Página 7 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #121

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Qual é seu problema com o balanceamento? aqui utilizo balanceamento por serviços. E tudo funciona normalmente. Com rota estática sem dst-nat.

    Abs!
    Esta no outro post seu?

  2. #122

    Smile

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Esta no outro post seu?
    Sim, postei um topico falando a respeito ontem mesmo.
    Abs!

  3. #123

    Padrão

    Bom pessoal,estou aqui quebrando a cabeça pra fazer esse hotspot deixar meu proxy externo receber as requisições, de tanto fuçar acabei encontrando uma forma, colocando no profile do hotspot o endereço do proxy externo juntamente com a porta, mas acredito que com essa solução eu invalidaria a regra:

    chain=dstnat protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=10.3.0.2 to-ports=3128 comment="" disabled=no

    É isso mesmo?

    Não gostaria de manter essa solução de colocar isso no profile do hotspot, algo me diz que terei problemas em soluções posteriores.
    Sem contar que o trafego agora deixou de chegar no proxy externo com o ip do cliente.

    Alguem pode comentar sobre esse problema?

    Obrigado.

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá a todos, ontem tive o prazer de encontrar esse topico que sinceramente me deixou muito feliz em ver o empenho dos participantes em formar um circulo de ajuda mutua.

    Bom, no meu caso estou aqui por dois motivos, primeiro recorrer a ajuda de voces, apesar de usar a bastante tempo o squid e ter inumeras implementações das mais variadas formas. Mas em se tratando de implementações mk, sou ainda bastante amador e certamente isso tem me deixando em desvantagem frente aos meus inumeros problemas.

    Em seguinda postarei um outro topico inumeras dicas relacionadas a performance do squid, que até então não as vi neste post. E que pode ajudar e muito as pessoas que as desconhecem.

    Falando do problema, para meus primeiros testes com a solução mk + proxy paralelo, montei meu servidor de cache com a seguinte especificação:

    Proxy
    Core Quad
    8GB RAM
    1HD de 160
    2HD de 500GB
    1Placas 10/100/1000

    MK
    Core 2Duo
    2GB RAM
    1HD de 160GB
    3Placas 10/100/1000

    Na implementação ficaria:

    Router <- MK <-> Proxy

    Configurações do MK:

    INTERNET = 200.xxx.xxx.xxx
    LOCAL=10.4.0.1/30
    PROXY=10.3.0.1/30

    Bom, montei o MK com o minimo de regras possivel e meu proxy com thudercache funcionando redondinho.

    chain=srcnat out-interface=INTERNET src-address-list=TESTE action=masquerade comment="" disabled=no
    add chain=dstnat src-address=10.3.0.2 protocol=tcp dst-port=80 action=accept comment="" disabled=no
    chain=dstnat protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=10.3.0.2 to-ports=3128 comment="" disabled=no

    Na lista de acesso de nome TESTE, estão:

    10.4.0.2 meu ip
    10.3.0.2 ip do proxy

    Bom, com apenas isso esta funcionando perfeito, mas na minha implementação uso hotspot com autenticação em radius, aqui não apresentei a maquina com tem o banco e o server radius rodando pra não fugir do foco.

    Mas apartir daqui que meu problema acontece, quando configuro o server hotspot vai tudo de água a baixo, as requisições do cliente deixam de serem enviadas para o proxy e passa a sair diretamente. Daí que não tive ainda o entedimento de saber o que esta ocorrendo. Se alguem tiver uma implementação que use esse modelo favor ajudar.

    Após passar por esse teste, estarei testando o cache full.


    Grato a todos.

  4. #124

    Padrão

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Bom pessoal,estou aqui quebrando a cabeça pra fazer esse hotspot deixar meu proxy externo receber as requisições, de tanto fuçar acabei encontrando uma forma, colocando no profile do hotspot o endereço do proxy externo juntamente com a porta, mas acredito que com essa solução eu invalidaria a regra:

    chain=dstnat protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=10.3.0.2 to-ports=3128 comment="" disabled=no

    É isso mesmo?

    Não gostaria de manter essa solução de colocar isso no profile do hotspot, algo me diz que terei problemas em soluções posteriores.
    Sem contar que o trafego agora deixou de chegar no proxy externo com o ip do cliente.

    Alguem pode comentar sobre esse problema?

    Obrigado.
    Aqui utilizo pppoe e esta solução está rodando perfeitamente:
    Mikrotik + Squid 3.0-STABLE8 Paralelo(Rota Estática) + Thunder Cache + Sarg

    Abs!

  5. #125

  6. #126

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocabrini Ver Post
    como vocês fazem para gerar o relatorio do sarg do dia?

    Colega, uma das coisas que citaram a mim foi que meu tópico estava muito centrado no assunto, o que facilitava a compreenção de todos, essa sua pergunta não tem nada a ver com o ThunderCache e desvia a atenção ao que o tópico foi criado, que é Mikrotik + Thundercache.

    Obrigado pela compreenção.

  7. #127

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Colega, uma das coisas que citaram a mim foi que meu tópico estava muito centrado no assunto, o que facilitava a compreenção de todos, essa sua pergunta não tem nada a ver com o ThunderCache e desvia a atenção ao que o tópico foi criado, que é Mikrotik + Thundercache.

    Obrigado pela compreenção.

    Olá Roberto. vi que em seu tópico você fala em utitlizar dois hds de 500gb, e em uma sugetão de squid.conf, aparece com 160gb o cache em Hd.

