+ Responder ao Tópico



  1. #41
    Não Registrado
    Visitante

    Thumbs down IMPORTANTE!! Para os hipócritas...

    Muitos sao os que recriminam, mas se esquecem que começaram de modo parecido. E se começaram de cima, com tudo licenciado é pq o papai deu o dinheiro ou pq já nasceu classe média ou alta.
    Pelo amor de Deus nem todos possuem $$ para iniciar seu próprio negócio e os que pensam um pagar licença ou que começam a juntar 'um qualquer' logo desistem pelas exorbitantes taxas do governo.
    Vcs, brasileiros, que mais que ninguém deveriam entender a nossa realidade...
    Realmente, lamentável, achava que as opinioes de vcs eram outras...
    Lembrem-se: começar DO ZERO, é relativo. Existe o zero dos pobres com salário mínimo ou nem isso, sem nenhum curso. E o ZERO de mtos de vcs, com uma família por trás incentivando e dando apoio moral e financeiro.
    Refletiram? E agora, ainda pensam assim msm?

  2. #42

    Padrão

    Assim fosse, de quanto em quanto tempo ela custuma passar na região de vc´s? aqui ela passou 2 vezes em 4 anos

  3. #43

    Padrão

    [QUOTE=orionstation;403160]Pessoal do forum, estou cada dia mais indignado com a realidade que se demonstra aqui no Rio de Janeiro!

    No meu dia dia, como trabalho no centro e moro no subúrbio da cidade (Praticamente atravesso a cidade inteira até chegar ao meu bairro (60 KM)), infelizmente a única via de transportes mais


    Prezado amigos, boa tarde;
    A meu ver essa pirataria desordenada só ira diminuir ou se erradicada se criarem uma LEI PROIBINDO qualquer o uso de qualquer que seja a freqüência sem a devida autorização da ANATEL (Acabar com as freqüências livres “2.4 e 5.8ghz).
    Pois assim qualquer um que levantasse uma Omni em um prego que fosse teria que ter uma SCM!!!
    Não teria essa de dizer que é rede privada, amigos, filias e etc...
    Mais como outros amigos disseram, estamos no Brasil!!! Até outro dia o Presidente era, era analfabeto.
    Isso é igual ao crime organizado no RJ... porque a federal + exercito + aeronáutica e etc.. não sobem logo nos morros e matam os cabeças das turma... (bem talvez ele não estejam lá e sim aqui em Brasília mesmo e em outros serviços públicos)
    Bem a revolta e muito grande, sobre tudo que acontece de errado nesse país pela irresponsabilidade, corrupção, e etc.. de muitos, acho que todos os políticos desse Brasil..
    Última edição por Shturbo Internet; 03-08-2009 às 15:56.

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Muitos sao os que recriminam, mas se esquecem que começaram de modo parecido. E se começaram de cima, com tudo licenciado é pq o papai deu o dinheiro ou pq já nasceu classe média ou alta.
    Pelo amor de Deus nem todos possuem $$ para iniciar seu próprio negócio e os que pensam um pagar licença ou que começam a juntar 'um qualquer' logo desistem pelas exorbitantes taxas do governo.
    Vcs, brasileiros, que mais que ninguém deveriam entender a nossa realidade...
    Realmente, lamentável, achava que as opinioes de vcs eram outras...
    Lembrem-se: começar DO ZERO, é relativo. Existe o zero dos pobres com salário mínimo ou nem isso, sem nenhum curso. E o ZERO de mtos de vcs, com uma família por trás incentivando e dando apoio moral e financeiro.
    Refletiram? E agora, ainda pensam assim msm?
    eu não recebi dinheiro do papai pra abrir provedor não amigo , vendi um carro que comprei com meu suor e peguei um emprestimo no banco pra investir o dinheiro , agora se o cara nao tem $$$ ele ja começa sabendo então porque não se limita a compartilhar com meia duzia de amigos, não ele quer ganhar dinheiro , comprar carro , etc... e nem se lembra de legalizar nada , em 1ano e 3 meses não ganhei um centavo com provedor, tudo q ganho invisto e pela projeção só vou comecar a ter lucro daki 60 dias ... agora me responda : vc acha q o cara q cobra R$25,00 pelo serviço usa omni e amplificador com mais de 120 clientes tem a intençao de legalizar ???? piada né ..... eu com 55 clientes não penssei duas vezes pois não queria ser pego com provedor pirata nem prejudicar o serviço dos outros, acredito que muitos começam pirata mais tomam logo uma decisão ,comigo foi assim , vc não precisa de anos pra decidir ... se todo mundo for abrir negocio desse jeito vamos ter gente fabricando carne seca em fundo de serralheria (essa foi boa) , pois o cara não tinha $$ pra começar então dane-se quem vai comer ....

