muito na internet, acho vários tutorais (inclusive muitos daqui) mas estou completamente perdido para fazer a montagem do cabo e principalmente a ligação no Zinwell. Sei que ele tem um conector de 9 pinos, que lembra uma conexão serial (perto da antena)mas não consigo achar em lugar algum as pinagens. Há também um conector J6 na placa que está sem os pinos mas não encontrei em lugar algum dizendo o que ele era (Jtag ou Serial)

    Alguém poderia me dar uma ajuda ? Obrigado.

    PS: Se precisarem, posso postar imagens internas dele mostrando os conectores que eu mencionei.
    Ve ai se serve pra você tem o esquema de alguns cabos jtag...
    OpenWrtDocs/Customizing

    A propósito ja tentou usar o programa para achar os aparelhos que tem o chipset realtek??
    Se nao usou procura por rtlapconf - Pesquisa Google

    Falou abraços

  3. #3

    Padrão

    Olá edcomrocha. Valeu pelo Link. Vou dar uma olhada sim.

    Pesquisando um pouco mais ontem, me deparei com os seguintes tópicos aqui no forum:
    1- Flash na Ovislink 5460 pelo jtag DLC5
    2- Underlinux Firmware - Página 7

    O primeiro aponta para o segundo. No segundo o Alemau explica como ele fez pra conseguir restaurar os roteadores baseados em RTL8186 dele, usando um cabo tipo WIGGLER.
    Vou começar a juntar as pecas pra montar esse cabo.
    Uma coisa e que não ficou muito clara é sobre o pino Jtag Enable que lá é dito ser o 147 mas no datasheet do processador fala que é algo referente a WLAN.

    O que eu não achei ainda foi como conectar um cabo TTL nesse roteador pra tentar ver a saída do bootload. Alguem ai tem alguma iinformação sobre isso?

    Aqui estão algumas imagens da placa do ZinwellG220:
    1- http://img10.imageshack.us/img10/1706/p1140185.jpg
    2- http://img91.imageshack.us/img91/9893/p1140186.jpg

  4. #4

    Padrão

    Valeu edcomrocha! Vou dar uma olhada nesse link.

    Ontem fazendo mais umas pesquisas achei aqui no forum dois tópicos:
    1- Flash na Ovislink 5460 pelo jtag DLC5
    2- Underlinux Firmware - Página 7

    O primeiro aponta para o segundo. Irei segui as informações dadas por Alemau para tentar recuperar meu zinwell. Agora estou indo atrás dos componentes nescessários para montar o cabo wingler que foi reportado ter funcionado. Comparei as informações dadas nesses dois tópicos sobre a pinagem do processador e a maioria das informações conferem, só não endi muito bem a parte do JTAG Enable (pino 147) pois no datasheet (rtl8186_0.95) é dito que o pino 147 tem ha ver com a rede wireless e não com JTAG. Alguem poderia dar uma luz nisso ai?

    Outra coisa e que ainda não achei nada sobre a conexão TTL desse zinwell. As pinagens que tem na placa são diferentes do que os exemplos que eu acho por ai. Queira usar ele para pelo menos tentar visualizar as mensagens do bootloader e tentar configurar um IP por lá.

    Aqui estão algumas images da placa do Ziwell:
    1- http://img91.imageshack.us/img91/9893/p1140186.jpg
    2- http://img10.imageshack.us/img10/1706/p1140185.jpg

    Obrigado.

  5. #5

    Padrão

    Bom, ,
    O pino 147 é compartilhado, entre o Jtag -Enable e um Antena Select. Vai ter que ver pela contagem de pinos qual é. Tá ali, em cima da "cabeça" do caranguejo da Realtek.
    A serial da tua placa é naquele conector preto, perto do conector da antena. Procurei a pinagem, mas não achei aqui . Mas o VCC e o GND você acha pela continuidade, com o multímetro. TX e RX daí vai na tentativa e erro ...
    De memória, normalmente é 38400 - 8N1
    [ ]

  6. #6

    Padrão

    Ah, J6 é o jtag

  7. #7

    Padrão

    Muito obrigado rogfamther, vai me ajudar muito.

    Só mais uma coisa, no J6 vc tem o esquema da pinagem? e a tensão da serial é 5 ou 3.3 v? Pelo que eu lembro, só tem uns 5 pontos de onde dá pra ver saindo uma trilha da placa do roteador.

    Ainda vou montaro cabo do tipo wiggler, já que nos posts que eu citei foi reportado que o Xilinx DLC5 não detecta o processador.

    As o que eu for conseguindo vou postar aqui para poder ajudar outros num futuro.

    Vlw!