    Dizem que o ideal é usar no máximo 70% da partição criada, no caso Hd de 500GB, reserva-se para o cache 350gb.
    Isto procede, tanto pro tunder como pro squid nesta situação?

    Você como bom professor, teria um bom tutorial, de como instalar o debian possuindo, numa maquina 2 hds.
    Utilizando Raid0 -Por ser mais rápido.
    Grato.

  8. #128

    Padrão

    Professor, eu? Tô longe disso...seguinte, a forma mais fácil de você instalar o segundo HD no linux é atravéz do WEBMIN.

  9. #129

  10. #130

    Padrão

    Olá amigos, existe uma forma de fazer o cache full sem a necessidade de aplicar o patch do squid? Não gostaria de ficar preso a versao 2.6.13 do squid.

    Obs: Uso proxy externo.

    Grato a todos.

  11. #131

    Padrão

    Colega, o Thundercache não é sinônimo de cache full, uma coisa, é o cache full, o Thunder é outra.

  12. #132

    Padrão

    Ok Roberto, entendi o que voce quis dizer, vou procurar outro post pra tratar esse assunto, so falei aqui porque esta na mesma implementação do thundercache que estou aqui tentando fazer. Desculpe ai, valeu.


    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Colega, o Thundercache não é sinônimo de cache full, uma coisa, é o cache full, o Thunder é outra.

  13. #133

    Smile

    Basta nao marcar os pacotes com HIT vindos do proxy, que o cache full nao será implementado.

    A questão dos HDs no debian, ele mostra os discos que existem no sistema, basta na hora de criar as particoes vc selecionar um disco para o sistema, e o outro disco vc cria um outro ponto de montagem, por exeplo criar um diretorio /proxy.

    Outra forma seria modificando o fstab para que o diretorio /proxy aponte para outro hd.


  14. #134

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Colega, o Thundercache não é sinônimo de cache full, uma coisa, é o cache full, o Thunder é outra.
    cara graças a vc e ao luciano o meu thunder ficou bem melhor. desde quando o implementei aqui ele ainda era chamado de e-cache. so agora é que ficou 60% ainda nao ta como eu gostaria, nao sei se o motivo é por eu usar uma maquina nao tao parruda. bom minha pergunta é vc saberia uma forma de desativar o parente proxy, caso o thunder venha cair? ja vi isso em algum lugar mais nao achei.grato a quem poder ajudar.

  15. #135

    Padrão

    Bom deixa eu relatar aqui
    Estou usando o debian 5.0 com o squid eo thunder feito tudo via scritp do luciano. ( obrigada )
    O MK estou com a versao 3.4 ja tentamos diversas vezes a integracao com o debina mas sem sucesso
    Seguimos exatamente o procedimento...e revisamos eu eo tecnico da empresa mas sem sucesso.
    acredito que a falha esteja na configuracao do mk ...se alguem puder me contactar para analizarmos para eu conseguir florir este problema...agradeco....obrigada



  16. #136

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luanarivitec Ver Post
    Bom deixa eu relatar aqui
    Estou usando o debian 5.0 com o squid eo thunder feito tudo via scritp do luciano. ( obrigada )
    O MK estou com a versao 3.4 ja tentamos diversas vezes a integracao com o debina mas sem sucesso
    Seguimos exatamente o procedimento...e revisamos eu eo tecnico da empresa mas sem sucesso.
    acredito que a falha esteja na configuracao do mk ...se alguem puder me contactar para analizarmos para eu conseguir florir este problema...agradeco....obrigada


    Meu msn está ai para todos que quizerem adicionar...já tem quase 700 contatos...

  17. #137

    Padrão Duvida

    Devo iniciar o o procedimento instalando com o script do luciano ?

  18. #138

    Padrão

    Ola Roberto, você ja fez os testes usando o fast-cgi e o eaccelerator?

    Se já implementou pode comentar se realmente vale a pena?

    Grato

  19. #139

    Padrão

    Amigo, fale com o Roberto, o PIRATA21, ele faz a configuração para voce remotamente. Vale cada centavo gasto.


    Citação Postado originalmente por luanarivitec Ver Post
    Bom deixa eu relatar aqui
    Estou usando o debian 5.0 com o squid eo thunder feito tudo via scritp do luciano. ( obrigada )
    O MK estou com a versao 3.4 ja tentamos diversas vezes a integracao com o debina mas sem sucesso
    Seguimos exatamente o procedimento...e revisamos eu eo tecnico da empresa mas sem sucesso.
    acredito que a falha esteja na configuracao do mk ...se alguem puder me contactar para analizarmos para eu conseguir florir este problema...agradeco....obrigada



  20. #140

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Tenho outra solução muito simples para marcar o Thundercache, lembre-se do funcionamento do Thunder, é um servidor apache enviando os vídeos na porta 80, então fica fácil deduzir que se você marcar o ip do Thunder no caso 192.168.10.250 na porta 80 vc maracará todo tráfego do Thunder, agora o IP do Thunder tem que ser setado na regra para não marcar o trafego da porta 80 do link por exemplo, mas isso eu vou detalhar mais na frente.
    Uma ideia seria colocar duas placas de redes: Uma onde os clientes acessem o cache(placa sem navegação, apenas integrada ao mikrotik) e outra para o cache navegar, ai seria facil controlar o consumo que o thunder possa gerar e até priorizar outros serviços ayé porque o trafego nesse ip iria ser apenas o do link e não o trafago cache-cliente.

    E ainda teria o grafico de consumo entre cliente-cache e cache-link separados...