  5. #45

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    eu não recebi dinheiro do papai pra abrir provedor não amigo , vendi um carro que comprei com meu suor e peguei um emprestimo no banco pra investir o dinheiro , agora se o cara nao tem $$$ ele ja começa sabendo então porque não se limita a compartilhar com meia duzia de amigos, não ele quer ganhar dinheiro , comprar carro , etc... e nem se lembra de legalizar nada , em 1ano e 3 meses não ganhei um centavo com provedor, tudo q ganho invisto e pela projeção só vou comecar a ter lucro daki 60 dias ... agora me responda : vc acha q o cara q cobra R$25,00 pelo serviço usa omni e amplificador com mais de 120 clientes tem a intençao de legalizar ???? piada né ..... eu com 55 clientes não penssei duas vezes pois não queria ser pego com provedor pirata nem prejudicar o serviço dos outros, acredito que muitos começam pirata mais tomam logo uma decisão ,comigo foi assim , vc não precisa de anos pra decidir ... se todo mundo for abrir negocio desse jeito vamos ter gente fabricando carne seca em fundo de serralheria (essa foi boa) , pois o cara não tinha $$ pra começar então dane-se quem vai comer ....
    Isso ai eu também começei com tudo certo investimais de 150mil nessa bagaça, até hoje a minha mulher me olha de cara de feia vendi carro peguei FGTS e poupança e começei dentro da lei, hoje adotei um modo de trabalho unico, ou seja se aparecer um gatovelox eu denuncio tenho contatos dentro da Oi, pois sou um cliente grande deles afinal compro mais de 120MB deles. Tenho provedor em 3 cidades e tudo legalizado, agora quer perder o controle é fazer vista grossa pros gato velox. onde eu atuo não fica um. Denuncio mesmo sem dó. Se todos seguisse o meu exemplo garanto que teriamos muito mais respeito e o nosso serviço nao seria tao queimado como já está.

    []s

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Isso ai eu também começei com tudo certo investimais de 150mil nessa bagaça, até hoje a minha mulher me olha de cara de feia vendi carro peguei FGTS e poupança e começei dentro da lei, hoje adotei um modo de trabalho unico, ou seja se aparecer um gatovelox eu denuncio tenho contatos dentro da Oi, pois sou um cliente grande deles afinal compro mais de 120MB deles. Tenho provedor em 3 cidades e tudo legalizado, agora quer perder o controle é fazer vista grossa pros gato velox. onde eu atuo não fica um. Denuncio mesmo sem dó. Se todos seguisse o meu exemplo garanto que teriamos muito mais respeito e o nosso serviço nao seria tao queimado como já está.

    []s
    concordo com tudo que vc disse amigo ( inclusive a mulher olhar de cara feia ) , o que sugere para que eu possa fazer uma denuncia eficaz e que exponha ao minimo minha empresa ?