  8. #8

    Padrão

    amigo já recuperei um com o documento abaixo. ele demosntra como fazer recuperação através de tftp. mas vc deve fazer alteraçõe dos nomes dos arquivos, já que esse tutorial é para g120, mas funciona legal se vc sober onde está os arquivos no computador. boa sorte.

    ps: vá no site da zinwell e baixe as firmware do g220, pq vc irá precisar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Firm_ZPlus-G120_Firmware_%20Via_TFTP.pdf  

  9. #9

    Padrão

    Olá. beirsdorf. Eu tentei esse tutorial antes já mas o zinwell nem responde a pings. Nem consigo passar a a imagem via TFTP (dá connection time out). Então estou apelando para estratégias mais bruscas com o uso do serial e do JTAG.

    Mas valeu mesmo assim.

  10. #10

    Padrão

    Amazandoni,
    Não tenho o esquema do J6 não .. tem uns dois jogados aqui do lado, na lista de coisas pra desbravar, mas tá sempre enroscando no final da lista.. .
    A tensão da serial é 3.3V.
    Já consegui trabalhar com o processador com um DLC5, usando o tjtag, urjtag e similares, mas como meu cabo era uma teia de fazer inveja até a uma aranha, não deu muito certo. Também tá na lista terminar o circuitinho do cabo wiggler ( eu me bato bastante com os programas de desenhar a placa .. ) .

    Abraço

  11. #11

    Padrão

    E ae rogfanther, tudo blz?
    Os roteadores que vc tem são Zinwell G200? Quando vc conseguiu acessar os processadores foi desses Zinwell? Chegou a detectar normalmente o processador e memórias?

    Vc conseguiu o chip de buffer (74HC244) do cabo WIGGLER fácil? Tentarei ir esse fds atrás das peças pra montar esse cabo e o serial.

    Novidades posto aqui. Flw ae!

  12. #12

    Padrão

    Tem um ovislink, uns chineses sem marca, e um sem a casca plástica, mas que pela foto é igual ao seu .
    Quando acessei, foi de um dlink DWL G700AP, mas que também usa o RTL 8186. Mesma coisa, tendo que ligar o pino do JTAG_ENABLE no 3.3V. Mas como não tava dando muito certo ( não conseguia escrever numa longa sequencia, tinha que ir escrevendo de 4 em 4 bytes. Até comecei a fazer um script, mas desisti. )
    O 74HC foi fácil de achar numa lojinha de eletrônica. O MAX3232 foi mais difícil,ninguém tinha as versoes que trabalham com 3.3. Até parece que serve o puro MAX232, que trabalha em 5V, mas os colegas ficaram me assustando, daí resolvi usar o componente correto.

  13. #13

    Unhappy

    Citação Postado originalmente por amazondani Ver Post
    Muito obrigado rogfamther, vai me ajudar muito.

    Só mais uma coisa, no J6 vc tem o esquema da pinagem? e a tensão da serial é 5 ou 3.3 v? Pelo que eu lembro, só tem uns 5 pontos de onde dá pra ver saindo uma trilha da placa do roteador.

    Ainda vou montaro cabo do tipo wiggler, já que nos posts que eu citei foi reportado que o Xilinx DLC5 não detecta o processador.

    As o que eu for conseguindo vou postar aqui para poder ajudar outros num futuro.

    Vlw!
    Amigo, estou precisando trocar umas idéias com outros colegas...

    Tenho o esquema que desenhei para acessar o Jtag, se necessitar, lhe envio, porém preciso com urgência do esquema de conexão serial. Teria como você postá-lo aqui?

    Fiz o cabo com 5 resistores de 100ohms, mapeei todo o RTL8186 na placa da Zinwell, porém o conector J6 tem uma dispardade em uma conexão.

    Qual o OS (Windows?) e Soft (tjtag3?) que você está usando para conectar?

    Além disso como ligar nos 3,3v para ativar o JTAG?

    Seria ligado no led de power?

    Agradeço contato.

  14. #14

    Padrão

    Desculpem se for dobrado, tentei mandar e não foi a resposta.
    OS é o windows, mas pode ser linux também. O Tjtag creio que tem problemas com o rtl8186, e de qualquer modo ele é mais voltado a processadores da broadcom e com estrutura de firmware deles. Usei os jtag-0.6.cvs, ou urjtag, ou o do openwince jtag, que mesmo com comandos mais esdrúxulos, funcionam legal, mesmo permitindo inventar uns scripts.
    Fiquei com a impressão que devia ser o cabo wiggler pra acessar esse processador, porque com o comunzinho de 5 resistores ele dava bastante erros. Pode ser que fosse o meu cabo, e você tenha mais sorte.
    Os 3.3V é de algum lugar que tenha eles estáveis. Eu usei o pino da alimentação da serial, mas se voce achar um led que não tenha a voltagem alterada pelo processador, pode ser também. Ou o pezinho de um dos reguladores de tensão. É a gosto do freguês. O importante é ligar o pino a um lugar com 3.3V pra ativar o jtag.