+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bridge - Dúvida

    O que acontece é o seguinte: hoje tenho uma torre com um ovislink em bridge e um BFW segurando proxy e controle de banda e portas...

    Quero colocar um MK com duas interfaces wLAN para dividir os clientes.

    A dúvida é que se eu colocar as três interfaces (2 wLAN + 1 LAN) em uma bridge (para continuar usando o BFW da mesma forma, DHCP, MAC, IP) como configuro os cartões de forma que isso não me gere problemas com interferência e sobracarga? Configuro cada um dos cartões como AP-Bridge? Canais direfentes? SSID diferentes? Ou configuro AP-Bridge em um e WDS no outro?

    Falando do jeito mais fácil, quero colocar duas setoriais e não sei como configurar os cartões só pra repassarem o sinal que o servidor BFW vai gerenciar.

    Agradeço a atenção e peço desculpa se a pergunta é meio idiota (e confusa), estou iniciando e não encontrei informação que me esclarecesse isso.

    Paulo
    [email protected]
    Última edição por joepoars; 11-05-2009 às 03:59. Razão: melhorar informações.

  2. #2

    Padrão

    Ola amigo ja tive o mesmo problema vc devera colocar as wlan em modo ap brigde e configurar uma bridge entre as wlan e a lan assim não tera problema algum. Da uma olhada neste topico que vai te ajudar muito Mikrotik - UnderLinux Wiki.

  3. #3

    Padrão

    É só colocando em Bridge mesmo, mas se você quer isolar melhor o trafego recomendo criar Vlan´s e colocar as Vlan´s em Bridge.
    Valew...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhb Ver Post
    É só colocando em Bridge mesmo, mas se você quer isolar melhor o trafego recomendo criar Vlan´s e colocar as Vlan´s em Bridge.
    Valew...
    Oi amigo não entendi porque a criação de Vlan's a minha rede esta sem e não tenho nenhum problema

  5. #5

    Padrão

    Realmente não da nenhum problema, é só uma questão de isolar as redes mesmo.
    Pra não gerar muito lixo de Trafego.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhb Ver Post
    Realmente não da nenhum problema, é só uma questão de isolar as redes mesmo.
    Pra não gerar muito lixo de Trafego.
    Sera que alguem mais utiliza essa opção pois vejo poucas pessoas comentar sobre Vlan's? E eu mesmo não utilizo por falta de material explica qual o seu funcionamento e beneficios.

  7. #7

    Padrão

    Bom a Vlan é como um switch configuravel, você usa ela para fazer macro-grupos. Uso ela todos os dias no meu trabalho, para redes de grande porte é bom, se a Vlan for de Nivel 3, você pode aplicar filtros diferentes nela, então é legal para por exemplo, departamento de TI é diferente de combrança, você pode usar a Vlan para que eles não se enxerguem....
    Isso é uma breve explicação de Vlan, porém tem outros beneficios como isolar o trafego de pacotes.
    Etc. Etc. Etc. Etc.

  8. #8

    Padrão

    Tudo bem, consegui fazer funcionar colocando-as em Bridge (2 wlan + 1 lan), a questão é a seguinte agora: coloco as wlan com mesmo SSID e canais ou SSID diferentes e canais diferentes tb?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joepoars Ver Post
    Tudo bem, consegui fazer funcionar colocando-as em Bridge (2 wlan + 1 lan), a questão é a seguinte agora: coloco as wlan com mesmo SSID e canais ou SSID diferentes e canais diferentes tb?
    Bem amigo o meu sistema esta assim 4 antenas setoriais de 90º a cada wlan eu coloquei SSID diferente para saber em qual antena o cliente esta conectando e os canais coloquei um diferente do outro.

    ......................................antena1 canal 1.....................................

    ......................antena4 canal 11............. antena2 canal 7...............

    ......................................antena3 canal 4.....................................
    Última edição por jhojon; 13-05-2009 às 20:22.