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    concordo com tudo que vc disse amigo ( inclusive a mulher olhar de cara feia ) , o que sugere para que eu possa fazer uma denuncia eficaz e que exponha ao minimo minha empresa ?
    Existe três opções:

    1 - Disk 133 (Único meio da denúncia ser anônima)
    2 - via WEB pelo FOCUS da ANATEL
    3 - Protocolizando na Agência uma denúncia escrita (segue em anexo um modelo)


    Modelo de Denúncia:
    https://under-linux.org/forums/attachments/legislacao/5041d1249232602-provedores-piratas-se-multiplicam-igual-coelho-denuncia-entidade-clandestina-modelo.doc

  8. #48
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Muitos sao os que recriminam, mas se esquecem que começaram de modo parecido. E se começaram de cima, com tudo licenciado é pq o papai deu o dinheiro ou pq já nasceu classe média ou alta.
    Pelo amor de Deus nem todos possuem $$ para iniciar seu próprio negócio e os que pensam um pagar licença ou que começam a juntar 'um qualquer' logo desistem pelas exorbitantes taxas do governo.
    Vcs, brasileiros, que mais que ninguém deveriam entender a nossa realidade...
    Realmente, lamentável, achava que as opinioes de vcs eram outras...
    Lembrem-se: começar DO ZERO, é relativo. Existe o zero dos pobres com salário mínimo ou nem isso, sem nenhum curso. E o ZERO de mtos de vcs, com uma família por trás incentivando e dando apoio moral e financeiro.
    Refletiram? E agora, ainda pensam assim msm?
    Chamar de hipócrita é fácil, ainda mais anônimo assim. Mas assim, pq ninguém começa uma farmácia comprando remédios do paraguai e vendendo na rua? Pq em telecom tem q ser diferente? Vc acha certo comprar no paraguai e vender remédio sem procedência, é correto? É só mudar pra nossa situação... Ou abra um posto de gasolina, mistando querosene com alcool e 10% de gasolina, vc é um posto de gasolina? Reflita vc também sobre isso...

  9. #49

    Padrão

    Não ta fácil mesmo não,aqui em minha cidade montei uma torre de 23 metros para atender toda a cidade e agora já estou com a torre e mais 7 repetidoras na cidade para poder atender meus clientes com qualidade.
    A 1 ano atraz atendia meus clientes somente da torre,hoje em uma cidade aqui de 35mil habitantes tem mais de 45 redes piratas causando uma interferencia que não tem tamanho.
    Mas como já disseram aqui É BRASIL NÉ.

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Chamar de hipócrita é fácil, ainda mais anônimo assim. Mas assim, pq ninguém começa uma farmácia comprando remédios do paraguai e vendendo na rua? Pq em telecom tem q ser diferente? Vc acha certo comprar no paraguai e vender remédio sem procedência, é correto? É só mudar pra nossa situação... Ou abra um posto de gasolina, mistando querosene com alcool e 10% de gasolina, vc é um posto de gasolina? Reflita vc também sobre isso...
    Boa resposta a altura rs,rs!!! Abraços!!!

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    concordo com tudo que vc disse amigo ( inclusive a mulher olhar de cara feia ) , o que sugere para que eu possa fazer uma denuncia eficaz e que exponha ao minimo minha empresa ?
    Verdade, porque será que as mulheres sempre olham de cara feia, quando é assunto de provedor? hehehehe!!!

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Não ta fácil mesmo não,aqui em minha cidade montei uma torre de 23 metros para atender toda a cidade e agora já estou com a torre e mais 7 repetidoras na cidade para poder atender meus clientes com qualidade.
    A 1 ano atraz atendia meus clientes somente da torre,hoje em uma cidade aqui de 35mil habitantes tem mais de 45 redes piratas causando uma interferencia que não tem tamanho.
    Mas como já disseram aqui É BRASIL NÉ.

    Denuncia amigo, muitas redes piratas vem com pressuposto de ser uma rede de amigos, para burlar a lei, além de administrar o provedor, tive que aprender a ser detetive, achar indícios de "pilantragem" e denunciar essas redes clandestinas. Tem dado certo, vejo a ANATEL agindo aqui no Tocantins.

  13. #53

    Padrão

    A anatel demora muito tempo em caso de denuncia 45 dias de prazo para mandar uma notificação é muito tempo, e ainda se o cara negar ainda tem mais 45 dias para ir a fiscalização em campo muito demorado isso tinha que ir logo de cara sem avisar nem nada

  14. #54

    Padrão

    O PRESIDENTE AINDA É UM ANALFABETO GALERA! KKK...

    Eu CONCORDO com tudo que vocês estão dizendo, denunciar, legalizar tudo.
    Só que quem ainda tem dúvidas ?

    Eu acho o seguinte se você inicia um provedor mesmo que ilegal pra ver como vai funcionar tá beleza não acham ? Já vão denunciar o provedor logo no inicio ? Quem nunca teve dificuldades ou dúvidas ao entrar em algum ramo.
    Agora o cara usar amplificador + potência em 400mW tem sim que ser denunciado.

    AINDA PENSO O SEGUINTE
    Quem não entender pelo menos o básico da área que quer atuar não deve NEIM PENSAR EM SE ARRISCAR antes de estudar bastante.

  15. #55
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Olá companheiros,

    Boa noite à todos.


    Quando eu estava terminando a faculdade de redes, comecei a pensar em montar um pequeno provedor, já que aqui na minha região não tem velox, speed, e nem provedores wireless.

    O primeiro obstáculo que enfrentei foi o LINK.
    Link dedicado de 1MB por 1.200,00, então pensei, se arrumar pelo menos uns 30 assinantes a 60,00 cada, já da pra pagar o link, e ainda me sobraria uma grana para outros gastos.
    Mas na realidade não é bem assim, se um provedor, por menor que seja, se não tiver pelo menos uns 100 assinantes, não sobrevive.


    O segundo obstaculo foi Edificação.
    Torre nos padrões da anatel, para-raios, instalação elétrica, material de construção, mão de obra do pedreiro, eletricista, serralheiro e etc.
    Aluguel do terreno onde ficaria a torre, propina para os bandidos do morro não roubarem nada, e para eu podesse subir lá a qualquer hora.
    Isso daria em torno de 15.000,00 pra construir e um gasto mensal de uns 500,00
    400,00 do aluguel, mais 100,00 dos bandidos.

    Até aqui já tenho uma despesa mensal de 1200,00 do link mais 500 da torre = 1700,00

    O terceiro obstáculo: Equipamentos.
    Routerboard's, Cartões homologados, PC para fazer cache, painéis setoriais e etc.
    Uns 6.000,00

    Daí me deparei com o pior obstáculo.
    A LEGALIZAÇÃO.
    Eu não imaginava que abrir uma empresa era tão complicado e demorado
    E o tal do SCM, pior ainda.

    Até aqui eu já tinha gastado mais de 20.000,00

    Mais uns 1.500,00 da abertura da empresa
    Mais uns 11.000 do maldito SCM.
    Não ia dar.....

    Sou usuário registrado daqui do fórum, mas prefiro não me identificar, porquê tão falando tando em denunciar, que estou até com medo.
    Acho que já deu pra perceber que não tenho SCM.

    Atualmente tenho um LINk dedicado de 1Mb + 1 Velox de 6Mb e mais outro de 4Mb
    tenho uns 120 assinantes divididos em 2 repetidoras com cache full, squid paralelo e tudo que posso fazer pra manter-los satisfeitos com o serviço.
    Acho que a coisa mais gratificante que tem é quando você encontra com um assinante no mercado ou na padaria e ele te fala que ta super feliz com o serviço.

    Procurei fazer tudo certinho desde o começo.

    Já entrei em contato com a LOCALNET que me orientou de como devo proceder na abertura da empresa.
    A documentação já está nas mãos do contador e assim que conseguir abrir a empresa vou agregar com eles.

    Não sou contra quem tem SCM denunciar os outros, principalmente aqueles outros que envergonham o nome (Via rádio), pois muita gente antes de assinar, ainda pergunta "e quando chove, para?".
    Aqui não para nem quando falta luz!

    Mas também não sou a favor de denunciar, pois quem trabalha errado, e não tem tecnologia, instrução, ou até mesmo educação para bem servir ao público, não vai durar muito nesse mercado.

    Ta com interferência, chama o camarada e pede pra ele escolher um canal pra trabalhar, e trabalhe em outros bem distantes.

    Use hotspot com pagina de login com a opção trial habilitada e verá que aos poucos os assinantes do seu "concorrente" estarão te ligando pra contratar o serviço.

    Alguém aqui no fórum disse que ganha quem oferecer a melhor qualidade de serviço, e é verdade.

    Não façam inimizade por causa de wireless, pois quando a anatel bater na torre, ou no bambu, onde ta a antena do cara, ele vai logo pensar; "quem tem SCM aqui que deve ter me cagüetado!"

    Ainda mais quem diz isso aqui no fórum. Abertamente!

    Será que o seu concorrente também não vem aqui pegar dicas?

    Será que o seu concorrente é uma pessoa pacata, ou um ex presidiário?

    Sei lá.

    Peço desculpas por expressar meu modo de ver as coisas.
    Um abraço a todos.

  16. #56
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Olá companheiros,

    Boa noite à todos.


    Quando eu estava terminando a faculdade de redes, comecei a pensar em montar um pequeno provedor, já que aqui na minha região não tem velox, speed, e nem provedores wireless.

    O primeiro obstáculo que enfrentei foi o LINK.
    Link dedicado de 1MB por 1.200,00, então pensei, se arrumar pelo menos uns 30 assinantes a 60,00 cada, já da pra pagar o link, e ainda me sobraria uma grana para outros gastos.
    Mas na realidade não é bem assim, se um provedor, por menor que seja, se não tiver pelo menos uns 100 assinantes, não sobrevive.


    O segundo obstaculo foi Edificação.
    Torre nos padrões da anatel, para-raios, instalação elétrica, material de construção, mão de obra do pedreiro, eletricista, serralheiro e etc.
    Aluguel do terreno onde ficaria a torre, propina para os bandidos do morro não roubarem nada, e para eu podesse subir lá a qualquer hora.
    Isso daria em torno de 15.000,00 pra construir e um gasto mensal de uns 500,00
    400,00 do aluguel, mais 100,00 dos bandidos.

    Até aqui já tenho uma despesa mensal de 1200,00 do link mais 500 da torre = 1700,00

    O terceiro obstáculo: Equipamentos.
    Routerboard's, Cartões homologados, PC para fazer cache, painéis setoriais e etc.
    Uns 6.000,00

    Daí me deparei com o pior obstáculo.
    A LEGALIZAÇÃO.
    Eu não imaginava que abrir uma empresa era tão complicado e demorado
    E o tal do SCM, pior ainda.

    Até aqui eu já tinha gastado mais de 20.000,00

    Mais uns 1.500,00 da abertura da empresa
    Mais uns 11.000 do maldito SCM.
    Não ia dar.....

    Sou usuário registrado daqui do fórum, mas prefiro não me identificar, porquê tão falando tando em denunciar, que estou até com medo.
    Acho que já deu pra perceber que não tenho SCM.

    Atualmente tenho um LINk dedicado de 1Mb + 1 Velox de 6Mb e mais outro de 4Mb
    tenho uns 120 assinantes divididos em 2 repetidoras com cache full, squid paralelo e tudo que posso fazer pra manter-los satisfeitos com o serviço.
    Acho que a coisa mais gratificante que tem é quando você encontra com um assinante no mercado ou na padaria e ele te fala que ta super feliz com o serviço.

    Procurei fazer tudo certinho desde o começo.

    Já entrei em contato com a LOCALNET que me orientou de como devo proceder na abertura da empresa.
    A documentação já está nas mãos do contador e assim que conseguir abrir a empresa vou agregar com eles.

    Não sou contra quem tem SCM denunciar os outros, principalmente aqueles outros que envergonham o nome (Via rádio), pois muita gente antes de assinar, ainda pergunta "e quando chove, para?".
    Aqui não para nem quando falta luz!

    Mas também não sou a favor de denunciar, pois quem trabalha errado, e não tem tecnologia, instrução, ou até mesmo educação para bem servir ao público, não vai durar muito nesse mercado.

    Ta com interferência, chama o camarada e pede pra ele escolher um canal pra trabalhar, e trabalhe em outros bem distantes.

    Use hotspot com pagina de login com a opção trial habilitada e verá que aos poucos os assinantes do seu "concorrente" estarão te ligando pra contratar o serviço.

    Alguém aqui no fórum disse que ganha quem oferecer a melhor qualidade de serviço, e é verdade.

    Não façam inimizade por causa de wireless, pois quando a anatel bater na torre, ou no bambu, onde ta a antena do cara, ele vai logo pensar; "quem tem SCM aqui que deve ter me cagüetado!"

    Ainda mais quem diz isso aqui no fórum. Abertamente!

    Será que o seu concorrente também não vem aqui pegar dicas?

    Será que o seu concorrente é uma pessoa pacata, ou um ex presidiário?

    Sei lá.

    Peço desculpas por expressar meu modo de ver as coisas.
    Um abraço a todos.

  17. #57

    Padrão

    Tem uma certa razão no que diz, mas vc acha certo quem por exemplo quem pagou por tudo isso que vc diz ai e esta pagando ainda mensalmente parceria,contador,link dedicado e uma taxa anual para anatel, enquanto a mulecada ai pegam aps com uma omni de "21" dbi colocam o radio em 400mw e quando vc fala pra ele baixar a potencia ou mudar de canal que esta te causando interferência dizem na tua cara que é problema seu.
    Acha certo?

  18. #58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Tem uma certa razão no que diz, mas vc acha certo quem por exemplo quem pagou por tudo isso que vc diz ai e esta pagando ainda mensalmente parceria,contador,link dedicado e uma taxa anual para anatel, enquanto a mulecada ai pegam aps com uma omni de "21" dbi colocam o radio em 400mw e quando vc fala pra ele baixar a potencia ou mudar de canal que esta te causando interferência dizem na tua cara que é problema seu.
    Acha certo?
    Também concordo Gulinhaster. Se o sujeito está com superpotencia, ele já deve estar com um serviço de péssima qualidade e se não tem jeito de resolver amigavelmente, o negócio é pedir a fiscalização. Não vieram? Faz uma gambiarra e aponta diretamente para a antena dele. Não deixa que esta antena tua fique aparecendo, assim ele não vai saber nem o que está acontecendo.
    Usa uma antena de angulo bem estreito para não espalhar e bombardeia ele. Te garanto que ele logo, logo vai chiar.
    E bombardeia nos horários de pico. Fora isso, deixa desligado. O sujeito vai ficar louco querendo saber de onde pode vir a interferência.
    Não quero o mal de ninguém, mas quando não há como resolver, não é justo o que está dentro da legislação sofrer pelos gatonet.

  19. #59
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Também concordo Gulinhaster. Se o sujeito está com superpotencia, ele já deve estar com um serviço de péssima qualidade e se não tem jeito de resolver amigavelmente, o negócio é pedir a fiscalização. Não vieram? Faz uma gambiarra e aponta diretamente para a antena dele. Não deixa que esta antena tua fique aparecendo, assim ele não vai saber nem o que está acontecendo.
    Usa uma antena de angulo bem estreito para não espalhar e bombardeia ele. Te garanto que ele logo, logo vai chiar.
    E bombardeia nos horários de pico. Fora isso, deixa desligado. O sujeito vai ficar louco querendo saber de onde pode vir a interferência.
    Não quero o mal de ninguém, mas quando não há como resolver, não é justo o que está dentro da legislação sofrer pelos gatonet.
    Sinistro hehehehe

  20. #60

    Padrão Ao Não Registrado

    Não pode tentar instaurar o senso comum de que ser pequeno e ilegal é permitido. A ilegalidade vai sempre prevalecer, independentemente do tamanho do Provedor, 120 usuários ou até menos, provavelmente já possui uma capacidade econômica suficiente para efetuar uma parceria com uma prestadora SCM, ou seja, não justifica a ilegalidade.

    Não sou a favor de nada que é ilícito, os colegas SCM daqui de Palmas, Tocantins sabem que até torre já me roubaram em uma periferia e mesmo assim eu não pago propina para bandido. Não quero dar lição de moral, mas aprendi que tudo que começa errado, termina errado e isso é fato.

    Agora por favor, não venha justificar a ilicitude dos fatos com o famoso jeitinho brasileiro malandro de ser. Não quero ridicularizar ninguém, mas o colega que não tem coragem nem de se identificar e ainda expõem meia dúzia de artimanhas e negociatas, não merece ser poupado de críticas.